Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS



PPP,Projeto Político 
Pedagógico 













































Ibirité, 30 de Novembro de 2004.


 




 
 
 
1- Justificativa

Este Projeto Político Pedagógico propõe mudanças que proporcionam um trabalho coletivo, para tornar a escola um local onde o aluno possa encontrar a possibilidade de uma instrumentalização para realizar os seus projetos, por isso, a qualidade do ensino tornar-se – á condição integral do mesmo.
A escola, através da interdisciplinalidade, buscará um ensino de boa qualidade  para não condenar seus alunos a sérias dificuldades futuras na vida e, em decorrência, ver seus projetos de vida futuros, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Buscará insistentemente a formação do cidadão com as seguintes competências: : 1- Cognitivo: Que tenha condições para entender o mundo contemporâneo e nele se situar como sujeito; 2- Ético: Capaz de responsabilizar-se pelos seus deveres e obrigações sociais, segundo um código de conduta livre, consciente e autonomamente assumido; 3- Comunicativo: Capaz de elaborar e emitir opiniões próprias, bem como alterar seus pontos de vista, se necessário, estabelecendo dialogicamente bases de entendimento com seus pares; 4- Afetivo e sensível: Capaz de emocionar-se, de reconhecer e expressar seus sentimentos, de interessar-se pelas coisas que o cercam, de lutar por uma causa, de sensibilizar-se e agir em prol de um ideal, capaz de amar e de indignar-se diante do que considere injusto ou indigno.
            Este Projeto de educação torna-se desafiador no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitude e hábitos de vida, buscando a participação ativa de professores, alunos e comunidade, dando-lhes subsídios a todos os envolvidos para  identificarem os problemas existentes e se posicionarem de forma positiva, responsável, solidária e criativa, transformando assim, atitudes e valores existentes, dentro e fora da escola; facilitando o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos, cumprindo os objetivos e metas do PDE.
            Porém, é uma proposta dinâmica e flexível, que nunca estará pronta e acaba buscando sempre incorporar o que é peculiar à escola e à localidade.
            Com competência, coragem e dedicação, procuraremos fazer funcionar a máquina de nossos sonhos e consequentemente, transformá-lo em realidade.

2-   Objetivo Geral

Promover a melhoria da qualidade da educação, através do intercâmbio da Escola com os interesses daqueles que buscam as mudanças sociais, para garantir a formação do cidadão consciente, crítico e capaz de conviver na sociedade moderna que sofre influências mundiais da cultura, da economia, da ciência e da técnica.

3-     Estrutura Organizacional da Escola

A Escola Estadual Professora Yolanda Martins foi criada pelo decreto número 13.677 de 27/10/70, alterado pelo decreto número 23.184 de 14/11/88 e implantação de Ensino Médio de acordo com o parecer número 102/97, publicado no Minas Gerais. A Escola situa-se à rua Tabajara, 800, bairro Lago Azul, município de Ibirité em Minas Gerais.
Sua construção foi realizada através da “CARPE”, de acordo com a arquitetura das Escolas Pública Estaduais. Possui uma área de 5.750m2,  com 1.578 m2 de construção; o restante do terreno é utilizado para lazer e horta escolar.
Atualmente,  a Escola Estadual Professora Yolanda Martins de Ensino Fundamental e Médio, funciona com o Ensino Fundamental ( Séries Iniciais – FASE introdutória, 1a série à 4a série e Séries Finais – 5a série à 8a Série) e o Ensino Médio ( 1a  série à 3a série).

4-   Organização Pedagógica

4.1- Modalidade de Ensino – Objetivos Específicos

Tendo em vista os fins da Educação Nacional e os objetivos grais do Ensino Fundamental e Médio, a Escola Estadual Professora Yolanda Martins se propõe a alcançar os seguintes objetivos:

1-    desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
2-     a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade:
3-     desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
4-     fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
5-    a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando  o prosseguimento de estudos;
6-     a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
7-     aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
8-     a compreensão dos fundamentos científico-tecnológios dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

4.2 – Proposta Curricular

            Os currículos do Ensino Fundamental e Médio, terão uma Base Nacional comum a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, adaptadas ao plano de atendimento aos alunos, de acordo com a competência e as diferenças individuais de todos. Onde os conteúdos da parte diversificada deverão ser selecionadas para o mesmo ano de escolaridade, dentro das possibilidades, necessidades e da escola, conforme a legislação do ano vigente.
            As matérias e os conteúdos específicos de cada série serão relacionados anualmente em quadro específico, de acordo com as normas educacionais em vigência.
            Os objetivos das matérias e conteúdos devem ajustar-se aos fins estabelecidos em lei:

1-     Os currículos devem abranger em sua Base Nacional Comum;
2-     Obrigatoriamente, o ensino da Língua Portuguesa, da Matemática,  Física, Química, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Arte, Educação Artística e Inglês.;
3-     O ensino da Arte e Educação Artística  constituirá componente curricular obrigatório em pelo menos 1 ( um) ano de escolaridade no Ensino Médio e Fundamental respectivamente e deverá promover o desenvolvimento cultural  e artístico dos alunos;
4-     O Ensino da História do Brasil e Geral, levará em conta as contribuições das diferenças  culturais e étnicas para a formação do povo brasileiro, inclusive o estudo da história da cultura Afro – Brasileira;
5-     A parte diversificada, terá a inclusão obrigatória do Ensino de uma Língua Estrangeira Moderna – Inglês para todos níveis e Sociologia e Filosofia para o Ensino Médio sendo que, a sociologia será ministrada na 2a série  e a filosofia na 3a série.

Na elaboração do currículo, a escola deverá estabelecer como ponto de partida as ações pedagógicas:

1-     Princípios éticos, de solidariedade, responsabilidade e respeito ao bem comum;
2-     Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criatividade e do respeito à ordem democrática;
3-     Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Os componentes curriculares do Ensino Fundamental deverão ter  como diretrizes:

1- Difusão de valores fundamentais do interesse social dos direitos e deveres do cidadão, do respeito ao bem comum e ‘a ordem democrática;

 2- Consideração das condições de escolaridade e competência dos alunos;

3- Orientação para o trabalho;

4-     Prática de atividades desportivas e de lazer educacional e não formais.

É de competência do Conselho de Classe apresentar ao Colegiado da Escola, ao final de cada ano letivo, os currículos diversificados para cada ano de escolaridade a serem desenvolvidos.
Na elaboração dos currículos diversificados devem ser observados os seguintes procedimentos :

1-     ênfase nos conteúdos nos quais foram identificados as dificuldades dos alunos;
2-     Do total de módulos semanais estabelecidos de um mínimo, em cada conteúdo, conforme e legislação vigente;

O currículo do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Yolanda Martins, terá a base nacional comum, que incluirá obrigatoriamente os seguintes conteúdos disciplinares:

·         Na área de linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física;
·         Na área de Ciências da natureza e suas tecnologias: Matemática, Química, Física e Biologia;
·         Na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

No desenvolvimento curricular, os conteúdos disciplinares, serão assumidos como meio para a formação do aluno, nas competências gerais e específicas necessárias  ‘a inserção social digna e responsável.

Os programas ( PCN´s)  deverão refletir a concepção do educando e de sociedade de forma a organizar o trabalho na escola, a postura dos educadores e a metodologia do trabalho. Deverá expressar a construção social do conhecimento e propor uma sistematização de meio para que esta construção se efetive.

Caberá ao professor posicionar-se de maneira responsável e construtiva na sala de aula, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

O professor deverá utilizar-se de diferentes linguagens ( verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio para produzir, expressar e comunicar idéias, e assim produzir conhecimento.

4.3- Verificação do Desempenho Escolar
4.3.1 – Processos Avaliativos

 A avaliação, compatível com o princípio da Progressão Continuada, no Ciclo Inicial de  Alfabetização é diagnóstica e reguladora do processo ensino – aprendizagem, permitindo a implementação da ação educativa com base nas necessidades de aprendizagem dos alunos.

            No Ciclo Inicial de Alfabetização, a partir dos resultados da avaliação contínua, poderão ser organizados reagrupamentos dinâmicos para atendimento dos alunos com necessidades específicas de aprendizagem:
I.      reagrupamento dos alunos na própria classe, em determinado horário, tendo em vista a realização de um trabalho independente pela maioria da turma, enquanto o professor trabalha junto a um grupo;
II.     reagrupamento dos alunos, em determinados dias/horários previamente combinados e envolvendo várias turmas, para o desenvolvimento de atividades diferenciadas, cada professor atendendo a uma necessidade; 
III.   reagrupamento de alunos para o atendimento em tempo integral, a partir de planejamento específico da escola;
IV.   atendimento dos alunos em suas necessidades específicas por meio de voluntários  da comunidade ou de parcerias;
V.    outras possibilidades criadas pela escola.

 No Ciclo Inicial de Alfabetização, os registros relativos ao processo de aprendizagem e os meios de informação aos pais sobre o desenvolvimento dos alunos, serão instrumentos de natureza mais qualitativa:
I.      fichas descritivas;
II.     relatórios individuais;
III.    cadernos ou diários de campo;
IV.   portfólios;
V.    agenda do aluno;
VI.   caderno da turma e outros.

Ao final de cada ano, no ciclo, haverá uma avaliação global do desenvolvimento dos alunos, envolvendo todos os objetivos previstos para o período.
 A avaliação final global subsidiará o planejamento da continuidade dos trabalhos no ano seguinte.
A avaliação final global será utilizada para a elaboração de uma síntese dos progressos individuais alcançados para comunicação aos pais e alunos.
Ao final de cada ano, no ciclo, os pais receberão informações objetivas e em linguagem acessível sobre o progresso de seus filhos:
I.      aspectos que venceram muito bem ,
II.     aspectos que ainda estão em desenvolvimento,
III.    aspectos em que apresentam dificuldades.
Nos anos iniciais e nas  séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio a avaliação será:
I.      contínua e processual;
II.     dinâmica e participativa;
III.    diagnóstica e investigadora.
Os instrumentos e situações de avaliação serão os mais variados: escritos, orais, trabalhos, provas, pesquisas individuais, em dupla ou em grupos e todas as atividades de ensino.
Nas séries finais do Ensino  Fundamental e no Ensino Médio o resultado das avaliações serão expressos em notas.
O acompanhamento da vida escolar do aluno deve ter, pelo menos, 3 (Três) registros por ano letivo.
Os alunos do Ensino  Fundamental e Médio, poderão obter durante o ano letivo 100 ( cem) pontos assim distribuídos:
1a Etapa avaliativa – 30 ( trinta pontos)
2a Etapa avaliativa -  30 ( trinta pontos)
3a Etapa avaliativa -  40 ( quarenta pontos)

4.3.2 - A  Promoção e Progressão Parcial

            É exigida a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas para aprovação.
No caso de freqüência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) ao final do período letivo a Escola poderá usar o recurso da reclassificação, para posicioná-lo na série, etapa, ciclo ou período letivo seguinte.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental será adotada a progressão continuada.
A progressão parcial será adotada nos quatro anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Poderá beneficiar-se da progressão parcial o aluno que não apresentar o desempenho mínimo em até duas disciplinas.
           Ficará retido na série em curso o aluno que não apresentar o desempenho mínimo em três ou mais disciplinas, incluindo-se nesse cômputo as disciplinas da série em que se encontra e aquelas em regime de progressão parcial.
           Para efeito da definição da retenção do aluno, cada disciplina deve ser computada apenas uma vez – independente das séries em que incidir – tendo em vista que a recuperação deve ser planejada considerando as aprendizagens fundamentais de cada área e as necessidades básicas de desenvolvimento do aluno.
           O aluno concluirá o nível de ensino somente quando obtiver a aprovação nas disciplinas em que se encontrar em regime de progressão parcial.
            Os alunos que não apresentarem desempenho satisfatório nas disciplinas cursadas na 8a série do ensino fundamental e na 3a série do ensino médio, deverão cursar novamente estas séries em questão, uma vez que na lei 9394/96 não figura matrícula por disciplina.

4.3.2.1 - A progressão parcial será oferecida como:

I.      estudos orientados ao longo do primeiro semestre do ano letivo subseqüente, para os alunos em regime de progressão parcial, podendo os mesmos serem liberados do processo  tão logo se verifique o domínio das aprendizagens consideradas básicas
II.    estudo independente, no segundo semestre do ano letivo em curso, para os alunos em regime de progressão parcial que não obtiveram resultados satisfatórios nos estudos previstos no inciso IV, devendo os mesmos ser avaliados ao final do ano letivo, em data previamente definida pela escola;

4.3.3 - A Recuperação

A Escola deverá oferecer, obrigatoriamente, estudos de recuperação paralelos ao período letivo.
            A Escola deve organizar diferentes estratégias para ampliar as oportunidades de aprendizagem e de avaliação dos alunos, oferecendo no decorrer do ano letivo e após os mesmos:
I.      estudos orientados a partir de atividades especificamente programadas para o atendimento de alunos ou grupos de alunos que demonstrarem dificuldades ao longo do processo de aprendizagem;
II.     estudos orientados presenciais, imediatamente após o encerramento do ano letivo, para os alunos que  não  apresentaram domínio suficiente das aprendizagens básicas previstas para o período;
III.    estudo independente a ser realizado no período de férias escolares, com avaliação prevista para a semana anterior ao início do ano letivo subseqüente, quando as estratégias mencionadas nos incisos I e II não forem suficientes para atender as necessidades mínimas de aprendizagem do aluno.
            Os Estudos de Recuperação serão alvo de reavaliação e os registros escolares serão modificados sempre que for detectado uma superação dos resultados anteriores.

4.3.4 – A  Freqüência

            Será obrigatória a freqüência a todas as atividades escolares e o comparecimento do aluno computado para fins de promoção.
            Parágrafo Único: A freqüência às aulas de Educação Religiosa será facultativa.
Para fins de aprovação, o aluno está obrigado a participar em pelo menos 75% do total da carga horária prevista.
Parágrafo Único: No caso de freqüência inferior a 75% ao final do período letivo e desempenho satisfatório do aluno a escola poderá usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno na série, no Ciclo ou etapa no período letivo seguinte.
Será considerado evadido o aluno que, sem justificativa permanecer faltoso por período igual ou superior a 25% (vinte e cinco porcento) dos dias letivos anuais, computados consecutivamente ou não.
            Parágrafo Único: Deverá ser garantida vaga ao aluno evadido que retornar à Escola, se houver vaga.
            O controle da freqüência é de responsabilidade do professor e tem por objetivo o registro da presença do aluno nas atividades escolares programadas.
             A Escola deve adotar providências internas capazes de estimular a freqüência dos alunos.
            A Escola no cumprimento de sua função social deve informar aos pais, ao Ministério Público e aos Conselhos Tutelares, quanto aos casos de alunos infreqüentes.

4.3.5 – A  Classificação e Reclassificação

             A escola poderá  reclassificar os alunos inclusive quando se tratar de transferência entre estabelecimentos situados no país e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais:
            A reclassificação poderá ocorrer:
            I – Avanço.
            II – Por aceleração.
            III – Por transferência.
            O aluno recebido em transferência de escola situado no país ou no exterior, considerando o documento apresentado, poderá ser submetido a avaliação de reclassificação, a critério da Direção, com o propósito de reposicioná-lo em período, série / ano mais adequado ao seu desenvolvimento e experiência.
Após o término de cada período letivo, o aluno  com freqüência global inferior à exigida em lei, poderá ser submetido a avaliação de reclassificação.
            A  Escola poderá classificar o aluno em qualquer série ou ciclo, exceto a 1ª série/ano do Ensino Fundamental:
            I – Por promoção;
            II – Por avaliação, independente da escolarização anterior
            O candidato sem escolaridade anterior se submeterá a uma avaliação de classificação que definirá o seu grau de desenvolvimento e experiência, permitindo sua matrícula em uma das séries / ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
 A verificação de aprendizado através das avaliações previstas nos artigos anteriores será realizada por uma comissão de classificação e reclassificação formada por professores e especialistas presidida pelo Diretor da escola.
I -        Dos 100 (cem) pontos distribuídos, o candidato ou aluno deverá obter, no mínimo, 60% em cada disciplina.
II -       As avaliações versarão sobre os conteúdos referentes ao nível imediatamente inferior ao do período pretendido.
III -      Dependendo do resultado obtido o candidato será matriculado no período ou série correspondente ao seu preparo.
IV -     Os estudos realizados com êxito, na própria escola ou em outros estabelecimento de ensino serão considerados.
V -      A elaboração das avaliações ficará a cargo de uma banca de professores especialmente designadas para tal, presidida pela direção da escola.
VI -     Atas, provas e outros trabalhos que venham a ser exigidos ficarão arquivados na pasta de cada aluno na escola.
VII -    Por ocasião de sua transferência ou conclusão do curso, deverá constar no histórico escolar do aluno, a informação sobre o processo de classificação ou reclassificação a que ele possa ter sido submetido pela escola.
VIII -   Os documentos que fundamentam a classificação ou a reclassificação serão arquivadas na pasta individual do aluno.

4.4- Transferência


            -A transferência de um estabelecimento para outro será obtida pelo interessado, em qualquer época mediante requerimento, à diretoria, devendo o mesmo ser subscrito pelo aluno, (quando maior) ou seu responsável (quando menor).
            A transferência do aluno do Ensino Fundamental far-se-á mediante o preenchimento da ficha individual, caracterizando o seu desempenho no processo ensino aprendizagem pela Base Nacional Comum.
            A transferência far-se-á pela Base Nacional Comum, podendo ser aceita pelo estabelecimento, desde que haja vaga, salvo os casos previstos em lei.
            Ao aluno transferido será concedido o prazo máximo de 30 (trinta) dias para que satisfaça as exigências legais relativas à documentação.
            A documentação necessária para a transferência é a seguinte:
1.     Histórico Escolar;
2.     Ficha Individual descritiva.
Caberá à direção solucionar os casos de transferência, promovendo o ajustamento pedagógico, necessário à adaptação do aluno na Escola.
            Os alunos transferidos de outros Estabelecimentos deverão ingressar no Ciclo conforme a faixa etária e mediante a adaptação dos Conteúdos Curriculares.


5-   Organização do Ano Escolar
5.1- O Calendário Escolar.

O Calendário Escolar terá por finalidade a previsão dos dias e períodos destinados à realização das atividades curriculares do estabelecimento.
            O Calendário Escolar será elaborado pelos profissionais da Unidade Escolar e discutido e aprovado pelo Colegiado, cabendo ao Inspetor Escolar supervisionar o cumprimento das atividades nele previstas.
            As aulas previstas no Calendário Escolar podem ser suspensas somente em decorrência de situação que justifique tal medida, ficando sujeitas à compensação do dia letivo e da carga horária correspondente e comunicação imediata à Secretaria de Estado da Educação.
            No Calendário Escolar devem ser previstos:
I.              Os dias letivos e a carga horária prevista nas legislações do sistema;
II.             30 dias de férias consecutivas e 30 dias de férias alternadas do pessoal do magistério.
III.            dias escolares.
Garantidos os 204 (duzentos e quatro) dias letivos, os 60 (sessenta) dias de férias, feriados, os dias úteis que ainda restarem do ano civil deverão ser previstos como dias escolares.
Considera-se  dia letivo a atividade escolar incluída na proposta pedagógica da instituição, com freqüência exigível e efetiva orientação por professores habilitados, podendo ocorrer na sala de aula ou outros locais adequados a trabalhos teóricos e práticos, a leituras, pesquisas ou atividades em grupo, treinamento e demonstrações, contato com o meio ambiente e com as demais atividades humanas de natureza cultural e artística, visando à plenitude da formação do aluno.
A utilização dos dias escolares obedecerá as orientações da SEE/MG

5.2- A  matrícula

             A matrícula será feita observando-se  as exigências legais vigentes.
            Serão admitidos à matrícula na Fase Introdutória do Ciclo Inicial de Alfabetização – Ensino Fundamental:
I.              Todos os candidatos com seis anos completos até 30 de abril;
II.             Todos os candidatos que completam sete anos até 31 de dezembro do ano de ingresso na escola;
III.            Todos os candidatos maiores de sete anos que não tiveram acesso a este nível de ensino em idade própria;
IV.           Será aceita a matrícula de alunos egressos de outras escolas, desde que preencham as exigências legais.
Em nenhuma hipótese, será negada a matrícula por motivo de raça, sexo, condição social, convicção política, crença religiosa, ser o candidato portador de deficiência, ou se encontrar em defasagem de idade com relação ao ano/série.
            No ato da matrícula, o aluno maior de dezoito anos, ou seu responsável, se menor de idade, deve declarar que conhece e aceitar as normas regimentais, optando ainda, se for o caso, pela freqüência às aulas de Educação Religiosa e de Ed. Física, se aluno do turno noturno.
            Terá sua matrícula cancelada o aluno que sem justificativa, não comparecer à Escola até o 20º (vigésimo) dia letivo consecutivo, após o início das aulas, ou a contar da data de efetivação da matrícula, se esta ocorrer durante o ano letivo.
            Parágrafo Único: Antes de efetuar o cancelamento da matrícula nos termos deste artigo, a direção da escola deverá tomar as providências cabíveis ao cumprimento da obrigatoriedade da freqüência escolar.
            A permanência do aluno na escola no ano subsequente é de direito, devendo porém ser confirmada no final do ano letivo, por seus pais ou responsáveis, se menor de idade.
            A matrícula não será aceita ou poderá ser cancelada em qualquer época do ano letivo, por iniciativa da direção do estabelecimento ou do responsável pelo aluno, quando:
I.              For obtida por documentação falsa ou decorrente de comprovada má fé.
A diretoria do estabelecimento deverá planejar as medidas para atender à demanda escolar, bem como incentivar a matrícula e a freqüência dos alunos.
            Para a primeira matrícula do aluno, na Escola, exigir-se-á a Certidão de Registro Civil, 2 (dois) retratos 3x4 e o comprovante de cadastramento quando for o caso.
I.              Para renovação da matrícula nenhum documento será exigido.
II.             Será pedida uma contribuição às famílias no ato da renovação da matrícula em forma de papel de ofício, papel hectográfico, álcool e alimento não perecível para a campanha anual de combate a fome “Yolanda por um Natal mais quente e farto”.

5.3 - Material Didático

            A seleção dos livros e outros materiais didáticos deverá ser feita por professores e especialistas da Escola, de acordo com os dispositivos legais e considerando:
I.              As finalidades do Ensino Fundamental e Médio.
II.             O processo didático adotado.
III.            A busca de alternativas pedagógicas que complementem a utilização do livro didático.
IV.           A utilização preferencial de material permanente.
Os professores e especialistas da Escola decidirão anualmente sobre a organização da lista de material didático a ser solicitado ao aluno, com anuência do  Colegiado Escolar.
A Caixa escolar buscará alternativa que viabilizem a aquisição e distribuição de material didático de forma a assegurar aos alunos as condições necessárias ao desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
A direção da Escola deverá facilitar o acesso do aluno ao material didático através do funcionamento da Biblioteca Escolar.


6-   Capacitação do pessoal docente e administrativo.

             A E. E. Professora Yolanda Martins  estimulará a participação do pessoal docente, especialista da educação e administrativo em programações do estabelecimento e/ou em cursos e outras atividades proporcionadas pelos órgãos do sistema.

7-    Anexo

            Proposta de Gestão Democrática, atividades, projetos culturais e de lazer  apresentada ‘a comunidade escolar pela nova Direção,  amplamente aceita e pratica durante o ano de 2004.







Escola Estadual Professora Yolanda Martins de Ensino Fundamental e Médio
Processo de indicação para o cargo de diretor e vice - diretor das escolas estaduais de Minas Gerais

Plano de Ação





Equipe diretiva
Professor  José Geraldo de Moraes
Professora Simone Dias Reis
Professora Márcia Dias de Souza

Ibirité, 04 de Janeiro de 2004





Sumário

Perfil dos Candidatos
03
Justificativa
05
Capítulo I
06
Capítulo II
28
Capítulo III
56
Capítulo IV
58
Capítulo  V
59
Capítulo VI
60
Capítulo VII
61
Considerações Finais
62
Bibliografia
63


“A escola forma não só o núcleo básico do desenvolvimento cognitivo, mas também o núcleo básico da personalidade”
( Juan Carlos Tedesco)










Perfil da equipe diretiva

Professor José Geraldo de Moraes
            Ainda criança veio de sua cidade natal, Piracema, para Ibirité. Aqui cursou a escola infantil na ACORDA, a 1a série no antigo Caio Martins e a partir da 2a Série, foi transferido para a escola recém inaugurada E. E. Profa. Yolanda Martins . Nesta escola, completou o ensino fundamental e foi transferido para  a Escola Sandoval Soares de Azevedo onde cursou o Curso Técnico em Contabilidade. Trabalhou como estagiário na Caixa Econômica Federal. Foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais em 1996 onde graduou-se, em 2001, em Licenciatura Plena em Geografia pelo instituto de Geociências da UFMG. Hoje está concluindo o curso de Bacharelado em Geografia nesta mesma instituição.
            Retornou a Escola Estadual Professora Yolanda Martins como servidor da Secretaria, ajudou a informatizá-la. Em 1998 começou a lecionar nesta mesma escola, em 2001 lecionou na Escola Estadual Pedro Evangelista Diniz  e na Escola Sandoval Soares de Azevedo . Aprovado em concurso público, em 2002 tomou posse para os cargos P3A e P5A na E.E. Profa. Yolanda Martins, onde até hoje busca aprimorar sua prática pedagógica com inúmeros projetos como: “Caminhos de Ibirité”, “Minas Vale Ouro”, “Eleições na Escola”, entre outros, além de ser colaborador em de diversos outros projetos como: a “Campanha da Merenda”, “Campanha de arrecadação de Brinquedos para o dia das crianças”, Campanha de Natal, etc. . Foi o precursor da prática de trabalho de campo na escola, realizando em média sete a oito trabalhos todos os anos, com todas as turmas, em várias cidades de Minas Gerais. É sócio - fundador da ONG - JUMEC ( Jovens Unidos no Movimento Ecológico Cristão), é Ministro da Eucaristia e participa de diversos movimentos jovens na comunidade. Se identifica com a E. E. Profa. Yolanda Martins pois aqui estudou grande parte de sua vida, faz parte da comunidade vizinha,  e aqui vem aprimorando, a cada dia,  a carreira que abraçou.




Professora Simone Dias Reis
            Formada em Letras pelo Centro Universitário Newton Paiva, lecionou em várias escolas entre elas a Escola Estadual Vinícius de Moraes em Contagem, na  Escola Estadual Dom Orione em Contagem, aprovada no concurso público realizado em 2001 veio, em 2002,  trabalha na Escola Estadual Professora Yolanda  Martins. Elaborou inúmeros  projetos de sucesso como “Internet em sala de aula”  em parceria com o Unicentro Newtom Paiva; projeto de “Produção de Texto”;  projeto de “Cinema em sala de aula”, e mais recentemente o projeto “Heal the word”. 

Professora Márcia Dias de Souza
Formada em Letras pela UNI - BH, lecionou em inúmeras escola entre elas: Escola Estadual Parque Elizabeth, na Escola Estadual João Antônio Siqueira, na Escola Estadual  dos Palmares entre outras. Aprovada no concurso público de 2001 veio, em 2002,  começou a lecionar na Escola Estadual professora Yolanda Marins onde participou de inúmeros projetos como o da arrecadação de alimentos para a merenda do noturno e o projeto  de luta pela paz.

























Justificativa

            Este plano de ação nasceu da união de três educadores preocupados com os rumos da educação em nossa escola. Escola que aprendemos a amar e dedicar-se plenamente. Há algum tempo verificamos a deterioração da aprendizagem, a falta de interesse por uma considerável parte do corpo discente, o acirramento das relações profissionais, o aumento das agressões e ameaças e  o grande número de transferência de alunos que migram para escolas mais distantes. Não queremos encontrar culpados para os problemas da escola mais sim, propor ações concretas e possíveis, para amenizá-los. Sabemos da importância da escola para a comunidade local. Conhecemos nossos alunos, sabemos das suas capacidades, competências, angustias e demandas. Esperamos que através deste conjunto de ações possamos criar um ambiente onde surjam oportunidades favoráveis  ao educando, para o seu pleno desenvolvimento  cognitivo, físico, mental, comportamental e aflorando assim, o  que de  melhor  existe no ser humano possui.


























Capítulo I -  Levantamento Teórico
1- A gestão participativa

            A gestão escolar participativa é entendida como uma forma regular e significante de envolvimento de professores e demais funcionários, especialistas, pais , alunos e diretores de uma organização no seu processo decisório. Em organizações democraticamente administradas, inclusive escolas, os funcionários são envolvidos no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, no estabelecimento e manutenção de padrões de desempenho e na garantia de que sua organização está atendendo adequadamente às necessidades do cliente. Ao se referir a escolas e sistema de ensino, o conceito de gestão  participativa envolve , além de professores e outros funcionários, os pais, os alunos e qualquer representante da comunidade que esteja interessado na escola e na melhoria do processo pedagógico.
            A participação na comunidade escolar é parte do esforço que promove o afastamento das tradições corporativas e clientelistas, prejudiciais à melhoria do ensino por visarem ao atendimento a interesses pessoais e de grupos.
            Tem sido, desde 1980, uma tendência mundial a ênfase ao modelo de gestão escolar democrática, para aprimorar a qualidade educacional. O Brasil está sendo coerente com esta tendência quando envolve a comunidade escola na seleção do diretor da escola, implanta concelhos e colegiados escolares, grêmios estudantis, concelho de classes, associações de pais e mestres e conselho de funcionários e transfere parte do poder decisório e de controle de recursos financeiros.
            Entende-se gestão como participação, isto é, trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto, é importante lembrar que cada pessoa  tem um poder de influência sobre o contexto do qual faz parte e sua resultante é a vontade de compreender, decidir e agir em questões que lhe são afetas.
            Cabe aos dirigentes escolares promover a criação e a sustentação de um ambiente propício à participação  plena de todos os profissionais, alunos e pais, no processo social escolar.
            Em relação à gestão escolar, três tendências  estão emergindo:
1-  A importância sobre a eficácia escolar que é resultado da qualidade escolar como um todo . Escola eficaz é aquela que  possui uma gestão democrática e que consegue atrair às pessoas para o trabalho;
2-  O papel de liderança do diretor que deve agir como um líder pedagógico;
3-  A autonomia da escola no processo de gestão sustentando pelo consenso sobre os valores e metas que tornam as relações auto - sustentáveis.
            Assim, uma escola participativa é capaz de afetar a qualidade escolar. E a participação requer um programa de atividades que incluem:
1-  Redigir um código de calores que represente o comprometimento de todos da escola; ( possuir uma orientação de princípios)
2-  Construir o comprometimento pessoal da cúpula; ( Liderança comprometida)
3-  Promover a capacitação em serviço de professores e pais; ( facilitar a inserção em cursos e palestras)
4-  Fazer circular a informação de cima para baixo na organização; ( facilitar a comunicação com consultas e trocas de idéias)
5-  Envolver a todos no processo de planejamento. ( envolvimento com “fé” e compromisso)

2-  A motivação da equipe escolar promovida pela liderança

            As escolas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em grupo, capazes de trabalhar junto com professores e colegas, ajudando-os a identificar suas necessidades e adquirir as habilidades necessárias, serem capazes de ouvir, delegar e dividir o poder.
            Liderança é a dedicação, a visão, os valores e a integridade que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingirem metas coletivas. Este novo estilo de liderança participativa enfatiza a participação, a delegação e a confiança, bem como a comunicação e a assunção de riscos.
            Os líderes altamente produtivos são aqueles cuja abordagem é primordialmente “ centrada nos funcionários”  e “não “ centrada nas tarefas”, com prevalência do aspecto humano. Devem ser também   uma imagem da escola no futuro para poder  formar uma base para novas realizações, com mobilização de ação convergente para a sua efetivação.
            O líder dever desenvolver um ambiente de confiança, que é o cimente que mantém uma organização unida e um processo de comunicação eficaz é a base para a criação da confiança e da interação entre o líder e liderados.
            É preciso também construir lideranças em equipes pois, ao delegar papéis de lideranças em equipes menores, permite-se ao diretor concentrar a sua atenção nas áreas onde tem uma vantagem competitiva mas forte. Exemplos: Líderes pedagógicos, coordenadores dos horários de aulas, líderes e equipes de desenvolvimento. É o papel de “técnico”  e “torcedor” exercido pelo diretor.
            O diretor eficaz também trabalha para desenvolver  equipes co - responsáveis que se assenta sobre três fundamentos:
a)  a criação de uma equipe com responsabilidade compartilhada;
b)  o desenvolvimento contínuo das habilidades pessoais;
c)  a construção e a determinação de uma visão de conjunto.

O diretor deve se perguntar constantemente:  Como cada problema pode ser resolvido de modo que permita o desenvolvimento das capacidades e comprometimento dos meus companheiros de trabalho?
            A motivação também é o empurrão ou a alavanca  que estimula as pessoas a agirem, a ser superarem. Ela funciona em três âmbitos: o indivíduo, o grupo de trabalho, a organização como um todo. Uma participação significativa atrai o comprometimento. Senso de agremiação e sensação de pertencimento são características de pessoas orientadas para o desenvolvimento profissional. Também , a visibilidade profissional é positiva, considerando -se o reconhecimento profissional pelos outros.
            Um líder eficaz é aquele:
1-  emprega variadas habilidades de liderança;
2-  define objetivos claros como fontes de motivação;
3-  expressa grau de confiança;
4-  desafia pressuposições, reavaliando preconceitos;
5-  utiliza o estilo de administração participativa.

            Portanto, os aspectos da liderança participativa resume-se em:
1-  apoio
2-  ênfase no objetivo
3-  facilitação do trabalho
4-  facilitação das relações

3-  Soluções de problemas e o processo decisório na escola
            A gestão consiste de duas funções básicas:
1-  funções seqüenciais de  planejamento, pessoal, organização e controle;
2-  funções contínuas de solução de problemas e a tomada de decisões.

            Gestões eficazes são aquelas que são competentes em ambas as áreas: são pensadores flexíveis que vêem problemas como oportunidades e conseguem tomar decisões com facilidade.
            Se a busca de soluções é para uma tarefa seu foco é a definição de tarefas a serem desenvolvidas e não seu processo de atuação. Se a busca de solução é relacionada com pessoas, o processo de decisão é a indicação entre a opinião de pessoas e com o grupo de ação.  A liderança portanto deve ser situacional, ou seja, de acordo com o momento exigido.
            Etapas na solução de problemas que deve envolver  toda a escola:
1-  Visão preliminar = ( a) consciência do problema, b) diagnóstico, c) definição.
2-  Solução do problema =  a) geração de alternativas, b) teste de alternativas, c) escolha de alternativas.
3-  Plano de ação = a) desenvolvimento , b) comunicação do plano, c) implantação
4-  Retroalimentação = a) acompanhamento, b) avaliação

4-  O processo de gestão o desenvolvimento profissional na escola

            São alguns aspectos importantes que fazem parte do movimento de mudança de paradigmas na gestão escola:
a)  da ótica fragmentada e dicotomizadora a globalização;
b)  da limitação do âmbito de responsabilidade para a sua expansão;
c)  da ação episódica para o processo contínuo;
d)  da hierarquização e burocratização para a coordenação;
e)  da ação individualista a coletiva.

            Há a necessidade de desenvolvimento profissional tanto de professores como de funcionários. Que sejam implantados programas de capacitação básica baseada na própria escola , descentralizando o processo decisório, pois desenvolvendo as pessoas, desenvolvemos a escola.
            Tanto professor como gestores devem ser envolvidos na concepção de programas de desenvolvimento de pessoal, com cursos, oficinas e capacitação em serviço. Na própria escola, com o monitoramento e a capacitação são iniciativas eficazes e se baseiam em cinco elementos - chave de uma abordagem participativa de desenvolvimento pessoal:
1-  consultar o pessoal o que consideram necessário para promover o seu próprio crescimento e aprimorar o seu desempenho.
2-  retribuir ou reconhecer o tempo dedicado à participação em atividades de desenvolvimento de pessoal.
3-  utilizar os quatro princípios de programas de capacitação  eficazes (envolvimento, planejamento, aplicação e feedblack);
4-  certificar-se de que o diretor da escola está presente e participa de todos os programas realizados em serviço.
5-  acompanhar a utilidade de cada atividade de desenvolvimento, após a realização da mesma.
            Importante também é a avaliação de desempenho de todos os componentes das equipes da escola. Este deve ter critérios bem definidos e coerentes com as práticas vivenciadas, deve ser contínuo e de natureza pedagógica, voltado para a melhoria continua do desempenho profissional coletivamente organizado, e fundamental é que todos compartilhem das intenções de seus objetivos. 
            O governo do Estado de Minas Gerais instituiu a partir de 2003 o projeto de avaliação de desempenho, observando os critérios de 1 - qualidade, 2- produtividade, 3- iniciativa, 4 - presteza, 5- aproveitamento em programas de capacitação, 6- assiduidade, 7- pontualidade, 8- administração do tempo, 9- uso adequado  de equipamento e instalações de serviços, 10- aproveitamento dos recursos e racionalização de processos de trabalho e por fim, 11- capacidade de desenvolver trabalhos em equipe.  Quem conseguir conceito insatisfatório poderá perder o cargo.
            É um projeto polêmico que pode gerar desconfiança e apreensão, e também a pergunta :  quem possui a qualificação para avaliar? Nada esta definido, mas o papel  e o perfil dos avaliadores  tem que ser conhecido. Avaliadores  de desempenho são todas as pessoas que, direta ou indiretamente, possam estar envolvidas na atividade de detectar diferenças individuais de comportamento em situações de trabalho.
            A avaliação de desempenho acontece numa relação de troca, de intercâmbio, e se distribui por toda uma equipe de pessoas que abrange desde o próprio avaliado até aqueles que têm poder de decisão dentro da organização escolar. 
            Sejam quais forem os elementos que estejam envolvidos nos procedimentos de avaliação, deve-se antes de tudo ter em mente que quem  faz avaliação são pessoas e, como tal, podem cometer determinados enganos, apesar de sua natural predisposição em desincumbir-se da melhor forma possível dessa responsabilidade. É Normal e natural que, ao avaliar outra pessoa, uma série de variáveis possam interferir, distorcendo o retrato fiel da realidade que se pretende fazer.
            Não entram, portanto, em cogitação aqueles avaliadores que já apresentam predisposições  negativas ou intenção prévia de servir-se da avaliação como instrumento de suas necessidades imaturas de proteger ou perseguir, ou como forma de extravasar suas simpatias e antipatias pessoais, conforme interesse de ordem particular, discrepantes dos objetivos organizacionais.
            Torna-se, então, necessário entender como as pessoas habitualmente se comportam quando estão em fazer do fato de terem de emitir parecer sobre as outras, isto é, é preciso esta alertado sobre como suas avaliações podem ser afetados pelo próprio mecanismo de percepção das circunstâncias ambientais e sociais que as envolvem. Portanto, o ato de avaliar  é extremamente complexo e exige extensa discussão por toda a comunidade escolar. 

6-  Resultados possíveis com a gestão  participativa na escola

            A escola que adota, verdadeiramente, a filosofia da gestão participativa e possui como verdadeiros devotos dela, a equipe diretiva com certeza irá promover ações grantidoras do sucesso  como :

·      o aluno como foco de todas as ações da escola;
·      coordenação continua do trabalho do docente;
·      participação assídua em todas as reuniões pedagógicas;
·      compartilhamento dos objetivos gerais da escola: diálogo;
·      desenvolvimento de autonomia financeira, com a ajuda indispensável do colegiado e demais  agentes gestores;
·      parceria com outras escolas, na busca de soluções pedagógica;
·      participação da comunidade na reelaboração do currículo e projeto pedagógico da escola;
·      formulação do CEC ( Conselho Escolar Comunitário);
·      Efetivação da presença do Grêmio estudantil;
·      Criação da Associação de Pais e Mestres;
·      Criação do Conselho de Classes
·      Fortalecimento do Colegiado Escolar;
·      Criação do Conselho de Funcionários;
·      melhoria na busca  da coletividade;
·      monitoramento contínuo do desempenho da escola;
·      decisões baseadas em diagnósticos;
·      democratização do acesso e garantia de permanência;
·      reunião pedagógicas de revisão, preparação de material e trocas de experiências;
·      criação dos departamentos por área de conhecimento com seus respectivos coordenadores;
·      criação de um currículo mínimo dos conteúdos adotando assim a filosofia curricular da escola;
·      planejamento da ação pedagógica com base me avaliação diagnostica sistemática e contínua;
·      planejamento assumido como processo contínuo;
·      atenção à ação coletiva ;
·      ação cooperativa e empreendedora;
·      organização e planejamento das ações pedagógicas;
·      Capacitação profissional em serviço;
·      participação integrada de educadores e pais;
·      cooperação entre profissionais de várias áreas;
·      quebra do sentido de especialização e construção integrada;
·      Avaliação contínua de desempenho;
·      orientação para resultados;
·      gestão para a formação de equipes;
·      presença do professor polivalente;
·      implantação de um plano de educação abrangente;
·      articulação entre níveis diferentes de tomada de decisão;
·      unidade com flexibilidade e abertura à mudança;
·      estabelecimento claro de missão, valores e direção;
·      as pessoas e as relações humanas são consideradas mais importantes  que as estruturas burocráticas;
·      ação local com visão global;
·      diagnóstico e mapeamento de necessidades;
·      construção participativa de planos de ação;
·      monitoramento de ações cotidianas;
·      preocupação com a cultura e clima organizacional;
·      cuidado com a comunicação, como estratégia de articulação e dinamização;
·      institucionalização de Conselhos representativos e atuantes;
·      estabelecimento de filosofia de gestão coordenada;
·      estímulo à participação e envolvimento de todos no processo decisório e de implementação de ações;
·      planejamento com visão de longo alcance;
·      ação pró - ativa para redução de problemas;
·      estabelecimento de parcerias;
·      descentralização do processo decisório;
·      investimento concentrado na sala de aula e seus processos;
·      avaliação do desempenho e desenvolvimento profissional.
·      sensibilidade para as necessidades dos usuários do sistema e dos serviços, no seus diversos âmbitos;
·      política de comunicação e informação aberta e efetiva, com as mídias
·      Criação de jornal estudantil com ajuda de alunos professores em forma de mural ou folhetim;
·      descentralização da tomada de decisão;
·      orientação para resultados e respectivo monitoramento;
·      estimulação ao desenvolvimento profissional e feedback contínuo;
·      esforço constante de aproximação dos professores entre si;
·      processo de comunicação aberta;
·      desenvolvimento da credibilidade pessoal e institucional;
·      cuidado com o relacionamento interpessoal de alunos, professores e pais;
·      melhoria das instalações da escola;
·      uso otimizado dos seus recursos;
·      canalização de energia, transformando tendências destruidoras em construtoras;
·      abertura da escola para a comunidade;
·      sensibilização e conquista dos pais
·      parceria com a comunidade
·      acompanhamento constante de progresso dos alunos e comunicação aos pais sobre o assunto;
·      usos adequado e consciente dos recursos pedagógicos e financeiros da escola;
·      respeito absoluto aos alunos, pais e funcionários da escola. 
           
7-  Gestão democrática: uma questão pedagógica

            As políticas educacionais, as propostas pedagógicas carregam em si elementos centrais que são  desdobramentos de projetos políticos mais globais, sejam conservadores ou progressistas. Naturalmente todas a concepções fazem a defesa da qualidade do ensino. Contudo, para as visões que se identificam com a superação   das relações  autoritárias, com o rompimento de todas as formas de opressão e dominação, qualidade e ensino tem alguns elementos de significação que são indissociáveis, tais como: o conhecimento como realização  da cidadania; a compreensão crítica da realidade; a natureza libertadora do processo educativo enquanto conscientizador das práticas sociais. Para uma educação de qualidade, isto é, para uma educação libertadora, transformadora e popular, pressupõe-se o desenvolvimento de relações profundamente democráticas no interior da escola.
            A partir deste entendimento é possível constatar que a gestão democrática da escola tem um caráter pedagógico tanto em relação à democratização das relações cotidianas da escola como na sua incidência no processo global de democratização da sociedade e da constituição da cidadania.
            Gestão significativa, portanto, uma escola que se transforma em espaço permanente de experiências e prática de democracia. O aprendizado da democracia deverá permear todo o conjunto de relações que se desenvolvem no seu interior, e nas relações com a comunidade.
            As unidades de ensino deverão desencadear processo de participação coletiva, produzindo exemplos concretos de ações democráticas que ultrapassem os seus muros, tenham extensão, profundidade e visibilidade, incidindo de forma efetiva na formação da cidadania.
            Por outro lado, não haverá educação de qualidade se o processo pedagógico não estiver enraizado, impregnado e articulado com o real. Para  trabalhar com a realidade é preciso conhecê-la. Para conhecê-la é  necessário que se assegure canais de expressão desta realidade. Não se pode, por exemplo, falar em respeito à vivência e experiência do educando, como ponto de partida para recriar e produzir conhecimento, se não existe espaço para expressão desta vivência e desta experiência. Como também não se conhecerá o contexto onde o educando experiencia  a sua vida se a escola não abrir espaços reais de participação e expressão do cotidiano da comunidade.
            Para que estes processos adquiram concretude é necessário uma reversão das atitudes e comportamentos verticalizados decorrentes da nossa cultura autoritária. O nosso desafio é construir novas relações no interior da escola,  onde pais, alunos, funcionários não sejam menos executores de parcelas das ações educativas, mas sujeitos coletivos capazes de apropriar-se da concepção  e do planejamento da escola como um todo. É preciso separar o funcionamento compartimentado, autoritário e excludente, onde os alunos apenas estudam, pais acompanham precariamente a vida da escola, funcionários cumprem a rotina e professores atuam isoladamente. A construção da democracia no interior da Escola pressupõe, portanto, o desenvolvimento de uma cultura  democrática, gestada na positividade da polarização das diferenças, da convergência  das semelhanças, da produção da síntese, em oposição à negatividade do verticalismo, do abafamento de conflitos, do consenso forçado, enfim, a todos os elementos constituintes da cultura autoritária que queremos superar.

8-  Uma abordagem participativa para a gestão escolar

            O ensino público no Brasil está experimentando transformações profundas. Reformas nacionais juntamente com iniciativas em âmbito estadual e municipal estão alterando as práticas pedagógicas e a historia do Brasil a questão da educação pública foi tão evidente na mídia, na vida política e na consciência do cidadão comum. Vem-se reconhecendo amplamente que a educação é um elemento fundamental no desenvolvimento social e econômico e que o ensino no Brasil -  especialmente  aquele oferecido pelos setores públicos - é insatisfatório diante dos padrões internacionais, tanto na sua quantidade quanto na sua qualidade.
            A democratização da gestão escola, representa um movimento já iniciado no Brasil, há alguns anos, na tentativa de superar procedimentos tradicionais baseados no corporativismo e no clientelismo.
            A gestão escolar participativa é entendida como uma forma regular e significante de envolvimento dos funcionários de uma organização no seu processo decisório. Ao se referir a escolas e sistemas de ensino o conceito de gestão participativa envolve, os pais, os alunos e qualquer outro representante da comunidade que esteja interessado na escola e na melhoria do processo pedagógico. O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação, isto é, o trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.
            O movimento em favor da descentralização e da democratização da gestão das escolas públicas, iniciada no principio da década de 80, concentra-se em três vertentes básicas da gestão escolar:
a)  Participação da comunidade escola na seleção dos diretores da escola;
b)  Criação de um colegiado escolar que tenha tanto autoridade deliberativa quanto poder decisório;
c)  Repasse de recursos financeiros às escolas e conseqüentemente aumento de sua autonomia.
            O movimento pela gestão democrática em educação reconhece a necessidade de unir essas mudanças estruturais e de procedimentos com ênfase no aprimoramento escolar, por meio de um projeto pedagógico compromissado com a educação em acordo com as necessidades de uma sociedade moderna e justa.
            A gestão escolar promove a redistribuição  das responsabilidades que objetivam intensificar a legitimidade do sistema escolar. No entanto, não está totalmente esclarecido como a descentralização e a participação irão resolver as inadequações estruturais existentes. 
            Nos mais bem sucedidos exemplos de gestão escolar participativa, observou-se que os diretores dedicam uma quantidade considerável de tempo à capacitação profissional e ao desenvolvimento de um sistema de acompanhamento escolar e de experiências pedagógicas caracterizadas pela reflexão - ação.
8.1- Por que optar pela participação na gestão escolar?
·      para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas;
·      para garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade;
·      para aumentar o profissionalismo dos professores;
·      para combater o isolamento físico, administrativo e profissional dos diretores e professores;
·      para motivar o apoio comunitário às escolas;
·      para desenvolver objetivos comuns na comunidade escolar.

8.2- Gestão escolar implica criação de ambiente participativo
            Sabemos que dada à tendência burocrática e centralizadora ainda vigente na cultura organizacional escolar e do sistema de ensino brasileiro que a reforça, a participação, em seu sentido dinâmico de inter - apoio e integração, visando construir uma realidade mais significativa, não se constitui em uma prática comum nas escolas.
            Aos responsáveis pela gestão escolar competente, portanto, promover a criação de um ambiente  estimulador dessa participação, processo esse que se efetiva a partir de algumas ações especiais:
1-  Criar uma visão de conjunto associada a uma ação de cooperativismo;
2-  Promover um clima de confiança;
3-  Valorizar as capacidades e aptidões dos participantes;
4-  Associar esforços, quebrar arestas, eliminar divisões e integrar esforços;
5-  Estabelecer demanda de trabalho centrado nas idéias e não em pessoas;
6-  Desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.

            A literatura sobre a gestão participativa reconhece que a vida organizacional contemporânea é altamente complexa, assim como seus problemas. No final da década de 70, os educadores e pesquisadores de todo o mundo começaram a prestar maior atenção ao impacto da gestão participativa na eficácia das escolas como organizações. Ao observar que não é possível para o diretor solucionar sozinho todos os problemas  e questões relativas à sua escola , adotaram a abordagem participativa fundada no princípio de que, para a organização ter sucesso, é necessário que os diretores busquem o conhecimento específico e a experiência de seus colegas de trabalho. Os diretores participativos baseiam-se no conceito da autoridade compartilhada, por meio do qual o poder é delegado a representantes da comunidade escolar e as responsabilidades são assumidas em conjunto.
            Três tendências globais são encontradas a este respeito:
a)  A gestão participativa como um elemento significativo entre as variáveis identificadas em “escolas eficazes”.
b)  A mudança do papel do diretor na gestão escola.
c)  Os vários elementos da tendência para a autonomia escolar ou gestão descentralizada.
            Normalmente, quando se percebe um alto grau de profissionalismo em uma escola, três eventos importantes são observado. Inicialmente, observa-se a existência de mais iniciativa e inovação. Em segundo lugar, há uma permuta maior de informações e idéias quando existe um ambiente favorável à troca informal  de conhecimentos, de treinamento e apoio entre colegas. Em terceiro lugar, há maior responsabilidade com os resultados.

8.  3- Tendências: Eficácia Escolar, Liderança do Diretor, ênfase na Autonomia da Escola
            Desde o inicio da década de 80, três tendências começaram a emergir com relação à gestão das escolas:

1-  Gestão Escolar e Eficácia Escolar: Muitos estudos sobre eficácia escolar nos países desenvolvidos, particularmente nos Estados Unidos, identificaram algumas características administrativas  que são positivamente associadas às escolas eficazes. As descobertas provenientes desses estudos são extremamente consistentes. A importância da estrutura organizacional  da liderança e da cultura organizacional são pontos que emergiram a partir deste trabalho. O planejamento participativo e o relacionamento entre professores  que quebram o isolamento do tradicionalmente associado ao ensino e que promove o senso de humanidade e propósito no ambiente escolar são características encontradas nas escolas eficazes. Onde que  haja um forte sentimento de sentir parte de uma comunidade, observa-se melhoria mensurável nos resultados e comportamentos dos alunos.
2-  Papel da liderança do Diretor: Voltada para a tendência prática/ administrativa da “autogestão escolar” . Pesquisas demonstram que as ações específicas relativas à liderança do diretor estão diretamente associadas às escolas eficazes ( resultado dos testes padronizados de desempenho estudantil nos Estados Unidos). Nas escolas eficazes, os diretores agem com líderes pedagógicos, apoiando o estabelecimento das prioridades, avaliando os programas pedagógicos, organizando e participando dos programas de desenvolvimento de funcionários, e também enfatizando a importância dos resultados alcançados pelos alunos. Também agem como líderes em relações humanas, enfatizando a criação e a manutenção de um clima escolar positivo e a solução de conflitos, o que inclui promover o consenso quanto aos objetivos e métodos, mantendo uma disciplina eficaz na escola e administrando disputas pessoais.
            Deve-se ter em conta que a motivação, o âmbito e a satisfação não são responsabilidade exclusiva dos gestores. Os professores e diretores trabalham juntos para melhorar a qualidade do ambiente, criando as condições necessárias para o ensino e aprendizagem mais eficaz e identificando e modificando os aspectos do processo do trabalho considerados adversários da qualidade do desempenho. As escolas onde há integração entre os professores tendem a ser mais eficazes do que aquelas onde os professores se mantém profissionalmente isolados.
            As praticas de liderança em escolas altamente eficazes incluem: apoiar o estabelecimento de objetivos claros, propiciar a visão do que é uma boa escola e encorajar os professores, ao auxiliando-os na descobertas dos recursos necessários para que realizem seu trabalho. As escolas bem - sucedidas são caracterizadas pela delegação aos professores da gestão e tomada de decisões em sala de aula, assim como pela boa integração profissional entre os professores. 

8.4 - Dimensões de liderança relacionadas com as escolas eficazes:
8.4.1- Elementos de liderança:
a)  enfoque pedagógico do diretor;
b)  ênfase mas relações humanas;
c)  criação de ambiente positivo;
d)  ações  voltadas para metas claras, realizáveis e relevantes;
e)  disciplina em sala de aula garantida pelo professores;
f)   capacitação em serviço voltada para as questões pedagógicas;
g)  acompanhamento contínuo da atividades escolares.

8.4.2- Elementos para apoiar lideranças em escolas eficazes
a)  consenso sobre valores e objetivos;
b)  planejamento de longo prazo;
c)  estabilidade e manutenção do corpo docente;
d)  apoio em âmbito municipal para a melhoria escolar.

8.5- Autonomia da Escola no Processo de Gestão:

            Re - conceituação do papel do diretor como gestor da escola eficaz. A descentralização tem sido um tema recorrente na área da administração pública. Gestão escola, autonomia escola, processo decisório escolar são temas utilizados para descrever a abordagem participativa para a gestão descentralizada do sistema de ensino. A gestão escolar tem várias facetas interligadas: realocação do planejamento da solução de problemas e do processo decisório; alguma alocação de recursos e alguns elementos de estrutura organizacional / educacional dentro da escola.
            Com relação a realocação das atividades de planejamento, acreditamos que tenha havido uma ênfase crescente na comunidade escola (diretores, pais, professores e demais funcionários) para desenvolver um plano para a escola, voltado para a identificação de sua missão central, dos objetivos educacionais específicos, das atividades prioritárias relacionadas com seu plano de desenvolvimento educacional de longo prazo (normalmente três anos ou mais ). Semelhante à solução de problemas locais com relação a uma variedade de questões assumidas por, ou delegadas as escolas, existem programas para estudantes com baixo rendimento, assim como programas para alunos de rico dentro da população escolar e esforços no sentido de desenvolver estratégias para resolver a escassez de recursos e gerar a melhoria dos objetivos educacionais e sociais da escola.  
            No domínio das inovações educacionais, que envolvem mudanças nos currículos,  na avaliação dos alunos, no planejamento interdisciplinar e no ensino inovador, existe um grande espaço para as experimentações. Porém, com relação ao desenho organizacional tem existido pouco flexibilidade para que  a escola se reestruture internamente. Por exemplo, no primeiro segmento das escolas de ensino fundamental mantém-se o conceito de se ter um único professor por turma. Com relação à carga horária diária  e calendário escolar, no entanto, temos observado uma certa flexibilidade.
            Criar as condições para a existência de troca de informações profissionais entre professores é uma característica permanente nas escolas e aumentar a integração dos professores faz parte dos esforços realizados para mudar o clima organizacional.

8.6- Lições da Escola Participativa
            A pesquisa sobre educação, efetivamente, amplia a nossa compreensão de como a gestão participativa, é capaz de afetar a qualidade escola. As escolas cujos diretores praticam um estilo de gestão consultiva e que buscam a opiniões de um número selecionado de funcionários, e as utilizam para tomar e implementar decisões, criam um ambiente de aprendizagem mais eficaz. As escolas bem dirigidas exibem uma cultura de reforço mútuo das expectativas: confiança, interação entre os funcionários e a participação na construção dos objetivos pedagógicos, curriculares e de prática em sala de aula. A participação, como qualquer melhoria substancial, requer o desenvolvimento e a adoção de um programa de atividades.
            Existem vários passos iniciais e difíceis a serem tomados , que incluem: 
·      Redigir um código de valores que represente o comprometimento de todos da escola com a gestão participativa;
·      Construir o comprometimento pessoal da cúpula: Se o diretor e a equipe de apoio técnico administrativo não estiverem comprometidos, os professores sempre questionarão se o seu envolvimento será ;evado a sério ou se ele é válido;
·      Promover a capacitação em serviço de professores e pais para que se desenvolvam as habilidades necessárias à atuação participativa.;
·      Se os professores e os pais forem efetivamente participar dos processos de administração e decisão, precisam desenvolver as habilidades necessárias. Ao  desenvolver estas habilidades os membros da escola necessitam de orientação e tempo para aperfeiçoa-las; por isso, tanto os diretores como os demais funcionários devem estar dispostos a dedicar algum tempo para esta aprendizagem, viabilizando a criação de um, sistema de trabalho com base na gestão participativa.
                        Circular a informação de cima para baixo na organização:  consultar é um esforço  de mão dupla. Se este processo envolver a troca de idéias entre o diretor e os professores, o ambiente será mais propício  à existência de consultas. E, embora nem todos os professores tenham interesse em participar do processo decisório, a maioria  gosta de saber que alguns dos seus colegas tomou parte do processo, representando suas percepções.
                        Iniciar com alto envolvimento  no processo de planejamento:
                        Existem dois indicadores críticos para o sucesso:
1-  O grau de abertura para a livre participação dos membros da organização, no processo de planejamento e definição de objetivos;
2-  O nível de comprometimento e acompanhamento da direção no que se refere à participação dos professores.
                        Para garantir a existência de tempo e recursos voltados para a participação, é necessária a capacitação dos integrantes da comunidade escola ( professores, diretores e demais funcionários, pais e alunos). Preparar a comunidade escolar para a gestão democrática é assistência da transformação do sistema de ensino.

8.7- Características da Gestão Participativa
·      compartilhamentos de autoridade;
·      delegação de poder;
·      responsabilidades assumidas em conjunto;
·      valorização e mobilização da sinergia de equipe
·      canalização de talentos e iniciativas em todos os segmentos da organização;
·      compartilhamento constante e aberto de informações.

8.8- Liderando e Motivando a Equipe Escola
8.8.1- A escola promissora: Na medida em que nos situamos nos primórdios  do terceiro milênio, os dirigentes de escola ao redor do mundo estão descobrindo que os  modelos convencionais de liderança não são mais adequados. As escolas atuais necessitam de líberes capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em grupo, capazes de trabalhar  junto com professores e colegas, ajudando-os a identificar suas necessidades de capacitação e a adquirir suas habilidades necessárias e, ainda, serem capazes de ouvir o que os outros têm a dizer, delegar autoridade e dividir poder. As décadas finais do Século XX marcaram o surgimento de uma revolução  no pensamento administrativo. Atualmente, nosso mundo é marcado pela emergência de novas estruturas organizacionais que são, significativamente, mais democráticas, mais criativas, e potencialmente, mais produtivas; desse modo supera o modelo centralizado, autocrático, controlador cuja ênfase situa-se em regras de trabalho e na obediência.
            Nos dias de hoje, os líderes eficazes  de escolas são os responsáveis pela sobrevivência e pelo sucesso de suas organizações, reduzindo as incertezas, ajudando a cooperar e a trabalhar em conjunto para a tomada de decisões acertadas.

8.8.2- Características de um líder participativo
a)  facilitador e estimulador da participação dos pais, alunos, professores e demais funcionários, na toma de decisões e implementação de ações;
b)   promotor da comunicação aberta;
c)  demonstrador de orientação pró - ativa;
d)  construtor de equipes participativas;
e)  incentivador da capacitação e desenvolvimento dos funcionários e de todos da escola;
f)   criador de clima de confiança e receptividade;
g)  mobilizador de energia, dinamismo e entusiasmo;

8.9 - O estilo participativo
            A liderança  participativa é um a estratégia empregada para aperfeiçoar a qualidade educacional. É a chave para liberar a riqueza do ser humano que está presa dentro do sistema de ensino. Baseada em bom senso - a delegação de autoridade àqueles que estão envolvidos na produção de serviços educacionais é construída a partir de modelos de liderança compartilhada, que são os padrões de funcionamento de organização ao redor do mundo, com alto grau de desempenho.

8.10 - Estratégias para facilitar a participação
1-  identificar as oportunidades apropriadas para a ação e decisão compartilhada;
2-  estimular a participação dos membros da comunidade escola;
3-  estabelecer normas de trabalho em equipe e orientar a sua efetivação;
4-  transformar boas idéias individuais em idéia coletivas;
5-  garantir os recursos necessários para apoiar os esforços participativos;
6-  promover reconhecimento coletivo pela participação e pela conclusão de tarefas.

            Poder é a capacidade de uma pessoa influenciar outras. É a capacidade de exercer influência sobre os outros. Porém, esta capacidade poder  não ser sempre atingida. Existem seis fontes de poder para u líder:
1-  Poder de Referência: por exemplo, ser admirado e querido pelos outros;
2-  Poder de Competência: baseado em conhecimento comprovado;
3-  Poder Legítimo ou de Posição ;
4-  Poder de Informação: baseado no acesso a importantes informações;
5-  Poder de recompensar;
6-  Poder Coercitivo ( repressor)

            O líder participativo se baseia, principalmente, no poder de referência e no poder de competência que  viabilizam o comprometimento e ganham o consentimento dos colegas de trabalho.
            Pesquisas sobre escolas eficazes revelam uma correlação positiva entre o envolvimento dos professores e do sindicato dos professores na criação da visão e na definição dos objetivos da escola, na utilização do conhecimento dos professores para solucionar problemas, na construção  de confiança através  do envolvimento, na definição do currículo escola. O líder participativo envolver os outros e compartilha a liderança com a comunidade escolar.

8.10.1- Tarefas do líder participativo na escola
1-  criar com a comunidade escolar e comunicar a visão da escola;
2-  desenvolver a confiança e o comprometimento de professores e demais funcionários com esta visão;
3-   definir, em conjunto, objetivos da escola;
4-  utilizar e canalizar as competências da escola para efetivação de resultados;
5-  desenvolver a equipe mediante acompanhamento e orientação coletiva contínua;
6-  motivar a equipe da escola como um todo.
7-  Apoio: comportamento que contribui para que o colega se sinta valioso e importante ;
8-  Ênfase no objetivo: comportamento que estimula o entusiasmo em realizar o trabalho e produzir resultados;
9-   Facilitação do  trabalho: remoção dos obstáculos e desvios, permitindo que os funcionários realizem seus trabalhos;
10- facilitação da interação: comportamento que viabiliza a transformação dos funcionários em uma equipe de trabalho.

8.10.2- Utilizando Amplamente as competências da Escola
a)  construir com sua equipe a visão de futuro da escola;
b)  definir equipes de liderança em áreas específicas;
c)  comprometer os membros das equipes com o objetivo das áreas específicas e com sua participação nos propósitos gerais da escola;
d)  manter a mobilização de interesses e esforços

8.10.3- Desenvolvimento das Equipes
a)  ensinar as habilidades necessárias para a participação eficaz;
b)  proporcionar apoio  e encorajamento para os integrantes da equipe;
c)  modelar o comportamento de equipe eficaz;
d)  promover contínua interação entre os membros.

8.10.4- Motivando a equipe da escola
a)  estabelecer na escola um sentido comum, de cumplicidade, de família, no desenvolvimento dos objetivos educacionais;
b)  Criar oportunidades para freqüentes trocas de idéias, de inovações e criação conjunta no trabalho;
c)  Orientar as ações pedagógicas para que, conjuntamente, promovam a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor. 
d)  Dar visibilidade e transparência às ações e seus resultados ( visibilidade significa ser reconhecido profissionalmente pelos outros, pelo trabalho bem feito).

Capítulo II - Propostas de trabalho para a formação  plena do Educando

            Nossa preocupação como educadores e promover o pleno desenvolvimento social e cognitivo dos nossos alunos para transformá-los em cidadãos do terceiro milênio.  O perfil que traçamos para o cidadão do terceiro milênio possui quatro pontos de vista:
1-  Cognitivo: Que tenha condições para entender o mundo contemporâneo e nele se situar como sujeito;
2-  Ético: Capaz de responsabilizar-se pelos seus deveres e obrigações sociais, segundo um código de conduta livre, consciente e autonomamente assumido;
3-  Comunicativo: Capaz de elaborar e emitir opiniões próprias, bem como alterar seus pontos de vista, se necessário, estabelecendo dialogicamente bases de entendimentos com seus pares;
4-  Afetivo e Sensível: Capaz de emociona-se, de reconhecer e expressar seus sentimentos, de interessar-se pelas coisas que cercam, de lutar por uma causa, de sensibilizar-se e agir em prol de um ideal,  capaz de amar e de indignar-se diante do que considere injusto ou indigno.

            Este é o perfil do aluno que almejamos construir. São as noções de cidadania que devemos alcançar:  1- respeito mútuo; 2- justiça; 3- solidariedade; 4 - diálogo
1-  Respeito mútuo :  compreensão de que todas as pessoas precisam sentir-se respeitadas e sentir que delas se exige respeito; identificação de diferentes formas de se demonstrar respeito correspondentes a diferentes esferas de sociabilidade e convívio: relações pessoais, relações formais e relações individuais; reconhecimento dos limites e possibilidades pessoais e alheias; identificação e repúdio de situações de desrespeito.

2-  Justiça: Identificação, formulação e discussão de critérios de justiça para analisar situações na escola e na sociedade; consideração de critérios de justiça para compreender, produzir e legitimar regras; identificação e repúdio de atitudes que violentam os direitos do ser humano.

3-  Solidariedade: Reconhecimento e valorização da existência de diversas formas de atuação solidária no âmbito político e comunitário; atuação compreensiva nas situações cotidianas; conhecimento de ações necessárias em situações específicas; repúdio a atitudes desleais, de desrespeito, violência e omissão .

4-  Diálogo: valorização do diálogo nas relações sociais; valorização das próprias idéias, disponibilidade para ouvir idéias e argumentos do outro  reconhecimento da necessidade de rever pontos de vista; utilização do diálogo como instrumento de cooperação; transformação e enriquecimento do saber pessoal pelo diálogo; participação dialógica na toma de decisões coletivas.

            Segundo o relatório  para a  UNESCO  da Comissão Internacional sobre Educação para século XXI : “Um tesouro a descobrir”, existem quatro pilares da educação :
1-  Aprender a conhecer: Supõe, antes de tudo, aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento.
2-  Aprender a Fazer: Aprender a fazer não poder  continuar a ter significado simples de preparar  alguém para uma tarefa material bem determinada, para fazê-lo participar no fabrico de alguma coisa. Da noção de qualificação passa-se à noção de competência: qualidades como a capacidade de  comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos tornam-se cada vez mais importante;
3-  Aprender a Viver Juntos: Representa um dos maiores desafios da educação, que deve utilizar duas vias complementares: a descoberta progressiva do outro, num primeiro nível, e , ao longo de toda a vida a participação em projetos comuns.
4-  Aprender a ser: A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa - espírito  e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade. Portanto, a realização completa do homem passa pela complexidade de seus compromissos: indivíduo, membro de uma família e de uma coletividade, cidadão e produtor, inventor de técnicas e criador de sonhos .

            No momento em que conseguirmos alcançar estes objetivos  e consigamos formar o indivíduo pleno de seus deveres, direitos e competências a escola está cumprindo seu papel na humanidade.

1- Projeto para a vida
1.1- Trabalho voluntário e solidário
            O impulso para essa nova maneira de estudar partir da LDB em vigor desde 1996. O foco da educação passou a ser aprendizado e não mais o ensino . Na prática, isso significa que você precisa desenvolver nos estudantes competências que vão além dos conteúdos escolares, tornando-os aptos a compreender a complexidade do mundo e a aturar nele com ética. O jovem só percebe a necessidade de participação na sociedade quando é estimulado a encontrar regularmente soluções para questões reais. A solidariedade deve ser praticada em todos os momentos da vida escolar do educando de deve fazer parte do conteúdo programático das disciplinas:
Algumas Ações possíveis e exemplos de aplicações Interdisciplinares:


Ensino Fundamental ( 1a a 4a Série )
Disciplinas
Ações Solidárias
Competências
Língua portuguesa
Gravação e doação de fitas cassete contendo a leitura de histórias infantis e reportagem a instituição de crianças cegas
·      Utilizar a linguagem oral com eficiência.
·      Identificar elementos não verbais como mudanças no tom da voz.
·      reconhecer a leitura como fonte de conhecimento.

História
visitação a asilos e convite aos idosos paras transmitir experiências de vida
·      Aprender a noção de passado, presente e futuro.
·      Identificar uma entrevista como fonte histórica
Matemática
Coleta e reciclagem de latas de alumínio e doação de verba arrecadada a uma instituição filantrópica
* utilizar estratégias de quantificação como contagem, estimativa e correspondência.


Ensino Fundamental ( 5a a 8a Série )
Disciplinas
Ações Solidárias
Competência
Língua Portuguesa
leitura de histórias em creches, asilos e hospitais
·      analisar a adequação do texto considerando sua finalidade  em função do interlocutor.
·      aprender a falar em público
Educação Física
promoção de jogos e campeonatos de diferentes modalidades esportivas entre alunos de escolas e jovens de comunidades muito carentes, creches e orfanatos
·      cooperar e aceitar as funções atribuídas dentro do trabalho em equipe.
·      valorizar a cultura corporal de movimento como parte do patrimônio cultural da comunidade.
Todas
Monitoria em aulas de reforço
·      elaborar e disponibilizar o conhecimento.
·      adequar as informações para um público específico.

Ensino Médio
Disciplinas
Ações Solidárias
Competências
Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias
·      Campanhas de medição de pressão arterial e taxa de glicemia em postos de saúde na comunidade escolar ( em parceria com hospitais) .

·      Compreender os sistema nervosos e hormonal,. Valorizando condições saudáveis de vida.

Linguagens, códigos e suas tecnologias
Atividade de recreação em creches, orfanatos e áreas livres na comunidade.
Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo a valorizando as diferenças de desempenho , linguagem e expressão.
Ciências Humanas e suas tecnologias
Elaboração de jogos para crianças e adolescentes que possibilitem o entendimento do ambiente rural e urbano
Ler, analisar e interpretar os códigos específicos de Geografia ( mapas, gráficos, tabelas, etc.) considerando-os como elementos de representação de fatos e fenômenos espaciais.
Todas
Organização de curso de alfabetização de jovens e adultos e cursos pré - vestibular para jovens carentes da comunidade (em parceria com professores)
·      Elaborar e disponibilizar o conhecimento.
·      Adequar as informações para um público específico.



Estas são algumas sugestões de trabalho. Existem inúmeras outras e os professores são plenamente qualificados para criá-las e desenvolvê-las de acordo com seus conteúdos.

1.2- Pintura da escola e restauração da estrutura da escola.

            A nossa escola, como todas as outras escolas, sofre com a depredação. Isto traz desconforto aos alunos, professores, funcionários e país. Em caso mais extremos, podem até interferir no comportamento e na aprendizagem do educando. 
            Uma solução possível é a adoção da sala pela turma. Esta turma irá conservá-la com nova pintura e desenhos frutos da arte pessoal de cada um. Cada Sala de Aula teria três turmas madrinhas as quais, seriam responsáveis pelo seu bom funcionamento até o final do ano.  Não apenas a pintura mas sim, a limpeza, a conservação das cadeiras, portas, quadro e janelas.
            Recompensa:  A principal recompensa é o bom estado da sala durante todo o ano e  a segunda seria uma excursão de confraternização das turmas vencedoras.
            Os Corredores e pátio: ficaram  todas as salas responsáveis pelos espaços comuns da escola.
            Os professores, direção, outros funcionários e pais : teriam a importante função de estar buscando patrocínio e incentivando os educandos nas tarefas.

1.3- Biblioteca
            As avaliações  mostram que os alunos aprendem mais quando têm a oportunidade de conviver com os livros na escola. Ajudá-los a descobrir esse mundo é muito divertido e enriquecedor.
            Há um tesouro na escola. Ao alcance de todos, é capaz de operar pequenos milagres em que se apossa dele. Ele aumenta à medida que transfere sua riqueza ( o conhecimento) para um número cada vez maior de professores e alunos. Por isso é preciso descobri-lo, toná-lo parte da ida de todos, melhorá-lo constantemente.
            Sabemos que a muito tempo nossa biblioteca não funciona adequadamente e não supre a demanda total  dos alunos. O turno da noite é o mais prejudicado. Há ainda a grande incidência de desaparecimento de livros, empobrecendo a cada ano, o acervo da biblioteca.  A falta de  bibliotecários é um dos principais motivos do problema. A contratação de novos funcionários dependem de  várias normas administrativas. Uma solução viável seria a flexibilização da carga horária do funcionário, onde trabalharia mais horas por dia e estas horas excedente, seriam convertidas em  uma folga semanal, o dia escolhido seria previamente acertado entre os bibliotecários. Assim o aluno teria mais horas diárias para usufruir da biblioteca.  É claro que a consulta ao estatuto dos funcionários públicos  e à superintendência seria necessária, para a averiguação da legalidade da proposta.
            A biblioteca deve ser também um ponto cultural, de exposições de trabalho dos alunos e professores, funcionários e pais. Deve ser um ponto de encontro dos leitores, curiosos e  de “pate-papo”.
            O acervo deve ser crescido com importantes obras literárias, enciclopédias, jornais, revistas, dicionários e periódicos, na medida do possível , com  recursos da escola ou incentivar campanhas de doação de livros pela comunidade escolar e  outras instituições. Para inibir o roubo dos livros, um sistema de controle deverá ser criado para dinamizar  a operacionalidade das funções da biblioteca.
1.3.1- Idéias para melhorar o ambiente na biblioteca:

1-  Os professores devem incentivar os alunos a levarem o livro para casa, e lê-los nas horas vagas, sozinhos e com a ajuda dos pais que podem compartilhar a leitura com seus filhos;
2-  Na  séries iniciais os livros devem ser organizados nos pontos mais baixos  das estantes da biblioteca ou em caixas como “cantinho da Leitura”;
3-  Boa infra - estrutura é essencial. Cadeiras e mesas bem localizadas, pufes e almofadas no chão  criam um ambiente acolhedor. Sem livros entulhados e armários no meio do caminho;
4-  O astral da biblioteca fica mais rico quando o aluno se sente parte dela. Colocando na estante livros produzidos em classe. E montando painéis como o de fotos, com legendas, resenhas ou textos produzidos pelas próprias crianças e jovens. Entrevistas gravadas em Cassete ou VHS devem ser guardas;
5-  É essencial fazer novas aquisições, repor e recuperar volumes danificados. Os alunos devem aprender a restaurar os livros e assim, o sentido de conservação nasce naturalmente. Com a ajuda da associação de pais e mestres a direção da escola deve buscar recursos para estas  novas aquisições;
6-  Toda classe deve ir ao menos um dia por semana a biblioteca. Tanto faz se o horário é para pesquisa ou leitura livre. O que importa é dar autonomia ao estudante e ensiná-lo a encontrar os livros e conhecer o funcionamento cotidiano da biblioteca.

            Se  a escola é a segunda casa do aluno a biblioteca dever ser, com toda certeza, a terceira.

1.4 - clube de ciências

            É fácil montar um clube de ciências. Basta juntar alunos, professores, direção, funcionários e pais e criar  projetos que relacione o conhecimento científico ao dia - a  - dia. 
            Geralmente o clube de ciências funciona em horários alternativos e reúne estudantes de várias classes. Temas de estudo precisam ser claramente definidos para que os interessados se habilitem. Por mais informal que seja o clube, é bom manter um mínimo de organização. Uma ficha de inscrição para a elaboração do quadro de sócios. As atividades devem ser abertas a todos. O ideal é que os conteúdos não sejam completamente independentes do que é ensinado em sala de aula, o que pode significar alguma adaptação do currículo.  As aulas no laboratório ou em qualquer outra dependência da escola será, com certeza, muito mais agradável e producente.

1.5- Oficinas pedagógicas

            Quando ouvimos a palavra oficina, logo remetemos ao artesanato. Oficinas de artesanato na escolar são essenciais e devem ser motivadas com todo fervor, além de proporcionar  uma “profissionalização” ao aluno, ocupa seu tempo vago e socializa duas ações. Porém a escola  enquanto instituição de construção do conhecimento necessita apresentar os diversos conteúdos escolares aos seus alunos. Uma fascinante ferramenta para esta apresentação são as oficinas pedagógicas.
            Os professores montariam oficinas pedagógicas como por exemplo: Oficina de Literatura - o professor de literatura  levaria inúmeros textos literários, revistas e artigos para  os seus alunos.  A leitura destes textos, juntamente com a produção  de novos textos, irá desenvolver novas competências  incríveis para o estudo da Língua Portuguesa . Este é apenas um exemplo, todos os professores, de todas as disciplinas, poderão criar suas oficinas e elaborar  suas próprias metodologias de trabalho e avaliação.

1.6- Oficinas de artesanato

            Como foi dito no item anterior, as oficinas de artesanato ocupam um importante lugar no processo de construção social do educando. Nela ele poderá aprender um ofício, aprenderá a  conviver em grupo e ocupará seu tempo ocioso. Uma novidade importante é a presença do pai. Uma tentativa para atrai-lo para a escola e, com seu filho, aprender novas habilidades.
            A direção, os professores, alunos, funcionários e pais são responsáveis em encontrar  parceiros e patrocinadores para a compra dos materiais necessários à  produção do artesanato.
            As oficinas poderão ocorrer aos sábados com a ajuda voluntária de professores, funcionários, direção, alunos e pais e eventualmente, fruto da negociação com funcionários para pagamento de faltas.

1.7- Aumentar a auto - estima do Educando
           
            Precisamos aumentar a auto - estima das nossas turmas. Mesmo que nunca tenhamos pensado nisto, com certeza conhecemos alguém que já se dispôs a encarar o desafio. Isso depois de deparar com uma classe desmotivada, que não participa das atividades, deixava as tarefas incompletas e não aprendia nada. Em situações assim, elevar a auto - estima dos alunos parece ser a única solução. Devemos criar em cada aluno a capacidade de gostar, de se sentir confiante e bem sucedido. O aluno deve sempre ser valorizado, aplaudido em seus sucessos e acolhido em seus fracassos.
            As bibliografias consultadas a respeito e os vários anos de observação deste problema, levaram - nos a elaborar algumas idéias de aprimoramento das aulas para tentar aumentar a auto - estima dos alunos:
1-  Procurar conhecer melhor o aluno,  saber o nome de cada um, descobrir e estimular as potencialidade deles. São muitos alunos, mas temos todo ano para esta tarefa.
2-  Dar voz ao aluno. Todos possuem importantes contribuições e assim se sentiram valorizados;
3-  Refletir sobre a maneira a qual tratamos as dificuldades especificas de nossas turmas.
4-  Faça auto - avaliações freqüentes;
5-  Procure fazer do espaço da sala e da escola o mais democrático possível onde todos podem participar;
6-  Incentivar a participação de movimentos políticos e organizações  como o nosso Grêmio “João Guimarães Rosa” , o Colegiado e  o conselho de lideres de Classe.

1.8- Fortalecimento do Grêmio Estudantil “João Guimarães Rosa”

            O nosso grêmio estudantil foi criado em 2000. Porém sua participação política  entre os alunos até hoje é muito tímida.  A nossa proposta é reorganizar  a estrutura administrativa do  grêmio tornando-o mais dinâmico e ativo. Novas eleições serão convocadas imediatamente e um amplo trabalho será feito com os candidatos, com o intuito de criar maior senso de participação política dos futuros diretores.
            A sede  já existe, mas sempre foi usada como depósito de lixo. A nova diretoria irá ocupa-la e o mobiliário a direção da escola  providenciará.
            Participação direta dos alunos nas decisões da escola é mais uma tentativa clara de instituir em nossa escola a Gestão Participativa, essencial para as profundas transformações que ocorrerão com a nova  equipe diretiva da escola.

1.9- Criação do Conselho  de Líderes de Classe

            A participação de todos os segmentos da escola faz parte do eixo central da proposta de gestão participativa dos membros desta chapa. Uma das ações urgentes é a criação do Conselho de Líderes  Classe. A figura do Líder de Classe é importantíssimo como elo de comunicação  entre a direção, supervisão e professores com as turmas. Os problemas cotidianos de disciplina, aprendizado, etc. podem ser trabalhados  com o representante de turma  que irá, com muita responsabilidade, comunicar os combinados com a turma. O Conselho de Líderes de Classe também possui uma importante tarefa de contribuir diretamente na gestão da escola juntamente  com a direção, colegiado, Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil.

1.10- Criação da comissão permanente de formatura
            Esta comissão  será constituída pelo diretor, os professores padrinhos e os alunos integrantes das comissões de formatura.
            Caberá a direção da escola  fazer um levantamento criterioso dos prestadores de serviços como: locadores de Becas, locadores da ornamentação,  Música, convite, camisas,  salão para festa etc. A escola aconselhará que o mestre de cerimônia seja um professor, caso não haja consenso as comissões de formatura terão total autonomia  para propor soluções.
            As Vantagens da criação da Comissão Permanente Formatura é a economia dos gastos das turmas, homogeneização da cerimonia, e diminuição das reuniões em horário de aula, prejudicando o aprendizado dos alunos convocados. 

1.11- Esporte na escola

            Todas as pedagogias modernas, nacional e internacional, enfoca a importância das práticas esportivas no ambiente escolar. A influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da Educação Física aos códigos/sentido da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional. Estes códigos podem ser resumidos em : princípio de rendimento atlético/desportivo, comparação de rendimento, competição, regulamentação rígida, sucesso no esporte como sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas etc.  
            Sabemos que a incidência cada vez maior de adolescentes e jovens obesos, com dificuldades oriundas da falta de movimento, com possibilidades de acidentes cardiovasculares e com oportunidades reduzidas de movimento, leva-nos a pensar na retomada da idéia de que o Esporte significa Saúde. O esporte é saudável não apenas para o corpo, mas também para a “alma”, ou seja, o jovem esportista é mais calmo, mais sociável, mais disciplinado, busca sempre a vitória ( no esporte ou na vida). A noção do trabalho em equipe, a importância  de cada atleta para a equipe aumenta a auto - estima do aluno e cria o senso de responsabilidade pois o seu fracasso pode significar o fracasso de toda a equipe.
            Nesta perspectiva, é muito importante criar novas possibilidades de inserção do jovem no esporte. Incentivando e aprimorando a participação da nossa equipe de Vôlei, com maior visibilidade perante a comunidade e com maior participação nos campeonatos escolares, municipais e estaduais.  Faz-se necessário a criação de mais equipes de futebol de salão,  masculino e feminino; equipes de vôlei feminino,  de ping - pong, etc.
            O xadrez está sendo incorporado no currículo nacional, por conviver bem com a prática pedagógico, já que é um jogo silencioso, além de ser cientificamente comprovado que aumenta o poder de concentração, o raciocínio lógico e a criatividade. Um clube de Xadrez poderá ser criado onde os alunos aprenderão a jogar e poderão construir as peças do jogo a partir de produtos reciclados. Aliado ao clube, nascerá campeonatos  especiais de xadrez  entre as  turmas, envolvendo toda a escola.
            Campeonatos periódicos, com tabelas bem definidas e horários reservados, entre  turmas de todos os turnos. Será incentivado a participação dos equipes oficiais da escola em campeonatos inter - escolares.
            A valorização das equipes é importante pois incentiva a permanência dos alunos nela, aumenta a auto estima e  pode criar, em cada aluno, o sentido de:  “o melhor vencedor é aquele que vence no esporte e no estudos”.
            Em fim, todas as ações possíveis para a inserção, cada vez maior, dos alunos no mundo dos esportes serão promovidas e assim, criaremos jovens saudáveis, comprometidos com a coletividade e repletos de valores de conduta  ética e  social. Para que isto seja possível é importante a parceria com os professores de educação física, equipe diretiva, especialistas, demais professores e funcionários, pais  e, principalmente, o Grêmio Estudantil e o Conselho de Líderes de Classe. Todos envolvidos e trabalhando de forma ordenada e eficaz, com certeza obteremos grandes resultados.


1.12- A violência na escola

            Nos últimos anos, evocar a imagem de escolas violentas tem-se tornado comum entre os educadores, principalmente nas áreas periféricas. Essa imagem  inquietante é fortalecida  sempre que ocorrem episódios truculentos associados a estudantes e professores, ou a registros de violência grave ao entorno da escola como por exemplo: assassinatos, assaltos e tráfico de drogas. E o que era apenas exceção parece torna-se regra.
            Quase instantaneamente, fixa-se no imaginário social mais um motivo enganoso para que a educação seja entendida como uma profissão prejudicada pelo entorno social, uma profissão utópica à beira do impossível.
            A violência urbana é, de fato, um grave problema. Em algumas regiões do Brasil, a incidência de atos violentos extremos é maior até do que no Oriente Médio. Em nosso bairro e nos bairros adjacentes, notícias de assassinatos se tornaram freqüentes e já não inspiram mais perplexidade entre os moradores. Então, alardeamos que nossas escolas estão sendo invadidas pela brutalidade do contexto social. Isso é verdadeiro apenas em parte. Primeiro, vale lembra o óbvio: nas escolas, há muito menos violência do que no âmbito geral da sociedade. Depois, que o cotidiano escolar não só incorpora as ameaças de seu exterior como produz ele mesmo conflitos, embates e exclusões.  No cotidiano escola, é a feição simbólica da violência que surge com maior freqüência. Exemplos existem como: quando impedimos a participação eqüitativa de todos os alunos no dia - a - dia  escolar, estamos sendo violentos; se desconfiamos de suas potencialidades, recusando-nos a oferecer o que lhe é de direito, estamos sendo violentos; ao colocar em risco sua auto - estima com diagnósticos malicioso, estamos sendo violentos.
            Portanto, o debate sobre a violência deve levar todos a repensar seu papel na construção de uma escola inclusiva e de qualidade. Para tanto, algumas ações podem ser propostas:
1-  A discussão ampla sobre o papel de cada um dentro do ambiente escolar;
2-  Ensinar valores e normas de conduta ética ( para alunos, professores, funcionários e pais).
3-  Saber ouvir mais seu aluno;
4-  Promover campanhas que promovam a afetividade, solidariedade e amizade como: Corrente do Abraço que se resume em cada aluno  abraçar e dizer uma palavra confortante para cinco alunos e, por sua vez, cada aluno abraço deve proceder da mesma forma;
5-  Palavras de inspiram a amizade, a solidariedade e a afetividade  devem ser pintadas em pontos estratégicos da escola;
6-  A realização  de momentos de confraternização entre os alunos em datas especiais como:  Inicio  e término das aulas,  dia do estudante, dia do professor, confraternização de formandos, etc.
7-  Cultos ecumênicos mensais ou em datas festivas.
8-  Abertura da escola para a comunidade ( as propostas para esta abertura estão em outro momento do plano de ação).

            Inúmeras outras ações podem surgir  e certamente serão executadas com todo o empenho da equipe diretiva, dos especialistas, professores, alunos e pais em prol da paz dentro da escola.

1.13- Amor e afetividade

            Paulo Freire na sua grande sabedoria resume bem sua visão de escola:
Escola é ...
o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o  coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educa-se, ser feliz.

            A escola que temos nos últimos anos não é esta sonhada por Paulo Freire. Temos uma escola fria, sem amor, sem afeto. As relações cotidianas limitam-se em relações profissionais:  professor - aluno, professor - professor, diretor - professor , etc. Não existe a afetividade necessária no ambiente humano. Conflitos não são novidade. Aluno X aluno, professor X aluno, professor X professor, equipe diretiva X professor X aluno.  Isto tem que acabar. Não é uma missão fácil mas possível.
            Na gestão participativa proposta por nós, todos os agentes da escola (professor, aluno, funcionário, pai) serão democraticamente ouvidos e suas idéias e sugestões poderão ser analisadas  e implementadas. A falta de diálogo, compreensão, e cumplicidade aliada ao mundo complexo e competitivo que vivemos, a violência crescente a falta de limites e  de perspectiva para um futuro melhor, leva a “exaltação dos ânimos”   surgindo os conflitos, as vezes construtivos mas na maioria, profundamente desagradáveis e desconfortantes. 
            Campanhas de ações de solidariedade como a nossa campanha de natal “Yolanda Martins por um natal mais quente e farto” , campanha de arrecadação de brinquedos, de alimentos e agasalhos, trabalho voluntário dentro e fora da escola, trabalhos vitoriosos como o projeto “Diversas Formas de Amor” da professora Rosely, serão incentivados e abrangidos a toda a escola, confraternizações e ações simples e cotidianas como:  ser sempre sorridente, distribuir abraços e palavras de aconchego podem trazem enormes transformações e, acima de tudo, mais serenidade e compromisso em tudo que fazemos. 

1.14- Educação para o trânsito

            Mais de  45 mil pessoal morrem anualmente no trânsito brasileiro. Nos quase dez anos da guerra do Vietnã morreram menos de 50 mil americanos. Entendemos que nossas ruas são campos de batalha,  e que a única arma para  acabar com esta guerra é a educação para o trânsito. A escola precisa criar metodologias para educar seu aluno,  hoje  pedestre, e futuramente será um motorista.  A nossa escola possui um riquíssimo material didático sobre as normas de trânsito  ( placas de regulamento e advertência e sinaleiros) , os professores poderão usufruir deste material criando circuitos sinalizados onde alunos de bicicleta  poderão percorrê-lo juntamente com alunos “a pé” representando os pedestres. Palestras promovidas por parceiros importantes como  BHTrans e consultores independentes como os Analistas de Trânsito Washington Franco Del Couto e Márcio Roberto Pacheco ambos funcionários da BHTrans e professores de geografia.

1.15- Trabalhos de Campo

            Uma das praticas educacionais mais eficientes é o trabalho de campo. O aluno em contato com o objeto de estudo demonstra maior interesse e, conseqüentemente, sua capacidade de entendimento do conteúdo proposto  aumenta. As relações sociais da turma se intensificam e o próprio relacionamento do professor com a turma sofre profundas transformações. Inúmeros outras vantagens são observadas nesta metrologia. Por este motivo, faz-se necessário intensificar e expandir esta atividade a todas as turmas e disciplinas, onde, através de projetos Interdisciplinares poderão elaborar suas atividades.
            Cidades e localidades importantes para a valorização da nossa história, seja ela, nacional, mineira, ou local. Bem como, feiras de ciências e instituições científicas:  Universidades e Museus Naturais; instituições culturais  e eventos culturais como:  cinema, teatro e exposições,  devem ser visitados anualmente através de calendários pré - estabelecidos. Parceiros serão contactados para diminuir os custos das viagens para alunos e professores. A participação dos pais e toda a comunidade escolar é de suma importância  neste processo.



1.16- Temas Transversais e Projetos Interdisciplinares

            Uma grande contribuição para a educação nacional foi a elaboração e distribuição dos temas transversais. O próprio nome já nos  elucida sobre sua proposta. Temas Transversais são temas do nosso dia - a - dia que traspassam por todos os conteúdos e devem ser trabalhos em conjunto em todas as disciplinas. Para isso, é necessário que os professores tenham horários e espaços reservados para elaborar as propostas de trabalho. 
            Uma vez por mês, ou mais se fizer necessário, sem prejuízo a caga horária do aluno, pois elaboraremos trabalhos para que possam fazê-los em casa. Os professores poderão elabora seus projetos desenvolvidos a partir de temas como:  Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Alunos e os professores irão expor os resultados em  momentos próprios como: “Semana de Arte Moderna”, “Semana de Ciências”, “Semana do Meio Ambiente”, “Semana da Juventude”, “Semana literária”, etc.
           
1.17- Teatro, musica, dança e coral na escola

            A expressão corporal traduzida através da dança, da musica e do teatro, intensifica as relações sociais e podem contribuir no desenvolvimento corporal, intelectual e moral dos alunos. “Inibir” a timidez, aprender a falar em público, desenvolver  a leitura e escrita, a desenvoltura oral, e quem sabe, descobrir grandes artistas de teatro, músicos, dançarinos de todos os gêneros musicais. 
            Ações corajosos serão tomadas como:
1-  Criar uma companhia de teatro com atores  efetivos e convidados e juntamente com o Grêmio Estudantil e Conselho de Líderes de Classe irão ter seu espaço próprio com seus momentos próprios para os ensaios.  As peças criadas ou reelaboradas pelos alunos seriam amplamente divulgadas na comunidade escolar projetando assim, seu trabalho para fora dos muros da escola.
2-  Criação de um coral com alunos ligados aos vários movimentos religiosos e sociedades civis ou qualquer  aluno ou aluna  que queira participar. Convidaremos pessoas ligadas a corais já conhecidos como os Membros do Coral da Igreja Católica do Jardim das Rosas, de Igrejas Evangélicas, o Professor Samuel e outras pessoas que possam contribuir . Também o coral depois de consolido terá ampla divulgação na comunidade escolar, podendo se apresentar em datas comemorativas e em outras instituições de ensino, igrejas ou sociedades civis.
3-  Vários grupos de dança serão criados com a ajuda dos alunos que já se apresentaram em outros momentos, demonstrando seu talento nato e também,  outros que queiram participar. Serão elaborados dias e horários próprios para os ensaios respeitando sempre os horários de aula.
4-  Sabemos que temos muitos artistas ocultos “infiltrados” entre nossos alunos. Eles tocam violão, guitarra, baixo, órgão e inúmeros outros instrumentos. Cantam, compõe musicas. No entanto, são anônimos na multidão. Criaremos momentos destes artista exporem seus trabalhos, em festivais estudantis, e na hora do recreio, onde um local será especialmente criado para eles ( próximo item).

1.18- Projeto Cantinhos do Pátio

            Quando estamos no pátio na hora do recreio observamos uma grande movimentação de alunos, professores, funcionários. Em cada turno existe um pátio socialmente construído. No turno da manhã ( 1o turno), vemos um vai e vem frenético de alunos em grupo ou sozinhos. Pequenos grupos sociais se formam meninos e meninos, meninas e meninas, meninos com meninas, alguns casais de namorados etc. A tarde ( 3o turno), centenas de crianças das séries iniciais correm de um lado para o outro, há também pequenos grupos sociais dos alunos do ensino fundamental. A noite ( 5o turno), estão os jovens, com seus grupos muito bem estabelecidos, muitos casais de namorados e muita “paquera no ar”.
            Falta alguma coisa! Falta atividades construtivas neste momento de extravasar energias acumuladas dentro da sala de aula. E qual a melhor maneira de extravasar? Brincando, dançando, cantando,  atuando, etc.
            O projeto consiste em criar cantinhos dentro do pátio no recreio para organizar estas brincadeiras e assim tornar o recreio mais atrativo e descontraído. Monitores poderão supervisionar todas as atividades dos alunos para impedir acidentes mais graves ou conflitos.
Cantinhos do Pátio:
1-  Canto das brincadeiras de rua: Pular elástico e corda e brincar de taco, amarelinha e bambolê são atividades muito simples de organizar. Para montar esse espaço, são necessários elásticos de roupa, giz, cones, bexigas e bolinhas de meia de seda. Podemos pedir ajuda dos pais para recuperar brincadeiras que as crianças desconhecem e assim ainda, atrairemos os pais para fazerem parte do cotidiano da escola;

2-  Canto das gincanas: Para as minicompetições diárias, é bom manter à disposição dos alunos sacos de estopa de 50 quilos ( para a corrida de saco), colheres de plástico, garrafas PET de 2 litros, latas de lixo, cones, cordas, rolos de barbante, bolas de diversos tamanhos e folhas de sulfite. Os alunos vão se divertir muito enquanto resolve as tarefas no pátio;

3-  Canto da dança: Dançar é um dos prazeres prediletos dos adolescentes. Convoque os próprios alunos para fazer uma seleção de fitas cassetes e CDs com músicas de ritmos variados. Não há como escapar dos sucessos que tocam no rádio - e não devemos censurar. O responsável pela operação do Som deve ter  também músicas infantis e folclóricas.

4-   Canto da leitura: Ler um bom livro e voar nas asas da imaginação. Os estudantes que já despertaram para esse prazer em sala de aula vão adorar o recreio aqui. Não devemos economizar na quantidade de gibis, livros e revistas. Um voluntário ( pai ou aluno) poderá facilmente conduzir essa viagem pelas letras. Bancas de revistas e livros podem ser montados no pátio e nos locais de maior circulação de alunos.

5-  Canto de jogos: Cores e variedades. Esse é o segredo para chamar a atenção dos alunos. Faremos uma campanha para a doação de jogos como dama, dominó, pega - varetas, jogo imobiliário, etc.  Amarelinha, damas e outras brincadeiras poderão ser pintadas no pátio ou nas mesas da em frente a cantina. O aluno ou pai voluntário e responsável por este cantinho não pode se esquecer de verificar se todos os jogos foram devolvidos corretamente;
6-  Canto das artes: Para “pintar e bordar” os artistas vão precisar de cartolina, papel sulfite de diversos tamanhos, papel espelho, crepon, papeis usados, tinta guache, pincéis, copos de plástico, giz, argila e massa de modelar. Sacos de lixo poderão virar aventais. Uma boa dica é alternar a cada semana atividades como escultura, pintura e desenho. O que vale é a imaginação e a capacidade de criação de cada um.

1.19- Projeto Merenda do Noturno

            Segundo a LDB lei 9394/96, o Ensino Médio não é obrigatório, tendo como responsável direto, o Governo Estadual. Este por sua vez, fornece apenas o prédio e o pagamento dos professores. Os alunos do 5o turno não possuem acesso a merenda escolar e material de papelaria  ( folha de ofício e estêncil). Estamos sozinhos na difícil tarefa de instruir jovens desmotivados, cansados e com fome. O rendimento escolar e a disciplina ficam completamente prejudicados.
            No início do ano de 2003, em uma ação corajoso, os professores do noturno criaram um projeto inteligente e eficaz de arrecadação de alimentos e material de  papelaria. O projeto foi um sucesso graças ao empenho de alunos e professores e durante quase seis meses tivemos merenda. No entanto, no segundo semestre não tivemos  oportunidade de criar outros projetos.
            Na Gestão Participativa, a merenda do noturno é prioridade absoluta. Sabemos que o Governo Estadual não irá mudar sua política de distribuição de verbas e cabe a nós: alunos, direção, professores, pais e funcionários buscar soluções para este problema  complexo.

1.19.1- Projeto  “Erradicação da fome no noturno”

            Com a colaboração da administração da escola, professores, alunos, Grêmio Estudantil, Conselho de líderes de Classe, Associação de Pais e Mestre, Colegiado e Funcionários, buscaremos apoio da iniciativa privada e das sociedades civis de Ibirité e  de outras cidades com o intuído de criarmos uma rede de solidariedade e assim, poderemos arrecadar alimentos para servir a merenda ao noturno durante todo o ano.
            A direção  da escola montará uma comissão com membros de todos os segmentos da comunidade escolar, onde buscará apoio e parcerias com  a iniciativa privada, fornecedores da escola, e com a sociedade civil organizada, ONG’s , Igrejas, etc.
            A participação de todos os membros da  comunidade escolar na arrecadação de donativos será primordial, os alunos serão sensibilizados   nesta importante tarefa de praticar a solidariedade  e ajudar os colegas e toda a escola.  É claro que de acordo com as pedagogias modernas “o aluno deve ser o sujeito da sua aprendizagem”, todo este projeto é uma grande idéia para se trabalhar a afetividade, a solidariedade, a justiça, o amor, a importância de compartilhar. Construiremos com certeza, uma situação real, em que os alunos não sentirão mais fome, melhorarão seu rendimento escolar, sua disciplina, e ainda, construirão dentro de cada um sentimento de cidadania.
            Os professores terão total autonomia para elaboração do projeto e como será trabalhado em cada conteúdo e como serão as recompensas ( se optarem não haverá recompensas)  e avaliações.

1.20- Estágios

            Sabemos o quanto   o custo de vida no Brasil vem subindo a cada ano. Hoje, as famílias vivem com o orçamento apertado, e por isso, a necessidade de trabalho para todos os membros da família se tornou regra.  O aluno, na sua maioria adolescentes e jovens menores de idade e, é claro, sem experiência de trabalho, são  mais alguns  nas estatísticas de desemprego em nosso país.  Uma possível solução para amenizar este problema são os estágios. Existem instituições filantrópicas que criam este elo entre a incitava privada e a escola como o Centro de Integração Empresa - Escola de Minas Gerais, o Instituto Ewaldo Lodi  e o CESAM. O aluno quando ingressa nestas instituições poderá ter sua carteira profissional assinada (CESAM), carga horária compatível com os estudos, remuneração mensal e o mais importante, aprenderá a trabalhar em equipe, a socializar-se  em um mundo repleto de novidades, adquirir experiência profissional e  fazer novos cursos como: informática e secretariado.  
            A direção da escola juntamente com seus parceiros, terá uma importante tarefa de  celebrar convênio com estas instituições  e selar o compromisso de cooperação recíproca dando toda a assistência ao aluno caso necessário e por fim, divulgar todos os comunicados com datas, horários, locais, vagas, pré - requisitos, etc. para que o corpo discente da escola esteja bem informado.

1.21- Rádio Escola

            Aliado ao projeto “Cantinho do Pátio”, o projeto Rádio Escola promete envolver todos os alunos de forma divertida e instrutiva. Com um microfone conectado a um aparelho de som ou uma caixa amplificadora instalada em um ponto estratégico no  pátio, os alunos estarão aprimorando a escrita e aprendendo a observar a mídia com outros olhos, tanto no sentido de ampliar o senso crítico como de buscar exemplos de ação a serem seguidos.  Os alunos locutores e colaboradores com certeza melhorarão a oralidade e começaram a apreciar a leitura. A Rádio Escola  se tornará um instrumento importante na melhoria da aprendizagem da  garotada, além de funcionar como meio de diversão e integração da comunidade.



1.22- Projeto Jornal do Estudante

            Em 1996 tivemos uma importante experiência de imprensa estudantil com a criação do jornal “Coração de Estudante”. Infelizmente devido ao auto custo da impressão foram possíveis apenas duas edições. Em 1999  nova tentativa, mas a escola não deu o devido apoio.
            Em 2004 será diferente. Alunos, professores, funcionários e pais estarão juntos na tentativa de criar um jornal mural que alcance a todos e traga as noticias “mais quentes” da nossa escola além de matérias escritas por alunos e também o famoso” recadinho do coração” .
            O aluno envolvido neste projeto poderá desenvolver a leitura, a ortografia  e aprenderá a escrever com clareza e objetividade. A parceria com professores é primordial pois através de projetos Interdisciplinares eles poderão desenvolver metodologias que envolvam  eficazmente toda a turma. O Grêmio Estudantil teria uma importante contribuição dirigindo e organização todo o processo.

Capitulo II - Aos Educadores

            Se há uma criatura que tenha necessidade de formar e manter constantemente firme uma personalidade segura e complexa, essa é o professor . Destinado a pôr-se em contato com a infância, a adolescência e a juventude, nas suas mais várias e incoerentes modalidades, tendo de compreender   as inquietações da criança e do jovem, para bem os orientar e satisfazer sua vida, deve ser também um contínuo aperfeiçoamento, uma concentração permanente de energias que sirvam de base e assegurem a sua possibilidade, variando sobre si mesmo, chegar a aprender cada fenômeno circunstante, conciliando todos os desacordos aparentes, todas as variações humanas nessa visão total indispensável aos educadores. É, certamente, uma grande obra chegar a consolidar-se numa personalidade assim. Ser ao mesmo tempo um resultado - como todos somos - da época, do meio, da família, com características próprias, enérgicas, pessoais e poder ser o que é cada aluno, descer à sua alma, feita de mil complexidades, também, para se poder pôr em contato com ela, e estimular-lhe o poder vital e a capacidade de evolução. E ter o coração para se emocionar diante  de cada temperamento. E ter imaginação para sugerir, e ter conhecimento para enriquecer os caminhos transitados. E saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada   criatura, fornecendo-lhes cores luminosas para se definir, vibratilidades  ardentes para se manifestar, força profunda para se erguer até o máximo, sem vacilações nem perigos. Saber ser poeta para inspirar. Quando a mocidade procura um rumo para a sua vida, leva consigo, no mais íntimo do peito, um exemplo guardado, que lhe serve de ideal. Quantas vezes, entre esse ideal e o professor, se abrem enormes precipícios, de onde se originam os mais tristes desenganos e as dúvidas mais dolorosas! Como seria admirável se o professor pudesse ser tão perfeito que constituísse, ele mesmo, o exemplo amado de seus alunos! E, depois de ter vivido diante dos seus olhos, dirigindo uma classe, pudesse morar para sempre na vida, orientando-a e fortalecendo-a com a inesgotável fecundidade da sua recordação.
            Cecília Meireles, neste lindíssimo texto, demonstra a difícil e  complexa  vocação de  formar pessoas. O professor é tudo isto  e muito mais. 
            Nosso profissão além de difícil , complexa, perigosa, angustiante, ainda somos massacrados a cada governo, com baixos salários, o menor de uma carreira de nível superior, somos culpados por todos os problemas da educação brasileira, não temos o reconhecimento que merecemos, e por incrível que pareça, a maioria dos problemas da escola somos nós os culpados. A alta rotatividade, as desgastantes designações, a falta de espaço para a elaboração de projetos, a carga de trabalho fatigante e a incompreensão de alunos, pais e dirigentes,  nos remete ao desânimo absoluto.
            Portanto,  temos que criar mecanismos concretos para solucionar estes problemas que a muito nos oprime. Alguns estão além das possibilidades da escola como:  rotatividade e salários. No entanto, na maioria, podemos sim resolvê-los. 
2.1 - Maior  participação dos professores nas decisões da escola através do colegiado e da Associação de Pais e Mestres;
2.2 - Criação de coordenações por área:
            De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais  do Ensino Médio os conteúdos foram agrupados em áreas de conhecimento como: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências  da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências humanas e suas Tecnologias. Esta divisão foi proposta para o ensino médio mas pode perfeitamente ser incorporada também ao ensino fundamental.
            Os professores pertencentes  aos grupos específicos elegeriam entre si, o seu coordenador. Este coordenador não seria afastado da sala de aula pois a legislação não permite. Sua função é coordenar o trabalho de sua área, propondo o elo de intercâmbio  entre os conteúdos  para a elaboração dos trabalhos Interdisciplinares e transversais. O professor coordenador teria um acesso privilegiado a cursos de capacitação oferecidos pela SEE e sua ausência será suprida pela equipe diretiva, onde aplicará exercícios e atividades propostos pelo professor titular da turma.

2.3- Negociação das faltas
 Sabemos  que o dia - a  - dia é repleto de contratempos, um filho doente, um mal estar inesperado, atraso do ônibus, problemas com o transporte, etc. Imprevistos acontecem. Partindo do ponto de vista que todos nos temos um compromisso  sério com a escola e com nossos alunos e  quando faltamos é porque realmente necessitamos, não há nada que empeça uma negociação justa desta falta.  
O professor terá 1 mês para repor o dia faltoso, suprindo a ausência de outros professores  e em horários vagos,  caso haja reposição de paralisações,  também poderá repor extraordinariamente a sua falta. No entanto, a reposição do dia faltoso deve respeitar as aulas das turmas para não prejudicar a carga horária do aluno.
O compromisso do professor em avisar sua ausência com antecedência, se possível. Este procedimento é de suma importância para a  organização dos horários e  das turmas causando assim, o menor tumulto possível. 

2.4- Reconhecimento a eficiência
            O professor como todo profissional precisa ter auto - estima, precisa ter seu trabalho reconhecido, não através de avaliações de desempenho, mas sim o reconhecimento sincero da sua eficiência, dos seus projetos, da sua conduta ética, da sua dedicação para com os alunos. Nós professores somos a todo tempo cobrados, desvalorizados e desrespeitados, não temos o valor que merecemos.  Portanto, é nosso compromisso, o verdadeiro reconhecimento dos bons profissionais,  daqueles que apesar das péssimas condições de trabalho conseguem criar projetos altamente producentes e com grande adesão dos alunos e professores. O reconhecimento não virá em forma de presentes, brindes ou festas mas sim, através de uma palavra de agradecimento, de reconhecimento, de incentivo, de parceria, de cumplicidade. Achamos que poucas palavras nos momentos certos valem mais do que mil ações, sem sentido, nos momentos inadequados.

2.5-  Processo da avaliação de desempenho
Deve haver critérios bem definidos e coerentes com as práticas vivenciadas, deve ser contínuo e de natureza pedagógica, voltado para a melhoria continua do desempenho profissional coletivamente organizado, e fundamental é que todos compartilhem das intenções de seus objetivos. 
            O governo do Estado de Minas Gerais instituiu a partir de 2003 o projeto de avaliação de desempenho, observando os critérios de 1 - qualidade, 2- produtividade, 3- iniciativa, 4 - presteza, 5- aproveitamento em programas de capacitação, 6- assiduidade, 7- pontualidade, 8- administração do tempo, 9- uso adequado  de equipamento e instalações de serviços, 10- aproveitamento dos recursos e racionalização de processos de trabalho e por fim, 11- capacidade de desenvolver trabalhos em equipe.  Quem conseguir conceito insatisfatório poderá perder o cargo.
            É um projeto polêmico que pode gerar desconfiança e apreensão, e também a pergunta :  quem possui a qualificação para avaliar? Nada esta definido, mas o papel  e o perfil dos avaliadores  tem que ser conhecido. Avaliadores  de desempenho são todas as pessoas que, direta ou indiretamente, possam estar envolvidas na atividade de detectar diferenças individuais de comportamento em situações de trabalho.
            A avaliação de desempenho acontece numa relação de troca, de intercâmbio, e se distribui por toda uma equipe de pessoas que abrange desde o próprio avaliado até aqueles que têm poder de decisão dentro da organização escolar. 
            Sejam quais forem os elementos que estejam envolvidos nos procedimentos de avaliação, deve-se antes de tudo ter em mente que quem  faz avaliação são pessoas e, como tal, podem cometer determinados enganos, apesar de sua natural predisposição em desincumbir-se da melhor forma possível dessa responsabilidade. É Normal e natural que, ao avaliar outra pessoa, uma série de variáveis possam interferir, distorcendo o retrato fiel da realidade que se pretende fazer.
            Não entram, portanto, em cogitação aqueles avaliadores que já apresentam predisposições  negativas ou intenção prévia de servir-se da avaliação como instrumento de suas necessidades imaturas de proteger ou perseguir, ou como forma de extravasar suas simpatias e antipatias pessoais, conforme interesse de ordem particular, discrepantes dos objetivos organizacionais.
            Torna-se, então, necessário entender como as pessoas habitualmente se comportam quando estão em fazer do fato de terem de emitir parecer sobre as outras, isto é, é preciso esta alertado sobre como suas avaliações podem ser afetados pelo próprio mecanismo de percepção das circunstâncias ambientais e sociais que as envolvem. Portanto, o ato de avaliar  é extremamente complexo e exige extensa discussão por toda a comunidade escolar. 

2.6- Acesso aos recursos didáticos da escola.
            A escola possui uma biblioteca que atende parte da demanda da comunidade escolar, nela encontramos livros didáticos de todos os conteúdos, livros paradidáticos, de  didática, metodologia, literatura, dicionários, mapas, enciclopédias, em fim, um material importante para a auxiliar os professores na elaboração de suas aulas. Infelizmente os livros do Ensino Médio são muito raros devido ao alto índice de furto. Apesar dos problemas a biblioteca supre grande parte da demanda por pesquisa. O professor precisa de mais tempo com seus alunos para verificarem o acervo e “garimparem” boas obras de relevância importância para os alunos e até para a sua  formação continuada .
            Existem em nossa escola um retro - projetor, uma sala de vídeo, fitas VHS, Fitas Cassete, o início das atividades de laboratório depois de muitos anos de reivindicação dos professores e alunos, maquetes de órgãos humanos, etc. Todo estes recursos devem ser amplamente utilizados por  todos os professores, respeitando tabelas de agendamento. Seu uso deve ser facilitado pela direção, bibliotecários e equipe de especialistas para que sejam realmente instrumentos eficazes no processo de ensino -  aprendizagem.

2.7- O lanche dos professores
            Nos turnos da manhã e tarde não há problemas, pois os professores consomem a merenda dos alunos. O maior dilema é o turno da noite, até então, os alunos não tem merenda, conseqüentemente os professores também não .  Com certeza a nossa campanha de arrecadação de alimentos vai ser um sucesso, resolvendo o problema. Mas ainda existe um entrave ao  nosso merecido descanso nos recreios: “o nosso indispensável cafezinho” . Em todas as repartições públicas e empresas privadas seus funcionários tem o direito ao cafezinho, nós não! Poderemos resolver isto com uma simples conta: 1/2 quilo de café custa aproximadamente R$ 4,00, gastamos aproximadamente 1/2 quilo de café por turno em uma semana. Final das contas, a escola gastará por semana apenas R$ 12,00 reais para comprar nosso “sagrado cafezinho”. Acreditamos que esta quantia não apresentará grande “rombo” na conta dos  Recursos Próprios da escola. Caso haja impedimentos legais a equipe diretiva  se responsabilizará em arcar com os gastos.

2.8- A presença do Diretor nas reuniões
            É inconcebível e inimaginável uma reunião de professores sem a presença do diretor  e sua equipe diretiva. São  nas reuniões os momentos  onde se discute problemas - soluções, propostas de trabalho, planejamentos, projetos, etc.. O diretor deve estar presente para discutir, apreciar, opinar, explicar, compartilhar conhecimentos e esclarecer pontos da administração que apenas ele pode esclarecer. 
            Todas as reuniões devem ser registradas em ata para futuramente evitarmos os famosos “disse - não disse” e assim comprometer o funcionamento dos projetos  e operacionalidade da escola.

Capítulo III - Comunidade Externa  e Pais
3.1- Comunidade Externa
            Todos os agentes da escola fazem parte da comunidade escolar, tentamos criar  insistentemente mecanismos para aprimorar nossa relação cotidiano dentro desta comunidade. Porém, em muitas vezes, esquecemos que existe uma comunidade fora dos muros da escola e, na maioria das vezes, muito carente. Como atrair esta comunidade para dentro da escola? Como tentar suprir suas necessidades? São perguntas  com poucas respostas. No entanto, algumas ações podem servir como elo unificador das relações escola e entorno social:
1-  A abertura da escola nas feiras de cultura, eventos esportivos, etc., para a comunidade em geral;
2-  Abertura nos fins de semana das quadras esportivas  para a comunidade. A presença de voluntários da própria comunidade, pais, alunos e funcionários é fundamental nestes eventos;
3-  Maior divulgação da festa junina para maior participação da comunidade
4-  Maior abertura da escola para as instituições religiosas promovem encontros e shows;
5-  Cultos ecumênicos em datas comemorativas ou importantes para a escola.  
6-  Fazer com que a comunidade conheça a história da escola através da visita ao memorial da Escola Estadual Professora Yolanda Martins.
7-  Promover campanhas de restauração da escola com a ajuda voluntária da população;
8-  Fazer com que a comunidade perceba a importância da escola no contexto social, cultural  e econômico da localidade. Com estas ações certamente a depredação do patrimônio da escola será amenizado.

3.2- Pais
            Segundo o Art. 1o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação número 9.394/96 “ A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Segundo o Art. 2o “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”
            A  própria lei que disciplina a educação no Brasil exalta a importância da família na vida estudantil dos alunos. Quando falamos em família logo nos vem a cabeça a palavra “pais”. Mas, o que significa “pais” - pais são os genitores de uma nova vida, aqueles que alimenta, dão proteção, levam ao médico, se preocupam, dão  conforto, educam na fé, ensinam limites, dão exemplos e aprendem também. Nem todos os pais apresentam este perfil. Mas para nós educadores todos possuem sua importância. Neste sentido, é muito importante trazê-los para a escola, fazer com que sintam prazer  em acompanhar a vida escolar de seus filhos.  Para tanto, algumas ações podem ser eficazes:
1-  Reuniões mais freqüentes;
2-  Promover eventos de interação Aluno - Escola - Pais , como gincanas, campanhas de solidariedade, feiras de cultura, eventos culturais, etc.;
3-  Convidar os pais dos alunos que se destacaram para receber os prêmios juntamente com seus filhos;
4-  Difundir a leitura em família através de projetos de leitura familiar coordenados pela biblioteca;
5-  Criação da Associação de Pais e Mestre  para auxiliar na conscientização dos alunos em relação a conservação  do patrimônio,  a disciplina, na aquisição de novos equipamentos, aquisição de novos recursos didáticos  e restauração do prédio.

Capítulo IV - Funcionários da Secretária
           
            Um departamento indispensável da escola, sem ele a instituição não funciona. É nele onde são feitos todos os registros de alunos e funcionários. Nossas vidas profissionais estão nas mãos destes funcionários. A vida escolar dos alunos esta arquivados em seus arquivos e computadores. Mas como dinamizar e flexibilizar ainda mais o atendimento da secretaria?  Algumas ações podem ser sugeridas:
1-  A escola das tarefas serão distribuídas de  acordo com as  afinidades já existentes. Somos uma escola privilegiada, pois temos ótimos profissionais neste departamento e com competências específica bem definidas;
2-  A escola do turno  de trabalho poderá ser feita através de “acordos de cavalheiros” . Caso não haja consenso utiliza-se os critérios de classificação;
3-  Seria importante que todos os funcionários tivessem acesso e conhecimento de todas as tarefas da secretaria para dinamizar e flexibilizar o atendimento. Isto não que dizer que todos devam efetuar todas as tarefas ao mesmo tempo. A divisão de tarefas é importante. A flexibilização de competências busca suprir  problemas como: o professor  vai solicitar sua contagem de tempo, mas o funcionário responsável não está presente; um pai vai buscar a declaração de transferência do aluno, mas o funcionário responsável não está presente. Estes problemas podem causar desconforto e revolta desnecessários aos pais e demais funcionários.
4-  Há uma clara necessidade de maior intercâmbio de informações entre os funcionários da secretaria e professores. Faz-se necessário a participação dos funcionários em algumas reuniões e conselhos de classe para a socialização das informações diminuindo assim, equívocos e informações “truncadas”  muito comuns no dia - a  - dia da escola.
5-  Reorganizar o ambiente de trabalho da secretaria para maximizar o espaço tronando-os mais funcionais e mais confortáveis.
6-  Os funcionários da secretaria possuem total autonomia de optar  pelos movimentos grevistas.
7-  A presença do Secretário Escolar e primordial, para a supervisão “construtiva” das tarefas, como agente integrador  e colaborador na execução dos trabalhos da secretaria. 
8-  Promover manutenções eficazes na rede de computadores, com amplo treinamento dos operadores e  troca imediata dos prestadores de assistência técnica ineficientes.

Capítulo V - O quadro dos serviços gerais

            Outro departamento importantíssimo na escola. As “meninas da cantina”, como são carinhosamente conhecidas, desempenham funções importantíssima de limpeza das salas, do pátio, dos banheiros,  fazem a merenda de todos os dias, controlam a distribuição da merenda, e muitas vezes educam. Os homens que trabalham no portão e na horta também exercem importantes funções.  Devem portanto, serem valorizados a todo instante. Porém conflitos podem acontecer e para tentar amenizá-los algumas propostas  podem ser aplicadas:
1-  A divisão de tarefas devem ser combinadas entre as serviçais, de acordo com as afinidades de cada uma, caso não haja consenso um mecanismo de classificação e prioridade pode ser elaborado;
2-  Maior participação das cozinheiras na confecção do cardápio;
3-  Todo trabalhador possui o direito a greve e portanto, o direito a paralisação das serviçais será respeitado mediante votação democrática;
4-  A faxina geral deve ser feita uma vez por mês, exceto as limpeza das salas e corredores, com a presença de todos os servidores;
5-  Será analisado a carga horária dos servidores da cantina no intuito de oferecê-los de forma mais justa o merecido descanso nos feriados e recessos;
6-  A troca de horário deve obedecer as necessidades da escola mas também devemos olhar com  muita atenção as necessidades dos servidores;
7-  Serão criados ambientes  que favoreçam a amizade, a solidariedade, o companheirismo  profissional, e que desavenças sejam eliminadas através de uma boa convivência cotidiana;
8-  Materiais adequados para as limpezas que possam facilitar o trabalho e o torne menos insalubre;
9-  As faltas  poderão ser negociadas durante todo o mês vigente, e apenas quando não houver consenso será envida para o pagamento.

Capítulo VI - Colegiado Escolar

            O colegiado é o órgão supremo da administração escolar. Ele é a representação mais fiel de todos os segmentos da escola. Alunos, professores, pais, especialistas, funcionários podem optar, deliberar, reivindicar soluções importantes para a administração e a operacionalidade da escola, gerir os recursos financeiros  e direcionar sua melhor aplicação.
            Para que o Colegiado Escolar possa desempenhar suas reais funções é necessário intensificar e fortalecer suas ações. Algumas sugestões podem contribuir neste processo:
1-Divisão de funções bem definidas e criação  de comissões  específicas;
2-  Jornal mural do colegiado - onde iremos expor todas as deliberações, resoluções, prestação de contas e divulgação dos levantamentos de preço;
3-  No momento da aprovação da prestação de contas faz-se necessário a apresentação de todos os levantamentos de preço, pelo menos 3 orçamentos para cada compra,  para evitar favorecimento a alguns fornecedores;
4-  Dar prioridade aos fornecedores da região, pois são eles que oferecem emprego aos nossos alunos e doações para nossos eventos;
5-  Maior quantidade de reuniões para discutir questões relacionadas a disciplina dos alunos. O colegiado deve entender que para o aluno ser convocado para alguma audiência perante seus membros, vária etapas devem ser percorridas.
4.1- Advertência do professor;
4.2- Advertência do especialista ( na presença dos pais) ;
4.3- Advertência da equipe diretiva  ( na presença dos pais);
4.4- Em posse de todos os registros das faltas graves causadas pelo aluno o colegiado analisará o caso e resolverá qual a melhor solução:
4.4.1- Audiência com  o aluno e pais;
4.4.2- Encaminhamento ao conselho tutelar e cobrar  soluções concretas;
4.4.3- Encaminhamento a promotoria;
4.4.4- todas as etapas devem ser devidamente documentadas  e arquivadas na pasta pessoal do aluno.
4.5- Criar uma parceria série com os colegiados das escolas do nosso setor no intuito de pressionar e cobrar eficiência do Conselho Tutelar;
4.6- Fazer parcerias  importantes com o Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestre e o Conselho de Lideres de Classe;

Capítulo VII - A rede física da escola

            A escola é relativamente grande, possui 14 salas, um laboratório, duas quadras, biblioteca, sala de professores, administração, supervisão, cantina e sala de vídeo. É uma boa rede física instalada, mas podemos acrescentar a esta rede novas propostas de espaços como:
1-  Mesas de convívio social, onde tabuleiros de dama ou xadrez serão pintados sobre elas. A localização mais adequada destas mesas seria próximo ao laboratório no  “3o pátio”, próximo a mesa de ping - pong;
2-  Construção de um palco permanente, também próximo ao laboratório, onde todas as apresentações de teatro, música, dança, declamação de poesias, etc. teriam um espaço próprio e adequado;
3-  Dar nomes aos pavilhões num intuito de valorizar personagens importantes para a educação da escola e do município;
4-  Pintar frases reconfortantes, que inspiram a esperança, a amizade, a solidariedade, o amor e também, abrir espaço para os grafiteiros com seus desenhos criativos  e representativos das condições sociais;
5-  Pintura das salas através do projeto de apadrinhamento por turmas;
6-  Construção de um muro entre o pátio e a quadra de futebol. A importância do muro seria nos momentos em que a escola, aberta à comunidade, não encontrasse monitores voluntários disponíveis.
7-  Retirar todos os arames farpados das telas e cerca, implantar uma proteção de tela entre a quadra de vôlei a os arbustos no muro principal  para diminuir a perda de material esportivo;
8-  Desenvolver os jardins  e a horta da escola, com maior diversidade de plantas ornamentais, rochas e hortaliças, verduras;
9-  Promover visitas mensais a horta e promover a conscientização da importância deste espaço para a escola.
10- Pintar brincadeiras no pátio.
11- Cobrar das autorizadas municipais a promessa da cobertura da quadra;
12- Comprar marcos e portas paras as salas;
13- Com a ajuda de toda a comunidade escolar temos certeza que iremos arrecadar fundos para fazer muitas melhorias da na escola como: terminar o passeio externo, recuperar o pátio, etc.
14- promover campanhas de conscientização da conservação do espaço escolar demonstrando para todos  que ele  nos pertence.


Considerações Finais

            Com certeza terminamos este Plano de Ação bem diferentes daqueles que o iniciou. O contato com as bibliografias especializas, com revistas educacionais e entrevistas e conversas informais com os membros da comunidade escolar  nos ensinaram muito. Sabemos que a educação não é estanque, ela é dinâmica e flexível. Portanto, o conteúdo deste plano não esta acabado, nunca ficará acabado, mas com certeza buscaremos a cada dia de nossas vidas  o nosso aprimoramento profissional.





Bibliografia
EDUCAÇÃO : um tesouro a descobrir - 6a Edição - São Paulo: Cortez; 
       Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação
      para século XXI
VEIGA - NETTO, A . J. Disciplinaridade X Indisciplinaridade: uma tensão
     produtiva, Departamento de Ensino e Currículos, UFRGS
SEVERINO, Antônio Joaquim - Metodologia do Trabalho Científico
      21a Edição - Ed. Cortez, São Paulo - SP - 2000 - p. 73-142
DIAS, Generaldo Freire - Atividades Interdisciplinares de Educação
     3a Edição - Editora Global - São Paulo - SP - 1997
VEIGA, Ilma P. Alencastro (Org.) - Técnicas de Ensino: Por que não?
     Coleção : Magistério Formação e Trabalho Pedagógico , 5a Edição
      Editora Papirus - Campinas - SP - 1991 - p. 131-143.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Edição
     Especial - coleção Saraiva Legislação - Editora Saraiva - São Paulo - SP
     1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental , Documento
      Introdutório - Secretaria de Educação Fundamental, Brasília.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, MEC - Ministério
      da Educação, Brasília.
BRASIL. Temas Transversais - Parâmetros Curriculares Nacionais : Ensino
     Fundamental : Meio Ambiente p. 167-242 - Secretaria de Educação
      Fundamental , Brasília.
REVISTA TERRA LIVRE- Dossiê : Os PCN’s no Ensino Fundamental - Publicação da AGB. No 13- Agosto 1997 p. 9-19
LUCK, Heloísa; FREITAS, Kátia S., GITLING, Roberto e KEITH, Sherry-
       A escola Participativa: o trabalho do gestor escolar
COTRIM, Gilberto e PARISI, Mário - Fundamentos da Educação -
      História e  Filosofia da Educação, 5a Edição - Editora Saraiva
     São Paulo - SP - 1982.
REVISTA NOVA ESCOLA - Editora Abril - Edições Janeiro/Fevereiro/Março
        Abril/Maio/Junho/Julho/Agosto/Setembro/Outubro/Novembro e
       Dezembro de 2002 e 2003 e Janeiro de 2004 - São Paulo - SP - 2004
LEI DE DIRETRIZES DE BASES DA EDUCAÇÃO -  Lei 9.9394/96 -
      República Federativa do Brasil  - BR 1996.
    

           












Nenhum comentário:

Postar um comentário