Escola é cultura!
Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Plano de Curso Quarto ano (Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
DIREÇÃO:
JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA
ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA
VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES
PROFESSORAS:
ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
PRIMEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
TÓPICOS
• ALFABETO;
• LETRAS MAIUSCULAS;
• ORDEM ALFABETICA;
• SILABA;
• DIVISÃO SILÁBICA;
• CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SILABAS;
• ENCONTRO VOCÁLICO;
• DITONGO, TRITONGO, HIATO;
• DÍGRAFOS
• SILABA TONICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• ENTENDER O CONCEITO DE ALFABETO;
• REVISAR ALFABETO DA LÍNGUA PORTUGUESA;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS MAIUSCULAS INICIAIS;
• TREINAR ORDEM ALFABETICA;
• COMPREENDER O CONCEITO DE ENCONTRO VOCÁLICO
• SEPARAR PALAVRAS EM SÍLABA;
• CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS;
• ENTENDER O CONCEITO DE ENCONTRO VOCÁLICO;
• SEPARAR EM SÍLABAS PALAVRAS COM TRITONGO E HIATO;
• CLASSIFICAR ENCONTROS VOCÁLICOS EM DITONGO, TRITONGO E HIATO;
• IDENTIFICAR ENCONTROS VOCÁLICOS;
• ENTENDER O CONCEITO DE DÍGRAFO;
• COMPLETAR PALAVRAS COM DÍGRAFOS E SEPARAR EM SÍLABAS;
• DISTINGUIR DIGRAFOS QUE SE SEPARAM E QUE NÃO SE SEPARAM NA DIVISÃO SILÁBICA
• IDENTIFICAR PALAVRAS QUE POSSUEM DÍGRAFOS;
• ORDENAR SÍLABAS E ENCONTRAR PALAVRAS COM DÍGRAFOS.
• ESCREVER PALAVRAS COM DÍGRAFOS
• COMPREENDER O CONCEITO DE SÍLABA TÔNICA;
• SEPARAR EM SÍLABAS E CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO A SUA TONICIDADE
• IDENTIFICAR SILABA TONICA NAS PALAVRAS
• PRODUÇÃO DE FRASES
• DESCRIÇÃO DE PESSOAS, LUGARES E OBJETOS;
• RIMAS;
• HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
• CRIAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS;
• DIÁLOGO EM BALÕES;
• TIPOS DE BALÃO;
• FICHA DE LIVRO; • CRIAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS;
• CRIAR E DESCREVER PERSONAGENS;
• CRIAR DIÁLOGO EM BALÕES;
• IDENTIFICAR OS TIPOS DE BALÕES;
• PREENCHER FICHAS DE LIVROS;
• CONFRONTO ENTRE X E CH;
• CONFRONTO ENTRE QUA E GUA;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: AR, ER, IR, OR, UR
• CONFRONTO ENTRE M E N NOFINAL DA SÍLABA
• CONFRONTO ENTRE LH E LI
• PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO E AM;• • EMPREGAR CORRETAMENTEAS LETRAS X E CH, CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS SILABAS QUA E GUA, CONFRONTANDO-AS;
• ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS EM SÍLABAS TERMINAS EM R;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS M E N ANTES DE CONSOANTES E NO FINAL DE PALAVRAS, CONFRONTANDO-AS;
• ESCREVER E LER CORRETAMENTE PALAVRAS COM LH E LI;
• LER E GRAFAR PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO E AM.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
SEGUNDO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
TÓPICOS
• FRASE, TIPOS DE FRASE: AFIRMATIVA, NEGATIVA, IMPERATIVA, INTERROGATIVA E EXCLAMATIVA;
• SUBSTANTIVOS:
1. COMUM E PRÓPRIO;
2. COLETIVO;
3. PRIMITIVO E DERIVADO;
4. SIMPLES E COMPOSTO;
5. ARTIGO: DEFINIDO E INDEFINIDO;
6. GÊNERO DO SUBSTANTIVO – MASCULINO E FEMINO;
7. GRAU DO SUBSTANTIVO – AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• ENTENDER O CONCEITO DE FRASE;
• RECONHECER E ELABORAR FRASES DE SENTIDO COMPLETO;
• COMPREENDER O CONCEITO DE SUBSTANTIVO;
• DISTINGUIR, RECONHECER SUBSTANTIVOS COMUNS E PRÓPRIOS;
• ELABORAR FRASES COM SUBSTANTIVOS COLETIVOS;
• COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE SUBSTANTIVO PRIMITIVO E DERIVADO;
• ELABORAR FRASES COM SUBSTANTIVOS DERIVADOS E PRIMITIVOS;
• DIFERENCIAR SUBSTANTIVO SIMPLES DO COMPOSTO;
• CLASSIFICAR OS SUBSTANTIVOS;
• FORMAR SUBSTANTIVOS COMPOSTOS
• ENTENDER O CONCEITO DE ARTIGO;
• DISTINGUIR ARTIGOS DEFINIDOS DE INDEFINIDOS;
• COMPLETAR FRASES COM ARTIGOS;
• DISTINGUIR SUBSTANTIVOS MASCULINOS DE FEMININOS;
• DEMONSTRAR ARTIGOS QUE ACOMPANHAM O GÊNERO MASCULINO E ARTIGOS QUE ACOMPANHAM O FEMININO;
• EMPREGAR A FLEXÃO DE GÊNERO EM SUBSTANTIVOS;
• ENTENDER, UTILIZAR E DISCRIMINAR AS FLEXÕES DE GRAU DO SUBSTANTIVO;
• DEMONSTRAR E PRATICAR ALGUMAS TERMINAÇÕES NO GRAU DIMINUTIVO;
• CONFRONTO ENRE AS LETRAS C,Ç, SC E SÇ;
• TIL;
• CONFRONTO ENTRE Z E S COM SOM DE Z;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: H INICIAL;
• CONFRONTO ENTRE GE,GI,JE, JI; • EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS C,Ç,SC, SÇ;
• EMPREGAR CORRETAMENTE O TIL EM PALAVRAS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE A LETRA Z EM INÍCIO DE PALAVRAS INTERMEDIÁRIA E A LETRA S INTERMEDIÁRIA, CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE A LETRA H NO INICIO DAS PALAVRAS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS GE, GI, JE,JI, CONFRONTANDO-AS.
• CÓPIAS DE BALÕES;
• PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE UMA SEQUENCIA LÓGICA;
• FINAL DE HISTÓRIA;• • UTILIZAR CORRETAMENTE OS DOIS PONTOS E TRAVESSÃO;
• PRODUZIR E COMPLEMENTAR TEXTO A PARTIR DA SEQUENCIA LÓGICA;
• REPRODUZIR TEXTOS COM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO TEMA E NA ILUSTRUÇÃO;
• DECIFRAR MENSAGEM ENIGMÁTICA;
• IDENTIFICAR FRASE INTRUSA EM UM TEXTO.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
TERCEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
TÓPICOS
• ADJETIVO;
• GENERO, NUMERO E GRAU
• GRAU DO ADJETIVO;
• COMPARATIVO;
• IGUALDADE, INFERIORIDADE E SUPERIORIDADE;
• NUMERAL;
• PRONOME;
• PRONOMES PESSOAIS, RETO, OBLÍQUO E DE TRATAMENTO;
• VERBO;
• NÚMERO;
• PESSOA;
• TEMPO (PRESENTE, PRETÉRITO PERFEITO E FUTURO)
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• COMPREENDER O CONCEITO DE ADJETIVO;
• IDENTIFICAR ADJETIVOS EM FRASES;
• RELACIONAR ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS EM FRASE;
• TRANSFORMAR SUBSTANTIVOS EM ADJETIVOS;
• AMPLIAR FRASES COM ADJETIVOS;
• ESCREVER ADJETIVOS PARA O QUE É PEDIDO;
• COMPLETAR E CRIAR TEXTOS COM ADJETIVOS;
• ENTENDER E UTILIZAR AS FLEXÕES DE GRAU DE ADJETIVO;
• DEMONSTRAR QUE ALGUNS ADJETVIOS POSSUEM FORMAS DIFERENTES PARA O GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE;
• COMPREENDER O CONCEITO DE NUMERAL;
• CLASSIFICAR OS NUMERAIS;
• ELABORAR FRASES COM NUMERAIS;
• ENTENDER O CONCEITO DE PRONOME;
• CONHECER, UTILIZAR E IDENTIFICAR PRONOMES PESSOAIS EM FRASES E TEXTOS;
• ELABORAR FRASE COM PRONOME DE TRATAMENTO;
• COMPREENDER O CONCEITO DE VERBO;
• IDENTIFICAR VERBOS EM FRASES;
• CONHECER E PRATICAR AS FLEXÕES DE NÚMERO E PESSOA DE VERBOS,
• DEMONSTRAR E UTILIZAR OS TEMPOS VERBAIS;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
QUARTO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
TÓPICOS
• ADVÉRBIO;
• CONJUGAÇÕES VERBAIS (PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA CONJUGAÇOES)
• VERBOS DA PRIMEIRA CONJUGAÇÃO;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: AL, EL, IL,OL, UL;
• CONFRONTO L E U;
• CONFRONTO R E RR;
• CONFRONTO S E Z FINAIS;
• CONFRONTO E, EI, I, O , OU, U;
• PALAVRAS DE DUPLAS GRAFIAS;
• VERBOS DA TERCEIRA CONJUGAÇÃO;
• SUJEITO E PREDICADO;
• SONS DE X;
• ESCRITA DE POR QUE, POR QUÊ, PORQUE;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: NH, LH, CH;
• CONFRONTO ENTRE S,SS;
• CONFRONTO ENTRE GUE, GUI, QUE, QUI;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS COM SÍLABAS TERMINADAS EM L;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS L, U CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS R , RR, CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS S, Z EM FINAL DE PALAVRAS, CONFRONTANDO-AS;
• ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS E , EI, I, OU, U;
• CONHECER A DUPLA GRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS;
• RECONHECER E UTILIZAR CORRETAMENTE OS VERBOS DA TERCEIRA CONJUGAÇÃO NOS TEMPOS PRESENTE, PRETÉRITO E FUTURO;
• ESCREVER FRASES E TEXTO;
• COMPREENDER OS CONCEITOS DE SUJEITO E PREDICADOS EM FRASES;
• COMPLETAR FRASES COM SUJEITOS E PREDICADOS;
• OBSERVAR OS VÁRIOS SONS QUE A LETRA X PODE REPRESENTAR;
• CONHECER A ESCRITA DOS PORQUÊS, CONFORME SUA UTILIZAÇÃO;
• UTILIZAR OS PORQUÊS CORRETAMENTE;
• EMPREGAR CORRETAMENTE OS DÍGRAFOS NH,LH,CH EM PALAVRAS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE S,SS, CONFRONTANDO-OS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS SÍLABAS QUE,QUI, GUE,GUI CONFRONTANDO-OS;
EIXOS TEMÁTICOS
• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
TÓPICOS
• RECONSTITUIÇÃO DE TEXTO;
• PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO;
• CARTA;
• PRODUÇÃO DE TEXTO;
• OPINIÃO PESSOAL;
• CRIAÇÃO DE POEMA;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• RECONSTITUIR TEXTO COM RECORTES ADEQUADOS;
• PRODUZIR TEXTO NARRATIVO COM OS PERSONAGENS INDICADOS;
• ESCREVER CARTAS;
• PRODUZIR TEXTO COM SITUAÇÕES AO AVESSO;
• ESCREVER OPINIÃO PESSOAL SOBRE A IDÉIA APRESENTADA;
• ESCREVER POEMA COM RIMAS A PARTIR DO TEMA SUGERIDO;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
PRIMEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• NÚMEROS
TÓPICOS
• FINALIADADE DOS NÚMEROS;
• ONDE SÃO USADOS;
• HISTÓRIA DOS NÚMEROS;
• SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
• NÚMERO DE TRÊS ALGARISMOS;
• COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO;
• POSIÇÃO OU ORDEM;
• LEITURA E ESCRITA;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• CONHECER A HISTÓRIA DOS NÚMEROS;
• RECONHECER ONDE OS NÚMEROS PODEM SER USADOS;
• RECONHECER, IDENTIFICAR E INTERPRETAR OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS: CÓDIGOS, EM LOCALIZAÇÕES, ORDENAÇÃO, CONTAGEM, MEDIDAS;
• AMPLIAR AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO PARA OS NÚMEROS COM TRÊS ALGARISMOS, POR EXTENSO;
• COMPOR E DECOMPOR;
• ORDENAR, COMPARAR E LOCALIZAR NÚMEROS;
EIXOS TEMÁTICOS
• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;
TÓPICOS
• CÁLCULO MENTAL;
• DESAFIOS;
• ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES COM REAGRUPAMENTO;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• JUNTAR E ACRESCENTAR UNIDADES;
• COMPLETAR, TIRAR, COMPARAR NUMERAIS;
• RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMAS;
EIXOS TEMÁTICOS
• MULTIPLICAÇÃO
TÓPICOS
• CÁLCULO MENTAL;
• OPERAÇÕES SIMPLES;
• DESAFIOS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• CALCULAR MULTIPLICAÇÕES UTILIZANDO O CÁLCULO MENTAL E ESTRATÉGIAS PESSOAIS OU UM PROCEDIMENTO DE CÁLCULO;
• EXPRESSAR POR MEIO DE MULTIPLICAÇÕES AS IDÉIAS MULTIPLICATIVAS EM SUAS VARIAS REPRESENTAÇÕES;
• RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO;
• COMPLETAR TABELAS DE MULTIPLICAÇÃO E INTERPRETAR DADOS APRESENTADOS EM GRÁFICOS E TABELAS;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
SEGUNDO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
TÓPICOS
• NÚMEROS MAIORES QUE 999;
• LEITURA E ESCRITA;
• DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO;
• POSIÇÃO OU ORDEM;
• OPERAÇÕES DE SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO;
• DESAFIOS;
• CÁLCULOS MENTAIS;
• OPERAÇÕES;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• AMPLIAR AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO PARA OS QUATRO ALGARISMOS;
• LER E ESCREVER OS NÚMEROS;
• COMPOR E DECOMPOR;
• ORDENAR, COMPARAR E LOCALIZAR NÚMEROS;
• CALCULAR A SOMA E A DIFERENÇA UTILIZANDO O CÁLCULO MENTAL, ESTRATÉGIAS PESSOAIS E CALCULOS COM NÚMEROS MAIORES DE 1000;
• COMPLETAR TABELAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, INTERPRETANDO DADOS ORGANIZADOS EM GRÁFICOS E TABELAS;
EIXOS TEMÁTICOS
• MEDIDA DE TEMPO;
TÓPICOS
• DIAS;
• MESES;
• ANOS;
• HORAS E MINUTOS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• LER E INTERPRETAR CALENDÁRIO MENSAL E ANUAL;
• LER AS HORAS E OS MINUTOS;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE MEDIDAS DE TEMPO;
EIXOS TEMÁTICOS
• GEOMETRIA;
TÓPICOS
• SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
• ELEMENTOS DE UM SÓLIDO GEOMÉTRICO;
• DIMENSÕES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• IDENTIFICAR E CARACTERIZAR FORMAS GEOMÉTRICAS EM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E NO COTIDIANO;
• OBSERVAR, RECONHECER E REPRESENTAR LINHAS, CUBOS, PIRÂMIDES, RETÂNGULOS, TRIÃNGULOS E CÍRCULOS;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
TERCEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• GRANDEZAS E MEDIDAS;
TÓPICOS
• SISTEMA MONETÁRIO;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• CONHECER A HISTÓRIA DO DINHEIRO;
• IDENTIFICAR VALORES DE MOEDAS E CÉDULAS BRASILEIROS;
• ESTIMAR VALORES DO SISTEMA MONETÁRIO;
• REALIZAR CÁLCULOS E RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM VALORES DE NOTAS E MOEDAS BRASILEIRAS, INCLUSIVE COM O USO DE NOTAÇÃO DECIMAL;
•
EIXOS TEMÁTICOS
• NÚMEROS ORDINAIS;
• GRANDEZAS E MEDIDAS;
TÓPICOS
• NÚMEROS ORDINAIS;
• MEDIDAS DE MASSA;
• MEDIDAS DE CAPACIDADE;
• MEDIDAS DE COMPRIMENTO;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• ESCREVER POR EXTENSO NÚMEROS ORDINAIS;
• IDENTIFICAR ORDENS;
• COMPARAR MASSAS;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE MEDIDAS DE MASSA;
• USAR A MEDIDA DO GRAMA, QUILOGRAMA, TONELADA COMO UNIDADES DE MEDIDAS;
• USAR BALANÇAS PARA MEDIR MASSAS;
• COMPARAR CAPACIDADES;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE MEDIDAS DE CAPACIDADE;
• USAR O LITRO E O MILITRO COMO MEDIDAS DE CAPACIDADE;
• COMPARAR COMPRIMENTOS;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE COMPRIMENTO;
• USAR O CENTÍMETRO, O MILÍMETRO, O METRO, E O QUILÔMETRO COMO UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO;
EIXOS TEMÁTICOS
• DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS;
• NÚMEROS ROMANOS;
TÓPICOS
• CÁLCULO MENTAL;
• OPERAÇÕES INVERSAS;
• REPARTIR OU DISTRIBUIR EM PARTES IGUAIS;
• IDÉIA DE MEDIDA ( QUANTOS CABEM, QUANTOS GRUPOS PODEM SER FORMADOS)
• NÚMEROS ROMANOS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• CÁLCULAR DIVISÕES UTILIZANDO CÁLCULO MENTAL, ESTRATÉGIAS PESSOAIS;
• UTILIZAR CORRETAMENTE OS SINAIS : E = PARA REPRESENTAR UMA DIVISÃO;
• RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONCEITO DE DIVISÃO;
• IDENFICAR NÚMEROS ROMANOS;
• TRANSFORMAR NÚMEROS NATURAIS EM ROMANOS;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
QUARTO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• NÚMEROS FRACIONAIS;
TÓPICOS
• FRAÇÕES;
• SITUAÇÕES ENVOLVENDO AS IDÉIAS DE FRAÇÕES;
• FRAÇÕES E REDUÇÃO DE FIGURAS;
• COMPARAÇÃO DE FRAÇOES
• OPERAÇÕES COM FRAÇOES;
• NÚMEROS DECIMAIS MAIORES QUE UM;
• OS DÉCIMOS E CENTÉSIMOS NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM OS NÚMEROS DECIMAIS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE INDICAM A RELAÇÃO DE PARTE TODO;
• EXPRESSAR A DIVISÃO POR UMA FRAÇÃO;
• COMPARAR NÚMEROS RACIONAIS ESCRITOS NA CONDIÇÃO DE FRAÇÃO;
• REPRESENTAR POR UMA FRAÇÃO A PARTE DE UM TODO;
• REPRESENTAR POR UM NÚMERO NATURAL A QUANTIDADE DE OBJETOS CORRESPONDENTE A UMA FRAÇÃO DESSE CONJUNTO;
• LER, ESCREVER, COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS ESCRITOS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL ATÉ A ORDEM DOS CENTÉSIMOS;
• ADICIONAR E SUBTRAIR NÚMEROS ESCRITOS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO E QUARTO BIMESTRES.
EIXOS TEMÁTICOS
• TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO;
TÓPICOS
• GRÁFICOS E TABELAS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• RECONHECER A IMPORTANCIA DA PESQUISA E AS FORMAS QUE ENVOLVEM OS REGISTROS DAS INFORMAÇÕES: GRÁFICOS E TABELAS;
• CONHECER GRÁFICOS E TABELAS APRESENTADOS EM DIFERENTES FORMAS;
• RECONHECER E ORGANIZAR DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS;
• SABER USAR OS DADOS APRESENTADOS NA FORMA DE TABELA OU GRAFICO;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
PRIMEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• O MUNICÍPIO E SUA HISTÓRIA
TÓPICOS
• ORIGEM E HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ;
• A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS
• OS MONUMENTOS NA HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS;
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• COMPREENDER A NOÇÃO DE MUNICÍPIO;
• LEVANTAR DADOS SOBRE O MUNICÍPIO ONDE VIVE, ORIGEM E PROCESSO HISTÓRICO;
• PERCEBER MUDANÇAS E PERMANENCIAS NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO;
• PERCEBER AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO MUNICIPIO AO LONGO DO TEMPO;
• COMPREENDER A NOÇÃO DE MONUMENTO E SUA UTILIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA;
• •
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
SEGUNDO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO;
TÓPICOS
• UM PAÍS CHAMADO BRASIL;
• TERRA DOS POVOS INDÍGENAS;
• FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL;
• CAPITANIAS HEREDITÁRIAS;
• EXPANSÃO: DO LITORAL PARA O INTERIOR
• A OCUPAÇÃO DO LITORAL;
• DESBRAVAMENTO DO INTERIOR;
• DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES;
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER QUE O BRASIL INTEGRA O CONTINENTE AMERICANO;
• IDENTIFICAR O TERRITÓRIO DO BRASIL E A ATUAL DIVISÃO POLÍTICA;
• CONHECER QUE ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS, A AMÉRICA ERA HABITADA POR POVOS NATIVOS;
• RECONHECER A LUTA ATUAL DOS POVOS INDIGENAS PELA PRESERVAÇAO DE SUAS TERRAS;
• CONHECER A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO;
• IDENTIFICAR OS MAPAS, FONTE DE DOCUMENTAÇÃO;
• RELACIONAR A EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL AO INÍCIO DA DEVASTAÇÃO FLORESTAL DO BRASIL;
• CONHECER O PROCESSO DE EXPANSÃO TERRITORIAL D O BRASIL;
• IDENTIFICAR A FIGURA DOS BANDEIRANTES E SUA RELAÇÃO COM O DESBRAVAMENTO DO BRASIL;
• PERCEBER A IMPORTANCIA DA MINERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
TERCEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• A ORGANIZAÇÃO DO PODER
TÓPICOS
• ATUAL ORGANIZAÇÃO DO PODER NACONAL;
• O PODER NAS SOCIEDADES INDIGENAS;
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• IDENTIFICAR A ATUAL ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIARIO;
• ELEIÇÃO DIRETA;
• DEMOCRACIA
• CIDADANIA;
• RECONHECER A EXISTÊNCIA DE FORMAS DIFERENTES DE ORGANIZAR E DISTRIBUIR O PODER EM SOCIEDADES INDIGENAS E NÃO INDIGENAS;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
QUARTO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• A ORGANIZAÇÃO DO PODER;
• CIDADANIA
• CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL;
TÓPICOS
• OS PORTUGUESES E A ORGANIZAÇÃO DO PODER POLÍTICO;
• DE COLÔNIA A PAÍS INDEPENDENTE;
• O QUE SIGNIFICA SER CIDADÃO?
• O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO;
• DIREITO DA CRIANÇA;
• CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• CONHECER O PROCESSO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DO PODER POLÍTICO NO BRASIL, DESDE A CHEGADA DOS PORTUGUESES;
• IDENTIFICAR AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: SISTEMA DE GOVERNO, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE NAPOLÍTICA;
• COMPREENDER O SIGNIFICADO DE CIDADÃO E CIDADANIA;
• COMPREENDER QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA ENVOLVE DIREITOS E DEVERES;
• CONHECER A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL;
• CONHECER OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA;
• PARTICIPAR DA CIDADANIA NO MICRO COSMO DA SALA DE AULA;
• RECONHECER QUE MUDANÇAS DE ATITUDES NO NÍVEL GLOBAL DEPENDE DE MUDANÇAS DE ATITUDES NO NIVEL LOCAL; ( UM PEQUENA AÇÃO FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA)
• •
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
PRIMEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• MUNICIPIO URBANO E MUNICIPIO RURAL;
TÓPICOS
• O MUNICIPIO
• ESPAÇO URBANO;
• ESPAÇO RURAL;
• INTEGRAÇÃO CAMPO – CIDADE;
• MUNICIPIO E SOCIEDADE
• CONDIÇÕES DE VIDA
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER DIFERENTES PAISAGENS QUE COMPÕEM O MUNICIPIO;
• IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O ESPAÇO URBANO E O ESPAÇO RURAL;
• PERCEBER A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O ESPAÇO URBANO E O RURAL;
• RECONHECER OS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS QUE INTEGRAM O MUNICÍPIO;
• RECONHECER AS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE AS PESSOAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE DO MUNICIPIO;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
SEGUNDO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• MUNICIPIO
• LIMITES E GOVERNO
TÓPICOS
• LIMITES DE IBIRITÉ;
• PONTOS DE ORIENTAÇÃO;
• MUNICIPIO, ESTADO, PAIS E CONTINENTE;
• O GOVERNO DO MUNICIPIO DE IBIRITÉ
• QUEM EXECUTA AS LEIS?
• DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO
• EXERCICIOS DE CIDADANIA;
• A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO;
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER O MUNICÍPIO COMO UNIDADE ADMINISTRATIVA E TERRITORIAL;
• CONSTRUIR A NOÇÃO DE LIMITE DE MUNICIPIO E IDENTIFICAR OS LIMITES NATURAIS E ARTIFICIAIS DO MUNICIPIO;
• IDENTIFICAR O MUNICIPIO COMO PARTE DA UNIDADE ADMINISTRATIVA MAIOR: O ESTADO;
• IDENTIFICAR OS ESTADOS BRASILEIROS E O DISTRITO FEDERAL;
• IDENTIFICAR OS PAÍSES DO CONTINENTE AMERICANO;
• IDENTICAR OS CONTINENTES (AFRICA, ASIA, OCEANIA, EUROPA, AMÉRICA E ANTARDIDA);
• RECONHECER OS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO E AS SUAS ATRIBUIÇÕES;
• REFLETIR SOBRE A IMPORTANCIA DA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO E DO VOTO COMO UMA FORMA DE EXERCICIO DA CIDADANIA;
• RECONHECER A IMPORTANCIA DE PARTICIPAR DE MOVIMENTOS POPULARES: ASSOCIAÇÕES E ORGANIZAÇÕES COM FINS SOCIAIS, POLITICA E AMBIENTAIS;
• APRENDER QUE OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO INCLUEM SUA PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA DO PAÍS;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
TERCEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• DINAMICA DA NATUREZA;
TÓPICOS
• CLIMA;
• HIDROGRAFIA;
• RELEVO;
• VEGETAÇÃO
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• PERCEBER A INTERAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS NATURAIS;
• ENTENDER A DINAMICA DAS ESTAÇÕES DO ANO;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES ESTADOS DA ÁGUA NA NATUREZA E NAS PAISAGENS;
• COMPREENDER OS DIFERENTES USOS DA ÁGUA NA SUPERFICIE TERRESTRE;
• ENTENDER O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA E O IMPACTO QUE SUA CONSTRUÇÃO CAUSA AO AMBIENTE;
• RECONHECER QUE AS FORMAS DE RELEVO SÃO RESULTADO DA AÇÃO DE DIVERSOS FATORES OU AGENTES;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES FORMAS DE RELEVO;
• RECONHECER A INFLUENCIA DO CLIMA, DO SOLO, DA HIDROGRAFIA E DO RELEVO NO DESENVOLVIMENTO E NAS CARACTERISTICAS DA VEGETAÇÃO;
• IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BRASIL E SUAS CARACTERISTICAS;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
QUARTO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• ATIVIDADES ECONOMICAS
TÓPICOS
• RECURSOS NATURAIS;
• O ESPAÇO GEOGRÁFICO;
• O ESPAÇO GEOGRÁFICO E O TRABALHO;
• AGRICULTURA;
• PECUÁRIA;
• EXTRATIVISMO;
• ATIVIDADE INDUSTRIAL;
• COMÉRCIO
• SERVIÇOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• COMPREENDER QUE OS SERES HUMANOS UTILIZAM A NATUREZA COMO FONTE DE RECURSO E RIQUEZAS;
• DIFERENCIAR O QUE É PROPRIAMENTE NATURAL DAQUILO QUE PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES;
• COMPREENDER QUE TANTO O ESPAÇO URBANO COMO O RURAL SÃO COMPOSTOS DE ELEMENTOS NATURAIS E ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO;
• COMPREENDER A IMPORTANCIA DO TRABALHO HUMANO NA CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS GEOGRAFICOS;
• CONSTRUIR O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRAFICO;
• COMPREENDER OS PROCESSOS E RELAÇÕES QUE ENVOLVEM A DINAMICA DE CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO;
• IDENTIFICAR A AGRICULTURA E A PECUÁRIA E RECONHECER A IMPORTANCIA DO CLIMA, DO SOLO, E DO RELEVO PARA ESSAS ATIVIDADES ECONOMICAS;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRATIVISMO;
• RECONHECER A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE AGRICOLA, PECUARIA E EXTRATIVA NO FORNECIMENTO DE MATERIA-PRIMA;
• IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE MATERIAS PRIMAS.
• RECONHECER DIFERENTES DE INDUSTRIAS;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ESTABELECIMENTO COMERCIAIS;
• IDENTIFICAR A GRANDE VARIEDADE DE SERVIÇOS E SEUS PRESTADORES;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
PRIMEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• INVESTIGANDO A MATERIA;
TÓPICOS
• ESTADOS FISICOS DA MATERIA;
• A PROPRIEDADE DA MATERIA;
• MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS;
• TRANSFORMAÇÕES NAS MATERIAIS;•
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER A MATERIA SEUS ESTADOS FISICOS: SOLIDO, LIQUIDO E GASOSO;
• PERCEBER QUE A MATERIA TEM MASSA, OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO E PODE TER CARACTERISTICAS COMO A TRANSPARENCIA, FLEXIBILIDADE E RESISTENCIA;
• CONHECER EXEMPLOS E ORIGENS DE ALGUMAS MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS;
• TER NOÇOES DAS TRANSFORMAÇÕES POR QUE PASSAM ALGUNS MATERIAIS NATURAIS ATÉ SE TRANSFORMAREM EM MATERIAIS ARTIFICIAIS, COMO PAPEL;
• COMPREENDER QUE TODOS OS MATERIAIS SOFREM TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO;
• DIFERENCIAR ALGUNS TIPOS DE TRANSFORMAÇÕES REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS;
• RECONHECER A DECOMPOSIÇÃO COMO PROCESSO FUNDAMENTAL PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
SEGUNDO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• A AGUA
• O AR
• A ATMOSFERA
TÓPICOS
• OS ESTADOS FISICOS DA AGUA;
• O CICLO DA AGUA;
• A AGUA E AS MISTURAS;
• A IMPORTANCIA DA AGUA
• O AR
• A ATMOSFERA
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER OS ESTADOS FISICOS DA AGUA: SOLIDO, LIQUIDO E GASOSO;
• IDENTIFICAR AS MUDANÇAS DE ESTADO FISICO DA AGUA E RELACIONA-LAS A FORMAÇÃO DO CICLO DA AGUA;
• EXEMPLIFICAR MATERIAIS SOLUVEIS E INSOLUVEIS;
• ADQUIRIR NOÇOES DE FORMAÇÃO DE MISTURAS;
• VALORIZAR A AGUA COMO RECURSO INDISPENSÁVEL A VIDA E A PRÁTICA DE ATITUDES CONTRARIAS A POLUIÇÃO;
• REJEITAR O DESPERDICIO DE AGUA E ADOTAR ATITUDES DE USO RACIONAL;
• SABER QUE AGUA PROPRIA PARA O CONSUMO HUMANO DEVE SER POTAVEL;
• LOCALIZAR MEIOS ONDE O AR PODE SER ENCONTRADO;
• RECONHECER O AR COMO RECURSO INDISPENSAVEL A VIDA E AO GÁS OXIGENIO COMO ELEMENTO NECESSÁRIO PARA A RESPIRAÇÃO DOS SERES VIVOS;
• IDENTIFICAR O AR COMO UMA MISTURA DE GASES E CONHECER OS SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES;
• CONHECER ALGUMAS PROPRIEDADES DO AR: NÃO TEM FORMA, INVISIVEL, MASSA, OCUPA LUGAR NO ESPAÇO;
• PERCEBER A ATMOSFERA COMO A CAMADA GASOSA QUE ENVOLVE A TERRA;
• ADQUIRIR NOÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO VENTO;
• CONHECER ALGUMAS FORMAS DE POLUIÇÃO ATMOSFERICA E PROPOR ATITUDES PARA DIMINUIR OS EFEITOS DA POLUIÇÃO;
• RELACIONAR A COMBUSTÃO COM A PRESENÇA DO GÁS OXIGENIO;
• PERCEBER OS PERIGOS DE ACIDENTES ENVOLVENDO O FOGO E CONHECER FORMAS DE PREVENIR ESSES ACIDENTES;
•
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
TERCEIRO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• A ALIMENTAÇÃO DOS SERES VIVOS
• A RELAÇÃO DOS SERES VIVOS E O AMBIENTE;
TÓPICOS
• ALIMENTAÇÃO DA PLANTAS/
• ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS;
• AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS;
• OS ECOSSISTEMAS;
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER QUE AS PLANTAS FABRICAM O PRÓPRIO ALIMENTO POR MEIO DA FOTOSSINTESE;
• IDENTIFICAR A IMPORTANCIA DA LUZ, DO GÁS CARBONICO E DA CLOROFILA NO PROCESSO DA FOTOSSINTESE;
• COMPREENDER QUE DIFERENTEMENTE DAS PLANTAS, OS ANIMAIS PRECISAM SE ALIMENTAR DE OUTROS SERES VIVOS;
• IDENTIFICAR ANIMAIS POR DIFERENTES HABITOS ALIMENTARES: HERBIVOROS, CARNIVOROS E ONIVOROS;
• RECONHECER QUE OS SERES VIVOS FORMAM CADEIAS ALIMENTARES;
• DIFERENCIAR SERES PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES EM UMA CADEIA ALIMENTAR;
• COMPREENDER QUE OS SERES VIVOS ESTABELECEM RELAÇÕES COM OUTROS SERES VIVOS;
• IDENTIFICAR E RECONHECER ALGUNS EXEMPLOS DE PREDAÇÃO, PARASITISMO, INQUILINISMO E PROTOCOOPERAÇÃO;
• RESPEITAR AS FORMAS DE VIDA E AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS;
• RECONHECER O SER HUMANO COMO PRINCIPAL AGENTE MODIFICADOR DOS ECOSSISTEMAS;
• RECONHECER A POLUIÇÃO, O DESMATAMENTO, A CAÇA E PESCA SEM CONTROLE COMO ATIVIDADES PREJUDICIAIS AOS ECOSSSISTEMAS.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
QUARTO BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS
• ALIMENTAÇÃO HUMANA
• MOVIMENTANDO O CORPO HUMANO
TÓPICOS
• ALIMENTOS E NUTRIENTES;
• A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS;
• OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS;
• OS MUSCULOS E OS MOVIMENTOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER QUE OS SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS E, PORTANTO PRECISAM DE ALIMENTO;
• CONHECER ALGUNS TIPOS DE ALIMENTOS RICOS EM NUTRIENTES;
• VALORIZAR OS ALIMENTOS E ATITUDES QUE EVITEM O DESPERDICIO;
• VALORIZAR A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE, DO BEM ESTAR , DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO DO ORGANISMO;
• PERCEBER O DESENVOLVIMENTO DAS TECNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS E SUA IMPORTANCIA PARA OS SERES HUMANOS AO LONGO DA HISTÓRIA;
• COMPREENDER QUE OS ALIMENTOS ESTRAGAM PORQUE SOFREM A AÇÃO DE OUTROS ORGANISMOS, PRINCIPALMENTE FUNGOS E BACTERIAS;
• VALORIZAR A HIGIENE NA MANIPULAÇÃO E NO PREPARO DOS ALIMENTOS;
• IDENTIFICAR A IMPORTANCIA DO USO DE EMBALAGENS E CONSERVANTES NOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS;
• OBSERVAR O PRAZO DE VALIDADE E DE CONSUMO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS;
• VALORIZAR A PRÁTICA DE ESPORTES PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE;
• IDENTIFICAR A BOA POSTURA COMO CONDIÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DE PROBLEMAS DE COLUNA;
•
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, obrigado por me ajudar com seu plano de curso.
ResponderExcluirMuito obrigada por este plano que muito me orientou!
ResponderExcluir