Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MÓDULO II



Módulo II
À guisa de informação:
a) Lei 7.109 de 13 de outubro de 1977
Capítulo II
Art. 13- São atribuições específicas de Professor, o exercício concomitante os seguintes módulos de trabalho:
MÓDULO I: Regência efetiva de atividade, área de estudo ou disciplina;
MÓDULO II: Elaboração de programas e planos de trabalho, controle e avaliação do rendimento escolar, recuperação dos alunos, reuniões, auto-aperfeiçoamento, pesquisa educacional e cooperação, no âmbito da Escola, para aprimoramento tanto do processo ensino-aprendizagem, como da ação educacional e participação ativa na vida comunitária da escola.

b) Em vista das informações passadas acima, a escola utilizou o critério de fazer uma reunião de módulo a cada duas semanas. Computando 04 horas de trabalho efetivo em um sábado.

c) Podemos fazer algumas deduções: Se a cada duas semanas nós temos uma reunião de módulo II, então se há 40 semanas letivas, teremos 20 sábados de reuniões de módulo II.

d) Refletindo: O módulo II é obrigatório? Sim. Ele tem razão de existir? Sim. Qual é a função do módulo II? Propiciar momentos de encontros entre os docentes para troca de experiências, estudo, planejamentos das atividades que de outra forma não seria possível fazer. Por que? Porque nenhum trabalho pedagógico será bem sucedido se não for planejado, discutido para criar um consenso e depois avaliado para saber qual foi o resultado e o que é preciso mudar. Isso tudo, demanda encontros constantes.

e) Concluindo: A reunião de módulo II não existe apenas para cumprir horário na escola, ela precisa ter objetivos claros e uma continuidade. A Escola Estadual Professora Yolanda Martins enfrenta uma série de problemas e desafios, mas o início da solução encontra-se dentro dela mesmo. Pesquisas educacionais comprovam que 15% do sucesso escolar são devido aos processos internos da própria escola. Observou – se que duas escolas com clientelas e situação sócio – econômico semelhantes tinham resultados diferentes: uma melhor e outra pior. Ao investigar descobriu-se que a escola melhor tinha mais claro o que ensinar e seus processos internos eram mais entrosados.

2 comentários:

  1. Nossa, foi esclarecedor!Na minha escola cumprimos fielmente o Módulo II e percebo que os resultados do Proalfa, Simave e prova Brasil estão melhorando.

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  2. È para quem gosta de ser escravo e acatar a uma lei criada há 30 anos atrás quando a realidade do professor era completamente diferente ! Hoje temos que nos desdobrar em duas ou tres jornadas p/garantir um salário razoável e agora resgatam uma lei totalmente obsoleta que só existe p/ sobrecarregar ainda mais o professor !!

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