Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Plano de Curso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Primeiro Ano parte II





ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS



ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE CURSO ANUAL

(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)


2010


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)

DIREÇÃO:

JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA

ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:

ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA

VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES

PROFESSORAS:

ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL

IBIRITÉ – MINAS GERAIS




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA/HISTORIA – 1º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS
(CASA E ESCOLA)

*A HISTÓRIA DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DOS ESPAÇOS POR ONDE ELE CIRCULA




Conhecimento sobre:

*O próprio aluno (O EU)
*A família
* A casa
• Conhecer-se como indivíduo;
• Reconhecer-se como sujeito que constrói sua própria História;
• Conhecer sua família,e função dos membros da família;
• Reconhecer os vários tipos de habitação casa de tijolos: Térrea,sobrado e apartamento,barraco,oca,iglu,palafita,casa de madeira,etc.



















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS




PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 1º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências



CONVIVÊNCIA
TRABALHANDO O TRANSITO

*Meios de transporte

* Transito


• Identificar os diferentes meios de transporte: aéreos, ferroviários, rodoviários, marítimo e fluviais;
• Perceber a evolução dos transportes com o passar do tempo;
• Conhecer e respeitar a sinalização de transito;
• Conscientizar-se da importância da conservação da sinalização.





















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 1º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


*CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DE MEIO DE COMUNICAÇÃO E VIVÊNCIA.
(CASA E ESCOLA)



*Meios de comunicação

*A Escola


• Identificar os meios de comunicação mais usados em nosso meio;
• Perceber a evolução dos meios de comunicação;
• Conhecer a escola, suas dependências, funcionários e suas funções;
• Reconhecer - se como aluno do estabelecimento de ensino que tem direitos e deveres.




















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 1º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÕES



*Profissões
• .Perceber a variedade e a importância das profissões.





ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS 1º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências



O SER HUMANO E O SEU CORPO
CONSTRUÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL E NOÇÕES DE SAÚDE, HIGIENE E HÁBITOS SAUDÁVEIS

*Esquema corporal

*Higiene

*Nutrição e Saúde.

*Órgãos do sentido

• Identificar características físicas das pessoas;
• Identificar cada parte do corpo;
• Identificar – direita e esquerda no corpo;
• Criar conceitos de higiene pessoal mental e ambiental;
• Falar sobre os cuidados com a higiene;
• Mostrar a necessidade e os benefícios da higiene;
• Ressaltar a importância de uma boa higiene;
• Identificar bons hábitos de higiene;
• Mostrar a importância dos alimentos;
• Identificar alimentos naturais e industrializado;
• Conscientizar sobre a importância de comer alimentos variados;
• Mostrar como deve ser preparado e conservado os alimentos: cuidado com higiene e nutrição;
• Falar sobre os cuidados e higiene com os órgãos do sentido;
• Identificar os órgãos do sentido e suas funções.





















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS




PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 1º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


PERCEBENDO O MUNDO E SEUS ELEMENTOS
*Seres vivos (Ser vivo e não vivo)

*Condições de tempo (Dia e noite)

*Plantas (Germinação, sobrevivência, partes e preservação)




• Identificar os seres vivos e não vivos;
• Identificar-se como um ser vivo;
• Reconhecer dias ensolarados, chuvoso, nublado, dia e noite;
• Descobrir a germinação;
• Descobrir a importância da água, sol e oxigênio para as plantas;
• Identificar as partes das planta;
• Reconhecer a utilidade das plantas;
• Iniciar conscientização para preservação das plantas.



























ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL CIÊNCIAS – 1º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências

PERCEBENDO O MUNDO E OS ANIMAIS
*Animais: (Tipo, característica, preservação, como nascem, utilidade, animais nocivos)

*Estações do ano

• Identificar os tipos de animais (Selvagem, domestico, aquático e terrestre);
• Observar característica de revestimento do corpo dos animais (pena, escama, pêlos e carapaças);
• Iniciar conscientização para a preservação dos animais;
• Identificar como nascem os animais (Quais nascem na barriga da mãe, de ovos, e etc.);
• Descobrir a metamorfose da borboleta e do sapo;
• Alerta sobre cuidados com animais nocivos;
• Identificar as estações do ano;
• Perceber as diferenças de vestuário de cada estação do ano;
• Identificar as estações mais marcantes em nosso meio (período quente e chuvoso, período frio e seco)




















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS– 1º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências



PERCEBENDO O SOLO, O AR E A AGUA.

*O solo, o ar e a água
• Identificar a presença do ar;
• Perceber a importância do solo, da água e do ar para os seres vivos;
• Conscientizar sobre a importância de preservar as plantas, a água, o solo e os animais para a nossa sobrevivência.