Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FICHA DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE



E. E. PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FICHA DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE

NOME:______________________________________________

O discente segundo minha avaliação é:


Critério avaliativo


Sim

Não

01
Assíduo


02
Pontual


03
Responsável


04
Respeitador


05
Organizado


06
Obediente


07
Compromissado


08
Dedicado


09
Participativo


10
Paciente



x

Professor(a):     Ibirité____ de dezembro de 2012.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RESULTADO DO PROALFA (PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO DO TERCEIRO ANO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO



Parabéns à equipe de professores dos anos iniciais do ensino fundamental por se esmerarem em seu trabalho fazendo "das tripas-coração" para alcançar cada vez mais um resultado melhor na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais.

Ainda não é o recomendado, pois sabemos que 30% dos alunos estão na faixa de baixo e intermediário, mas estamos avançando.

Contamos agora com uma sala de apoio pedagógico "Helena Antipoff",  material pedagógico, professoras de apoio dos alunos do A.E.E.,que nos dão um grande apoio no trabalho com os alunos dos anos iniciais e a equipe de profissionais: professoras e orientador educacional que tem um excelente entrosamento e um projeto pedagógico consistente.

Com a ajuda de Deus no ano que vem será bem melhor!

Parabéns PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

Ibirité, 05 de dezembro de 2012.
Breno José de Araújo
Orientador Educacional




EE PROFA YOLANDA MARTINS
IBIRITE
SRE: METROPOLITANA B
PROALFA 2011: Resultados
MUNICÍPIO:
ESCOLA:
3° Ano EF
Língua Portuguesa
PROALFA
Proalfa 2011
Redes
Estadual Municipal
603,81 563,22
SRE
Estadual Municipal
605,31 540,84
521,12
Seu Município
Municipal
604,27 533,32
Estadual
1. Proficiência Média
Minas Gerais
Estadual Municipal
98.878 195.465
Redes
Previsto
Efetivo
Percentual
93.158 177.428
94,22% 90,77%
SRE
Estadual Municipal
8.568 22.717
8.003 20.475
93,41% 90,13%
Município
Estadual Municipal
682 1.977
636 1.778
93,26% 89,93%
Escola
78
75
96,15%
2. Participação (número de alunos)
3. Evolução do Percentual de alunos por Padrão de Desempenho
Rede
Estadual de
Minas Gerais
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 551,62
2010 589,76
2011 603,81
11,8% 15,5% 72,6%
5,4% 8,4% 86,2%
4,2%6,9% 88,9%
SRE:
METROPOLI
TANA B
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 548,56
2010 588,47
2011 605,31
13,3% 16,1% 70,6%
5,3% 8,6% 86,2%
4,4%7,0% 88,6%
Escola
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 480,35
2010 521,09
2011 521,12
28,8% 31,5% 39,7%
8,7% 27,5% 63,8%
17,3% 13,3% 69,3%
Baixo Intermediário Recomendado
Minas Gerais
Média do Estado: 603,81
Rede Estadual
4,21%
Baixo
4,21%
Até 450
6,86%
Intermediário
6,86%
a 500
88,93%
Recomendado
88,93%
acima de 500
Níveis
Padrões
4. Percentual de Alunos por Nível de Proficiência e Padrão de Desempenho
SRE: METROPOLITANA B
Média da SRE: 605,31
Rede Estadual
4,4%
Baixo
4,40%
Até 450
6,96%
Intermediário
6,96%
a 500
88,64%
Recomendado
88,64%
acima de 500
Níveis
Padrões
Escola: EE PROFA YOLANDA MARTINS
Média da sua Escola: 521,12
Rede Estadual
17,33%
Baixo
17,33%
Até 450
13,33%
Intermediário
13,33%
a 500
69,33%
Recomendado
69,33%
acima de 500
Níveis
Padrões
Boletim Pedagógico da Escola

RESULTADO DO ENEM 2011 - EEPYM


Proficiências Médias por Área do Conhecimento no Enem, por Escola.




Parte superior do formulário
Enem 2011
http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/a4j/g/3_3_3.Finalimages/spacer.gif
Modalidade: Ensino Médio Regular
Município: Ibirité
UF: MG
Localização: Urbana
Dep. Administrativa: Estadual
Taxa de participação: Menor do que 50%

http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/a4j/g/3_3_3.Finalimages/spacer.gif
 
http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/a4j/g/3_3_3.Finalimages/spacer.gif
Escola
Estudantes concluintes do Ensino Médio matriculados em 2011
Nº de Participantes no Enem 2011
Taxa de Participação
MÉDIAS
Linguagens, Códigos
Matemática
Ciências Humanas
Ciências da Natureza
Redação
EE PROFESSORA YOLANDA MARTINShttp://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/img/lupa.gif
125
27
21%
SC
SC
SC
SC
SC



Distribuição percentual das proficiências dos participantes do Enem por Área de Conhecimento
Faixa de desempenho
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens e Códigos
Matemática
Menor que 300
SC
SC
SC
SC
300,00 - 399,99
SC
SC
SC
SC
400,00 - 499,99
SC
SC
SC
SC
500,00 - 599,99
SC
SC
SC
SC
600,00 - 699,99
SC
SC
SC
SC
700,00 - 799,99
SC
SC
SC
SC
800,00 - 899,99
SC
SC
SC
SC
Igual ou maior que 900,00
SC
SC
SC
SC

Distribuição percentual das proficiências dos participantes do Enem em Redação
Faixa de desempenho
Porcentagem dos estudantes
Menor que 100
SC
100,00 - 199,99
SC
200,00 - 299,99
SC
300,00 - 399,99
SC
400,00 - 499,99
SC
500,00 - 599,99
SC
600,00 - 699,99
SC
700,00 - 799,99
SC
800,00 - 899,99
SC
900,00 - 1000,00
SC

Notas:
1-Para o Ensino Médio Regular são considerados: Ensino Médio Regular, Normal Magistério e ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional séries finais;
2-SC: Sem Cálculo - Escola com menos de 10 participantes ou menos de 50% de taxa de participação.






http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/a4j/g/3_3_3.Finalimages/spacer.gif



Parte inferior do formulário

Co

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cartilha elaborada pela professsora Helen, juntamente com os alunos num texto coletivo para a Feira de Cultura


Feira de Cultura
2012
Tema:

Valores Morais e Sociais da Escola Estadual Professora Yolanda Martins
4º ano
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA
YOLANDA MARTINS



Professoras Responsáveis:
Helen & Heliana


Supervisor:
Breno José de Araújo


Rua Tabajara, 800
Lagoa Azul – Ibirité/ MG
# 31* 3533-1336



“DEZ MANDAMENTOS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO YOLANDA MARTINS”:

I.        NÃO PICHAR QUAISQUER OBJETOS OU PARTE DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
II.      NÃO DESCARREGAR RAIVA OU QUAISQUER RESSENTIMENTOS CHUTANDO AS PORTAS DAS SALAS E BANHEIROS
III.   NÃO QUEBRAR MESAS E CADEIRAS
IV.     NÃO FAZER ORELHAS NOS LIVROS E MATERIAIS IMPRESSOS DE USO PÚBLICO
V.        NÃO QUEBRAR OS VIDROS, LÂMPADAS E FECHADURAS DAS PORTAS
VI.     NÃO SUBIR NOS VASOS SANITÁRIOS
VII.   JOGAR LIXO NO LIXO
VIII.             NÃO BATER NOS COLEGAS
IX.     NÃO DESRESPEITAR PROFESSORES OU QUAISQUER FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
X.         BUSCAR CONHECER E CUMPRIR COM OS DEVERES E DIREITOS DE ALUNO
By: alunos do 4° ano
 “ALUNO EDUCADO, PATRIMÔNIO PRESERVADO!”
CURTA ESSA IDEIA ;)


Mediante a proposta de trabalho da Feira de Cultura/ 2012, sob o tema: “Valores Morais e Sociais da Escola Estadual Professora Yolanda Martins”, foi sugerido aos alunos do 4º ano uma reflexão sobre os significantes da palavra P-A-T-R-I-M-Ô-N-I-O...

Nessa abordagem, entende-se como Patrimônio Público o conjunto de bens materiais, culturais ou históricos usados para fins operacionais e de uso coletivo, identificando-os desde lugares de convivência, a valores humanos compartilhados no convívio entre as pessoas.

Por outro lado, Patrimônio Privado pode ser visto e entendido como uma propriedade ou um bem material que é meu, e ninguém pode usufruir a não ser que eu permita.

Através de um trabalho reflexivo e de pesquisa “in loco”, onde os alunos do 4° ano buscaram identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao patrimônio “Yolanda Martins”, foi

produzido um retrato falado, que se consolidou na seguinte produção pelos próprios alunos:


“A escola que temos não é a que queremos”

       O patrimônio da “Escola Estadual Professora Yolanda Martins”, que conhecemos hoje, está sendo destruído desde as paredes até o chão.
       É comum encontrarmos pichações em todas as partes, portas sem as fechaduras, mesas e cadeiras quebradas, além de todo lixo jogado fora da lixeira. Os banheiros estão sempre transbordando da água que volta pelo ralo e não há qualquer cuidado com os objetos e materiais que pertencem a todos.
     A escola se encontra dessa forma devido à falta de respeito e educação entre os próprios alunos, que não valorizam, nem cuidam do patrimônio.

       Então, em todos os anos, o prejuízo que se tem com a falta de cuidado pelos bens materiais da escola é retirado do que poderia ser investido em outras atividades para os próprios alunos! O dinheiro que poderia ser investido até mesmo para criar outros espaços educativos, como, por exemplo, uma brinquedoteca ou sala de informática, deverá ser investido na compra de novas carteiras e cadeiras; pintura das paredes pichadas, etc. Até quando?
       Para mudar essa realidade da escola Yolanda Martins, precisamos nos unir e valorizar o patrimônio que nos pertence. É preciso mudar a mentalidade daqueles que só pensam em destruir. É preciso cuidar da escola como se fosse nossa própria casa, afinal, a escola é nossa! É preciso fazer com que a escola dos nossos sonhos seja esta: “Professora Yolanda Martins”.
Alunos do 4º ano

Nessa perspectiva, os alunos do 4º ano elaboraram preceitos para concretização de uma escola ideal e ao alcance de todos. Veja! >>>>>>>>>>>