Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Plano de Curso Anual do Quinto Ano IV

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
5º ANO DE ESCOLARIDADE
CURRICULO ANUAL DE PORTUGUÊS


ESTRATÉGIAS/CONTEÚDOS
Participação de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
Apreciar textos literários.
Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.
Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
Re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambiguidades e erros ortográficos e gramaticais.
Leitura diária de diferentes gêneros textuais pelo professor.
Roda de biblioteca (empréstimo de livros). Na escola ou livros dos colegas.
Roda de conversa (emissão de opiniões sobre determinado assunto para argumentar e contra-argumentar).
Leitura de textos para buscar informações, compreender e estudar.
Conteúdos Comportamentos leitores e comunicação oral.
Leitura para refletir sobre a escrita (reconhecer os recursos lingüísticos presentes nos diversos tipos de texto).
Pesquisa sobre um determinado assunto (selecionar os textos de acordo com os propósitos de leitura e fazer resumos).
Conteúdos Análise e reflexão sobre a língua, produção de texto e revisão (aspectos notacionais e discursivos).
Atividades com verbetes (reflexão ortográfica considerando as regularidades e irregularidades ortográficas).
Elaboração de um folheto informativo sobre um tema estudado.
Conteúdos: Ortografia e produção de textos informativos.
Leitura diária de diferentes gêneros textuais pelo professor.
Roda de biblioteca (empréstimo de livros).
Roda de conversa, participação em seminários e entrevistas.
Leitura pelo aluno com diferentes propósitos.
Conteúdos: leitura e comunicação oral (seminário e entrevista).
Revisão de texto produzidos por alunos de outras turmas (elaborar devolutivas, fazendo algumas considerações sobre o texto revisado).
Leitura de artigos de opinião, notícias, reportagens e resenhas para desenvolver a familiaridade com esses genros.
Produção de resenhas dos livros lidos.
Conteúdos: Leitura, produção de resenhas e revisão (pontuação, ortografia, concordância verbal e nominal, adequação ao gênero, coerência e coesão textual).
Trabalhar o com a turma.
Elaboração de resenhas de livros para apresentar a outras termas.
Conteúdos: Produção de textos jornalísticos resenhas.
Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, produção escrita e revisão de poemas, fábulas para compor a coletânea
Conteúdos:
Comportamentos leitores e escritores e revisão, contemplando o uso de rimas, a escolha das palavras para expressar imagens, os recursos associativos entre os poemas e a forma de expressá-los no papel.
Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, produção e revisão de textos de relato pessoal.
Leitura compartilhada de textos ficcionais de diversos gêneros.
Conteúdo:
Comportamentos leitores e escritores, leitura, produção e revisão de textos (manutenção do ponto de vista da narrativa, recursos de linguagem e ortografia).
Roda de leitura (apresentação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, análise e interpretação de crônicas de autores de referência (Mario Prata, Luis Fernando Veríssimo etc ).
Produção escrita e revisão de crônicas com base em modelos e da análise em classe.
Leitura compartilhada de textos ficcionais.
Conteúdos:
Comportamentos leitores e escritores e revisão de textos (ortografia, uso de linguagem figurada, tempos verbais e construção de diálogos).
Produção de álbum de viagem com fotos e relatos pessoais dos lugares visitados num estudo do meio.
Conteúdos:
Comportamentos escritores, produção e revisão de textos (manutenção do ponto de vista da narrativa, recursos de linguagem e ortografia).
Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, análise e interpretação de contos de assombração.
Produção e revisão de contos de assombração para um livro.
Leitura compartilhada de textos ficcionais
Conteúdos:
Comportamentos leitores e escritores e revisão.












OBJETIVOS
Objetivos Participar de situações de intercâmbio oral trocando opiniões, planejando e justificando sua fala e adquirir comportamentos leitores.
Objetivos Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos, utilizar estratégias de leitura para localizar informações e revisar textos assumindo o ponto de vista do leitor.
Objetivos: Refletir sobre a escrita das palavras, considerando as regularidades e irregularidades ortográficas, e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita, considerando as características do gênero.
Objetivos: Participar de situações de intercâmbio oral, trocando opiniões, planejando e justificando sua fala, e adquirir comportamentos leitores.
Objetivos: Revisar textos assumindo o ponto de vista do leitor e conhecer as características discursivas e comunicativas de cada gênero.
Objetivos: expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura e favorecer a familiaridade e o uso dos diversos gêneros textuais em situações significativas.
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre o gênero, analisando bons modelos de diversos estilos de poemas e as várias fábulas do Esopo La Fontaine .
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
Objetivos: Ler e identificar diferentes propósitos de relato pessoal e identificar o narrador/protagonista em primeira pessoa.
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se co os gêneros.
Objetivos: Ler e identificar nos diferentes autores os fatos ou as situações narradas e identificar o uso dos tempos verbais e suas funções.
Objetivos: identificar diferentes propósitos de relato pessoal em primeira pessoa.
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
Objetivos: Ler e identificar imaginários do medo e usar recursos de linguagem para produzir suspense.



OBSERVAÇÃO
ESTAS ESTRATÉGIAS , CONTEÚDOS E OBJETIVOS FORAM TIRADOS DA NOVA ESCOLA,