Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Plano de Curso Anual do Quinto Ano do Ensino Fundamental II

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 O SISTEMA SOLAR
TÓPICOS
• O SISTEMA SOLAR
• OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
• UM BIG BANG
• ASTRONAUTAS E ASTROS
• ANO DO DESCOBRIDOR
• A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA
• LUA E SUAS FASES
• O QUE É ASTRONOMIA?
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR O SOL COMO CENTRO DO SISTEMA SOLAR, AO REDOR DO QUAL GIRAM OS PLANETAS .
 DIFERENCIAR, POR SUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS, AS ESTRELAS, OS PLANETAS E OS SATÉLITES NATURAIS .
 CONHECER AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR .
 COMPREENDER QUE A CIÊNCIA E SUAS DESCOBERTAS, ESTÃO EM CONSTANTES AVANÇOS E MUDANÇAS .
 RELACIONAR OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO
 CONHECER FENÔMENO DA MUDANÇA DOS DIAS E DAS NOITES E AS ESTAÇÕES DO ANO .

EIXO TEMÁTICO
 CONHECENDO O SOLO
TOPÍCOS
• A TERRA É O NOSSO PLANETA
• A LITOSFERA.
• A CONSERVAÇÃO DO SOLO

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 COMPREENDER QUE O INTERIOR DO PLANETA É FORMADO POR DIFERNTES TIPOS DE MATÉRIA EM DIFERENTES ESTADOS FÍSICOS.
 IDENTIFICAR AS ROCHAS E O SOLO, COMO PRINCIPAIS
COMPONENTES DA LITOSFERA .
 CONHECER ALGUNS TIPOS DE SOLO, COM COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS.
 VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA A SOCIEDADE E A SUA PRESERVAÇÃO.



ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATRO BIMESTRES



 ANÁLISE E DISCURSSÃO DE TEXTO VERBAIS E NÃO VERBAIS.
 UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO PENSAMENTO.
 SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE IDÉIAS.
 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS.
 CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS.
 PESQUISA EM FONTES DIVERSAS: REVISTAS, JORNAIS, LIVROS, INTERNET E OUTRAS.
 ENTREVISTA E TROCA DE IDÉIAS COLETIVAS.
 MONTAGENS DE CARTAZES E MURAL INFORMATIVO.
 DESENHO, RECORTES E COLAGENS ILUSTRATIVAS.




2º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 CONVIVÊNCIA ENTRE OS SERES VIVOS
TÓPICOS
• O ECOSSISTEMA BRASILEIRO
• DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS

 ESTUDAR E RECORDAR A CADEIA ALIMENTAR .
 RECONHECER O SER HUMANO COMO PRINCIPAL AGENTE MODIFICADOR DO ECOSSISTEMA.
 ADQUIRIR NOÇÕES DE DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO.
 RESPEITAR O DIREITO DOS ANIMAIS VIVEREM EM SEU HÁBITAT.
 SABER E TER CONSCIÊNCIA DO COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRE.
 VALORIZAR E TER ATITUDE NA EFICIENTE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL .













3º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 A REPRODUÇÃO


TÓPICOS
• A REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS
• A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS


HABILIDADES /COMPETÊNCIAS
 DIFERENCIAR A FECUNDAÇÃO EXTERNA E A FECUNDAÇÃO INTERNA DOS ANIMAIS.
 CONHECER ALGUMAS FORMAS DE REPRODUÇÃO VEGETATIVA DAS PLANTAS.
 VALORIZAR ATITUDES POSITIVAS PARA A PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS E PLANTAS.

EIXO TEMÁTICO
 A REPRODUÇÃO HUMANA
TÓPICOS
• A ADOLESCÊNCIA NO CICLO DE VIDA
• O SISTEMA GENITAL HUMANO
• RELAÇÕES ENTRE OS SISTEMAS E O AMBIENTE
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 RELACIONAR AO COTIDIANO AS MUDANÇAS CARACTERÍSTICAS DA PUBERDADE.
 RECONHECER AS FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DOS SISTEMAS GENITAIS MASCULINO E FEMININO.
 VALORIZAR O CORPO E PROPORCIONA– LHE SAÚDE.
 PERCEBER A RELAÇÃO DIRETA ENTRE O ORGANISMO HUMANO, SEUS SISTEMAS INTEGRADOS E O AMBIENTE NUMA TROCA CONSTANTE DE MATÉRIA.
 RESPEITAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS EM SUAS DIVERSAS ETAPAS DA VIDA.
 RECONHECER ALGUMAS MUDANÇAS FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS QUE OCORREM NA PUBERDADE.
 COMPREENDER A FECUNDAÇÃO DO ÓVULO É O INICIO DA FORMAÇÃO DO BEBÊ, NO ÚTERO MATERNO.
 VALORIZAR AMAMENTAÇÃO COMO IDEAL PARA ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ.



4º BIMESTRE


EIXO
 SISTEMA ENDÓCRINO

 SISTEMA NERVOSO

 FORMAS E USOS DA ENERGIA
TÓPICOS
• ÓRGÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO
• O SISTEMA NERVOSO
• O SISTEMA DE DEFESA E PROTEÇÃO DO ORGANISMO
• A ENERGIA
• A ENERGIA TÉRMICA
• A ENERGIA ELÉTRICA
• O MAGNETISMO
• RE FLETIR SOBRE OS PERIGOS DO CONSUMO EXAGERADO DE ÁLCOOL.
• DIFERENCIAR AÇÕES VOLUNTÁRIAS DE AÇÕES INVOLUNTÁRIAS.
• IDENTIFICAR ALGUMAS AÇÕES REFLEXAS.
• RESPEITAR AS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS, VALORIZANDO AS ATITUDES DE INCLUSÃO SOCIAL.
• ENTENDER A ENERGIA COMO O FATOR QUE POSSIBILITA A REALIZAÇÃO DE DIVERSAS ATIVIDADES, TANTO DE MÁQUINAS COMO DO CORPO HUMANO.
• DIFERENCIAR FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS DE ENERGIA.
• IDENTIFICAR OS CONCEITOS DE ENERGIA TÉRMICA, CALOR E TEMPERATURA.
• VALORIZAR O VALOR DA ENERGIA ELÉTRICA NO MUNDO DE HOJE E A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DESSA ENERGIA .
• IDENTIFICAR BONS E MAUS CONDUTORES DE CALOR E DE ENERGIA.
• VALORIZAR O USO RACIONAL DO PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE




EIXO TEMÁTICO
 CONHECENDO NOSSO PLANETA
 MINAS GERAIS
 A REPRESENTAÇÃO DA TERRA
 REPRESENTANDO O ESPAÇO DE MINAS GERAIS

TÓPICOS
• A FORMA E OS MOVIMENTOS DA TERRA
• OCEANOS E CONTINENTES
• MAPAS
• A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO PAPEL
• MAPEAMENTO DO BRASIL, MINAS GERAIS E IBIRITÉ
• OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• AS DIFERENTES PAISAGENS DE MINAS
• OS ESPAÇOS E SUAS REPRESENTAÇÕES
• MINAS GERAIS ,UMA PARTE DO BRASIL
• O MUNICÍPIO ONDE VOCÊ MORA
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 CONHECER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA.
 RELACIONAR O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO À EXISTÊNCIA DO DIA E DA NOITE.
 RELACIONAR O MOVIMENTO DE TRANLAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DO ANO E A DURAÇÃO DO ANO TERRESTRE.
 RELACIONAR A INCLINAÇAO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA À EXISTÊNCIA DO DIA E DA NOITE.
 IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE MAPAS.
 LOCALIZAR-SE UTILIZANDO (PONTOS CARDEAIS) .
 IDENTIFICAR PARALELOS MERIDIANOS E HEMISFÉRIO DA TERRA, UTILIZANDO ESSAS REFERÊNCIAS COMO ELEMENTOS PARA AUXILIAR NOSSA LOCALIZAÇÃO NO PLANETA QUE HABITAMOS.
 RECONHECER E DESCREVER OS ELEMENTOS SOCIAIS E NATURAIS DA PAISAGEM.
 RECONHECER NAS PAISAGENS AS DIFERNÇAS EM RELAÇÕES AO MODO DE VIDA.
 LOCALIZAR O MUNICÍPIO E O ESTADO ONDE VIVE, ASSIM COMO RECONHECER-SE COMO MORADOR DESSE ESPAÇO.
 LOCALIZAR MINAS GERAIS NO ESPAÇO BRASILEIRO.

2º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 NATUREZA E TRABALHO NAS PAISAGENS DE MINAS
 FORMAS NATURAIS NA PAISAGEM
 AS ÁGUAS NA PAISAGEM
 O CAMINHO DAS ÁGUAS
 FORMAS DE RELEVO
 A HIDROGRAFIA DO BRASIL
 BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO
TÓPICOS
• A S DIFERENTES FORMAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
• OCUPANDO E MODIFICANDO AS FORMAS DO RELEVO
• O RELEVO TERRESTRE
• O RELEVO BRASILEIRO
• OS RIOS E O SEU APROVEITAMENTO
• A HIDROGRAFIA BRASILEIRA
• VALES, CÂNIONS E CACHEIRAS
• PRESERVAR A ÁGUA É PRESERVAR A VIDA
• CLIMAS DO BRASIL
HABILIDADES
 IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.
 COMPREENDER QUE O RELEVO É MODIFICADO PELA AÇÃO DO HOMEM E DA NATUREZA.
 CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DO RELEVO BRASILEIRO.
 UTILIZAR A LEITURA DE MAPAS
 CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE UM MAPA.
 COMHECER AS PARTES DE UM RIO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA.
 IDENTIFICAR DIFERNTES USOS DAS ÁGUAS DOS RIOS.
 DEBATER A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO CURSO DE ÁGUA.
 CONHECER AS PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL.
 DIFERENCIAR CLIMA E TEMPO.
 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CLIMAS DO BRASIL.
 IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS.
 CONHECER O EFEITO DA DEVASTAÇÃO E DISCUTIR O QUE DEVE SER FEITO PARA A PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.
 REFLETIR A AÇÃO HUMANA EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS NATURAIS.





3º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 POVO MINEIRO NA PAISAGEM
 MUITAS DIFERENÇAS, UMA SÓ IDENTIDADE
 A POPULAÇÃO BRASILEIRA
 MEIOS DE TRANSPORTE BRASILEIRO
 MEIOS DE COMUNICAÇÃO BRASILEIRA
 O TRABALHO E O USO DOS RECURSOS NATURAIS
 O TRABALHO NO BRASIL
 POPULAÇÃO E URBANIZAÇÃO
TÓPICOS
• AS CIDADES E A MESORREGIÕES MINEIRAS
• DIVERSAS PAISAGENS E MODO DE VIDA
• A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NO TERRITÓRIO
• A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
• HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA -LEI Nº 10.639/03
• OS IMIGRANTES
• PROBLEMAS DO EXCESSO DE POPULAÇÃO NAS CIDADES
• INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CULTURAS
• MEIOS DE TRANSPORTE
• MEIOS DE COMUNICAÇÃO
• O TRABALHO NOS SETORES ECONÔMICOS
• SUBEMPREGO E DESEMPREGO
• TRABALHO INFANTIL
• DIREITOS TRABALHISTAS
• CONDIÇÕES DE TRABALHO
• OS RECURSOS NATURAIS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.
 ENTENDER O CONCEITO DE MIGRAÇÃO E SUAS CAUSAS.
 ADQUIRIR POSTURA CRÍTICA ANTE A DESIGUALDADE SOCIAL, COMPREENDENDO SUAS CAUSAS.
 CONHECER ASPECTOS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E COMO ELA É DISTRIBUIDA NO TERRITÓRIO.
 DISCUTIR SOBRE OS PROBLEMAS DO EXESSO DE POPULAÇÃO NOS BAIRROS E CIDADES.
 CONCLUIR QUE O POVO BRASILEIRO VEM DA MISTURA DE MUITOS POVOS.
 IDENTIFICAR O NÚMERO APROXIMADAMENTE DE HABITANTES NO BRASIL.
 RELACIONAR A NECESSIDADE DE MEIOS E VIAS DE TRANSPORTES EFICAZES À EXTENSÃO TERRITORIAL DO BRASIL.
 RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS E VIAS DE TRANSPORTE.
 IDENTIFICAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE, RELACIONANDO-OS ÀS VIAS QUE UTILIZAM.
 IDENTIFICAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA À POPULAÇÃO.
 NOMEAR AS MAIS IMPORTANTES EMPRESAS BRASILEIRAS NO SETOR DAS COMUNICAÇÕES, RELACIONANDO-AS ÀS RESPECTIVAS SIGLAS.
 CONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE CEP, DDD E OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÕES MODERNAS.
 PERCEBER A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NO PÁIS.
 CONHECER O TRABALHO NOS DIFERENTES SETORES ECONÔMICOS.
 IDENTIFICAR OS RECURSOS RENOVÁVEIS E OS NÃO RENOVÁVEIS.






4º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 PROBLEMAS SOCIAIS
 PROBLEMAS AMBIENTAIS
 O POVO DE MINAS
 CIDADANIA E PRESERVAÇÃO
 MUNICÍPIOS DE MINAS
 O BRASIL E SUAS REGIÕES
 AGRICULTURA, PECUÁRIA, INDÚSTRIA
TÓPICOS
• URBANIZAÇÃO NO BRASIL
• MAPAS TRBALHANDO TODAS AS REGIÕES
• AS PAISAGENS E O POVO DO SERTÃO MINEIRO
• ORGANIZAÇÕES NÃO- GOVERNAMENTAIS
• REGIÃO NORTE
• REGIÃO NORDESTE
• REGIÃO CENTRO-OESTE
• REGIÃO SUDESTE
• REGIÃO SUL

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS

 DISTINGUIR E CARACTERIZAR OS TIPOS DE AGRICULTURA.
 RECONHECER OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A PEQUENA PRODUÇÃO AGRÍCULA NAS REGIÕES.
 RECONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO O HOMEM DO CAMPO.
 DISTINGUIR OS TIPOS DE CRIAÇÃO DE GADO.
 CONCLUIR QUE A INDÚSTRIA CONTRIBUI PARA A ECONOMIA BRASILEIRA.
 RELACIONAR AS REGIÕES NATURAIS ÀS PRINCIPAIS INDÚSTRIAIS QUE POSSUEM.
 RECONHECER COMO SE REALIZA A ATIVIDADE COMERCIAL.
 VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL DO PAÍS COM BASE EM SUAS MANIFESTAÇÕES REGIONAIS.





ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE



EIXO
 O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA
 A MINERAÇÃO NO BRASIL

TÓPICOS


• IDENTIFICAR A HISTÓRIA EM UM LUGAR
• CONHECER UMA LINHA DO TEMPO
• AS GRANDES NAVEGAÇÕES
• A EXPLORAÇÃO DAS TERRAS PORTUGUESAS NA AMÉRICA
• VIDA COLONIAL NOS PRIMEIROS SÉCULOS.
• MORADIA E ALIMENTAÇÃO
• A EXPANSÃO TERRITORIAL E A DESCOBERTA DO OURO.
• A CORRIDA DO OURO
• A RIQUEZA E A POBREZA NAS VILAS MINEIRAS
• COMO SE VIVE NA REGIÃO DAS MINAS
• HISTÓRIAS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA LEI Nº 10.639/03
HABILIDADES
 PERCEBER QUE AS VIAGENS MARÍTIMAS PORTUGUESAS, EM PARTICULAR A VIAGEM DE PEDRO ÁLVARES CABRAL, DERAM INÍCIO A UMA NOVA FASE NA HISTÓRIA DAS TERRAS QUE VIVIAM A SER CHAMADAS DE BRASIL
 RECONHECER A FUNDAÇÃO DE ESCOLAS DE SAGRES E AS GRANDES INVENÇÕES COMO FATORES QUE FACILITARAM AS VIAGENS MARÍTIMAS
 RECONHECER O TRATADO DE TORDESILHAS COMO UM ACORDO ENTRE PORTUGUAL E ESPANHA PARA A DIVISÃO DE TERRAS DESCOBERTAS E POR DESCOBRIR
 DESTACAR A FUNÇÃO DO BRASIL ENQUANTO COLÔNIA PORTUGUESA
 EXPLICAR A VIDA DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS PARA O BRASIL
 RECONHECER OS QUILOMBOS COMO FORMA DE RESISÊNCIA DOS ESCRAVOS CONTRA A ESCRAVIDÃO
 CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL, PARTE IMPORTANTE DELE REUNIDA NAS CIDADES MINEIRAS

ETRATÉGIAS A SEREM USADADS NO 1º, 2º, 3º E 4º BIMESTRE
RODAS DE CONVERSA COLETIVA.
ATIVIDADE COM MÚSICA.
ENTREVISTAS.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS, EM DUPLA OU GRUPOS.
ATIVIDADE COM RECORTES DE JORNAIS.
ATIVIDADE COM PALAVRAS CRUZADAS.
ATIVIDADE LÚDICA SOBRE PROFISSÕES.
ATIVIDADE COM CARTAZ.
ELABORAÇÃO DE MURAL.
ANÁLISE DE IMAGEM HISTÓRICA.
ATIVIDADE COM MAPA.
ATIVIDADE PESQUISA.





2º BIMESTRE

EIXO
 O SEGUNDO IMPÉRIO
 DA MONARQUIA À REPÚBLICA
TÓPICOS
• O REINO DO CAFÉ
• MODERNIZAÇÃO À BRASILEIRA
• O BRASIL NÃO ERA SÓ CAFÉ
• O IMPÉRIO ENTRA EM CRISE
• A PRIMEIRA REPÚBLICA
• AS INDÚSTRIAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
• NOVIDADES URBANAS
• A REUBANIZAÇÃO DA CAPITAL FEDERAL
HABILIDADES
 ORDENAR ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM O PROCESSO DE ABOLIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL
 IDENTIFICAR AS ÁREAS PRODUTORAS DOS PRINCIPAIS ARTIGOS DA ECONOMIA BRASILEIRA DO SEGUNDO REINADO
 IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO REGIME REPUBLICANO
 COMPREENDER A PERIODIZAÇÃO DA PRIMEIRA REPUBLICA











3º BIMESTRE

EIXO
 MOVIMENTO NO CAMPO E NAS CIDADES
 O LONGO GOVERNO VARGAS
TÓPICOS
• REBELDES DO CAMPO
• REBELDES DAS CIDADES
• A ARTE DA REBELDIA E DO HUMOR
• O FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA
• A CAMINHO DE UMA DITADURA
• POLITICA E INDÚSTRIA NO BRASIL DO ESTADO NOVO
• CIDADES CADA VEZ MAIORES
HABILIDADES
 ESTABELECER COMPARAÇÕES SOBRE O MECANISMO ELEITORAL NO BRASIL NO PRESENTE E NO PASSADO
 ORGANIZAR INFORMAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
 RECONHECER NO RÁDIO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROPAGANDA POLÍTICA DO ESTADO NOVO
 INTERPRETAR LINHA DO TEMPO CONTENDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS FATOS DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS








4º BIMESTRE


EIXO
 ENTRE DUAS DITADURAS
 O BRASIL DA VIRADA DO SÉCULO
TÓPICOS
• DITADURAS E DEMOCRACIA
• MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO
• RESISTÊNCIA E HUMOR CONTRA A DITADURA
• A VOLTA DA DEMOCRACIA
• O BRASIL NO MUNDO GLOBALIZADO
• O BRASIL E OS ESPORTES

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
 COMPARAR OS GOVERNOS DEMOCRÁTICOS COM OS GOVERNOS DITATORIAIS

 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS FATOS OCORRIDOS DURANTE OS GOVERNOS MILITARES
 RECONHECER OS PRINCIPAIS FATOS RELACIONADOS AO RETORNO DO PAÍS AO REGIME DEMOCRÁTICO
 RELACIONAR A PROMULGAÇÃO DE UMA NOVA CONSTRUÇÃO BRASILEIRA AO RETORNO DO PAÍS AO REGIME DEMOCRÁTICO
 NOMEAR O ATUAL PRESIDENTE DO BRASIL
 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO BRASIL NA ATUALIDADE
 DESENVOLVER ALGUMAS NOÇÕES SOBRE O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
 FORMAR ATITUDE CRÍTICA DIANTE DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL

































ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES
 NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO
TÓPICOS
• RECORDANDO NÚMEROS
• NÚMEROS NATURAIS
• PROPRIEDADE DE ADIÇÃO
• ADIÇÃO
• ADIÇÃO COM RESERVA
• REVISÃO DE TODAS AS DIFICULDADES OPERATÓRIAS
• SUBTRAÇÃO
• PROVA REAL
• SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO
• MULTIPLICAÇÃO COM MULTIPLICADOR COM 1 SÓ ALGARISMO E COM 2 ALGARISMOS E RESERVA
• DIVISÃO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100, 1.000
• DOBRO, TRPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO E SEXTUPLO
• EXPRESSÕES NÚMERICAS
• PROBLEMAS ENVOLVENDO AS 4 OPERAÇÕES
• GEOMETRIA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, ESFERA, CUBO, PARALELOGRAMA, PIRÂMIDE, CILINDRO E CONE
HABILIDADES DA FOLHA
 ESCOLHER






2º BIMESTRE

EIXO
 MEDIR, COMPOR E CONTAR
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 DECIMAL
 CÉDULAS E MOEDAS BRASILEIRAS
 NÚMEROS PARES E IMPARES
 NÚMEROS ROMANOS
 MEDINDO COMPRIMENTOS
 LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS
DIVISORES
 CREITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
 MÁXIMO DIVISOR COMUM
 NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM FATORES PRIMOS
MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
 CAUCULAR O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
NÚMEROS RACIONAIS
 UM MEIO/UM TERÇO/ UMQUARTO
 OUTRAS FRAÇÕES
 SITUAÇÕES DE FRAÇÕES
 NUMERADOR E DENOMINADOR
LEITURA DE FRAÇÕES
 TIPOS DEFRAÇÕES
 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DEFRAÇÕES
 NUMEROS MISTOS
 FRAÇÕES EQUIVALENTES
 SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES MULTIPLICAÇÕES DE FRAÇOES
 DIVISÃO DE FRAÇÕES
GEOMETRIA
 RETA
 PONTO POSIÇÕES OCUPADAS POR DUAS RETAS
 SEGMENTO DE RETAS
 MEDIDA DE UM SEGMENTO
 SEMI-RETA




















3º BIMESTRE

EIXO
 REPRESENTAÇÃO DECIMAL DOS NÚMEROS RACIONAIS
 POR CENTO GEOMETRIA
 MEDIDAS DE MASSA
 MEDIDA DE CAPACIDADE
TÓPICOS
• FRAÇÃO DECIMAL
• DÉCIMO, CENTESIMO, MILÉSIMO
• OS NÚMEROS DECIMAIS