Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Razões para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”


Razões para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”

1ª Você é imprescindível!
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
Ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
E o lance a outro; de um outro galo
Que apanhe o grito que um galo antes
E o lance a outro; e de outros galos
Que  com muitos outros galos se cruzem
Os fios de sol de seus gritos de galo,
Para que a manhã, desde uma teia tênue,
Se vá tecendo, entre todos os galos.

2
E se encorpando em tela, entre todos,
Se erguendo tenda, onde entrem todos,
Se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
Que, tecido, se eleva por si: luz balão.”

(Melo Neto, João Cabral de. A educação pela pedra e outros poemas/João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.


2ª Quem é o Corpo Cidadão?

Fundada pelo Grupo Corpo Companhia de Dança, o Corpo Cidadão promove oportunidades educativas e de desenvolvimento integral a crianças e jovens, através da arte-educação.

Por acreditar no poder transformador da arte e da educação, em 1998 o
Grupo Corpo Companhia de Dança criou o Projeto Sambalelê /Corpo Cidadão.
A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e
jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da
arte-educação.

Centenas de participantes são beneficiados com oficinas de dança, capoeira,
música, percussão, artes visuais e, também, um programa de capacitação.
Assim, o Corpo Cidadão contribui para a formação de cidadãos criativos,
competentes, solidários e com autonomia para reescrever a própria história.

Missão:
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas, de
crianças e jovens, por meio da experiência da arte e da cultura, valorizando o
diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.
Valores:
CRIATIVIDADE
Criar algo inusitado ou possibilitar novos sentidos e significados;

TRANSPARÊNCIA
Comunicar de forma clara e honesta;

RESPEITO
Relacionar de maneira amorosa com as pessoas e no trato com o planeta;

COERÊNCIA
Agir de acordo com os propósitos construídos coletivamente.

CONSTRUÇÃO COLETIVA
Possibilitar a contribuição dos envolvidos;

EXCELÊNCIA
Dar, buscar e trocar o melhor de si com e para o outro;

ARTE
Utilizar a arte como instrumento de transformação social;

PERTENCIMENTO
Sentir-se fazendo

Atividades

 

ATIVIDADES EM ARTE-EDUCAÇÃO

As oficinas são oferecidas diariamente, em horários complementares ao da
escola, nas diferentes unidades de atendimento.
Dança
Artes Visuais
Música
Capoeira Angola
CAPACITAÇÃO PARA JOVENS

Com aulas diárias ou por módulos, cursos e espaços para experimentação,
os jovens têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, ampliarem suas
perspectivas e se capacitarem para o trabalho.
Iluminação Cênica e Montagem de Palco
Figurino, Moda e Estamparia
Formação de Monitores e Jovens Educadores.
Grupos experimentais de dança e música.
As crianças e jovens também têm acesso a uma ampla programação cultural externa, que
envolve visitas a teatros, galerias, participação em eventos e manifestações culturais.
ESPETÁCULOS

Anualmente é criado um espetáculo a partir de um tema que seja relevante para o
desenvolvimento dos jovens, e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os participantes atuam em todas as etapas da montagem: coreografias, trilha sonora, cenário, figurinos, adereços e tudo mais. O espetáculo, assim como uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais, percorre teatros, escolas e centro culturais de Belo Horizonte e outros estados.
O Corpo Cidadão prima pela qualidade e estética oferecendo um espetáculo que se configura como uma rica oportunidade educativa e artística cultural, contribuindo para a formação de novas platéias.

Equipe

 

Dezenas de profissionais, de diversas áreas, integram a equipe:
Músicos, capoeiristas, cozinheiros, bailarinos, artistas plásticos, secretárias, psicólogos, pedagogos, cenógrafos, administradores, porteiros, produtores, diretores artísticos, monitores, coreógrafos, estilistas, auxiliares de serviços gerais e voluntários.

Realizações

2011 – Oriki
2010 – Nós
2008 – Consumidor Loko
2007 – Linguagens
2006 – Corpo Para que Serve
2005 – Identidades
2004 – Comida de Comer
2003 – Planeta Lixo
2002 – Nossa Língua
Informações retiradas do site:










3ª Quem são os beneficiários do Corpo Cidadão?

240 Jovens do Município de Ibirité- MG

Informações retiradas do site:

4ª Como é o município de Ibirité - MG?
A Região Metropolitana de Belo Horizonte engloba 34 municípios. Alguns se localizam a grande distância da cidade de Belo Horizonte, apresentando pouca integração territorial.
De acordo com o IBGE, do total de famílias que têm renda de até meio salário mínimo, 13% residem em Belo Horizonte e 33,1% nas cidades de menor integração. As áreas onde prevalecem os maiores percentuais de famílias abaixo da linha da pobreza têm elevada presença de jovens, negros e população de baixa escolaridade.
A capital metropolitana apresentou em 2000 uma taxa de 100% de urbanização, condição urbana, que, em geral, é comum a todos os demais municípios da Região. Existe diariamente grande circulação de pessoas entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Da população com mais de 15 anos, 18% precisa viajar entre uma cidade e outra para estudar ou trabalhar. O destino de 66,1% desses indivíduos é a cidade de Belo Horizonte.
Em relação aos homicídios de adolescentes e jovens, algumas cidades da Região Metropolitana mostraram índices elevados. Betim, Ibirité e Contagem apresentaram IHA maior que cinco e Ribeirão das Neves, Santa Luzia e a capital Belo Horizonte, índices entre 3 e 5. Belo Horizonte é hoje a cidade que ocupa a 6° posição no ranking das capitais de estados brasileiros com maiores números de vítimas adolescentes e jovens em dinâmicas da violência letal, com o IHA de 4.
Municípios de Residência (Selecione):
arrow
Belo Horizonte
Betim
Contagem
topo da tabelafechar tabela
Ibirité
População total 2006
IDH 2000
IHA 2006
População de 12 a 18 anos
Mortes esperadas 12 a 18 anos
173618
0,729
5,242
25456,242
133,436
fundo da tabela
Ribeirão das Neves
Sabará
Santa Luzia
Informações retiradas do site:

5ª Qual é a situação do Corpo Cidadão atual?
Atividades paralisadas em Ibirité – Minas Gerais.

6ª Qual é o objetivo da campanha
“Não deixe o Corpo Cidadão morrer.”?

Chamar a atenção das pessoas para situação dramática em que vivem os jovens de Ibirité- MG que estão sujeitos à violência e sem perspectiva de futuro.
Ajudar, no que puder o grupo Corpo Cidadão que é uma das poucas instituições que existem no município que atuam junto a essa clientela tão necessitada.

7ª O que fazer para
“não deixar o Corpo Cidadão morrer?”
Simples:
·         Acesse a página: http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer
Curta a página;
Chame seus amigos, familiares, conhecidos... para também curtir a página;
·         Poste www.facebook.com “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Poste WWW.twitter.com “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Compartilhe, curta e comente as fotos, imagens, tudo o que seus amigos postarem  referente ao “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Comente e compartilhe “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Use apenas a frase: “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Vamos criar um assunto em que todos vão querer saber do que se trata, assim o termo “não deixe o Corpo Cidadão morrer.” Entrará na lista dos “tops” do momento e mais gente se interessará pelo assunto.
·         Dessa forma estaremos dando respaldo ao grupo Corpo Cidadão para angariar patrocínio junto às empresas e/ou mesmo recuperar o patrocínio da Petrobrás.
·         “Não deixe o Corpo Cidadão morrer.” O desafio é a nossa energia.

domingo, 23 de setembro de 2012

Ibirité é a quinta cidade mais violenta de MINAS GERAIS

SEGUNDO O MAPA DA VIOLÊNCIA 2011: os jovens do Brasil

As cidades onde as maiores taxas de homicídios entre os jovens de MINAS GERAIS são:

BETIM
GOVERNADOR VALADARES
BELO HORIZONTE
TEÓFILO OTONI
IBIRITÉ

PODE SER CONFERIDO EM

 http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJEBAC1DBEITEMIDDD6FC83AAA9443839282FD58A5474435PTBRNN.htm

sábado, 22 de setembro de 2012

Ibirité ocupa a 63a. posição em número de homicídios

Ibirité - MG ocupa a 63a. posição entre os municípios com mais de 10 mil habitantes com taxas elevadas de homicídios entre os jovens segundo os site:

http://www.juventude.gov.br/conjuve/documentos/mapa-da-violencia-2011


Por isso o projeto social "Corpo Cidadão" é muito importante porque é um dos poucos projetos sociais que atende a essa faixa etária ajudando a sair das ruas e dando uma perspectiva de futuro.

Abrace nossa causa:

http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Não deixe o Corpo Cidadão morrer.


Pergunta: Por quê não deixe o Corpo Cidadão morrer?
Resposta: Porque não deixar o Corpo Cidadão morrer é não deixar que crianças e adolescentes morram no município de Ibirité-MG, que é uma das cidades mais violentas do país, onde seus jovens estão morrendo "a rodo".
Pergunta: Não deixar o Corpo Cidadão morrer, fará alguma diferença para a minha vida?
Resposta: Não deixar o Corpo Cidadão morrer, fará uma grande diferença para sua vida, porque você tem o poder de influir na sociedade, de participar, de abraçar uma causa importante, de ser útil.
Pergunta: Como não deixar o Corpo Cidadão morrer?
Resposta: Compartilhe, comente, curta, apenas a frase:" Não deixe o Corpo Cidadão morrer". E chame seus amigos e conhecidos e parentes para fazer o mesmo: Não deixe o Corpo Cidadão morrer.
Pergunta: isso ajudará a " não deixar o Corpo Cidadão morrer, como?
Resposta: Através da visualização  de um número grande de acessos em :Não deixe o Corpo Cidadão morrer. Estaremos dando respaldo ao Corpo Cidadão, que é um grupo de respeito, sério, um dos poucos do Brasil, pertencente ao Grupo de Danças Corpo, assim ele terá condições de angariar patrocínio para esse importante projeto social.
Pergunta: Quem patrocinava o Corpo Cidadão antes, que está deixando o Corpo Cidadão morrer, agora?
Resposta: Quem está deixando o Corpo Cidadão morrer, é a Petrobrás que cortou o patrocínio que dava antes.
Pergunta: E agora como fazer para não deixar o Corpo Cidadão morrer?
Resposta: abrace nossa campanha:"Não deixe o Corpo Cidadão morrer, o desafio é a nossa energia.




Não deixe o Corpo Cidadão morrer.

http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer

http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resultado SIMAVE Língua Portuguesa - Quinto ano






O que podemos concluir do resultado abaixo? Que a muito o que fazer. Observe bem: APENAS 16 POR CENTO DOS ALUNOS ALCANÇARAM O NÍVEL RECOMENDADO. O professor dos  anos finais do Ensino Fundamental precisa levar isso em conta na hora de fazer o seu planejamento de ensino. Isso joga por terra aquela propaganda bonita do governo estadual de que a Educação de Minas Gerais está mil maravilhas. Não está! Está com um problema sério em suas mãos.

SIMAVE/PROEB 2011: Resultados REDE ESTADUAL
MUNICÍPIO:
ESCOLA:
5º ANO
Língua Portuguesa
SIMAVE/PROEB 2011
PROEB 2011
Redes
Estadual Municipal
214,42 207,23
SRE
Estadual Municipal
211,04 201,31
201,99
Seu Município
Municipal
197,15 199,91
Estadual
1. Proficiência Média
Minas Gerais
Estadual Municipal
126.560 194.804
Redes
Previsto
Efetivo
Percentual
117.401 175.856
92,76% 90,27%
SRE
Estadual Municipal
11.260 22.007
10.105 19.076
89,74% 86,68%
Município
Estadual Municipal
880 1.921
796 1.643
90,45% 85,53%
Escola
79
60
75,95%
2. Participação (número de alunos)
3. Evolução do Percentual de alunos por Padrão de Desempenho
Rede
Estadual de
Minas Gerais
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 213,85
2010 217,08
2011 214,42
18,7% 41,0% 40,3%
18,3% 38,4% 43,3%
22,4% 35,5% 42,1%
SRE: SRE
METROPOLI
TANA B
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 212,03
2010 213,37
2011 211,04
19,4% 42,2% 38,4%
20,0% 39,9% 40,1%
25,3% 35,0% 39,7%
Escola
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 185,75
2010 194,53
2011 201,99
43,5% 42,0% 14,5%
34,6% 37,5% 27,9%
28,3% 43,3% 28,3%
Baixo Intermediário Recomendado
Minas Gerais
Média do Estado: 214,42
Rede Estadual
22,37%
Baixo
2,38%
Até 125
7,06%
a 150
12,93%
a 175
35,53%
Intermediário
16,75%
a 200
18,78%
a 225
42,1%
Recomendado
17,75%
a 250
13,64%
a 275
7,38%
a 300
3,32%
acima de 300
Níveis
Padrões
4. Percentual de Alunos por Nível de Proficiência e Padrão de Desempenho
SRE: SRE METROPOLITANA B
Média da SRE: 211,04
Rede Estadual
25,26%
Baixo
2,87%
Até 125
7,96%
a 150
14,43%
a 175
35,02%
Intermediário
16,68%
a 200
18,34%
a 225
39,72%
Recomendado
17,06%
a 250
13,19%
a 275
6,57%
a 300
2,90%
acima de 300
Níveis
Padrões
Escola: EE PROFESSORA YOLANDA MARTINS
Média da sua Escola: 201,99
Rede Estadual
28,33%
Baixo
0,00%
Até 125
8,33%
a 150
20,00%
a 175
43,33%
Intermediário
20,00%
a 200
23,33%
a 225
28,33%
Recomendado
16,67%
a 250
8,33%
a 275
3,33%
a 300
0,00%
acima de 300
Níveis
Padrões
Boletim Pedagógico da Escola



segunda-feira, 28 de maio de 2012




Senhores Pais e/ou Responsável


Leia!

Segundo um provérbio indígena é preciso uma aldeia inteira para se educar  uma criança. É algo para gente pensar, significa que EDUCAR é um ato coletivo, onde diferentes pessoas ensinam  uma mesma criança  através do exemplo, da cobrança e do estímulo.
                Na escola a responsabilidade para com a educação da criança é compartilhada entre duas partes distintas, mas complementares: a família, responsável por 70% da tarefa e a escola com 30% da responsabilidade.
 Nessa parceria há ações comuns de ambos que não podem deixar de acontecer sob pena de atrapalhar e muito a educação e a aprendizagem da criança, a única prejudicada nesse relacionamento:

·        O uso do uniforme escolar (camisa oficial e calça preta ou azul).
·        Pontualidade, chegada do aluno à escola  sem se atrasar.
·        Assiduidade (infrequencia injustificada são comunicadas ao Conselho Tutelar)
·        Realização de deveres de casa e trabalhos escolares, que a família deve ficar atenta para que a criança faça e entregue nas datas marcadas.
·        Disciplina e bom comportamento na sala de aula.
·        Realização das atividades com capricho e organização, bem como o devido cuidado com os materiais escolares (lápis, borracha, caderno...)
·        Envio de bilhetes aos responsáveis para voltarem à escola assinados.

Família e escola compartilham essas ações e devem manter um contato frequente e estreito para não deixar “brechas” que a criança saberá muito bem usar para não cumprir com suas obrigações, portanto ao perceber falhas a escola precisará da ajuda da família, somos parceiros e gostaríamos que observasse os seguintes procedimentos:

Fique atento às atividades escolares de seu filho e aos bilhetes enviados pela escola, orientamos que providencie um local adequado em casa e por uma hora diária ele deverá se dedicar às tarefas escolares que é o tempo suficiente para se ter um bom desenvolvimento na escola.

Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, 08 de maio de 2012.
Equipe Gestora/ Pedagógica e Docente.