Escola é cultura!
Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Plano de Curso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Primeiro Ano parte II
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
2010
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
DIREÇÃO:
JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA
ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA
VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES
PROFESSORAS:
ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA/HISTORIA – 1º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS
(CASA E ESCOLA)
*A HISTÓRIA DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DOS ESPAÇOS POR ONDE ELE CIRCULA
Conhecimento sobre:
*O próprio aluno (O EU)
*A família
* A casa
• Conhecer-se como indivíduo;
• Reconhecer-se como sujeito que constrói sua própria História;
• Conhecer sua família,e função dos membros da família;
• Reconhecer os vários tipos de habitação casa de tijolos: Térrea,sobrado e apartamento,barraco,oca,iglu,palafita,casa de madeira,etc.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 1º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
CONVIVÊNCIA
TRABALHANDO O TRANSITO
*Meios de transporte
* Transito
• Identificar os diferentes meios de transporte: aéreos, ferroviários, rodoviários, marítimo e fluviais;
• Perceber a evolução dos transportes com o passar do tempo;
• Conhecer e respeitar a sinalização de transito;
• Conscientizar-se da importância da conservação da sinalização.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 1º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
*CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E NOÇÕES DE MEIO DE COMUNICAÇÃO E VIVÊNCIA.
(CASA E ESCOLA)
*Meios de comunicação
*A Escola
• Identificar os meios de comunicação mais usados em nosso meio;
• Perceber a evolução dos meios de comunicação;
• Conhecer a escola, suas dependências, funcionários e suas funções;
• Reconhecer - se como aluno do estabelecimento de ensino que tem direitos e deveres.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 1º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÕES
*Profissões
• .Perceber a variedade e a importância das profissões.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS 1º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
O SER HUMANO E O SEU CORPO
CONSTRUÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL E NOÇÕES DE SAÚDE, HIGIENE E HÁBITOS SAUDÁVEIS
*Esquema corporal
*Higiene
*Nutrição e Saúde.
*Órgãos do sentido
• Identificar características físicas das pessoas;
• Identificar cada parte do corpo;
• Identificar – direita e esquerda no corpo;
• Criar conceitos de higiene pessoal mental e ambiental;
• Falar sobre os cuidados com a higiene;
• Mostrar a necessidade e os benefícios da higiene;
• Ressaltar a importância de uma boa higiene;
• Identificar bons hábitos de higiene;
• Mostrar a importância dos alimentos;
• Identificar alimentos naturais e industrializado;
• Conscientizar sobre a importância de comer alimentos variados;
• Mostrar como deve ser preparado e conservado os alimentos: cuidado com higiene e nutrição;
• Falar sobre os cuidados e higiene com os órgãos do sentido;
• Identificar os órgãos do sentido e suas funções.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 1º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
PERCEBENDO O MUNDO E SEUS ELEMENTOS
*Seres vivos (Ser vivo e não vivo)
*Condições de tempo (Dia e noite)
*Plantas (Germinação, sobrevivência, partes e preservação)
• Identificar os seres vivos e não vivos;
• Identificar-se como um ser vivo;
• Reconhecer dias ensolarados, chuvoso, nublado, dia e noite;
• Descobrir a germinação;
• Descobrir a importância da água, sol e oxigênio para as plantas;
• Identificar as partes das planta;
• Reconhecer a utilidade das plantas;
• Iniciar conscientização para preservação das plantas.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL CIÊNCIAS – 1º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
PERCEBENDO O MUNDO E OS ANIMAIS
*Animais: (Tipo, característica, preservação, como nascem, utilidade, animais nocivos)
*Estações do ano
• Identificar os tipos de animais (Selvagem, domestico, aquático e terrestre);
• Observar característica de revestimento do corpo dos animais (pena, escama, pêlos e carapaças);
• Iniciar conscientização para a preservação dos animais;
• Identificar como nascem os animais (Quais nascem na barriga da mãe, de ovos, e etc.);
• Descobrir a metamorfose da borboleta e do sapo;
• Alerta sobre cuidados com animais nocivos;
• Identificar as estações do ano;
• Perceber as diferenças de vestuário de cada estação do ano;
• Identificar as estações mais marcantes em nosso meio (período quente e chuvoso, período frio e seco)
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS– 1º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
PERCEBENDO O SOLO, O AR E A AGUA.
*O solo, o ar e a água
• Identificar a presença do ar;
• Perceber a importância do solo, da água e do ar para os seres vivos;
• Conscientizar sobre a importância de preservar as plantas, a água, o solo e os animais para a nossa sobrevivência.
Plano de Curso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
DIREÇÃO:
JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA
ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA
VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES
PROFESSORAS:
ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS - 1º ANO
1º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Trabalhar as diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação.
• Trabalhar com o nome.
• Introduzir as vogais a partir do nome.
• Trabalhar com o alfabeto apresentando os quatro tipos de letras.
• Trabalhar com a ficha completa com o nome do aluno, da escola e da professora. (Letra caixa alta).
• Trabalhar as convenções gráficas de alinhamento e direção da escrita e delimitação de palavras.
• Introduzir as sílabas a partir das letras:
___, ___, ___, ___, ___ e ____.
• Histórias seriadas
• Criar um ambiente de parcerias e troca de idéias.
• Compreender diferenças entre as formas de escrita e outras formas gráficas de representação.
• Reconhecer o seu nome junto com outras palavras.
• Escrever o seu nome.
• Identificar e reconhecer as vogais no próprio nome e dos colegas.
• Reconhecer as letras do alfabeto.
• Automatizar a escrita do nome da escola e da professora.
• Compreender que nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita e espaçamento entre as palavras (espaços em branco).
• Identificar as sílabas estudadas.
• Reconhecer e recontar oralmente histórias conhecidas. • Construir coletivamente as regras de convivência e o planejamento do dia a dia.
• Trabalhar situações que levem as crianças distinguir entre: letras e desenhos, letras e rabiscos, letras e números, letras e símbolos gráficos como setas, asteriscos, sinais matemáticos etc.
• Trabalhar com crachás.
• Formar palavras novas a partir do próprio nome.
• Apresentar o alfabeto ilustrado.
• Usar rótulos, embalagens vazias para leitura das palavras e identificação das letras em estudo.
• Trabalhar com parlendas, trava-línguas, músicas para introduzir as sílabas.
• Completar as palavras com sílabas.
• Ordenar sílabas e formar novas palavras.
• Ouvir histórias e interpreta-las oralmente.
• Reconto de histórias oralmente ou através de desenhos.
2º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Introduzir as sílabas a partir das letras: ___, ___, ___, ___, ___, ___e ___.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas. • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e compreender palavras escritas por sílabas canônicas (consoante + vogal).
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de livros, revistas, cartazes, convites e outros portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história).
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo. • Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Caça-palavras, cruzadinhas, auto ditado, ditado de palavras, ditado recortado, completar palavras com as sílabas em estudo, ordenar sílabas e formar palavras, listas de palavras.
• Trabalhar palavras que rimam no texto, palavras que terminam com a mesma letra ou sílaba.
• Trabalhar diferentes portadores de texto como: convite de aniversário, de festa junina, receita, notícia, cartaz etc.
3º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Introduzir as sílabas a partir das letras: ___, ___, ___, ___, ___, ___e ___.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Aumentativo e diminutivo.
• Masculino e feminino.
• Iniciar o processo da letra cursiva. • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história, etc.).
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases.
• Diferenciar aumentativo e diminutivo.
• Reconhecer e diferenciar masculino e feminino.
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Caça-palavras, cruzadinhas, auto ditado, ditado de palavras, ditado recortado, completar palavras com as sílabas em estudo, ordenar sílabas e formar palavras, listas de palavras.
• Trabalhar palavras que rimam no texto.
• Trabalhar as sílabas em diversas posições na palavra.
• Trabalhar diferentes portadores de texto como: convites, receita, história em quadrinho, bilhete, notícia, capa de livro de história lida pela professora, cartaz etc.
• Completar frases, formar frases.
• Completar com aumentativo /diminutivo, masculino/feminino.
• Trabalhar a letra cursiva (alfabeto) usando as linhas do caderno corretamente.
4º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• Trabalhar as dificuldades ortográficas da turma.
___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Plural
• Letra cursiva • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Escrever palavras com grafia desconhecida.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identifica diferenças entre gêneros textuais para localizar informações.
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases.
• Ler e compreender frases com estruturas simples.
• Escrever o plural de palavras terminadas com vogal.
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra. • Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Caça-palavras, cruzadinhas, auto ditado, ditado de palavras, ditado recortado, completar palavras com as sílabas em estudo, ordenar sílabas e formar palavras, listas de palavras.
• Trabalhar palavras que rimam no texto.
• Trabalhar as sílabas em diversas posições na palavra.
• Trabalhar diferentes portadores de texto como: convites, receita, história em quadrinho, bilhete, notícia, capa de livro de história lida pela professora, cartaz e outros.
• Localizar informações nos textos.
• Completar frases, formar frases.
• Passar para o plural palavras que terminam com vogais.
• Trabalhar a letra cursiva (alfabeto, palavras e pequenos textos) usando as linhas do caderno corretamente.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA - 1º ANO
CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS (trabalhar em todos os bimestres):
• Cores
• Formas (triângulo, círculo, quadrado, retângulo, losango, trapézio)
• Textura (liso e áspero)
• Peso (leve, pesado)
• Posição (em cima, embaixo, em frente, atrás, entre)
• Tamanho (maior, menor, alto, baixo, mesmo tamanho)
• Quantidade 9menos, mais, mesma quantidade)
• Distância (perto, longe)
• Temperatura (quente, frio)
• Consistência (duro e mole)
• Odor (cheiro bom, cheiro ruim)
• Sabor (doce, salgado, azedo, amargo)
• Igualdade (igual, diferente)
• Limite (dentro, fora)
1º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-RELAÇÃO DE DIMENSÃO
• Tamanho
• Comprimento
• Cor
• Espessura
(CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM TODOS OS BIMESTRES)
2-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 0 a 9
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
3-CONJUNTOS:
• Elemento / limite
• Conjunto vazio / unitário
4-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Idéia de adição e subtração ( sem algoritmo). Com total e minuendo até 9.
• Organizar objetos de acordo com critérios diversos (quantidade e natureza)
• Classificar objetos e agrupá-los.
• Organizar objetos de acordo com a quantidade.
• Identificar os numerais de 0 a 9.
• Associar o numeral a quantidade.
• Introduzir a idéia de conjunto.
• Definir conjuntos com pouco, muito elementos, conjunto vazio, unitário.
• Relacionar o elemento ao conjunto.
• Resolver situações problemas envolvendo a adição e subtração. Material de apoio:
- lápis, réguas, tiras, fitas, fios, barbantes, bastões, tábuas,varetas, retalhos de tecido, papel, etc.
2º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 10 a 20
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Números ordinais.
2-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
3-GEOMETRIA:
• Figuras / formas: quadrado, triangulo, circulo, retângulo.
• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar os numerais que representam a ordem ou posição.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Reconhecer formas geométricas em objetos e figuras. Material de apoio:
Tampinhas, grãos, palitos de picolé, material dourado,
Q.P. (quadro posicional).
3º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 20 a 49
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Dúzia e meia dúzia.
2-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
3-SISTEMA DE MEDIDAS:
• Medida de tempo (horas inteiras e mia hora).
• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Identificação do instrumento (relógio) como um dos instrumentos para medir o tempo.
Material de apoio:
Tampinhas, grãos, palitos de picolé, material dourado,
Q.P. (quadro posicional), confeccionar um relógio para cada aluno,
4º BIMESTRE
CONTEÚDO OBJETIVOS GERAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Numerais de 50 a 100
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Ordem crescente e decrescente.
• Par ímpar.
2-OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
3-SISTEMA DE MEDIDAS:
• Metro, litro e quilograma.
4-SISTEMA MONETÁRIO:
• Moedas e cédulas. • Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar ordem, seqüência.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Identificar os instrumentos básicos de medida.
• Identificar reconhecer o dinheiro. Material de apoio:
Tampinhas, grãos, palitos de picolé, material dourado,
Q.P. (quadro posicional), panfletos e propagandas de produtos.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS - 1º ANO
1º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA • Trabalhar as diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação.
• Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros e suportes de textos escritos (livros, jornais, revistas, folhetos, rótulos etc.).
• Trabalhar com o nome.
• Introduzir as vogais a partir do nome.
• Trabalhar com o alfabeto apresentando os quatro tipos de letras.
• Trabalhar com a ficha completa com o nome do aluno, da escola e da professora. (Letra caixa alta).
• Trabalhar as convenções gráficas de alinhamento e direção da escrita e delimitação de palavras.
• Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.
• Introduzir as sílabas a partir das letras: B, C, D, F.
• Compreender diferenças entre as formas de escrita e outras formas gráficas de representação.
• Reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, rótulos, folhetos.
• Reconhecer o seu nome junto com outras palavras.
• Escrever o seu nome.
• Identificar e reconhecer as vogais no próprio nome e dos colegas.
• Reconhecer as letras do alfabeto e a relação de cada uma com um som. (fonema)
• Automatizar a escrita do nome da escola e da professora.
• Compreender que nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita e espaçamento entre as palavras (espaços em branco).
• Usar de maneira adequada os cadernos, segurar e manipular os lápis, borracha, tesoura, apontador, etc.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas e rimas, terminações de palavras.
2º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE • Introduzir as sílabas a partir das letras: G, J, L, M, N, P, R
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Histórias seriadas. • Reconhecer unidades fonológicas como sílabas e rimas, terminações de palavras.
• Ler e compreender palavras escritas por sílabas canônicas (consoante + vogal).
• Ler palavras identificando o sentido final.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de livros, revistas, cartazes, convites e outros portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história).
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Reconhecer e recontar oralmente histórias conhecidas.
3º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• LEITURA.
• PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS.
• Introduzir as sílabas a partir das letras: S, T, V, X, Z. NH, LH, CH.
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Aumentativo e diminutivo.
• Masculino e feminino.
• Iniciar o processo da letra cursiva. • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identificar o tipo de texto (convite, música, receita, notícia, história, etc.).
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases.
• Diferenciar aumentativo e diminutivo.
• Reconhecer e diferenciar masculino e feminino.
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra ( de fôrma e cursiva).
4º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• LEITURA.
• PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS.
• Trabalhar as dificuldades ortográficas da turma.
• Introduzir as sílabas através de trava-línguas, parlendas, pequenos textos, músicas.
• Separação de sílabas.
• Terminações de palavras, rimas.
• Trabalhar com diversos portadores de texto.
• Trabalhar com pequenos textos.
• Interpretação de histórias lidas e contadas.
• Frases
• Plural
• Letra cursiva • Identificar as sílabas estudadas.
• Ler e escrever com autonomia palavras familiares e memorizadas.
• Escrever palavras com grafia desconhecida.
• Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
• Familiarizar-se com a escrita e leitura por meio de manuseio de portadores de texto.
• Identifica diferenças entre gêneros textuais para localizar informações.
• Compreender globalmente um texto lido pela professora, identificando o assunto principal.
• Identificar no texto sílabas e ou palavras em estudo.
• Formar frases, listas de palavras.
Ler e compreender frases com estruturas simples.
• Escrever o plural de palavras terminadas com vogal.
• Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA - 1º ANO
CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS (trabalhar em todos os bimestres):
• Cores
• Formas (triângulo, círculo, quadrado, retângulo, losango, trapézio)
• Textura (liso e áspero)
• Peso (leve, pesado)
• Posição (em cima, embaixo, em frente, atrás, entre)
• Tamanho (maior, menor, alto, baixo, mesmo tamanho)
• Quantidade 9menos, mais, mesma quantidade)
• Distância (perto, longe)
• Temperatura (quente, frio)
• Consistência (duro e mole)
• Odor (cheiro bom, cheiro ruim)
• Sabor (doce, salgado, azedo, amargo)
• Igualdade (igual, diferente)
• Limite (dentro, fora)
1º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• RELAÇÃO DE DIMENSÃO
(CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM TODOS OS BIMESTRES)
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
• CONJUNTOS
• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS • Tamanho
• Comprimento
• Cor
• Espessura
• Numerais de 0 a 9
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Elemento / limite
• Conjunto vazio / unitário
• Idéia de adição e subtração ( sem algoritmo). Com total e minuendo até 9.
• Organizar objetos de acordo com critérios diversos (quantidade e natureza)
• Classificar objetos e agrupá-los.
• Organizar objetos de acordo com a quantidade.
• Identificar os numerais de 0 a 9.
• Associar o numeral a quantidade.
• Introduzir a idéia de conjunto.
• Definir conjuntos com pouco, muito elementos, conjunto vazio, unitário.
• Relacionar o elemento ao conjunto.
• Resolver situações problemas envolvendo a adição e subtração.
2º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
• GEOMETRIA
• Numerais de 10 a 20
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Números ordinais.
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
• Figuras / formas: quadrado, triangulo, circulo, retângulo.
• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Reconhecer formas geométricas em objetos e figuras.
3º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
• SISTEMA DE MEDIDAS
• Numerais de 20 a 49
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Dúzia e meia dúzia.
• Números ordinais.
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
• Medida de tempo (horas inteiras e mia hora).
• Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar os numerais que representam a ordem ou posição.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Identificação do instrumento (relógio) como um dos instrumentos para medir o tempo.
4º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
• NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
• OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
• SISTEMA DE MEDIDAS
• SISTEMA MONETÁRIO • Numerais de 50 a 100
• Leitura e escrita
• Representação de calendário (trabalhar sistematicamente).
• Unidade e dezena.
• Antecessor e sucessor.
• Ordem crescente e decrescente.
• Par ímpar.
• Operações de adição e subtração.
• Situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração.
• Metro, litro e quilograma.
• Moedas e cédulas. • Identificar o símbolo numérico e diferencia-lo dentre os demais existentes.
• Estimular a seqüência e o uso de ordem (sucessão).
• Associar a quantidade ao numeral.
• Traduzir agrupamentos em base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos.
• Decompor um número em dezenas e unidades.
• Identificar ordem, seqüência.
• Associar a adição as situações de reunir, juntar, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Associar a subtração as situações de tirar ou completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma operação.
• Identificar os instrumentos básicos de medida.
• Identificar reconhecer o dinheiro.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO DE ARTES - 1º ANO
O PLANEJAMENTO DE ARTES SERÁ DESENVOLVIDO DURANTE TODO O ANO LETIVO OPORTUNIZANDO AOS ALUNOS A VIVÊNCIA DE VÁRIAS TÉCNICAS ARTÍSTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE.
EIXO TEMÁTICO TÓPICOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SUGESTÕES
• CORES • Cores primárias
• Cores secundárias • Conhecer e identificar as cores.
• Criar novas cores a partir das cores primárias.
• COLAGENS • Fios de lã barbantes
• Revistas velhas
• Objetos variados (palitos de fósforos, de dente, farinha de mandioca colorida, areia e outros). • Criai desenhos e paisagens através de uma colagem.
• Enfeitar um desenho com colagens.
• PINTURA • Pintura a dedo
• Pintura com esponja e escova
• Pintura com canudo
• Pintura livre • Desenvolver a habilidade de observar detalhes.
• Socializar e sensibilizar a criança através da pintura.
• MODELAGEM • Com argila
• Com massinha caseira ou industrializada • Desenvolver a capacidade criativa e inventiva da criança através da modelagem.
• DOBRADURAS • Dobraduras variadas (flores, cachorro, gato, chapéu etc.). • Desenvolver a coordenação motora fina.
• TRABALHOS MANUAIS • Confecções de: cartões, caixas de presente com sucata, etc. • Desenvolver a criatividade.
• Conscientizar para o reaproveitamento de materiais .
Plano de Curso Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
DIREÇÃO:
JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA
ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA
VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES
PROFESSORAS:
ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)
DIREÇÃO:
JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA
ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA
VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES
PROFESSORAS:
ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL
IBIRITÉ – MINAS GERAIS
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Indisciplina Escolar
1) O que é disciplina?
Disciplina significa ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização. É a
observância de preceitos ou normas, é a submissão a um regulamento.
2) O que é indisciplina e como ela pode ser traduzida?
Indisciplina significa desobediência, desordem. A indisciplina pode ser traduzida de duas
formas: a revolta contra as normas ou o desconhecimento delas.
3) De que forma a indisciplina escolar se apresenta?
A indisciplina escolar se apresenta pelo descumprimento das normas fixadas pela escola no
Regimento Escolar.
4) O que é o Regimento Escolar?
É o documento que regula as relações entre a instituição e o público atendido ou seja, a sua comunidade escolar.(pais, alunos, professores, pessoal administrativo). Neste Regimento devem estar expressos com clareza os direitos e os deveres de todos os membros dessa comunidade escolar, assim como as sanções a serem aplicadas nos casos de descumprimento de suas disposições.A infração disciplinar deve estar prevista no Regimento Escolar, em obediência ao princípio da legalidade.
5) Quando um aluno comete um ato de indisciplina, que consequências ele pode sofrer?
Se um aluno comete um ato de indisciplina deve ser aplicado a ele o Regimento Escolar com as
sanções disciplinares nele previstas. Esse documento deve estar atualizado e de acordo com a
Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional – LDBEN (lei nº 9.394, de 20/12/1996).
6) O Conselho Tutelar deve ser demandado pela escola para intervir nos casos de indisciplina?
A escola só deve solicitar a intervenção do Conselho Tutelar se a situação não puder mais ser
resolvida no âmbito escolar, ou seja, depois que todos os recursos previstos no Regimento Escolar játiverem sido esgotados.Dessa forma, os casos de indisciplina devem ser apreciados na esfera administrativa e no âmbito da escola, aplicando as regras e sanções previstas no Regimento Escolar. Ultrapassadas essas etapas sem que se tenha chegado a uma solução satisfatória, aí sim, os casos devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar ou à Promotoria de Justiça.
7) Como a escola deve proceder em caso de indisciplina reiterada de um mesmo aluno, quando ela já interveio (comprovadamente) diversas vezes, sem obter resultado?
A escola deve solicitar a intervenção do Conselho Tutelar para que este órgão possa acionar a
família do aluno e, se for o caso, aplicar-lhe alguma das medidas de proteção que seja pertinente (arts.136, I e II do ECA).
8) Qual a diferença entre ato infracional e ato de indisciplina?
Ato infracional é a conduta praticada por criança e adolescente que está descrita na legislação
penal como crime (conduta ilícita prevista criminalmente, no Código Penal ou em Leis Penais especiais) ou contravenção (são infrações penais menos graves). Ato de indisciplina é aquele praticado pelo aluno em desacordo como o Regimento Escolar.
9) E se um aluno cometer um ato infracional na escola, o Conselho Tutelar deve ser acionado?
Quando uma criança ou adolescente pratica um ato infracional, haverá um tratamento
diferenciado para cada um deles:
a) se o autor do ato infracional é uma criança, o Conselho Tutelar deve ser acionado para que
seja aplicada a esse aluno uma medida de proteção;
b) se o autor do ato infracional é um adolescente, a polícia é que deve ser acionada. O
Conselho Tutelar não é órgão disciplinador do adolescente, mas sim uma instituição
legalmente cometida da obrigação de receber crianças e adolescentes que estão com seus
direitos violados ou ameaçados de violação.
Assim, a criança infratora fica sujeita às medidas de proteção previstas no art. 101 do ECA,
enquanto o adolescente infrator submete-se às medidas socioeducativas previstas no art. 112 do ECA,
ou, se for o caso, às medidas de proteção cabíveis, aplicadas pelo Poder Judiciário após regular processo.
10) É muito atual a entrada de drogas na Escola. Como lidar com o adolescente usuário ou aquele que trafica drogas dentro da escola?
Se o adolescente é dependente químico, o Conselho Tutelar deve ser acionado para que seja
aplicada a ele uma medida de proteção. Se a hipótese é de tráfico, a polícia deve ser acionada.
11) É dever de quem separar as brigas dos adolescentes nas escolas?
Primeiro é preciso distinguir se se trata de um fato isolado ou se é a situação que se repete com
frequência. Tratando-se de um caso isolado, os alunos devem ser chamados pelos profissionais da escolapara identificar o que aconteceu. A partir daí, a escola deve chamar os pais e comunicar-lhes o fato ocorrido, aplicando aos alunos as sanções disciplinares adequadas, dentre as previstas no Regimento Escolar. Se ainda assim as brigas persistirem, o Conselho Tutelar pode ser acionado para aplicar a esses adolescentes alguma medida de proteção (por exemplo: os adolescentes podem ser encaminhados aprogramas assistenciais oferecidos pelo município). Não esquecer que, se da briga resulta lesões corporais, o fato constitui crime previsto no Código Penal e é necessário também comunicá-lo à Polícia para posterior encaminhamento à Justiça da Infância e Juventude.
12) O Conselho Tutelar pode ser acionado pela escola quando os pais não atendem ao seu
chamado ou não se importam com a situação do filho?
Sim, pois quando os pais não se interessam pelos problemas dos filhos, isso pode ser sinal de
negligência, abandono ou de situações familiares mais graves. Nesse caso, cabe ao Conselho Tutelarintervir junto à família do aluno, aplicando as medidas necessárias previstas nos arts. 101 e 129 do ECA.
13) O Conselho Tutelar pode ser acionado pela escola quando suspeita ou detecta situações de risco de seus alunos (violência, abandono, abuso sexual, maus-tratos)?
Por força do disposto no art. 56 do ECA, diante desses casos, os dirigentes dos
estabelecimentos de ensino são obrigados a comunicar o fato ao Conselho Tutelar, que adotará as
providências para apurá-lo. Se o professor ou o responsável pelo estabelecimento de ensino não fizer a comunicação ao conselho, essa omissão configura infração administrativa, sujeitando-o à penalidade prevista no art. 245 do ECA.
14) O Conselho Tutelar pode ser acionado pela escola nos casos de reiteradas faltas injustificadas de alunos ou de evasão escolar?
Sim, conforme também dispõe o art. 56 do ECA. Caso a direção da escola perceba que o
aluno falta com frequência, sem as devidas justificativas, deve convocar os pais ou responsáveis para averiguar a causa das ausências e buscar soluções e encaminhamentos para sanar o problema. Caso a escola não consiga sensibilizar os pais ou responsáveis, a questão das faltas ou da evasão passa a configurar negligência com a criança ou o adolescente, e é dever da direção da escola oficiar o Conselho Tutelar. Ressalta-se a importância da escola registrar todos os contatos e ações realizadas com esse objetivo (conforme previsto no Regimento Escolar – ex.: número de vezes que os pais ou responsáveis foram chamados na escola, a forma como foram notificados, os tipos de intervenção que foram feitas etc.), de modo a subsidiar e fundamentar os procedimentos posteriores, inclusive no caso de omissão ou inação das autoridades responsáveis.
Fonte: BOLETIIM INFORMATIIVO
Montes Claros
Nº. 02 – Outubro/Novembro 2009
Coordenadoriia Regional das Promotoriiasde Justiiça da IInfânciia e Juventude doNorte de Miinas
MÓDULO II
Módulo II
À guisa de informação:
a) Lei 7.109 de 13 de outubro de 1977
Capítulo II
Art. 13- São atribuições específicas de Professor, o exercício concomitante os seguintes módulos de trabalho:
MÓDULO I: Regência efetiva de atividade, área de estudo ou disciplina;
MÓDULO II: Elaboração de programas e planos de trabalho, controle e avaliação do rendimento escolar, recuperação dos alunos, reuniões, auto-aperfeiçoamento, pesquisa educacional e cooperação, no âmbito da Escola, para aprimoramento tanto do processo ensino-aprendizagem, como da ação educacional e participação ativa na vida comunitária da escola.
b) Em vista das informações passadas acima, a escola utilizou o critério de fazer uma reunião de módulo a cada duas semanas. Computando 04 horas de trabalho efetivo em um sábado.
c) Podemos fazer algumas deduções: Se a cada duas semanas nós temos uma reunião de módulo II, então se há 40 semanas letivas, teremos 20 sábados de reuniões de módulo II.
d) Refletindo: O módulo II é obrigatório? Sim. Ele tem razão de existir? Sim. Qual é a função do módulo II? Propiciar momentos de encontros entre os docentes para troca de experiências, estudo, planejamentos das atividades que de outra forma não seria possível fazer. Por que? Porque nenhum trabalho pedagógico será bem sucedido se não for planejado, discutido para criar um consenso e depois avaliado para saber qual foi o resultado e o que é preciso mudar. Isso tudo, demanda encontros constantes.
e) Concluindo: A reunião de módulo II não existe apenas para cumprir horário na escola, ela precisa ter objetivos claros e uma continuidade. A Escola Estadual Professora Yolanda Martins enfrenta uma série de problemas e desafios, mas o início da solução encontra-se dentro dela mesmo. Pesquisas educacionais comprovam que 15% do sucesso escolar são devido aos processos internos da própria escola. Observou – se que duas escolas com clientelas e situação sócio – econômico semelhantes tinham resultados diferentes: uma melhor e outra pior. Ao investigar descobriu-se que a escola melhor tinha mais claro o que ensinar e seus processos internos eram mais entrosados.
Ambiente Alfabetizador
Todas as postagens apresentadas são de trabalhos das professoras dos anos iniciais para garantir na escola um ambiente alfabetizador. Desculpe-me dizer aqui, mas a Escola Estadual Professora Yolanda Martins lutou diariamente durante o ano de 2010 contra o vandalismo e a pichação: os alfabetos foram arrancados por alunos de outros turnos, as salas foram pichadas e carteiras foram quebradas deliberadamente. Gostaria de colocar só imagens bonitas da escola nesse blog, mas escola também é educação e não adianta nada esconder a verdade. Nas imagens postadas, se você tiver um olhar atento verificará o que eu estou dizendo.
AMBIENTE ALFABETIZADOR
(Sala de aula do quinto, Ciclo Complementar, Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2010 - Professora Rejane, turno manhã.)
EEPYM
Informações do Guia do Especialista em Educação Básica
A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente alfabetizador construído à medida que o processo de alfabetização e letramento for acontecendo.
Para expor nas paredes das salas de aula ou nos varais:
• Os algarismos (quantidades);
• Alfabeto (quatro tipos de letra);
• Os nomes dos alunos (letra grande);
• Calendário;
• Relógio;
• Sílabas, Banco de Palavras (em estudo);
• Textos de diversos gêneros, (parlendas, cantigas, trava-línguas, letras de música, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos, contos de fada);
• Outros, conforme necessidade;
Para se ter presente na sala de aula:
• Cantinho de leitura;
• Caixa de brinquedos;
• Mural de Unidade de Estudo – Geografia, História, Ciências;
• Folhetos de programação, manuais de instrução de eletrodoméstico, jornais, revistas, rótulos, receitas, bulas de remédio, sinopses, material do PNLD;
• Caixa de material diverso para o trabalho com as idéias das quatro operações (pauzinhos, pedrinhas, etc.) Material de contagem;
• Letras e livros diversos para o manuseio das crianças;
• Material de apoio para os alunos (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos)
• Outros conforme criatividade e a critério da escola;
O ambiente alfabetizador deve se estender para toda a escola, transformando o ambiente escolar em espaço de oportunidades de convivência com o texto escrito, seja informativo ou literário.
Ibirité, 25 de junho de 2010.
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