Razões
para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”
1ª
Você é imprescindível!
“Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma
manhã:
Ele precisará sempre de outros
galos.
De um que apanhe esse grito que
ele
E o lance a outro; de um outro
galo
Que apanhe o grito que um galo
antes
E o lance a outro; e de outros
galos
Que com muitos outros galos se cruzem
Os fios de sol de seus gritos de
galo,
Para que a manhã, desde uma teia
tênue,
Se vá tecendo, entre todos os
galos.
2
E se encorpando em tela, entre
todos,
Se erguendo tenda, onde entrem
todos,
Se entretendendo para todos, no
toldo
(a manhã) que plana livre de
armação.
A manhã, toldo de um tecido tão
aéreo
Que, tecido, se eleva por si: luz
balão.”
(Melo Neto, João Cabral de. A educação pela pedra e outros poemas/João
Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
2ª
Quem é o Corpo Cidadão?
Fundada pelo Grupo Corpo Companhia
de Dança, o Corpo Cidadão promove oportunidades educativas e de
desenvolvimento integral a crianças e jovens, através da arte-educação.
Por acreditar no poder transformador da
arte e da educação, em 1998 o
Grupo Corpo Companhia de Dança criou o Projeto Sambalelê /Corpo Cidadão.
A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e
jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da
arte-educação.
Grupo Corpo Companhia de Dança criou o Projeto Sambalelê /Corpo Cidadão.
A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e
jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da
arte-educação.
Centenas de participantes são
beneficiados com oficinas de dança, capoeira,
música, percussão, artes visuais e, também, um programa de capacitação.
Assim, o Corpo Cidadão contribui para a formação de cidadãos criativos,
competentes, solidários e com autonomia para reescrever a própria história.
música, percussão, artes visuais e, também, um programa de capacitação.
Assim, o Corpo Cidadão contribui para a formação de cidadãos criativos,
competentes, solidários e com autonomia para reescrever a própria história.
Missão:
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas, de
crianças e jovens, por meio da experiência da arte e da cultura, valorizando o
diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.
crianças e jovens, por meio da experiência da arte e da cultura, valorizando o
diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.
Valores:
CRIATIVIDADE
Criar algo inusitado ou possibilitar novos sentidos e significados;
Criar algo inusitado ou possibilitar novos sentidos e significados;
TRANSPARÊNCIA
Comunicar de forma clara e honesta;
Comunicar de forma clara e honesta;
RESPEITO
Relacionar de maneira amorosa com as pessoas e no trato com o planeta;
Relacionar de maneira amorosa com as pessoas e no trato com o planeta;
COERÊNCIA
Agir de acordo com os propósitos construídos coletivamente.
Agir de acordo com os propósitos construídos coletivamente.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Possibilitar a contribuição dos envolvidos;
Possibilitar a contribuição dos envolvidos;
EXCELÊNCIA
Dar, buscar e trocar o melhor de si com e para o outro;
Dar, buscar e trocar o melhor de si com e para o outro;
ARTE
Utilizar a arte como instrumento de transformação social;
Utilizar a arte como instrumento de transformação social;
PERTENCIMENTO
Sentir-se fazendo
Sentir-se fazendo
Atividades
ATIVIDADES EM ARTE-EDUCAÇÃO
As
oficinas são oferecidas diariamente, em horários complementares ao da
escola, nas diferentes unidades de atendimento.
escola, nas diferentes unidades de atendimento.
Dança
Artes Visuais
Música
Capoeira Angola
Artes Visuais
Música
Capoeira Angola
CAPACITAÇÃO PARA JOVENS
Com aulas diárias ou por módulos,
cursos e espaços para experimentação,
os jovens têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, ampliarem suas
perspectivas e se capacitarem para o trabalho.
os jovens têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, ampliarem suas
perspectivas e se capacitarem para o trabalho.
Iluminação Cênica e Montagem de
Palco
Figurino, Moda e Estamparia
Formação de Monitores e Jovens Educadores.
Grupos experimentais de dança e música.
Figurino, Moda e Estamparia
Formação de Monitores e Jovens Educadores.
Grupos experimentais de dança e música.
As crianças e jovens também têm
acesso a uma ampla programação cultural externa, que
envolve visitas a teatros, galerias, participação em eventos e manifestações culturais.
envolve visitas a teatros, galerias, participação em eventos e manifestações culturais.
ESPETÁCULOS
Anualmente
é criado um espetáculo a partir de um tema que seja relevante para o
desenvolvimento dos jovens, e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os participantes atuam em todas as etapas da montagem: coreografias, trilha sonora, cenário, figurinos, adereços e tudo mais. O espetáculo, assim como uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais, percorre teatros, escolas e centro culturais de Belo Horizonte e outros estados.
desenvolvimento dos jovens, e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os participantes atuam em todas as etapas da montagem: coreografias, trilha sonora, cenário, figurinos, adereços e tudo mais. O espetáculo, assim como uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais, percorre teatros, escolas e centro culturais de Belo Horizonte e outros estados.
O Corpo Cidadão prima pela
qualidade e estética oferecendo um espetáculo que se configura como uma rica
oportunidade educativa e artística cultural, contribuindo para a formação de novas
platéias.
Equipe
Dezenas de
profissionais, de diversas áreas, integram a equipe:
Músicos,
capoeiristas, cozinheiros, bailarinos, artistas plásticos, secretárias,
psicólogos, pedagogos, cenógrafos, administradores, porteiros, produtores,
diretores artísticos, monitores, coreógrafos, estilistas, auxiliares de
serviços gerais e voluntários.
Realizações
2011 – Oriki
2010 – Nós
2008 – Consumidor Loko
2007 – Linguagens
2006 – Corpo Para que Serve
2005 – Identidades
2004 – Comida de Comer
2003 – Planeta Lixo
2002 – Nossa Língua
2010 – Nós
2008 – Consumidor Loko
2007 – Linguagens
2006 – Corpo Para que Serve
2005 – Identidades
2004 – Comida de Comer
2003 – Planeta Lixo
2002 – Nossa Língua
Informações retiradas do site:
3ª
Quem são os beneficiários do Corpo Cidadão?
240 Jovens do Município de Ibirité- MG
Informações retiradas
do site:
4ª
Como é o município de Ibirité - MG?
A Região Metropolitana de Belo
Horizonte engloba 34 municípios. Alguns se localizam a grande distância da
cidade de Belo Horizonte, apresentando pouca integração territorial.
De acordo com o IBGE, do total de famílias que têm renda de até meio salário mínimo, 13% residem em Belo Horizonte e 33,1% nas cidades de menor integração. As áreas onde prevalecem os maiores percentuais de famílias abaixo da linha da pobreza têm elevada presença de jovens, negros e população de baixa escolaridade.
De acordo com o IBGE, do total de famílias que têm renda de até meio salário mínimo, 13% residem em Belo Horizonte e 33,1% nas cidades de menor integração. As áreas onde prevalecem os maiores percentuais de famílias abaixo da linha da pobreza têm elevada presença de jovens, negros e população de baixa escolaridade.
A capital metropolitana apresentou em
2000 uma taxa de 100% de urbanização, condição urbana, que, em geral, é comum a
todos os demais municípios da Região. Existe diariamente grande circulação de
pessoas entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Da população com mais de 15 anos, 18% precisa viajar entre uma cidade e outra
para estudar ou trabalhar. O destino de 66,1% desses indivíduos é a cidade de
Belo Horizonte.
Em relação aos homicídios de
adolescentes e jovens, algumas cidades da Região Metropolitana mostraram
índices elevados. Betim, Ibirité e Contagem apresentaram IHA maior que cinco e
Ribeirão das Neves, Santa Luzia e a capital Belo Horizonte, índices entre 3 e
5. Belo Horizonte é hoje a cidade que ocupa a 6° posição no ranking das
capitais de estados brasileiros com maiores números de vítimas adolescentes e
jovens em dinâmicas da violência letal, com o IHA de 4.
Municípios de Residência (Selecione):
Belo Horizonte
Betim
Contagem
Ibirité
|
||||
População
total 2006
|
IDH
2000
|
IHA
2006
|
População
de 12 a 18 anos
|
Mortes
esperadas 12 a 18 anos
|
173618
|
0,729
|
5,242
|
25456,242
|
133,436
|
Ribeirão das Neves
Sabará
Santa Luzia
Informações retiradas do site:
5ª
Qual é a situação do Corpo Cidadão atual?
Atividades paralisadas em Ibirité – Minas Gerais.
6ª
Qual é o objetivo da campanha
“Não
deixe o Corpo Cidadão morrer.”?
Chamar a atenção das pessoas para situação dramática
em que vivem os jovens de Ibirité- MG que estão sujeitos à violência e sem
perspectiva de futuro.
Ajudar, no que puder o grupo Corpo Cidadão que é uma
das poucas instituições que existem no município que atuam junto a essa
clientela tão necessitada.
7ª
O que fazer para
“não
deixar o Corpo Cidadão morrer?”
Simples:
Curta a página;
Chame seus amigos, familiares,
conhecidos... para também curtir a página;
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“não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
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“não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·
Compartilhe, curta e comente as fotos,
imagens, tudo o que seus amigos postarem referente ao “não deixe o Corpo Cidadão
morrer.”
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Comente e compartilhe “não deixe o Corpo
Cidadão morrer.”
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Use apenas a frase: “não deixe o Corpo
Cidadão morrer.”
·
Vamos criar um assunto em que todos vão
querer saber do que se trata, assim o termo “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
Entrará na lista dos “tops” do momento e mais gente se interessará pelo
assunto.
·
Dessa forma estaremos dando respaldo ao
grupo Corpo Cidadão para angariar patrocínio junto às empresas e/ou mesmo
recuperar o patrocínio da Petrobrás.
·
“Não deixe o Corpo Cidadão morrer.” O
desafio é a nossa energia.
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