Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Proposta Pedagógica dos Cadernos Separados

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS


PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS SETE CADERNOS SEPARADOS

META

Possibilitar a aprovação de 100% (cem por cento) dos alunos do Ensino Fundamental.

OBJETIVO GERAL

Garantir efetivamente a aprendizagem do aluno e consequentemente somado a outros fatores promover a sua aprovação ao final do ano.

OBJETIVO ESPÉCÍFICO

Acompanhar e monitorar a realização das atividades em sala e os deveres de casa dos alunos.

PLANO DE AÇÃO

A Escola recomenda que seus alunos utilizem cadernos separados, um para cada disciplina curricular com as seguintes especificações: 96 folhas, 1x1, espiral, capa simples. Assim distribuídos:
01 caderno para Língua Portuguesa
01 caderno para Matemática
01 caderno para Historia
01 caderno para Geografia
01 caderno para Ciências
01 caderno para Inglês
01 caderno para Ensino Religioso, Educação Física e Educação Artística

JUSTIFICATIVA

 Os cadernos separados são mais baratos que o caderno de dez matéria e o fichário;
 O Especialista em Educação Básica fará periodicamente o acompanhamento e monitoramento dos cadernos com vistos;
 Facilitará a visualização das atividades, cadernos separados permitem ver que passado um mês de aula o aluno não copiou uma linha;
 Os pais podem fazer o acompanhamento, mesmo tendo pouco tempo disponível; com o caderno separado até mesmo uma pessoa com pouca instrução perceberá se há ou não atividades realizadas;
 Observa-se que, geralmente, o aluno indisciplinado e com baixo rendimento escolar utiliza caderno de dez matérias ou fichário;
 Facilita o estudo do aluno, porque ele pode ter a seqüência cronológica do conteúdo estudado em um único caderno. No caderno de dez matérias, cada divisória corresponde a 20 folhas, espaço insuficiente para um bimestre; No fichário, há o problema da desorganização do aluno, que perde folhas, rasga ou deixa folhas em casa;
 No trabalho pedagógico é necessário alguma vezes se estabelecer regras que se apliquem a todos, pois se abrir exceção, dá margem para discussões e o resultado não é satisfatório;
 As famílias que já adotaram a idéia conseguiram obter resultado satisfatório com a aprovação do aluno;

PROPOSTA PARA O ANO LETIVO DE 2011

Estabelecer na lista de material escolar do ano de 2011 da escola para que a família compre cadernos separados conforme especificado e proíba o uso de cadernos de dez matérias e/ou o fichário.



Equipe Pedagógica da Escola
Novembro de 2010.

domingo, 24 de outubro de 2010

Carta ao Jornal Super Notícias

No dia 10 de fevereiro de 2010, a Escola Estadual Professora Yolanda Martins foi notícia em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo capa do Jornal Super Notícias, campeão de vendagem no Estado de Minas Gerais. Infelizmente, a imagem foi muito negativa, com problemas de super lotação de sala de aula e falta de carteiras, a direção da escola adotou um sistema de rodízio de aulas. O assunto foi comentado em todas as rodas, na rádio Globo e “pipocaram” críticas à escola em particular e à educação em geral.

O problema da falta de carteiras foi, momentaneamente solucionado, com o recebimento de carteiras doadas pelas escolas da região. Mas, o problema persiste e não tardará a retornar ao cenário de discussões. Porque a falta de carteiras é apenas um “sintoma” do mal maior. Há uma série de fatores que contribuem para o problema. Podemos listá-los:
• Recusa das famílias de matricular os filhos no turno da noite por causa do medo da violência; (Há salas ociosas no noturno);
• Altos índices de repetência, o que faz com que os alunos não progridam na escolaridade, juntando-se aos alunos novatos na turma, aumentando o número de alunos dentro da sala;
• Vandalismo dos próprios alunos que quebram cadeiras e carteiras diariamente;
• O vandalismo e a indisciplina são causados, sobretudo, pelo número excessivo de alunos nas salas de aulas, pergunta: como fazer um trabalho eficiente com uma sala com cinqüenta alunos que impede a própria movimentação das pessoas dentro dela? E o calor? E o desconforto visual? E o barulho?
• Não há na escola nos turnos manhã e tarde salas ociosas para uma melhor movimentação dos alunos e o favorecimento de um trabalho pedagógico mais eficiente; o barulho diário é um fator de estresse profissional;
• Demanda por vagas para o ensino fundamental ser maior que a oferta; o governo encontra solução para a demanda enchendo as turmas de alunos, quando a solução correta é a construção de mais uma escola na região do canal para atender a demanda por mais vagas;

A Escola Estadual Professora Yolanda Martins pode ter os seus problemas, como toda escola pública, mas,não vive de notícias ruins, os professores e demais profissionais se esforçam a cada dia para oferecer um bom serviço para a comunidade. Os índices de proficiência nas avaliações externas vêm subindo gradativamente, no ano de 2008 o resultado dos anos iniciais do ensino fundamental superou a média do Estado.

A Escola precisa de uma participação mais ativa das famílias no seu dia a dia, no acompanhamento das atividades escolares e na conscientização dos alunos da importância dos estudos e da conservação do patrimônio público, que não é de nenhuma pessoa em particular, mas que é de todos, paga com os impostos cobrados.

Se há procura por vagas, deve haver também o compromisso com essa Instituição de Ensino que funciona há 30 anos e foi fruto de luta da comunidade para educar os seus filhos.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO