Feira de Cultura
2012
Tema:
Valores Morais e Sociais da Escola Estadual
Professora Yolanda Martins
4º ano
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ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA
YOLANDA MARTINS
Professoras Responsáveis:
Helen & Heliana
Supervisor:
Breno José de Araújo
Rua Tabajara, 800
Lagoa Azul – Ibirité/ MG
# 31* 3533-1336
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“DEZ MANDAMENTOS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
YOLANDA MARTINS”:
I.
NÃO PICHAR QUAISQUER OBJETOS OU PARTE DA
ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
II.
NÃO DESCARREGAR RAIVA OU QUAISQUER
RESSENTIMENTOS CHUTANDO AS PORTAS DAS SALAS E BANHEIROS
III. NÃO
QUEBRAR MESAS E CADEIRAS
IV.
NÃO FAZER ORELHAS NOS LIVROS E MATERIAIS
IMPRESSOS DE USO PÚBLICO
V.
NÃO QUEBRAR OS VIDROS, LÂMPADAS E
FECHADURAS DAS PORTAS
VI.
NÃO SUBIR NOS VASOS SANITÁRIOS
VII. JOGAR
LIXO NO LIXO
VIII.
NÃO BATER NOS COLEGAS
IX.
NÃO DESRESPEITAR PROFESSORES OU QUAISQUER
FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
X.
BUSCAR CONHECER E CUMPRIR COM OS DEVERES E
DIREITOS DE ALUNO
By: alunos do 4° ano
“ALUNO EDUCADO, PATRIMÔNIO PRESERVADO!”
CURTA ESSA IDEIA ;)
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Mediante
a proposta de trabalho da Feira de Cultura/ 2012, sob o tema: “Valores Morais e Sociais da Escola
Estadual Professora Yolanda Martins”, foi sugerido aos alunos do 4º ano
uma reflexão sobre os significantes da palavra P-A-T-R-I-M-Ô-N-I-O...
Nessa
abordagem, entende-se como Patrimônio Público o conjunto de
bens materiais, culturais ou históricos usados para fins operacionais e de
uso coletivo, identificando-os desde lugares de convivência, a valores
humanos compartilhados no convívio entre as pessoas.
Por
outro lado, Patrimônio Privado pode ser visto e entendido como uma
propriedade ou um bem material que é meu, e ninguém pode usufruir a não ser
que eu permita.
Através
de um trabalho reflexivo e de pesquisa “in loco”, onde os alunos do 4° ano
buscaram identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao
patrimônio “Yolanda Martins”, foi
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produzido
um retrato falado, que se consolidou na seguinte produção pelos próprios
alunos:
“A escola que temos não é a que queremos”
O
patrimônio da “Escola Estadual Professora Yolanda Martins”, que conhecemos
hoje, está sendo destruído desde as paredes até o chão.
É comum encontrarmos pichações em
todas as partes, portas sem as fechaduras, mesas e cadeiras quebradas, além
de todo lixo jogado fora da lixeira. Os banheiros estão sempre transbordando
da água que volta pelo ralo e não há qualquer cuidado com os objetos e
materiais que pertencem a todos.
A escola se encontra dessa forma devido
à falta de respeito e educação entre os próprios alunos, que não valorizam,
nem cuidam do patrimônio.
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Então, em todos os anos, o prejuízo
que se tem com a falta de cuidado pelos bens materiais da escola é retirado
do que poderia ser investido em outras atividades para os próprios alunos! O dinheiro
que poderia ser investido até mesmo para criar outros espaços educativos,
como, por exemplo, uma brinquedoteca
ou sala de informática, deverá ser investido na compra de novas carteiras e
cadeiras; pintura das paredes pichadas, etc. Até quando?
Para mudar essa realidade da escola
Yolanda Martins, precisamos nos unir e valorizar o patrimônio que nos
pertence. É preciso mudar a mentalidade daqueles que só pensam em destruir. É
preciso cuidar da escola como se fosse nossa própria casa, afinal, a escola é
nossa! É preciso fazer com que a escola dos nossos sonhos seja esta:
“Professora Yolanda Martins”.
Alunos do 4º ano
Nessa
perspectiva, os alunos do 4º ano elaboraram preceitos para concretização de
uma escola ideal e ao alcance de todos. Veja!
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Escola é cultura!
Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Cartilha elaborada pela professsora Helen, juntamente com os alunos num texto coletivo para a Feira de Cultura
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