Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

De que as escolas precisam?

Educação na mídia

18 de outubro de 2011

Infraestrutura adequada nas escolas melhora aprendizagem
Estudo do BID mostra que acesso a biblioteca, laboratórios de ciências e computadores impacta ensino significativamente

Fonte: iG


Priscilla Borges, iG Brasília



A falta de bibliotecas, computadores, laboratórios de ciências, auditórios e quadras de esportes nas escolas prejudica a aprendizagem dos estudantes da América Latina. Essa é a conclusão do estudo Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-americana, que será divulgado na tarde desta terça-feira pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A análise feita a partir do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce), feito em 2006, mostra que o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior ao dos que estão em escolas piores. Os dados consideram os resultados de 200 mil alunos de 3ª e 6ª séries do ensino fundamental de 16 países da América Latina em provas de linguagens, matemática e ciências.

De acordo com o estudo, os estudantes de escolas urbanas sem ambientes acadêmicos adequados poderiam subir as médias de 506 pontos em provas de linguagens e 497 pontos em matemática para 525 pontos e 524 pontos, respectivamente, caso tivessem condições melhores de ensino. Os alunos de colégios rurais, por sua vez, aumentariam as notas de 465 para 487 em linguagens, e de 480 para 497 em matemática.

“Nas provas do Serce, 20 pontos adicionais significam um quarto da diferença entre a obtenção de um nível insuficiente de aprendizagem e um nível adequado”, afirma o relatório do BID.

O estudo mostrou ainda a precariedade na infraestrutura das escolas da região e revelou que há grandes diferenças entre estabelecimentos urbanos e rurais, públicos e privados. O desempenho dos menos favorecidos é pior nas provas.

Na relação entre a infraestrutura escolar e os resultados acadêmicos dos estudantes, o estudo diz que os fatores que mais contribuem para bons desempenhos são: a presença de espaços de apoio ao ensino (bibliotecas, laboratórios de ciências e salas de computadores), a garantia de serviços públicos de eletricidade e telefonia, a existência de água potável, rede de esgoto e banheiros em número adequado.

“Os governos latino-americanos têm dado atenção à questão da ampliação da cobertura escolar com êxito. Nisso temos melhorado”, afirma Jesús Duarte, um dos autores do relatório, especialista em educação do BID. “Mas agora que as crianças estão nas escolas, é necessário dar atenção à infraestrutura e aos recursos físicos delas para melhorar a aprendizagem. Há muito a ser feito nesse sentido”, diz.

Para diminuir a distância de aprendizagem dos estudantes menos favorecidos, os especialistas do BID apontam em que os gestores deveriam priorizar o investimento de recursos.

Nas escolas urbanas, segundo eles, deve-se construir mais bibliotecas, laboratórios de ciências, salas com computadores e espaços multiuso. Nas zonas rurais, ainda é preciso acabar com deficiências como a falta de acesso à água potável, banheiros, rede de esgotos, eletricidade e telefonia.



Condições precárias
Os dados do estudo mostram que os países da América Latina ainda não oferecem condições básicas de funcionamento aos professores e estudantes que frequentam as escolas de educação básica.

Uma em cada cinco escolas não tem acesso à água potável e o dobro não conta com rede de esgoto. Há telefones em pouco mais da metade e um terço dos colégios não oferece número suficiente de banheiros aos alunos. Falta eletricidade em 10% das escolas desses países.

Além disso, cerca de 88% dos colégios da região não têm laboratórios de ciências, 73% não têm refeitório, 65% não possuem salas de computação, 63% não oferecem salas de reuniões para os professores, 40% não possuem biblioteca e em 35% das instituições não há espaço para a prática de esportes.

Quando se compara as escolas usadas pelos mais favorecidos economicamente (as urbanas privadas) e pelos mais pobres (as rurais), as diferenças aumentam. Enquanto, 81% das escolas privadas urbanas têm laboratório de informática, menos de 13% das escolas rurais possuem esses espaços.

No Brasil, os especialistas destacaram que menos de um terço dos colégios possuem salas com computadores disponíveis para a comunidade escolar e menos de 10% das escolas oferecem laboratório de ciências. Argentina, Paraguai e Uruguai são os que possuem escolas com melhor estrutura física na América do Sul.

O estudo
O Serce utiliza nas provas conteúdos comuns aos currículos oficiais dos países e o enfoque às habilidades necessárias para a vida, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, o estudo combina os dados com questionários aplicados aos estudantes e às famílias sobre suas condições socioeconômicas e aos diretores e professores sobre as escolas.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE INDICAÇÃO AO CARGO DE DIRETOR E À FUNÇÃO DE VICE-DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

XIV – RESULTADO FINAL
1) MAPA DE APURAÇÃO DA VOTAÇÃO:
Nº DA MESA ESCRUTINADORA
CHAPA 1 CHAPA 2 BRANCOS NULOS TOTAL
01 343 217 02 03 565
TOTAL GERAL 343 217 02 03 565

2) RESUMO GERAL DA VOTAÇÃO:
Nº DA MESA ESCRUTINADORA PREVISÃO DE VOTANTES ABSTENÇÃO DE VOTANTES VOTOS
DESTINADOS ÀS CHAPAS BRANCOS NULOS TOTAL
01 1764 1199 560 02 03 565
TOTAL GERAL 1764 1199 560 02 03 565

3) RESULTADO DO PROCESSO DE INDICAÇÃO: CHAPA INDICADA Nº 01
CHAPA INDICADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR
DIRETOR VICE(S) – DIRETORE(S)

RENATO GUSTAVO CARVALHO LESSA
Masp/CPF: 10804052
Cargo/Função: PROFESSOR DE HISTÓRIA

Nome: CARLOS ROBERTO DOS REIS
Masp/CPF: 10022176
Cargo/Função: PROFESSOR DE HISTÓRIA
Nome: MARCIA DIAS DE SOUZA
Masp/CPF: 8670358
Cargo/Função: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: GRACIELE MARIA DE SOUZA
Masp/CPF: 10983211
Cargo/Função: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IBIRITÉ, 05 DE JUNHO DE 2011.
Coordenador da Comissão

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Assembléia Geral

E. E. PROFA. YOLANDA MARTINS
Senhores pais e/ou responsável

Conforme calendário do processo de indicação ao cargo de diretor e à função de vice-diretor, amanhã

28 de maio de 2011 (sábado),

às 09 horas da manhã,

haverá a ASSEMBLÉIA GERAL com a

presença de pais, alunos e servidores da escola para apreciação das propostas das duas chapas inscritas para o processo de indicação.

Todos estão convocados a comparecer para poder decidir o seu voto no próximo domingo (05/06).

Comissão Organizadora

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quem poderá votar no processo de indicacão?

E. E. PROFESSORA YOLANDA MARTINS
Processo de Indicação de Candidatos ao Cargo de Diretor e à função de Vice-Diretor

Domingo, 05 de junho de 2011
Votação de 8h às 17 horas

Quem poderá votar:
• Alunos com idade igual ou superior a 14 (quatorze anos completos);
• Pai, mãe ou responsável pelo aluno menor de 14 (quatorze) anos com direito a apenas 01 (hum) voto por família. Se houver, por exemplo, 03 (três) alunos menores de 14 (quatorze) anos, só um dos pais votará pelos três filhos;
• Todos os professores e demais servidores da escola podem votar independentemente de estarem de licença ou não, seu substituto também tem direito a voto;
• Servidor que for pai de aluno menor de 14 (quatorze) anos deverá optar em qual categoria irá votar (como servidor ou como pai de aluno);
• Todos deverão se identificar com um documento de identidade ou certidão de nascimento;
Comissão Organizadora

terça-feira, 24 de maio de 2011

Quem pode votar no processo de indicação?

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
Processo de Indicação de Candidatos ao Cargo de Diretor e à função de Vice-Diretor

Chapa 1
Diretor: Renato Gustavo Carvalho Lessa
Vice: Carlos Roberto dos Reis
Vice: Márcia Dias de Souza
Vice: Graciele Maria de Souza

Chapa 2
Diretor: José Geraldo de Moraes
Vice: Cláudio Sabino da Silva
Vice: Ana Paula Alves dos Santos
Vice: Flávia Cislene de Lima


Domingo, 05 de junho de 2011 - Votação de 8h às 17 horas

Quem poderá votar:
• Alunos com idade igual ou superior a 14 (quatorze anos completos);
• Pai, mãe ou responsável pelo aluno menor de 14 (quatorze) anos com direito a apenas 01 (hum) voto por família. Se houver, por exemplo, 03 (três) alunos menores de 14 (quatorze) anos, só um dos pais votará pelos três filhos;
• Todos os professores e demais servidores da escola podem votar independentemente de estarem de licença ou não, seu substituto também tem direito a voto;
• Servidor que for pai de aluno menor de 14 (quatorze) anos deverá optar em qual categoria irá votar (como servidor ou como pai de aluno);
• Todos deverão se identificar com um documento de identidade ou certidão de nascimento;
Comissão Organizadora

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chapa 2

Chapa 2
Diretor: José Geraldo de Moraes
Vice: Cláudio Sabino da Silva
Vice: Ana Paula Alves dos Santos
Vice: Flávia Cislene de Lima

Chapa 1

Chapa 1
Diretor: Renato Gustavo Carvalho Lessa
Vice: Carlos Roberto dos Reis
Vice: Márcia Dias de Souza
Vice: Graciele Maria de Souza