Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

sábado, 23 de outubro de 2010

A turma do Sítio contra a pichação ou "Pichar não é legal"

Esse texto foi apresentado no dia da Feira de Cultura da Escola Estadual Professora Yolanda Martins no dia 23 de outubro de 2010 pelos alunos do Terceiro Ano do Ciclo da Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é conscientizar todos os alunos da importância de se conservar a escola. Há outras maneiras do adolescente se expressar e "deixar a sua marca" temos certeza que os alunos que conseguiram primeiramente ler o texto, segundo memorizá-lo e terceiro apresentá-lo para um público de no mínimo de 500 pessoas presente na quadra da escola não é pouca coisa. Esses alunos merecem o nosso reconhecimento e suas professoras também.


E. E. PROFESSORA YOLANDA MARTINS
FEIRA DE CULTURA 23 DE OUTUBRO DE 2010.
3º. ANO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEATRO:

A TURMA DO SÍTIO CONTRA A PICHAÇÃO OU
“PICHAR NÃO É LEGAL!”

CENA 1
(Tia Nastácia está na cozinha, fazendo o almoço)

Chegam Narizinho, Emília e Pedrinho da escola, sentam-se à mesa e começam a conversar:

_ Narizinho: Emília!
_ Emília: Narizinho! Tudo Bem!
_ Narizinho: Estou tão triste! Hoje ao chegar à nossa sala de aula encontramos a sala toda pintada!
_Emília: Pintada? Não pintou a escola?
_Narizinho: Desculpa, falei errado, a sala de aula estava pichada.
_Emília: Isso é muito triste! A minha sala também está pichada. Um coisa muito feia!
_ Pedrinho: Pichar é legal!
(Tia Nastácia, Emília, e Narizinho respondem ao mesmo tempo)
_ O Quê?!!
Tia Nastácia pergunta a Pedrinho.
_ Pichar é legal por que, Pedrinho?
_ Pedrinho responde: A gente deixa a nossa marca, faz uns desenhos legais e as meninas passam a gostar da gente!
(As três mulheres respondem juntas):
_Não acredito no que estou ouvindo!
_ Pedrinho: é gente!
Tia Nastácia serve o almoço.


CENA 2
(Dona Benta está sentada na cadeira fazendo um crochê, passa Pedrinho chutando uma bola)

Dona Benta o chama:
_Pedrinho, venha aqui, por favor, quero falar com você.
_Sim, senhora, Vó.
_Bença, vó, o que a senhora quer falar comigo?
_Dona Benta: Filho, Nastácia me contou que você acha que pichar a escola é uma atitude legal. É isso mesmo, meu filho?
_Pedrinho: É sim, vó. Eu vejo os meninos fazendo cada letra louca, deixando a marca deles e ganhando o apoio dos colegas e das meninas. Principalmente das meninas.
_Dona Benta: Tá bom, mas, no outro dia você disse que não gostou quando picharam o seu desenho do Sítio do Pica- pau amarelo que a Professora Fabiana fez com a sua turma?
_Pedrinho: é verdade,vó. E Picharam a sala da Professora Heliana e da Professora Fátima também.Onde Emília e Narizinho estudam.
_Dona Benta: E você, não gostaria de estudar num lugar limpo e organizado onde pudesse expor os seus trabalhos e todos pudessem ver e gostar do que fez?
_Pedrinho: sim, mas tem gente que gosta de pichar?
_Dona Benta: mas, vale a pena? Será que não é uma falta de educação sujar as coisas dos outros? Pensa meu filho, como você se sentiria se invadissem o seu quarto, jogassem tinta nas suas roupas e no seu cobertor, além de rasgassem o seu pôster do Dragon Ball Z?
_Pedrinho: Eu ficaria com muita raiva, e nem sei o que faria com quem fizesse isso.
_Dona Benta: Pois bem, é isso que fazem quando picham as salas de aula.



CENA 3
(Pedrinho, Narizinho e Emília caminhando para a escola)

_Pedrinho: gente eu conversei com vó Benta, e ela me disse que Pichar não é legal. No começo eu não concordei, mas depois vi que ela está certa. Pichar não é legal mesmo!
_Narizinho: Vocês já viram a quantidade de pichações que existem na escola? Quem faz isso não vai à escola para estudar. Está perdendo o tempo dele.
_Emília: O engraçado é que a escola é nossa! Temos que conservá-la. É lá que aprendemos a ler a escrever. A fazer amigos, a nos divertir. Quanto mais eu aprendo, mais eu quero aprender.

(Chega o Visconde)
_Visconde: Ei amigos, eu estou com um projeto para apresentar para toda a escola: “Pichar não é legal!” Para conscientizar os alunos, as famílias e todos os que usam a escola que ela é pública, significa que é de todos. Todos nós devemos preservá-la.
_Narizinho: eu topo, Visconde.
_Emília: eu também, vamos conversar com a direção da escola, os professores, os funcionários e nossos colegas para ajudar a preservar a escola e não ter mais pichação nela.
_Pedrinho: Eu sei de alguns colegas meus que picham, vou conversar com eles para pararem com isso. Eles vão me ouvir. Se não me ouvirem não serão mais meus amigos. Não brincarei mais com eles.
_Visconde: Isso mesmo, Pedrinho. A escola precisa se unir para fazer do seu prédio um lugar melhor para se estudar e aprender. Ninguém gosta de estudar num lugar sujo e todo pichado.
(Todos se voltam para a platéia e perguntam:
_E você, vai nos ajudar nessa campanha?
“Pichar não é legal!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário