Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Plano de Curso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental







ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS



ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE CURSO ANUAL

(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)





IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)

DIREÇÃO:

JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA

ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:

ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA

VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES

PROFESSORAS:

ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL

IBIRITÉ – MINAS GERAIS




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS - 1º ANO

1º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

• Trabalhar as diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação.
• Trabalhar com o nome.
• Introduzir as vogais a partir do nome.
• Trabalhar com o alfabeto apresentando os quatro tipos de letras.
• Trabalhar com a ficha completa com o nome do aluno, da escola e da professora. (Letra caixa alta).
• Trabalhar as convenções gráficas de alinhamento e direção da escrita e delimitação de palavras.
• Introduzir as sílabas a partir das letras:
___, ___, ___, ___, ___ e ____.
• Histórias seriadas


• Criar um ambiente de parcerias e troca de idéias.
• Compreender diferenças entre as formas de escrita e outras formas gráficas de representação.
• Reconhecer o seu nome junto com outras palavras.
• Escrever o seu nome.
• Identificar e reconhecer as vogais no próprio nome e dos colegas.
• Reconhecer as letras do alfabeto.
• Automatizar a escrita do nome da escola e da professora.
• Compreender que nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita e espaçamento entre as palavras (espaços em branco).
• Identificar as sílabas estudadas.
• Reconhecer e recontar oralmente histórias conhecidas. • Construir coletivamente as regras de convivência e o planejamento do dia a dia.
• Trabalhar situações que levem as crianças distinguir entre: letras e desenhos, letras e rabiscos, letras e números, letras e símbolos gráficos como setas, asteriscos, sinais matemáticos etc.
• Trabalhar com crachás.
• Formar palavras novas a partir do próprio nome.
• Apresentar o alfabeto ilustrado.
• Usar rótulos, embalagens vazias para leitura das palavras e identificação das letras em estudo.
• Trabalhar com parlendas, trava-línguas, músicas para introduzir as sílabas.
• Completar as palavras com sílabas.
• Ordenar sílabas e formar novas palavras.
• Ouvir histórias e interpreta-las oralmente.
• Reconto de histórias oralmente ou através de desenhos.

2º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Introduzir as sílabas a partir das letras: ___, ___, ___, ___, ___, ___e ___.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas. • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e compreender palavras escritas por sílabas canônicas (consoante + vogal).
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de livros, revistas, cartazes, convites e outros portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história).
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo. • Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Caça-palavras, cruzadinhas, auto ditado, ditado de palavras, ditado recortado, completar palavras com as sílabas em estudo, ordenar sílabas e formar palavras, listas de palavras.
• Trabalhar palavras que rimam no texto, palavras que terminam com a mesma letra ou sílaba.
• Trabalhar diferentes portadores de texto como: convite de aniversário, de festa junina, receita, notícia, cartaz etc.













3º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Introduzir as sílabas a partir das letras: ___, ___, ___, ___, ___, ___e ___.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Aumentativo e diminutivo.
• Masculino e feminino.
• Iniciar o processo da letra cursiva. • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história, etc.).
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases.
• Diferenciar aumentativo e diminutivo.
• Reconhecer e diferenciar masculino e feminino.
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Caça-palavras, cruzadinhas, auto ditado, ditado de palavras, ditado recortado, completar palavras com as sílabas em estudo, ordenar sílabas e formar palavras, listas de palavras.
• Trabalhar palavras que rimam no texto.
• Trabalhar as sílabas em diversas posições na palavra.
• Trabalhar diferentes portadores de texto como: convites, receita, história em quadrinho, bilhete, notícia, capa de livro de história lida pela professora, cartaz etc.
• Completar frases, formar frases.
• Completar com aumentativo /diminutivo, masculino/feminino.
• Trabalhar a letra cursiva (alfabeto) usando as linhas do caderno corretamente.




4º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Trabalhar as dificuldades ortográficas da turma.

___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Plural
• Letra cursiva • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Escrever palavras com grafia desconhecida.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identifica diferenças entre gêneros textuais para localizar informações.
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases.
• Ler e compreender frases com estruturas simples.
• Escrever o plural de palavras terminadas com vogal.
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra. • Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Caça-palavras, cruzadinhas, auto ditado, ditado de palavras, ditado recortado, completar palavras com as sílabas em estudo, ordenar sílabas e formar palavras, listas de palavras.
• Trabalhar palavras que rimam no texto.
• Trabalhar as sílabas em diversas posições na palavra.
• Trabalhar diferentes portadores de texto como: convites, receita, história em quadrinho, bilhete, notícia, capa de livro de história lida pela professora, cartaz e outros.
• Localizar informações nos textos.
• Completar frases, formar frases.
• Passar para o plural palavras que terminam com vogais.
• Trabalhar a letra cursiva (alfabeto, palavras e pequenos textos) usando as linhas do caderno corretamente.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA - 1º ANO

CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS (trabalhar em todos os bimestres):
• Cores
• Formas (triângulo, círculo, quadrado, retângulo, losango, trapézio)
• Textura (liso e áspero)
• Peso (leve, pesado)
• Posição (em cima, embaixo, em frente, atrás, entre)
• Tamanho (maior, menor, alto, baixo, mesmo tamanho)
• Quantidade 9menos, mais, mesma quantidade)
• Distância (perto, longe)
• Temperatura (quente, frio)
• Consistência (duro e mole)
• Odor (cheiro bom, cheiro ruim)
• Sabor (doce, salgado, azedo, amargo)
• Igualdade (igual, diferente)
• Limite (dentro, fora)














1º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-RELAÇÃO DE DIMENSÃO
• Tamanho
• Comprimento
• Cor
• Espessura
(CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM TODOS OS BIMESTRES)


2-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 0 a 9
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).

3-CONJUNTOS:
• Elemento / limite
• Conjunto vazio / unitário




4-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Idéia de adição e subtração ( sem algoritmo). Com total e minuendo até 9.

• Organizar objetos de acordo com critérios diversos (quantidade e natureza)
• Classificar objetos e agrupá-los.






• Organizar objetos de acordo com a quantidade.
• Identificar os numerais de 0 a 9.
• Associar o numeral a quantidade.



• Introduzir a idéia de conjunto.
• Definir conjuntos com pouco, muito elementos, conjunto vazio, unitário.
• Relacionar o elemento ao conjunto.

• Resolver situações problemas envolvendo a adição e subtração. Material de apoio:
- lápis, réguas, tiras, fitas, fios, barbantes, bastões, tábuas,varetas, retalhos de tecido, papel, etc.







2º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 10 a 20
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Números ordinais.







2-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.



3-GEOMETRIA:
• Figuras / formas: quadrado, triangulo, circulo, retângulo.

• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar os numerais que representam a ordem ou posição.

• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.


• Reconhecer formas geométricas em objetos e figuras. Material de apoio:
Tampinhas, grãos, palitos de picolé, material dourado,
Q.P. (quadro posicional).








3º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 20 a 49
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Dúzia e meia dúzia.







2-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.

3-SISTEMA DE MEDIDAS:
• Medida de tempo (horas inteiras e mia hora).

• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.


• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.

• Identificação do instrumento (relógio) como um dos instrumentos para medir o tempo.



Material de apoio:
Tampinhas, grãos, palitos de picolé, material dourado,
Q.P. (quadro posicional), confeccionar um relógio para cada aluno,



4º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 50 a 100
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Ordem crescente e decrescente.
• Par ímpar.





2-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.

3-SISTEMA DE MEDIDAS:
• Metro, litro e quilograma.

4-SISTEMA MONETÁRIO:
• Moedas e cédulas. • Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar ordem, seqüência.


• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.

• Identificar os instrumentos básicos de medida.

• Identificar reconhecer o dinheiro. Material de apoio:
Tampinhas, grãos, palitos de picolé, material dourado,
Q.P. (quadro posicional), panfletos e propagandas de produtos.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS - 1º ANO

1º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS


• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA


• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA • Trabalhar as diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação.
• Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros e suportes de textos escritos (livros, jornais, revistas, folhetos, rótulos etc.).
• Trabalhar com o nome.
• Introduzir as vogais a partir do nome.
• Trabalhar com o alfabeto apresentando os quatro tipos de letras.
• Trabalhar com a ficha completa com o nome do aluno, da escola e da professora. (Letra caixa alta).
• Trabalhar as convenções gráficas de alinhamento e direção da escrita e delimitação de palavras.
• Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.

• Introduzir as sílabas a partir das letras: B, C, D, F.


• Compreender diferenças entre as formas de escrita e outras formas gráficas de representação.
• Reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, rótulos, folhetos.
• Reconhecer o seu nome junto com outras palavras.
• Escrever o seu nome.
• Identificar e reconhecer as vogais no próprio nome e dos colegas.
• Reconhecer as letras do alfabeto e a relação de cada uma com um som. (fonema)
• Automatizar a escrita do nome da escola e da professora.
• Compreender que nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita e espaçamento entre as palavras (espaços em branco).
• Usar de maneira adequada os cadernos, segurar e manipular os lápis, borracha, tesoura, apontador, etc.

• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas e rimas, terminações de palavras.





2º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• LEITURA

• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE • Introduzir as sílabas a partir das letras: G, J, L, M, N, P, R
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Histórias seriadas. • Reconhecer unidades fonológicas como sílabas e rimas, terminações de palavras.
• Ler e compreender palavras escritas por sílabas canônicas (consoante + vogal).
• Ler palavras identificando o sentido final.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de livros, revistas, cartazes, convites e outros portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história).
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Reconhecer e recontar oralmente histórias conhecidas.








3º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• LEITURA.

• PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS.
• Introduzir as sílabas a partir das letras: S, T, V, X, Z. NH, LH, CH.
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Aumentativo e diminutivo.
• Masculino e feminino.
• Iniciar o processo da letra cursiva. • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história, etc.).
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases.
• Diferenciar aumentativo e diminutivo.
• Reconhecer e diferenciar masculino e feminino.
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra ( de fôrma e cursiva).




4º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• LEITURA.

• PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS.
• Trabalhar as dificuldades ortográficas da turma.
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Plural
• Letra cursiva • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Escrever palavras com grafia desconhecida.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identifica diferenças entre gêneros textuais para localizar informações.
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases, listas de palavras.
Ler e compreender frases com estruturas simples.
• Escrever o plural de palavras terminadas com vogal.
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA - 1º ANO

CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS (trabalhar em todos os bimestres):
• Cores
• Formas (triângulo, círculo, quadrado, retângulo, losango, trapézio)
• Textura (liso e áspero)
• Peso (leve, pesado)
• Posição (em cima, embaixo, em frente, atrás, entre)
• Tamanho (maior, menor, alto, baixo, mesmo tamanho)
• Quantidade 9menos, mais, mesma quantidade)
• Distância (perto, longe)
• Temperatura (quente, frio)
• Consistência (duro e mole)
• Odor (cheiro bom, cheiro ruim)
• Sabor (doce, salgado, azedo, amargo)
• Igualdade (igual, diferente)
• Limite (dentro, fora)














1º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• RELAÇÃO DE DIMENSÃO
(CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM TODOS OS BIMESTRES)

• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

• CONJUNTOS

• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS • Tamanho
• Comprimento
• Cor
• Espessura
• Numerais de 0 a 9
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Elemento / limite
• Conjunto vazio / unitário
• Idéia de adição e subtração ( sem algoritmo). Com total e minuendo até 9.


• Organizar objetos de acordo com critérios diversos (quantidade e natureza)
• Classificar objetos e agrupá-los.

• Organizar objetos de acordo com a quantidade.
• Identificar os numerais de 0 a 9.
• Associar o numeral a quantidade.
• Introduzir a idéia de conjunto.
• Definir conjuntos com pouco, muito elementos, conjunto vazio, unitário.
• Relacionar o elemento ao conjunto.
• Resolver situações problemas envolvendo a adição e subtração.







2º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO


• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS


• GEOMETRIA
• Numerais de 10 a 20
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Números ordinais.
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
• Figuras / formas: quadrado, triangulo, circulo, retângulo.
• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Reconhecer formas geométricas em objetos e figuras.






3º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

• SISTEMA DE MEDIDAS
• Numerais de 20 a 49
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Dúzia e meia dúzia.
• Números ordinais.
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
• Medida de tempo (horas inteiras e mia hora).
• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar os numerais que representam a ordem ou posição.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Identificação do instrumento (relógio) como um dos instrumentos para medir o tempo.






4º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

• SISTEMA DE MEDIDAS

• SISTEMA MONETÁRIO • Numerais de 50 a 100
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Ordem crescente e decrescente.
• Par ímpar.
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
• Metro, litro e quilograma.
• Moedas e cédulas. • Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar ordem, seqüência.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Identificar os instrumentos básicos de medida.
• Identificar reconhecer o dinheiro.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO DE ARTES - 1º ANO

O PLANEJAMENTO DE ARTES SERÁ DESENVOLVIDO DURANTE TODO O ANO LETIVO OPORTUNIZANDO AOS ALUNOS A VIVÊNCIA DE VÁRIAS TÉCNICAS ARTÍSTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE.

EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SUGESTÕES
• CORES • Cores primárias
• Cores secundárias • Conhecer e identificar as cores.
• Criar novas cores a partir das cores primárias.
• COLAGENS • Fios de lã barbantes
• Revistas velhas
• Objetos variados (palitos de fósforos, de dente, farinha de mandioca colorida, areia e outros). • Criai desenhos e paisagens através de uma colagem.
• Enfeitar um desenho com colagens.
• PINTURA • Pintura a dedo
• Pintura com esponja e escova
• Pintura com canudo
• Pintura livre • Desenvolver a habilidade de observar detalhes.
• Socializar e sensibilizar a criança através da pintura.

• MODELAGEM • Com argila
• Com massinha caseira ou industrializada • Desenvolver a capacidade criativa e inventiva da criança através da modelagem.
• DOBRADURAS • Dobraduras variadas (flores, cachorro, gato, chapéu etc.). • Desenvolver a coordenação motora fina.
• TRABALHOS MANUAIS • Confecções de: cartões, caixas de presente com sucata, etc. • Desenvolver a criatividade.
• Conscientizar para o reaproveitamento de materiais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário