Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

domingo, 10 de abril de 2011

Resultado Simave 2010

Terceiro Ano do Ciclo da Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Proalfa (Programa de Alfabetização)
Proficiência: 521,1 Alunos no nível recomendado 63,8%

Quinto Ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa
Proficiência: 194,5 Alunos no nível recomendado 27,9%

Matemática
Proficiência: 210,6 Alunos no nível recomendado 37,8%

Nono Ano do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Proficiência: 239,1 Alunos no nível recomendado 22,3%

Matemática
Proficiência: 245,6 Alunos no nível recomendado 11,1%

Terceiro Ano do Ensino Médio
Língua Portuguesa
Proficiência: 270,2 Alunos no nível recomendado 27,2%

Matemática
Proficiência: 257,4 Alunos no nível recomendado 2,2%



Que análise podemos fazer desses resultados?

Que a Escola Estadual Professora Yolanda Martins "patina" nos resultados das avaliações externas. Nas avaliações internas também não é diferente.

Explico melhor: Se você for analisar o número de proficiência, dirá que melhorou, porque os números são maiores que de 2009, mas próximos ou menores de que de 2008. A proficiência também não diz muita coisa. O Problema é o nível. TODOS deveriam estar no nível recomendado. A prova faz apenas um recorte do Currículo Básico, é o mínimo do mínimo do básico.

Um simples exemplo: 78 % dos alunos que concluiram o Ensino Médio na Escola Estadual Professora Yolanda Martins em 2010, que iniciaram os seus estudos no primeiro ano do Ensino Fundamental e passaram toda a sua escolaridade na escola estão no nível BAIXO! Não aprenderam o mínimo que deveriam em Matemática ao longo de sua escolaridade. O que pensar sobre isso?


Acredito que um dos problemas é o número exagerado de alunos dentro de sala de aula. Observem que o número de alunos que estão abaixo do recomendado nos anos anteriores é muito alto. Quando eles alcançam o Ensino Médio encontram salas com 50 alunos ou mais. Os alunos já apresentam deficiência no aprendizado, precisam de atendimento individualizado, não encontrarão nunca numa sala superlotada. Resultado...

Um comentário:

  1. Breno, penso que enquanto não houver uma cobrança da SEE em relação aos pais dos alunos, não haverá uma melhora qualitativa nos resultados. Na escola pode-se tudo: alunos sem uniforme, com telefone e outras tecnologias em sala, aluno que não cumpre as tarefas, desrespeitam os professores e atrapalham quem quer aprender e o número exagerado de alunos por classe. Também há professores despreparados para a função e cargo que ocupam... São muitos os entraves que barram os bons resultados. Vamos ter esperança que um dia vai melhorar. Beijos!

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