Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

AMBIENTE ALFABETIZADOR


(Sala de aula do quinto, Ciclo Complementar, Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2010 - Professora Rejane, turno manhã.)

EEPYM
Informações do Guia do Especialista em Educação Básica

A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente alfabetizador construído à medida que o processo de alfabetização e letramento for acontecendo.

Para expor nas paredes das salas de aula ou nos varais:
• Os algarismos (quantidades);
• Alfabeto (quatro tipos de letra);
• Os nomes dos alunos (letra grande);
• Calendário;
• Relógio;
• Sílabas, Banco de Palavras (em estudo);
• Textos de diversos gêneros, (parlendas, cantigas, trava-línguas, letras de música, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos, contos de fada);
• Outros, conforme necessidade;

Para se ter presente na sala de aula:
• Cantinho de leitura;
• Caixa de brinquedos;
• Mural de Unidade de Estudo – Geografia, História, Ciências;
• Folhetos de programação, manuais de instrução de eletrodoméstico, jornais, revistas, rótulos, receitas, bulas de remédio, sinopses, material do PNLD;
• Caixa de material diverso para o trabalho com as idéias das quatro operações (pauzinhos, pedrinhas, etc.) Material de contagem;
• Letras e livros diversos para o manuseio das crianças;
• Material de apoio para os alunos (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos)
• Outros conforme criatividade e a critério da escola;

O ambiente alfabetizador deve se estender para toda a escola, transformando o ambiente escolar em espaço de oportunidades de convivência com o texto escrito, seja informativo ou literário.
Ibirité, 25 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário