Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Plano de Curso segundo ano (Anos Iniciais do Ensino Fundamental)





ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE CURSO ANUAL

(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)

DIREÇÃO:

JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA

ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:

ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA

VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES

PROFESSORAS:

ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL

IBIRITÉ – MINAS GERAIS






ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 2º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /

LEITURA


• Linguagem oral e escrita: diferentes modelos textuais: cantigas de roda, imagens, parlendas, histórias mudas, documentos, piadas, diálogos, listas de nomes/tarefas, poemas, agenda telefônica,quadrinhas, bilhetes receita culinária, anúncio, propaganda, rótulos e embalagens; leitura e interpretação, debates, manifesto de opiniões; relato de experiência.
• Versos e estrofes
• Rimas
• Alfabeto (Maiúsculo e minúsculo)
• Uso letras maiúsculas e minúsculas
• Vogais e consoantes
• Ordem alfabética;
• Projeto literário: sugestão: trabalhar um autor apropriado para a idade. (Ziraldo) • Participar das interações em sala: escutando com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas; expondo opiniões nos debates; respeitando a diversidade de expressão das outras pessoas; usar a linguagem em diferentes situações; planejar a fala em situações formais; realizar tarefas que dependem de escuta atenta e compreensão.
• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
• Desenvolver capacidades de decifração;
• Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
• Compreender textos;
• Desenvolver fluência na leitura;
• Saber decodificar palavras;
• Identificar finalidades e funções da leitura;
• Antecipar conteúdos de textos a serem lidos;
• Levantar e confirmar hipóteses em relação ao conteúdo do texto;
• Buscar pistas textuais e inter textuais e ler nas entre linhas;
• Construir compreensão global do texto;
• Avaliar ética e efetivamente o texto, fazer extrapolações.

COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/

APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA • Silabários
• F/V
• P/B
• M/N
• A LETRA R
• Sinônimo/significado
• Masculino e feminino;
• Substantivo.

• Compreender entre escrita alfabética e outras formas gráficas;
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas / som e letra;
• Dominar regularidades ortográficas;
• Dominar irregularidades ortográficas;
• Desenvolver capacidades específicas para escrever;
• Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;
• Apropriação do sistema de escrita e de
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
• Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
• Conhecer o alfabeto;
• Compreender a categorização gráfica e funcional das letras;
• Compreender a natureza alfabética do sistema.
• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade;
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;•


PRODUÇÃO ESCRITA • Ilustração a partir da observação
• Confeccionar um livro sobre o assunto tratado (cantigas de roda)
• Recriar parlendas a partir da leitura de outras
• Registrar falas para histórias mudas
• Fazer listas: (de títulos de cantigas de roda, nomes, tarefas e etc, em ordem alfabética).
• Registro de pesquisa;
• Registro de descobertas;
• Redigir bilhetes;
• Criar propagandas;
• Produzir embalagens;
• Montagem de um material que trabalhe ordem alfabética: (uma agenda telefônica da turma).
• Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
• Produzir textos adequados aos objetivos da unidade estudada e ao contexto da circulação;
• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
• Escrever segundo o princípio alfabético e ortográfico;
• Planejar a escrita de acordo com o tema central e seus desdobramentos;
• Organizar os textos segundo os padrões usuais na sociedade;
• Usar variedade lingüística apropriada, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática;
• Usar recursos expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto;
• Revisar e reelaborar a própria escrita.














ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 2º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /

LEITURA


• Linguagem oral e escrita: diferentes modelos textuais: cantigas de roda, poemas, bilhetes, histórias mudas, história em quadrinho, texto informativo, parlendas, fábulas, contos, tirinhas, diálagos. Leitura e interpretação, debates, manifesto de opiniões; narrar um conto, relato de experiência.
• Versos e estrofes
• Rimas
• Alfabeto (Maiúsculo e minúsculo)
• Uso letras maiúsculas e minúsculas
• Vogais e consoantes
• Ordem alfabética;
• Projeto literário: sugestão: trabalhar um autor apropriado para a idade. (Ziraldo) • Participar das interações em sala: escutando com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas; expondo opiniões nos debates; respeitando a diversidade de expressão das outras pessoas; usar a linguagem em diferentes situações; planejar a fala em situações formais; realizar tarefas que dependem de escuta atenta e compreensão.
• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
• Desenvolver capacidades de decifração;
• Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
• Compreender textos;
• Desenvolver fluência na leitura;
• Saber decodificar palavras;
• Identificar finalidades e funções da leitura;
• Antecipar conteúdos de textos a serem lidos;
• Levantar e confirmar hipóteses em relação ao conteúdo do texto;
• Buscar pistas textuais e inter textuais e ler nas entre linhas;
• Construir compreensão global do texto;
• Avaliar ética e efetivamente o texto, fazer extrapolações.

COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/

APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA • Silabários
• Organização da escrita (espaço entre as palavras);
• T/D
• QU/GU
• Sílaba;
• A letra C.
• Frase;
• Pontuação: ponto final e ponto de interrogação.
• Vogal + r, s e l.
• Compreender entre escrita alfabética e outras formas gráficas;
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas / som e letra;
• Dominar regularidades ortográficas;
• Dominar irregularidades ortográficas;
• Desenvolver capacidades específicas para escrever;
• Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;
• Apropriação do sistema de escrita e de
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
• Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
• Conhecer o alfabeto;
• Compreender a categorização gráfica e funcional das letras;
• Compreender a natureza alfabética do sistema.
• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade;
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;•


PRODUÇÃO ESCRITA • Registrar falas para histórias mudas
• Registro de pesquisa;
• Registro de descobertas;
• Redigir bilhetes;
• Trabalho com histórias em quadrinhos. • Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
• Produzir textos adequados aos objetivos da unidade estudada e ao contexto da circulação;
• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
• Escrever segundo o princípio alfabético e ortográfico;
• Planejar a escrita de acordo com o tema central e seus desdobramentos;
• Organizar os textos segundo os padrões usuais na sociedade;
• Usar variedade lingüística apropriada, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática;
• Usar recursos expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto;
• Revisar e reelaborar a própria escrita.

















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 2º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /

LEITURA


• Linguagem oral e escrita: diferentes modelos textuais: cantigas de roda, poemas, bilhetes, histórias mudas, história em quadrinho, texto informativo, parlendas, fábulas, contos, tirinhas, diálagos. Leitura e interpretação, debates, manifesto de opiniões; narrar um conto, recontar uma fábula; relato de experiência.
• Versos e estrofes
• Rimas
• Alfabeto (Maiúsculo e minúsculo)
• Uso letras maiúsculas e minúsculas
• Vogais e consoantes
• Ordem alfabética;
• Projeto literário: sugestão: trabalhar um autor apropriado para a idade. • Participar das interações em sala: escutando com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas; expondo opiniões nos debates; respeitando a diversidade de expressão das outras pessoas; usar a linguagem em diferentes situações; planejar a fala em situações formais; realizar tarefas que dependem de escuta atenta e compreensão.
• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
• Desenvolver capacidades de decifração;
• Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
• Compreender textos;
• Desenvolver fluência na leitura;
• Saber decodificar palavras;
• Identificar finalidades e funções da leitura;
• Antecipar conteúdos de textos a serem lidos;
• Levantar e confirmar hipóteses em relação ao conteúdo do texto;
• Buscar pistas textuais e inter textuais e ler nas entre linhas;
• Construir compreensão global do texto;
• Avaliar ética e efetivamente o texto, fazer extrapolações.

COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/

APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA • Silabários G/J
• Organização da escrita (espaço entre as palavras);
• Frase;
• Pontuação: ponto final e ponto de interrogação.
• Dois pontos e travessão.
• Vogal + r, s e l.
• Compreender entre escrita alfabética e outras formas gráficas;
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas / som e letra;
• Dominar regularidades ortográficas;
• Dominar irregularidades ortográficas;
• Desenvolver capacidades específicas para escrever;
• Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;
• Apropriação do sistema de escrita e de
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
• Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
• Conhecer o alfabeto;
• Compreender a categorização gráfica e funcional das letras;
• Compreender a natureza alfabética do sistema.
• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade;
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;•


PRODUÇÃO ESCRITA • Registro de frases;
• Registro de falas para histórias mudas;
• Registro de pesquisa;
• Registro de descobertas;
• Escrever um conto;
• Recontar uma fábula. • Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
• Produzir textos adequados aos objetivos da unidade estudada e ao contexto da circulação;
• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
• Escrever segundo o princípio alfabético e ortográfico;
• Planejar a escrita de acordo com o tema central e seus desdobramentos;
• Organizar os textos segundo os padrões usuais na sociedade;
• Usar variedade lingüística apropriada, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática;
• Usar recursos expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto;
• Revisar e reelaborar a própria escrita.















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 2º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /

LEITURA


• Linguagem oral e escrita: diferentes modelos textuais: cantigas de roda, poemas, bilhetes, histórias mudas, história em quadrinho, texto informativo, parlendas, fábulas, contos, tirinhas, diálagos. Leitura e interpretação, debates, manifesto de opiniões; narrar um conto, recontar uma fábula; relato de experiência texto instrucional.
• Versos e estrofes
• Rimas
• Alfabeto (Maiúsculo e minúsculo)
• Uso letras maiúsculas e minúsculas
• Vogais e consoantes
• Ordem alfabética;
• Projeto literário: sugestão: trabalhar um autor apropriado para a idade. • Participar das interações em sala: escutando com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas; expondo opiniões nos debates; respeitando a diversidade de expressão das outras pessoas; usar a linguagem em diferentes situações; planejar a fala em situações formais; realizar tarefas que dependem de escuta atenta e compreensão.
• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
• Desenvolver capacidades de decifração;
• Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
• Compreender textos;
• Desenvolver fluência na leitura;
• Saber decodificar palavras;
• Identificar finalidades e funções da leitura;
• Antecipar conteúdos de textos a serem lidos;
• Levantar e confirmar hipóteses em relação ao conteúdo do texto;
• Buscar pistas textuais e inter textuais e ler nas entre linhas;
• Construir compreensão global do texto;
• Avaliar ética e efetivamente o texto, fazer extrapolações.

COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/

APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA • Silabários: H/ NH/LH/CH/ X/S/Z
• Aumentativo e diminutivo;
• Frase;
• Pontuação: ponto final e ponto de interrogação dois pontos e travessão.


• Compreender entre escrita alfabética e outras formas gráficas;
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas / som e letra;
• Dominar regularidades ortográficas;
• Dominar irregularidades ortográficas;
• Desenvolver capacidades específicas para escrever;
• Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;
• Apropriação do sistema de escrita e de
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
• Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
• Conhecer o alfabeto;
• Compreender a categorização gráfica e funcional das letras;
• Compreender a natureza alfabética do sistema.
• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade;
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
• Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;•


PRODUÇÃO ESCRITA • Produção de frases;
• Produção de texto instrucional;
• Produção de resenha;
• Registro de pesquisa;
• Registro de descobertas. • Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
• Produzir textos adequados aos objetivos da unidade estudada e ao contexto da circulação;
• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
• Escrever segundo o princípio alfabético e ortográfico;
• Planejar a escrita de acordo com o tema central e seus desdobramentos;
• Organizar os textos segundo os padrões usuais na sociedade;
• Usar variedade lingüística apropriada, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática;
• Usar recursos expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto;
• Revisar e reelaborar a própria escrita.





ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 2º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências





























• Estudando quantidades;
• Números de 0 a 19.
• O zero.
• Ordinais;
• Adição e subtração com resultados até 19;
• Unidades e dezenas.


















• Representar Quantidades de maneira informal.
• Compreender a ideia de Quantidades iguais e Quantidades diferentes.
• Estabelecer a correspondência um a um entre quantidades.
• Compreender a ideia de mais e menos.
• Identificar os números naturais de 1 a 9.
• Ler e escrever números naturais de 1 a 9.
• Compreender a ideia de mais e menos, maior, menor e igual.
• Comparar os números naturais de 1 a 9, utilizando as palavras maior, menor e igual.
• Identificar o número zero no sistema indo-arábico como a representação da ausência de elementos, ou do nada.
• Escrever e ler o número zero.
• Identificar os ordinais do 1º ao 9º.
• Escrever e ler ordinais do 1º ao 9o.
• Identificar a posição de um ordinal em uma sequência de até 9 elementos.
• Resolver situações-problema que envolvam ordinais.
• Compreender as ideias da adição.
• Reconhecer o símbolo utilizado para representar a adição.
• Efetuar adições com números de um algarismo.
• Resolver situações-problema que envolvam adições com resultado até 9.
• Compreender as ideias da subtração.
• Reconhecer o símbolo utilizado para representar a subtração.
• Efetuar subtrações com números até 9.
• Resolver situações-problema que envolvam subtrações com números até 9.
• Representar com algarismos e por extenso os números naturais até 10.
• Organizar sequência numéricas com numerais até 10.
• Identificar a unidade e a dezena.
• Reconhecer que a dezena corresponde a 10 unidades
• Representar co algarismos e por extenso números naturais até 19.
• Ler e representar os numerais até 19 no ábaco e no quadro de ordens.
• Organizar sequências numéricas com números naturais de 0 a19.
• Compreender as ideias envolvidas na adição.
• Efetuar as adições com resultados até 19.
• Resolver situações-problema que envolvam adições com números até 19.
• Compreender as ideias envolvidas na subtração.
• Efetuar as subtrações com resultados até 19.
• Resolver situações-problema que envolvam subtrações com números até 19.







ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 2º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências























• Estudando quantidades;
• Números de 0 a 19.
• O zero.
• Ordinais;
• Adição e subtração com resultados até 19;
• Unidades e dezenas, meia dezena;
• Dúzia e meia dúzia;
• Números até 99;
• Cem;
• Sistema monetário;
• Par e ímpar;
• Gráficos e tabelas.

















• Reconhecer figuras simétricas e não simétricas.
• Desenhar figuras e construir formas simétricas em relação a um eixo de simetria.
• Associar formas geométricas espaciais a objetos do dia a dia.
• Reconhecer cubos, paralelepípedos, esferas, cilindros, cones e pirâmides.
• Identificar a planificação do cubo e do paralelepípedo.
• Identificar as faces do cubo e do paralelepípedo.
• Reconhecer a vista frontal e a vista superior de alguns objetos e de algumas formas geométricas espaciais.
• Reconhecer o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo como formas geométricas planas.
• Identificar um triângulo, um retângulo, um quadrado e um círculo.
• Reconhecer os lados e os vértices do quadrado, do retângulo e do triângulo.
• Identificar o número de lados e vértices do quadrado, do retângulo e do triângulo.
• Reconhecer a diferença entre linhas retas e linhas curvas.
• Reconhecer que a dezena corresponde a 10 unidades
• Identificar números naturais até 99.
• Ler e escrever números naturais de 1 a 99 com algarismos e por extenso.
• Ler e representar os numerais até 99 no ábaco e no quadro de ordens.
• Organizar sequências numéricas com números naturais de 0 a99.
• Identificar o número 100 no sistema indu-arábico.
• Estabelecer relações entre 100 unidades, 10 dezenas e 1 centena.
• Ler e escrever o número 100 com algarismos e por extenso.
• Compreender a sequência numérica de 0 a 100.
• Identificar o Real como unidade de nosso sistema
monetário.
• Identificar as cédulas e as moedas do Real.
• Compreender o significado de número par e de número ímpar.
• Identificar os números pares e os ímpares.
• Ler e interpretar tabelas e gráficos.
• Representar dados em tabelas e gráficos.
• Construir um gráfico com base nos dados de uma tabela.
















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 2º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências

















• Os meses e o ano;
• A semana;
• O relógio;
• O palmo, o pé e o passo;
• O centímetro;
• Fazendo comparações;
• O quilograma;
• Adição com resultados até 100;
• Subtração com números até 100.















• Reconhecer os meses do ano.
• Compreender a utilidade do calendário.
• Identificar a semana como um período de sete dias.
• Reconhecer os dias da semana.
• Identificar os períodos do dia: manhã, tarde e noite.
• Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo.
• Ler e escrever as horas exatas representadas em relógios com ponteiros e digitais.
• Realizar medições utilizando unidades de medida de comprimento não padronizadas, como o palmo, o pé, entre outros.
• Identificar o centímetro como unidade de medida de comprimento padronizada.
• Reconhecer a régua como um instrumento de medida de comprimento.
• Utilizar a régua para realizar medições.
• Reconhecer a balança como instrumento de comparação de massas.
• Compreender o significado das expressões "mais leve" e "mais pesado".
• Resolver situações-problema que envolvam comparação de massas.
• Reconhecer o quilograma como unidade de medida de massa padronizada.
• Identificar a sigla kg como sendo a abreviação de quilograma.
• Reconhecer a balança como instrumento de medida de massa.
• Reconhecer os termos da adição: parcela e soma ou total.
• Efetuar adições com números de dois algarismos.
• Resolver situações-problema que envolvam esse tipo de adição.
• Compreender as ideias da subtração.
• Reconhecer os termos da subtração: minuendo, subtraendo e resto ou diferença.
• Efetuar subtrações com números até 100 sem reagrupamento.
• Resolver situações-problema que envolvam esse tipo de subtração.





















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 2º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências

















• Estudando localização e caminhos.
• Adição de parcela iguais;
• Multiplicando por 2 e 3;
• Dobro e tripulo;
• Multiplicando por 4 e 5;
• Divisão por 2;
• Divisão por 3, 4 e 5.





• Situar-se no espaço estabelecendo pontos de referência.
• Compreender as ideias de direita, esquerda, à frente, atrás, acima e abaixo.
• Estabelecer relações de posição no espaço.
• Estabelecer pontos de referência para descrever trajetos e deslocar-se no espaço.
• Reconhecer a multiplicação como uma adição de parcelas iguais.
• Reconhecer o símbolo utilizado para representar a multiplicação.
• Efetuar multiplicações de números até 9 por 2 e 3.
• Compreender o significado de dobro e triplo.
• Resolver situações-problema relacionadas a esse tipo de multiplicação.
• Efetuar multiplicações de números até 9 por 2, 3, 4 e 5.
• Resolver situações-problema relacionadas a esse tipo de multiplicação.
• Compreender as ideias da divisão.
• Reconhecer o símbolo utilizado para representar a divisão.
• Efetuar divisões exatas por 2 em que o dividendo é menor que 100.
• Compreender o significado de metade.
• Compreender o significado de dúzia e meia dúzia.
• Resolver situações-problema que envolvam esse tipo de divisão.
• Efetuar divisões exatas por 3, 4 e 5 em que o dividendo é menor que 100.
• Resolver situações-problema que envolvam esse tipo de
divisão.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA – 2º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS
(CASA E ESCOLA)



.As pessoas são iguais?
Crianças e crianças
.Como eu sou
Meus colegas de classe
• .Reconhecer que cada pessoa é única e especial em sua individualidade;
• .Perceber a importância de se respeitarem as diferenças entre as pessoas;
• .Iniciar o reconhecimento de diferentes modos de vida; "
• .Auto-conhecer e diferenciar os traços físicos e os jeitos de ser que tornam cada pessoa única;
• .Sistematizar os dados (nome, idade etc.), gostos e preferências que o identificam;
• .Refletir sobre seu modo de ser, relacionando-o ao lugar onde vive;
• .Perceber-se como indivíduo e como membro de um grupo;
• .Apreender noções de representação para alfabetização
cartográfica noções de escala (ampliação/redução),





















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 2º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS
(CASA E ESCOLA)



• .Reconhecer a diversidade de organizações familiares, sem padrões ou formas ideais;
• .Perceber a problemática de crianças moradoras de rua;
• .Aprofundar a noção de identidade, relacionando sobrenomes a famílias;
• .Reconhecer a importância dos documentos para a vida das pessoas e de seus familiares;
• .Identificar os tipos de relações entre as pessoas de uma família, aprofundando o respeito às diferenças individuais;
• .Reconhecer a existência de uma divisão de trabalho entre os membros de uma família;
• .Valorizar todos os tipos de trabalho;
• .Reconhecer visão vertical (de cima para baixo) e oblíqua (de cima e de lado) em representações.





















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 2º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS
(CASA E ESCOLA)


















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 2º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS
(CASA E ESCOLA)



• .Distinguir escola pública de escola privada;
• .Refletir sobre o fato de haver grande número de crianças fora da escola, identificando-o como um problema social em nosso país;
• .Diferenciar os tipos de escolas que existem;
• .Identificar os profissionais que trabalham na escola e as funções que exercem;
• .Perceber o espaço escolar por meio da observação das dependências de sua própria escola;
• .Perceber a sala de aula como principal espaço da escola, identificando elementos de sua própria sala;
• .Perceber a importância de uma escola bem-cuidada e desenvolver o zelo pelos bens de uso comum;
• .Identificar os responsáveis pela manutenção da escola, e também algumas atitudes para manter seu bom aspecto e conservação;
• .Sistematizar a noção de visão vertical e oblíqua, bem como compreender planta como a representação de um espaço, identificando seus elementos por meio da legenda.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA – 2º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


A HISTÓRIA DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DOS ESPAÇOS POR ONDE ELE CIRCULA





• .Reconhecer que cada pessoa é única e especial em sua individualidade;
• .Distinguir e verbalizar algumas de suas características;
• .Perceber-se como indivíduo e como membro de um grupo;
• .Conhecer diferentes tipos de documentos e sua importância para constituir a memória;
• .Sistematizar os dados que o identificam por meio da leitura de documentos pessoais e da observação de fotografias;
• .Desenvolver noções de rotina;
• .perceber traços que diferenciam as pessoas, como jeito de ser, gostos, preferências, sentimentos;
• .Começar a perceber a noção de história, observando diferenças e semelhanças entre brinquedos e brincadeiras de hoje e do passado.













ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA – 2º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


A HISTÓRIA DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DOS ESPAÇOS POR ONDE ELE CIRCULA




.Você e sua família
A história das famílias
.Diferentes famílias
.As atividades da família
O trabalho em casa
.O convívio em família
• .Sistematize dados e características da sua família, reconhecendo-se como membro dela;
• .Identifique os tipos de relação entre as pessoas de uma família;
• .Seja capaz de extrair informações sobre famílias ao observar fotografias;
• .Reconheça que há diferentes estruturas ou organizações familiares;
• .Identifique as atividades realizadas pelos membros da família, como trabalho, fazer e tarefas domésticas;
• .Compreenda a ideia de cotidiano na construção da sua história particular: o tempo curto, individual, a rotina;
• .Compreenda a noção de cotidiano e das diversas atividades nele realizadas, contrapondo as noções de permanência e mudança (tempo longo e tempo curto);
• .Valorize a presença do idoso na família e na sociedade, ressaltando, entre outros aspectos, sua importância na constituição da cultura e da memória coletiva.








ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA – 2º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


A HISTÓRIA DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DOS ESPAÇOS POR ONDE ELE CIRCULA




.
• Reconheça o espaço em que vive, diferenciando-o e particularizando-o em relação a outros;
• Reconheça a casa como um espaço que guarda aspectos da história da família que a habita;
• Identifique a casa como um lugar de privacidade, proteção e abrigo da família, onde se encerra a vida íntima e o cotidiano das pessoas que fazem parte dela;
• Compreenda que os diferentes tipos de moradia estão relacionados às necessidades do ser humano, às suas condições de vida e também à época em que ele vive;
• Compreenda os fatores que levaram o ser humano a mudar sua forma de morar, passando de moradias temporárias para permanentes;
• Reconheça que os diferentes tipos de moradia também estão relacionados ao local da sua construção;
• Desenvolva noções de tempos históricos diversos, compreendendo que as moradias apresentam características específicas da época de sua construção;
• Seja capaz de extrair de fotografias informações sobre diferentes tipos de habitação, do presente e do passado.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA – 2º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências


A HISTÓRIA DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DOS ESPAÇOS POR ONDE ELE CIRCULA




.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 2º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências











O SER HUMANO E SEU CORPO

CONSTRUÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL E NOÇÕES DE SAÚDE, HIGIÊNE E HÁBITOS SALDÁVEIS





















• .Eu sou eu, você é você!
• .Esse corpo!
• O que é crescer?
• Cuido de mim!
• Hora do banho;
• Alimentos limpos;
• SOS sorrisos.
• .Perceber as diferenças entre os seres humanos e aprender
a respeitar e valorizar essas diferenças.
• .Adquirir noções das diferenças étnicas e culturais.
• .Reconhecer e identificar algumas partes do corpo humano.
• .Compreender que o corpo necessita de várias estruturas
internas e externas para funcionar e que essas estruturas agem em conjunto.

• Compreender que todo ser humano passa por uma fase de crescimento e desenvolvimento corporal.
• Reconhecer a importância de hábitos de vida saudável para um crescimento adequado.
• Reconhecer que precisamos de energia para realizar as
atividades.
• Conhecer os diferentes tipos de nutrientes e a importância de uma alimentação saudável.
• Compreender a importância da atividade física para a
manutenção de uma vida saudável.
• Reconhecer noções sobre hábitos de higiene e sua importância para a saúde.
• Conhecer os diferentes hábitos de higiene, como tomar banho, cortar as unhas, escovar os dentes, lavar as mãos, etc.
• Compreender que os hábitos de higiene ajudam a prevenir
doenças.
• Relacionar o banho com a eliminação de sujeira e microrganismos.
• Entender a necessidade de cuidados e limpeza com os
alimentos, principalmente aqueles ingeridos com casca ou
folhas.
• Reconhecer que a água é um recurso que deve ser usado
com moderação, evitando o desperdício.
• Compreender a importância da escovação dos dentes
como meio de evitar as cáries.

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PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 2º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências





O SER HUMANO E SEU CORPO

PERCEBENDO O MUNDO E SEUS ELEMENTOS







• Órgãos dos sentidos;
• O que sentimos e percebemos;
• Isso é vivo ou não?
• Os seres vivos e o ambiente.
• Reconhecer os órgãos dos sentidos.
• Identificar os órgãos do corpo relacionados à visão,
gustação, audição, olfação e tato.
• Reconhecer as informações que podem ser captadas pelos
órgãos dos sentidos, como sons, cores, formas, texturas,
sabores, odores, etc.
• Compreender que os órgãos dos sentidos podem nos alertar para situações de perigo.
• Conhecer alguns cuidados para manter os órgãos dos sentidos saudáveis.
• Reconhecer e diferenciar os seres vivos e os elementos não-vivos.
• Compreender que os seres vivos, ao contrário dos elementos não-vivos, nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.
• Perceber que os seres vivos dependem de elementos não-vivos e de outros seres vivos.
• Compreender que os seres vivos vivem em diversos ambientes.
• Valorizar a importância de ações simples do dia-a-dia que
contribuem para a preservação do ambiente.















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 2º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências







O SER HUMANO E SEU CORPO

NOÇÕES DOS ELEMENTOS QUE COMPÕE O MUNDO











• Há plantas de todos os jeitos!
• Conhecendo as partes da planta;
• Vamos aprender sobre os animais?
• Características dos animais;
• O nosso país: a caatinga e a floresta amazônica.
• O nosso país: o cerrado, a mata atlântica e o pantanal.


• Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos e tipos de plantas.
• Reconhecer os diferentes tipos de plantas que estão presentes no nosso dia-a-dia.
• Identificar a raiz, o caule, as folhas, as flores e os frutos das plantas.
• Perceber e valorizar a importância das plantas para os seres vivos.
• Relacionar as plantas e os ambientes em que vivem.
• Conhecer diferentes tipos de animais.
• Reconhecer as diferenças de tamanho, formas e estruturas dos animais.
• Adquirir noções sobre a estratégia de camuflagem utilizada por alguns animais.
• Relacionar os animais e os ambientes em que vivem.
• Compreender que os animais podem nascer por meio de ovos ou diretamente do corpo da mãe.
• Informar-se que zoológicos são locais especializados em pesquisa animal.
• Compreender que o Brasil é formado por diversos ambientes.
• Identificar os ambientes brasileiros de floresta amazônica, mata atlântica, caatinga, pantanal e cerrado.
• Identificar alguns habitantes da caatinga, da floresta amazônica, da mata atlântica e do pantanal.
• Conhecer algumas plantas e animais encontrados em cada ambiente brasileiro.
• Adquirir noções sobre os problemas causados pelo desmatamento.








ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 2º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências




O SER HUMANO AS MÁQUINAS E AS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE








• O que são as máquinas?
• As máquinas são feitas de quê?
• Compreender que é possível realizar determinadas atividades com menor esforço quando se utiliza as máquinas.
• Reconhecer os diferentes tipos de máquinas presentes em nosso cotidiano.
• Conhecer algumas máquinas simples, como a rampa, a alavanca e a polia.
• Identificar exemplos de máquinas simples utilizadas em casa e na escola.
• Compreender que os materiais são transformados para a construção das máquinas.
• Adquirir noções sobre a reciclagem e sua importância para o ambiente.
• Reconhecer que as máquinas necessitam de energia para funcionar.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES – 2º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências






O CARÁTER HISTÓRICO DA ARTE, UM PROCESSO CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO E QUE ESTÁ EM CONTÍNUA TRANSFORMAÇÃO.










• Música;

• Dança;

• Artes visuais;

• Teatro. • Explorar as quatro linguagens artísticas: Música, Dança, Artes visuais e Teatro;
• Desenvolver espontaneidade a criatividade e a autonomia das crianças;
• Conhecer, reconhecer e valorizar nossa identidade cultural.
• Entender a função comunicativa da arte;
• Conhecer e compreender o caráter histórico da arte, como um processo construído pelo ser humano que continua em transformação.
• Desenvolver a capacidade de se comunicar, de expressar seus sentimentos e suas idéias por meio das linguagens artísticas à sua disposição.
• Desenvolver a observação, a imaginação e a sensibilidade.
• Saber apreciar e refletir sobre os significados das quatro linguagens artísticas;
• Apreciar a linguagem musical: aprender a ouvir, explorando as diferenças entre o som e o silêncio, a sonoridade grave e a aguda, ritmo, sons, melodias, notas musicais, conhecer a variedade musical de nossa cultura e diferentes tipos de instrumentos musicais;
• Possibilitar a criança conhecer e entender o funcionamento do próprio corpo e aumentar seu vocabulário gestual, fluente e expressivo, isto é, se movimentar com liberdade e criatividade para que possa se expressar com inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
• Proporcionar experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança, unindo ação e emoção, reflexão e expressão.
• Incentivar o trabalho coletivo – mesmo que se trate de um monólogo. A existência de diversos profissionais, como o cenógrafo, o figurinista, o sonoplasta e o iluminador faz do teatro uma arte coletiva.
• Possibilitar uma troca de experiências coletivas e muito enriquecedoras.

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