ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS 
               PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
5º ANO DE ESCOLARIDADE 
ETAPA: 1º BIMESTRE
                     
                   EIXO TEMÁTICO
 NOVA REGRA ORTOGRÁFICA   DO   ALFABETO
 DIVISÃO SÍLABICA
 SUBSTANTIVOS
 SÍLABA TÔNICA
 POEMAS E POESIAS
 TEXTO INFORMATIVO
 NARRATIVA
 FRASE E ORAÇÃO
 SUJEITO E PREDICADO
 MUNDO ANIMAL
 NOTÍCIAS FALADAS
 SINÔNIMO , ANTÔNIMOS E HOMÔNIMOS
 INTERJEIÇÃO
 PALAVRAS COM A DIFICULDADE DA TURMA 
 SONS DO S
 PALAVRAS COM SC ,  SC E  XC
 PRODUZIR TEXTOS FORMATIVOS, INFORMATIVOS 
                      TÓPICOS
• ORDEM ALFABÉTICA DE 1ª E 2ª LETRA
• CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
• OXÍTONA, PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA
• REGRAS DE ACENTUAÇÃO DE ACORDO COM A REFORMA
• CONCEITO DE SINÔNIMO E ANTÔNIMO
• TRABALHAR AS INTERJEIÇÕES
• DIFERENCIAR OS   SONS DAS PALAVRAS POR MEIO DA LEITURA
• CONCEITUAR FRASE, OPERAÇÃO, SUJEITO E PREDICADO
• DIFERENCIAR OS TEXTOS 
         HABILIDADES/COMPENTÊCIAS
 COMPREENDER O USO DO DICIONÁRIO.
 PERCEBER A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA. 
 SEPARAR CORRETAMENTE PALAVRAS EM SÍLABAS.
 UTILIZA-SE DESSE RECURSO NO FINAL DA LINHA.
 CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS.
 REVER OS CONCEITOS E USOS DESSES SUBSTANTIVOS.
 COMPREENDER E DIFERENCIAR SUBSTANTIVO CONCRETO E ABSTRATO.
 REVER O CONCEITO DE SÍLABA TÔNICA.
 IDENTIFICAR E CLASSIFICAR QUANTO A SÍLABA TÔNICA.
 LER E INTERPRETAR POEMAS E POESIAS.
 COMPREENDER O POEMA POR MEIO DA LEITURA E DOS RECURSOS GRÁFICOS.
 IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO.
 IDENTIFICAR A IMPRESSÃO QUE O POEMA PROVOCA NA LEITURA.
 LER E INTERPRETAR TEXTOS INFORMATIVOS.
 FORMAR OPINIÕES E ARGUMENTOS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS.
 PERCEBER A ESTRUTURA DO TEXTO.
 IDENTIFICAR O ASSUNTO DO TEXTO.
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES NO TEXTO
 RECONHECER AS MARCAS DE TEMPO.
 COMPREENDER O COMEÇO, O MEIO E O FIM DA HISTÓRIA.
 IDENTIFICAR ELEMENTOS DA NARRATIVA.
 ACENTUAR PALAVRAS E EXPLICAR PORQUE DEVEM SER ACENTUADAS.
 COMPREENDER  ACENTUAÇÃO TÔNICAS DAS PALAVRAS.
 RE VER O CONCEITO DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS.
 COMPREENDER E EMPREGAR CORRETAMENTE OS HOMÔNIOS.
 COMPREENDER O QUE AS INTERJEIÇÕES EXPRESSAM.
 CONHECER AS PRINCIPAIS INTERJEIÕES.
 IDENTIFICAR OS SONS DO S POR MEIO DA LEITURA.
 PERCEBER QUE O SOM /S/ PODE SE REPRESENTADO POR DIFERENTES LETRAS: S, SS, Ç, X, SC, C, SC.
 PERCEBER QUE PALAVRAS ESCRITAS COM SC. SC E XC TÊM SOM DE S.
 PERCEBER  QUE ,  NA DIVISÃO SILÁBICAS , AS LETRAS SC,SC,E XC FICAM EM SÍLABAS SEPARADAS.
 PRODUZIR TEXTOS EM FORMA DE LISTAS.
 PRODUZIR TEXTOS EM FORMATAÇÃO   DE TEXTO LEGAIS (LEIS).
 PRODUZIR TEXTOS QUE TRAGAM ALGUMA INFORMAÇÃO.
 PRODUZIR TEXTOS QUE TRAGAM ALGUM CRESCIMENTO  PESSOAL .
       
IUIRT7I7TYJHCFGVBNXCVN
ÇBJKLBH
ILHJK, BJ,
 
                           
                                                  2º BIMESTRE
             EIXO TEMÁTICO
 S. O.S MATAS E FLORESTAS
 DE OLHO AMAZÔNIA
 PRODUZIR ARTIGO INFORMATIVO
 NÚMERAL
 TRASFORMAR NARRATIVA NÃO VERBAL EM NARRATIVA VERBAL
 TEXTOS HUMORÍSTICOS
 NARRATIVAS
 CHARGES
 QUADRINHOS
 FÁBULAS
 PARÓDIA
 GÊNERO DO SUBSTANTIVO
 USO DA VÍRGULA ADJETIVO
 ADJETIVOS PÁTRIOS
 GRAU DO ADJETIVO
 USO DE PORQUE
 PALAVRAS COM SÃO E ZÃO
 PALAVRAS TERMINADAS EM ESA E EZA
 PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA
 PALAVRAS COM X E CH
 CONTRUÇÃO DE HISTÓRIA USANDO DIÁLOGOS
 REESCRITA DA HISTÓRIA DO TEXTO A PARTIR DE COMEÇO DADO
 TEXTO ARGUMENTATIVO 
                    TÓPICOS
• TEXTO INFORMATIVO
• LEITURA DE GRAFICOS
• SABER A IMPORTÂNCIA DE PRODUZIR ARTIGO INFORMATIVO
• TRABALHAR NUMERAL
• ESCRITA DAS PALAVRAS LH/ LI 
• TRABALHAR TEXTO TEATRAL
• INFORMAÇÃO A RESPEITO DE NARRATIVA
• INTERPRETAR TEXTOS HUMORÍSTICOS
• SABER O CONCEITO DE FÁBULA
• IMPORTÂNCIA DO USO DA VÍRGULA
• ESCREVER SOBRE OS ADJETIVOS 
• SABER ESCREVER DIVERSAS PALAVRAS DESCONHECIDAS 
      HABILIDADES/COMPENTÊCIAS
 INTERPRETAR  TEXTO .
 LER E INTERPRETAR TEXTOS DO GÊNERO.
 DIFERENCIAR OS FORMATOS DOS TEXTOS.
 PERCEBER A RELAÇÃO DOS TEXTOS HUMORÍSTICOS COM FATOS DA VIDA REAL.
 REVER O CONCEITO DE FÁBULAS.
 COMPREENDER A FÁBULA E SUAS MORAIS.
 IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.
 RELACIONAR OS FATOS DAS HISTÓRIAS COM SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR E DOMÉSTICO.
 RECONHECER UMA PARÓDIA.
 LER E INTERPRETAR UMA PARÓDIA.
 PERCEBER OS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGEM QUE PODEM SER USADOS NUMA PARÓDIA (HUMOR, DRAMA E OUTROS). COMPREENDER E RECONHECER OS GÊNEROS DOS SUBSTANTIVOS.
 APLICAR ADEQUADAMENTE OS GÊNEROS DOS SUBSTANTIVOS.
 COMPREENDER E APLICAR CORRETAMENTE O CONCEITO DE SUBSTANTIVOS EPICENOS, COMUM DE DOIS GÊNEROS E SOBRECOMUM.
 ADEQUAR CORRETAMENTE O SUBSTANTIVO FLEXIONANDO-O DE ACORDO COM O NÚMERO E GRAU.
 REVER O CONCEITO E USO DA VÍRGULA
 EMPREGAR CORRETAMENTE A VÍRGULA.
 REVER O CONCEITO DE ADJETIVO.
 IDENTIFICAR ADJETIVOS EM FRASES E TEXTOS.
 COMPRENDER O CONCEITO DE ADJETIVO PÁTRIO.
 IDENTIFICAR OS ADJETIVOS PÁTRIOS RELACIONADOS A CADA ESTADO BRASILEIRO.
 REVER O CONCEITO DE GRAU DO ADJETIVO.
 USAR O GRAU COMPARATIVO DE IGUALDADE, SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE.
 COMPREENDER O USO DE POR QUE,  PORQUE, POR QUÊ E PORQUÊ.
 USAR CORRETAMENTE ESSAS PALAVRAS.
 PERCEBER QUE AS PALAVRAS TERMINADAS EM VOGAL + SÃO E ZÂO TÊM O MESMO SOM.
 CONCLUI QUE MUITAS PALAVRAS TERMINADAS EM ZÂO ESTÃO NO AUMENTATIVO.
 CONCLUIR QUE PALAVRAS QUE TÊM S NA ÚLTIMA SÍLABA FAZEM AUMENTAR EM SÃO.
 IDENTIFICAR A ORIGEM DOS SUBSTANTIVOS TEMINADOS EM EZA.
 TRANSFORMAR ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS.
 PERCEBER QUE TIPO DE PALAVRAS EM ESA.
 CONCLUIR A REGRA DE PALAVRAS TERMINADAS EM ESA E EZA.
 PERCEBER QUE PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA TÊM O MESMO SOM.
 CONCLUIR QUE EXISTEM POUCAS PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA
 ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA.
 COMPLETAR PALAVRAS COM LETRAS  S OU Ç .
 PERCEBER QUE O X EM ALGUMAS PALAVRAS TEM O MESMO SOM DE CH.
 PERCEBER OUTROS SONS DE X.
 PERCEBER QUE NÃO EXISTEM PALAVRAS COMEÇADAS COM EZ.
 PERCEBER  QUE , DEPOIS DE DITONGO SE USA X.
 PERCEBER QUE EXISTEM POUCAS PALAVRAS COM ME+CH. A MAIORIA É ESCRITA COM ME+X.
 PRODUZIR TEXTOS COM DIÁLOGOS.
 ESCREVER E CONTINUAR HISTÓRIAS FAZENDO O USO DO DIÁLOGO.
 USAR CORRETA E ADEQUADAMENTE A PONTUAÇÃO NOS DIÁLOGOS PARA TRANSMITIR AS EMOÇÕES DO TEXTO.
 REESCREVER HISTÓRIAS A PARTIR DE FATOS OU CONTOS JÁ CONHECIDOS.
 MANTER OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA AFIM DE NÃO MUDAR O SENTIDO DA MESMA.
 CONTINUAR A HISTÓRIA PARTINDO DE UM  DETERMINADO PONTA PRÉ-ESTABELECIDO.
 PRODUZIR   TEXTO ARGUMENTATIVO.
 ELABORAR ARGUMENTOS COM INTUITO DE DEFENDER UMA OPINIÃO.
 IDENTIFICAR TEXTOS ARGUMENTATIVOS.    
                                              3º BIMESTRE
                 EIXO TEMÁTICO
 PRONOME 
 PALAVRAS COM L /U
 GENTE BRASILEIRA
 HISTÓRIA EM QUADRINHOS 
 VIDA DE ÍNDIO
 FALAS E PENSAMENTOS DOS PERSONAGENS 
 PRODUZIR CRÔNICAS
 PALAVRAS COM O/U/OU
 DISCUTIR ATITUDES
 ENTREVISTAS 
 RECONTO
 TEXTO   JORNALÍSTICOS
 RESUMO
 DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS
 GRAU DO ADJETIVO-SUPERLATIVO
 PRONOMES 
 PREPOSIÇÃO
 PRODUÇÃO DE TEXTO
 PALAVRAS COM ICE E ISSE
 EMPREGO DAS PALAVRAS HÁ E A
 EMPREGO DAS PALAVRAS (PARA) TRÁS, TRAZ E ATRÁS
  
                 TÓPICOS
• PRONOMES PESSOAIS E POSSESSIVOS 
• ESCRITA CORRETAMENTE DE PALAVRAS COM L/U
• TEXTO EM QUADRINHOS
• TEXTOS   INFORMATIVOS
• VERBOS DE ELOCUÇÃO
• TRABALHAR CRÔNICA
• FAZER ENTREVISTA
• FAZER  RECONTO
• IDENTIFICAR A FUNÇÃO DA ENTREVISTA
• TRABALHAR PALAVRAS COM DIFICULDADES SURGIDAS NA TURMA
 
       HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 COMPREENDER A IMPORTÁNCIA E FAZER A REESCRITA.
 PERCEBER A RELAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM FATOS DA VIDA REAL.
 RECONTO LEVANDO OS ALUNOS A RECONTAREM ATRAVÉS DA RECRIAÇÃO DE TEXTOS.
 RECONHECER O GÊNERO  .
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES.
 PERCEBER A LINGUAGEM FORMAL DO GÊNERO JORNALÍSTICA.
 RECONHECER UM RESUMO.
 ELABORAR UM RESUMO DE QUALQUER TIPO DE TEXTO CONTENDO AS INFORMAÇÕES BÁSICAS.
 PERCEBER A FUNCIONALIDADE DE UM RESUMO.
 IDENTIFICAR DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS.
 CRIAR CARTAZES, PANFLETOS, FOLDER E OUTROS PORTADORES OBSERVANDO AS NORMAS DE CONFECÇÃO.
 PERCEBER A FUNÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DOS VÁRIOS PORTADORES DE TEXTOS.
 ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM DESTES PORTADORES DE TEXTO E A IMAGEM.
 REVER O GRAU SUPERLATIVO.
 RECONHECER E APLICAR O GRAU SUPERLATIVO.
 PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE O GRAU SUPERLATIVO ANALÍTICO E O SUPERLATIVO SINTÉTICO.
 COMPREENDER O CONCEITO DE PRONOME PESSOAL DE TRATAMENTO.
 PERCEBER A FUNÇÃO DOS PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO.
 CONHECER OS PRONOMES PESSOAIS E SUAS ABREVIATURAS.
 E COMPREENDER O CONCEITO DE PREPOSIÇÃO.
 IDENTIFICAR AS PREPOSIÇÕES NAS FRASES E TEXTOS.
 CRIAR HISTÓRIAS A PARTIR DE UM OBJETO, PERSONAGEM OU LUGAR.
 DESCREVER CARACTERÍSTICAS DE OBJETOS, PERSONAGENS OU LUGARES.
 REESCREVER HISTÓRIAS LIDAS OU CONHECIDAS, USANDO AS PRÓPRIAS PALAVRAS, MAS SE MANTENDO FIEL AO CONTO.
 COMPREENDER A IDÉIA E ELEMENTOS CENTRAIS DE UM TEXTO OU FATO A SER CAPAZ DE TRANCREVÊ-LOS.
 COMPREENDER E UTILIZAR DE FORMA CORRETA E COMPLETA OS ELEMENTOS ESSÊNCIAS PARA CONFECÇÃO DE UM CARTAZ OU ANÚNCIO.
 LEVAR OS ALUNOS A CONCLUÍREM QUE AS PALAVRAS TERMINADAS POR ISSE SÃO VERBOS E QUE A MAIORIA DAS PALAVRAS TERMINADAS POR ICE SÃO SUBSTANTIVOS.
 PERCEBER QUE A PALAVRA HÁ É UM VERBO.
 PERCEBER QUE A PODE SER ARTIGO OU PREPOSIÇÃO.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS HÁ E A.
 PERCEBER QUE A PALAVRA  MAS DÁ IDÉIA DE OPOSIÇÃO, E A PALAVRA MAIS , DE INTENSIDADE.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS  MAS  E MAIS.
 PERCEBER QUE A PALAVRA TRAZ É UMA FORMA VERBAL EMPREGADA NO TEMPO PRESENTE E QUE AS PALAVRAS TRÁS E ATRÁS SÃO ADVÉRBIOS DE LUGAR.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS ESTUDADAS. 
            
 
                                            4º BIMESTRE
            EIXO TEMÁTICO
 TEXTO INFORMATIVO
 TEXTO FORMATIVO
 CARTAS
 BILHETES
 ADVÉRBIOS
 GÍRIAS
 DIÁRIO
 PONTUAÇÃO
 EMPREGO DAS PALAVRAS MAU /MAL, BEM /BOM
 EMPREGO DAS  PALAVRAS ONDE E AONDE
 OS VERBOS  TERMINADOS EM  EM  E EEM
 
                 TÓPICOS
• TEXTOS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE PESQUISAS 
• TRABALHANDO JORNAL
• TRABALHAR TEXTO EM 1ª E 3ª PESSOA 
• CONTINUAR ESTORIAS
• FAZER O USO CORRETO DE CARTAS E BILHETES
• CLASSIFICAR  OS ADVÉRBIOS
• EMPREGO DOS VERBOS  
       HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR UM TEXTO INFORMATIVO.
 USAR AS INFORMAÇÕES DO TEXTO LIDO.
 PRODUZIR TEXTO INFORMATIVOS  ATRAVÉS DE DADOS OBTIDOS ATRAVÉS PESQUISAS.
 IDENTIFICAR UM TEXTO JORNALÍSTICO.
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO TEXTO.
 RECONHECER A FUNÇÃO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS.
 PRODUZIR TEXTOS EM 1ª E 3ª PESSOAS.
 CONTINUAR HISTÓRIAS.
 FAZER O RECONTO  DE FATOS REAIS OU FICTÍCIOS.
 IDENTIFICAR O GÊNERO DO TEXTO POR MEIO DA LEITURA.
 RECONHECER A FUNÇÃO  E AS CARACTERÍSTICAS DESSES GÊNEROS TEXTUAIS.
 FAZER USO CORRETO DESTES RECURSOS NO COTIDIANO.
 COMPREENDER O CONCEITO DE ADVÉRBIO.
 PERCEBER A FUNÇÃO DOS ADVÉRBIOS EM TEXTOS.
 CONHECER ALGUNS ADVÉRBIOS.
 CLASSIFICAR ADVÉRBIOS.
 EMPREGAR ADVÉRBIOS EM TEXTO E EM FRASES.
 IDENTIFICAR OS MODOS E AS VARIANTES DAS CONJUGAÇÕES VERBAIS.
 IDENTIFICAR UM DIARIO E SUA FUNÇÃO.
 APLICAR CORRETAMENTE A PONTUAÇÃO EM QUALQUER PROODUÇÃO ESCRITA.
 IDENTIFICAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
 LER COM ENTONAÇÃO (FAZENDO USO DA PONTUAÇÃO) OS DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS.
 RECONHECER E APLICAR CORRETAMENTE NA ESCRITA AS PALAVRAS MAU/MAL, BEM/BOM.
 USAR CORRETAMENTE NA ESCRITA AS EXPRESSÕES  ONDE E AONDE.
 IDENTIFICAR OS VERBOS TERMINADOS EM: ÊM E ÊEM.
 FAZER USO CORRETO DAS PALAVRAS COM ESTAS TERMINAÇÕES VERBAIS.  
ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATROS BIMESTRES
 A PARTIR DO CONHECIMENTO PRÉVIO E DA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS, SÃO PROPOSTAS QUESTÕES QUE LEVAM OS ALUNOS A REFLETIREM , A  COMPREENDER E A CONSTRUÍREM NOÇÕES OU CONCEITOS SOBRE AS DIFERENTES LINGUAGENS E OS VÁRIOS  RECURSOS QUE PODEM SER EMPREGADOS PARA PRODUZIR MENSAGEM COM FUNÇÃO INFORMATIVA, POÊTICA, HUMORÍSTICAS, ETC.
 CAÇA PALAVRA.
 CRUZADINHA.
 TRABALHO EM GRUPO.
 CRIAR UM DICIONÁRIO
 CRIAR UM JORNAL DA SALA
 PESQUISA COM VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário