Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

domingo, 24 de outubro de 2010

Carta ao Jornal Super Notícias

No dia 10 de fevereiro de 2010, a Escola Estadual Professora Yolanda Martins foi notícia em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo capa do Jornal Super Notícias, campeão de vendagem no Estado de Minas Gerais. Infelizmente, a imagem foi muito negativa, com problemas de super lotação de sala de aula e falta de carteiras, a direção da escola adotou um sistema de rodízio de aulas. O assunto foi comentado em todas as rodas, na rádio Globo e “pipocaram” críticas à escola em particular e à educação em geral.

O problema da falta de carteiras foi, momentaneamente solucionado, com o recebimento de carteiras doadas pelas escolas da região. Mas, o problema persiste e não tardará a retornar ao cenário de discussões. Porque a falta de carteiras é apenas um “sintoma” do mal maior. Há uma série de fatores que contribuem para o problema. Podemos listá-los:
• Recusa das famílias de matricular os filhos no turno da noite por causa do medo da violência; (Há salas ociosas no noturno);
• Altos índices de repetência, o que faz com que os alunos não progridam na escolaridade, juntando-se aos alunos novatos na turma, aumentando o número de alunos dentro da sala;
• Vandalismo dos próprios alunos que quebram cadeiras e carteiras diariamente;
• O vandalismo e a indisciplina são causados, sobretudo, pelo número excessivo de alunos nas salas de aulas, pergunta: como fazer um trabalho eficiente com uma sala com cinqüenta alunos que impede a própria movimentação das pessoas dentro dela? E o calor? E o desconforto visual? E o barulho?
• Não há na escola nos turnos manhã e tarde salas ociosas para uma melhor movimentação dos alunos e o favorecimento de um trabalho pedagógico mais eficiente; o barulho diário é um fator de estresse profissional;
• Demanda por vagas para o ensino fundamental ser maior que a oferta; o governo encontra solução para a demanda enchendo as turmas de alunos, quando a solução correta é a construção de mais uma escola na região do canal para atender a demanda por mais vagas;

A Escola Estadual Professora Yolanda Martins pode ter os seus problemas, como toda escola pública, mas,não vive de notícias ruins, os professores e demais profissionais se esforçam a cada dia para oferecer um bom serviço para a comunidade. Os índices de proficiência nas avaliações externas vêm subindo gradativamente, no ano de 2008 o resultado dos anos iniciais do ensino fundamental superou a média do Estado.

A Escola precisa de uma participação mais ativa das famílias no seu dia a dia, no acompanhamento das atividades escolares e na conscientização dos alunos da importância dos estudos e da conservação do patrimônio público, que não é de nenhuma pessoa em particular, mas que é de todos, paga com os impostos cobrados.

Se há procura por vagas, deve haver também o compromisso com essa Instituição de Ensino que funciona há 30 anos e foi fruto de luta da comunidade para educar os seus filhos.




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

sábado, 23 de outubro de 2010

Logotipo da campanha "Pichar não é legal"

A turma do Sítio contra a pichação ou "Pichar não é legal"

Esse texto foi apresentado no dia da Feira de Cultura da Escola Estadual Professora Yolanda Martins no dia 23 de outubro de 2010 pelos alunos do Terceiro Ano do Ciclo da Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é conscientizar todos os alunos da importância de se conservar a escola. Há outras maneiras do adolescente se expressar e "deixar a sua marca" temos certeza que os alunos que conseguiram primeiramente ler o texto, segundo memorizá-lo e terceiro apresentá-lo para um público de no mínimo de 500 pessoas presente na quadra da escola não é pouca coisa. Esses alunos merecem o nosso reconhecimento e suas professoras também.


E. E. PROFESSORA YOLANDA MARTINS
FEIRA DE CULTURA 23 DE OUTUBRO DE 2010.
3º. ANO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEATRO:

A TURMA DO SÍTIO CONTRA A PICHAÇÃO OU
“PICHAR NÃO É LEGAL!”

CENA 1
(Tia Nastácia está na cozinha, fazendo o almoço)

Chegam Narizinho, Emília e Pedrinho da escola, sentam-se à mesa e começam a conversar:

_ Narizinho: Emília!
_ Emília: Narizinho! Tudo Bem!
_ Narizinho: Estou tão triste! Hoje ao chegar à nossa sala de aula encontramos a sala toda pintada!
_Emília: Pintada? Não pintou a escola?
_Narizinho: Desculpa, falei errado, a sala de aula estava pichada.
_Emília: Isso é muito triste! A minha sala também está pichada. Um coisa muito feia!
_ Pedrinho: Pichar é legal!
(Tia Nastácia, Emília, e Narizinho respondem ao mesmo tempo)
_ O Quê?!!
Tia Nastácia pergunta a Pedrinho.
_ Pichar é legal por que, Pedrinho?
_ Pedrinho responde: A gente deixa a nossa marca, faz uns desenhos legais e as meninas passam a gostar da gente!
(As três mulheres respondem juntas):
_Não acredito no que estou ouvindo!
_ Pedrinho: é gente!
Tia Nastácia serve o almoço.


CENA 2
(Dona Benta está sentada na cadeira fazendo um crochê, passa Pedrinho chutando uma bola)

Dona Benta o chama:
_Pedrinho, venha aqui, por favor, quero falar com você.
_Sim, senhora, Vó.
_Bença, vó, o que a senhora quer falar comigo?
_Dona Benta: Filho, Nastácia me contou que você acha que pichar a escola é uma atitude legal. É isso mesmo, meu filho?
_Pedrinho: É sim, vó. Eu vejo os meninos fazendo cada letra louca, deixando a marca deles e ganhando o apoio dos colegas e das meninas. Principalmente das meninas.
_Dona Benta: Tá bom, mas, no outro dia você disse que não gostou quando picharam o seu desenho do Sítio do Pica- pau amarelo que a Professora Fabiana fez com a sua turma?
_Pedrinho: é verdade,vó. E Picharam a sala da Professora Heliana e da Professora Fátima também.Onde Emília e Narizinho estudam.
_Dona Benta: E você, não gostaria de estudar num lugar limpo e organizado onde pudesse expor os seus trabalhos e todos pudessem ver e gostar do que fez?
_Pedrinho: sim, mas tem gente que gosta de pichar?
_Dona Benta: mas, vale a pena? Será que não é uma falta de educação sujar as coisas dos outros? Pensa meu filho, como você se sentiria se invadissem o seu quarto, jogassem tinta nas suas roupas e no seu cobertor, além de rasgassem o seu pôster do Dragon Ball Z?
_Pedrinho: Eu ficaria com muita raiva, e nem sei o que faria com quem fizesse isso.
_Dona Benta: Pois bem, é isso que fazem quando picham as salas de aula.



CENA 3
(Pedrinho, Narizinho e Emília caminhando para a escola)

_Pedrinho: gente eu conversei com vó Benta, e ela me disse que Pichar não é legal. No começo eu não concordei, mas depois vi que ela está certa. Pichar não é legal mesmo!
_Narizinho: Vocês já viram a quantidade de pichações que existem na escola? Quem faz isso não vai à escola para estudar. Está perdendo o tempo dele.
_Emília: O engraçado é que a escola é nossa! Temos que conservá-la. É lá que aprendemos a ler a escrever. A fazer amigos, a nos divertir. Quanto mais eu aprendo, mais eu quero aprender.

(Chega o Visconde)
_Visconde: Ei amigos, eu estou com um projeto para apresentar para toda a escola: “Pichar não é legal!” Para conscientizar os alunos, as famílias e todos os que usam a escola que ela é pública, significa que é de todos. Todos nós devemos preservá-la.
_Narizinho: eu topo, Visconde.
_Emília: eu também, vamos conversar com a direção da escola, os professores, os funcionários e nossos colegas para ajudar a preservar a escola e não ter mais pichação nela.
_Pedrinho: Eu sei de alguns colegas meus que picham, vou conversar com eles para pararem com isso. Eles vão me ouvir. Se não me ouvirem não serão mais meus amigos. Não brincarei mais com eles.
_Visconde: Isso mesmo, Pedrinho. A escola precisa se unir para fazer do seu prédio um lugar melhor para se estudar e aprender. Ninguém gosta de estudar num lugar sujo e todo pichado.
(Todos se voltam para a platéia e perguntam:
_E você, vai nos ajudar nessa campanha?
“Pichar não é legal!”