Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ATIVIDADES SEMANAIS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO TURNO DA TARDE

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ESCALA DE USO DA SALA DE BIBLIOTECA
HORÁRIO
PROFESSORA
PROFESSORA
PROFESSORA
PROFESSORA
13H 30
FLÁVIA
ANGELINA
MÁRCIA
GERALDA
14H 40
VALÉRIA
ALEKSANDRA
ELIANA
VANDERLEIA

ESCALA DE USO DO CANTINHO MÁGICO
HORÁRIO
PROFESSORA
PROFESSORA
PROFESSORA
PROFESSORA
13H 50
GERALDA
MÁRCIA
ANGELINA
FLÁVIA
16H15
VANDERLEIA
HELIANA
ALEKSANDRA
VALÉRIA

O que fazer na Biblioteca?
·         Só ir à biblioteca já é o que fazer, a circulação na escola deve ser feita em fila e em ordem e chegando lá, o comportamento deve ser de acordo, lá o espaço é diferente de uma sala de aula: exige mais silêncio, mais concentração, mais cooperação dos colegas.
·         No local, há uma caixa de livros reservada para cada ano de escolaridade;
·         Os alunos precisam ter contato com os livros e saber: manuseá-los, não rasgar, não amassar, não sujar, dividir, observar as gravuras, observar as letras, tamanho, textura, forma gráfica, o que significa capa, contra-capa, título, páginas, sumário, ordem alfabética, capítulos.
·         Ler histórias para os alunos, fazer rodízios para que eles leiam histórias,
·         Há outros livros na biblioteca, o que são eles? Para que servem? Dicionários, Enciclopédia,
·         Há diversos outros tipos de leitura na biblioteca, a professora deve explorar o acervo  e planejar o que fazer com os alunos nesse local, é uma hora por semana.

O que fazer no Cantinho Mágico?
·         Espaço reservado para a Educação Física, espaço livre que os alunos amam de ir para lá, mas precisam saber se comportar a ficar lá, também se vai em fila, em ordem.
·         Chegando lá podem brincar com brinquedos, fazer brincadeiras livres, subir nas árvores, observar: o espaço diferente, o silêncio diferente, aproveitar para ensinar Ciências, fazer experimentações,
·         Podemos plantar árvores lá e cada turma toma conta de uma árvore. O pé de ameixa “pegou”, a sibipiruna também, mas as outras duas árvores morreram.
·         Usando o espaço vamos pedir à direção que providencie uma limpeza e uma “arrumada” no local.

Ibirité, 19 de junho de 2013.
Breno José de Araújo

Especialista em Educação Básica