Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Para pensar...

EDUCAÇÃO NA MÍDIA _ Movimento Todos Pela Educação

03 de março de 2011
OPINIÃO: A DESILUSÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI
''A Educação não precisa de reforma, mas de uma revolução'', afirma Luísa Galvão Lessa

O Sistema Educacional, no Brasil, é muito antiquado, não atende as necessidades dosalunos e da sociedade. Para começar, a Escola iguala todos os alunos, ela não procura saber a realidade e o nível de aprendizagem de cada um. O ambiente Escolar não proporciona uma aprendizagem significativa e esquece que cada aluno é um mundo a ser descoberto e explorado.

Essa atual realidade é uma decepção. Sonhei que no século XXI os jovens seriam solidários, empreendedores e amariam a arte de pensar. Mas muitos vivem alienados, não pensam no futuro, não têm garra e projetos de vida. Promovem arruaças, em via pública, e vão à Escola por obrigação. professores e alunos vivem juntos, durante anos, dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros, não se conhecem, não conhecem suas famílias.

Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores, deles mesmos. A culpa é dos ilustres professores? Não! A culpa é do Sistema Educacional doentio que se arrasta por séculos. Um sistema que jogou o professores na vala do esquecimento, do desprestígio, do pouco apreço.

Esse sistema do século XXI alimenta estudantes marginais, que furtam os colegas dentro das salas de aula. Não penaliza aqueles que fazem arruaças nos arredores das Escolas, insultam velhos e crianças, famílias, fazem sexo em via pública, como animais, sem que as autoridades lhes dêem a devida punição.

Não há uma guarda Escolar capaz de encaminhar os alunos para suas casas, ao término das aulas, eles ficam perambulando pelas ruas, sujeitos a má sorte, a cometer delitos da mais variada natureza. E são jovens que estão sob a guarda do Constituição Federal para receber Educação de qualidade...

Contrariamente ao passado, neste século XXI, o conhecimento se multiplicou, as Escolas se expandiram como em nenhuma outra época, mas não estão formando jovens criadores de idéias, jovens que traçam metas e objetivam cumpri-las e sendo capazes de enfrentar seus obstáculos para alcançá-las.

É por isso que os alunos perderam o prazer de aprender, a Escola deixou de ser uma aventura agradável para ser um"martírio" onde "ninguém aprende mais nada.

Todavia, a Educação Escolar ainda é um espaço privilegiado para crianças, jovens e adultos das camadas populares terem acesso ao conhecimento científico e artístico do saber sistematizado e elaborado. A Escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local mais discriminador.

Tanto é assim que existem Escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade, respectivamente. Por isso trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino-aprendizagem. A Escola em que ele foi formado e na qual trabalha é reprodutora do conhecimento da classe dominante, classe esta, que dita as regras e determina o que deve ser transmitido aos alunos.

Mas, se o professor for detentor de um saber crítico, poderá questionar esses valores e saberá extrair desse conhecimento o que ele tem de valor universal.

É preciso, então, neste século XXI, que a Escola se torne atraente, motive o jovem a freqüentá-la, que os pais acompanhem os filhos. Que os filhos respeitem os pais, osprofessores, a Escola, as famílias, os colegas, a sociedade, os valores morais. Que os jovens desejem melhorar o mundo, não desabem, ao contrário, no sub-mundo do crime, roubando, furtando, assaltando, tudo em nome da menor idade.

O país precisa mudar, a sociedade necessita exigir ações enérgicas do Governo. Afinal, desejamos um mundo harmônico, onde todos possam viver, trabalhar, conviver em paz.

A Educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A Educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.

DICAS DE GRAMÁTICA

EM FUNÇÃO DE QUÊ? -Tornou-se comum a expressão em função de em frases como "cheguei atrasado em função do trânsito" ou "ele morreu em função de uma pneumonia". No entanto, em função de significa finalidade e não causa. Se cheguei atrasado foi por causa do trânsito e se ele morreu foi em virtude da pneumonia. Certo é dizer: "ele vive em função do dinheiro", ou seja, ele vive para o dinheiro, com a finalidade de ganhar dinheiro.

PARA AGRADAR GREGOS E ROMANOS - Expressar-se corretamente é também enriquecer o vocabulário. Dos idiomas grego e latino procedem palavras que, muitas vezes, são sinônimas entre si: contraveneno e antídoto, oposição e antítese, transformação e metamorfose, moral e ética, rei e monarca, fim e epílogo. As primeiras vieram do latim. As outras, do grego.

Luísa Galvão Lessa – É Pós-Doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montréal, Canadá; Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Membro da Academia Brasileira de Filologia: Membro da Academia Acreana de Letras
Fonte: A Gazeta (AC)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Plano de Curso Anual do Quinto Ano do Ensino Fundamental I

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 NOVA REGRA ORTOGRÁFICA DO ALFABETO
 DIVISÃO SÍLABICA
 SUBSTANTIVOS
 SÍLABA TÔNICA
 POEMAS E POESIAS
 TEXTO INFORMATIVO
 NARRATIVA
 FRASE E ORAÇÃO
 SUJEITO E PREDICADO
 MUNDO ANIMAL
 NOTÍCIAS FALADAS
 SINÔNIMO , ANTÔNIMOS E HOMÔNIMOS
 INTERJEIÇÃO
 PALAVRAS COM A DIFICULDADE DA TURMA
 SONS DO S
 PALAVRAS COM SC , SC E XC
 PRODUZIR TEXTOS FORMATIVOS, INFORMATIVOS
TÓPICOS
• ORDEM ALFABÉTICA DE 1ª E 2ª LETRA
• CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
• OXÍTONA, PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA
• REGRAS DE ACENTUAÇÃO DE ACORDO COM A REFORMA
• CONCEITO DE SINÔNIMO E ANTÔNIMO
• TRABALHAR AS INTERJEIÇÕES
• DIFERENCIAR OS SONS DAS PALAVRAS POR MEIO DA LEITURA
• CONCEITUAR FRASE, OPERAÇÃO, SUJEITO E PREDICADO
• DIFERENCIAR OS TEXTOS
HABILIDADES/COMPENTÊCIAS
 COMPREENDER O USO DO DICIONÁRIO.
 PERCEBER A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA.
 SEPARAR CORRETAMENTE PALAVRAS EM SÍLABAS.
 UTILIZA-SE DESSE RECURSO NO FINAL DA LINHA.
 CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS.
 REVER OS CONCEITOS E USOS DESSES SUBSTANTIVOS.
 COMPREENDER E DIFERENCIAR SUBSTANTIVO CONCRETO E ABSTRATO.
 REVER O CONCEITO DE SÍLABA TÔNICA.
 IDENTIFICAR E CLASSIFICAR QUANTO A SÍLABA TÔNICA.
 LER E INTERPRETAR POEMAS E POESIAS.
 COMPREENDER O POEMA POR MEIO DA LEITURA E DOS RECURSOS GRÁFICOS.
 IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO.
 IDENTIFICAR A IMPRESSÃO QUE O POEMA PROVOCA NA LEITURA.
 LER E INTERPRETAR TEXTOS INFORMATIVOS.
 FORMAR OPINIÕES E ARGUMENTOS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS.
 PERCEBER A ESTRUTURA DO TEXTO.
 IDENTIFICAR O ASSUNTO DO TEXTO.
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES NO TEXTO
 RECONHECER AS MARCAS DE TEMPO.
 COMPREENDER O COMEÇO, O MEIO E O FIM DA HISTÓRIA.
 IDENTIFICAR ELEMENTOS DA NARRATIVA.
 ACENTUAR PALAVRAS E EXPLICAR PORQUE DEVEM SER ACENTUADAS.
 COMPREENDER ACENTUAÇÃO TÔNICAS DAS PALAVRAS.
 RE VER O CONCEITO DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS.
 COMPREENDER E EMPREGAR CORRETAMENTE OS HOMÔNIOS.
 COMPREENDER O QUE AS INTERJEIÇÕES EXPRESSAM.
 CONHECER AS PRINCIPAIS INTERJEIÕES.
 IDENTIFICAR OS SONS DO S POR MEIO DA LEITURA.
 PERCEBER QUE O SOM /S/ PODE SE REPRESENTADO POR DIFERENTES LETRAS: S, SS, Ç, X, SC, C, SC.
 PERCEBER QUE PALAVRAS ESCRITAS COM SC. SC E XC TÊM SOM DE S.
 PERCEBER QUE , NA DIVISÃO SILÁBICAS , AS LETRAS SC,SC,E XC FICAM EM SÍLABAS SEPARADAS.
 PRODUZIR TEXTOS EM FORMA DE LISTAS.
 PRODUZIR TEXTOS EM FORMATAÇÃO DE TEXTO LEGAIS (LEIS).
 PRODUZIR TEXTOS QUE TRAGAM ALGUMA INFORMAÇÃO.
 PRODUZIR TEXTOS QUE TRAGAM ALGUM CRESCIMENTO PESSOAL .



















IUIRT7I7TYJHCFGVBNXCVN
ÇBJKLBH
ILHJK, BJ,





2º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 S. O.S MATAS E FLORESTAS
 DE OLHO AMAZÔNIA
 PRODUZIR ARTIGO INFORMATIVO
 NÚMERAL
 TRASFORMAR NARRATIVA NÃO VERBAL EM NARRATIVA VERBAL
 TEXTOS HUMORÍSTICOS
 NARRATIVAS
 CHARGES
 QUADRINHOS
 FÁBULAS
 PARÓDIA
 GÊNERO DO SUBSTANTIVO
 USO DA VÍRGULA ADJETIVO
 ADJETIVOS PÁTRIOS
 GRAU DO ADJETIVO
 USO DE PORQUE
 PALAVRAS COM SÃO E ZÃO
 PALAVRAS TERMINADAS EM ESA E EZA
 PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA
 PALAVRAS COM X E CH
 CONTRUÇÃO DE HISTÓRIA USANDO DIÁLOGOS
 REESCRITA DA HISTÓRIA DO TEXTO A PARTIR DE COMEÇO DADO
 TEXTO ARGUMENTATIVO
TÓPICOS
• TEXTO INFORMATIVO
• LEITURA DE GRAFICOS
• SABER A IMPORTÂNCIA DE PRODUZIR ARTIGO INFORMATIVO
• TRABALHAR NUMERAL
• ESCRITA DAS PALAVRAS LH/ LI
• TRABALHAR TEXTO TEATRAL
• INFORMAÇÃO A RESPEITO DE NARRATIVA
• INTERPRETAR TEXTOS HUMORÍSTICOS
• SABER O CONCEITO DE FÁBULA
• IMPORTÂNCIA DO USO DA VÍRGULA
• ESCREVER SOBRE OS ADJETIVOS
• SABER ESCREVER DIVERSAS PALAVRAS DESCONHECIDAS
HABILIDADES/COMPENTÊCIAS
 INTERPRETAR TEXTO .
 LER E INTERPRETAR TEXTOS DO GÊNERO.
 DIFERENCIAR OS FORMATOS DOS TEXTOS.
 PERCEBER A RELAÇÃO DOS TEXTOS HUMORÍSTICOS COM FATOS DA VIDA REAL.
 REVER O CONCEITO DE FÁBULAS.
 COMPREENDER A FÁBULA E SUAS MORAIS.
 IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.
 RELACIONAR OS FATOS DAS HISTÓRIAS COM SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR E DOMÉSTICO.
 RECONHECER UMA PARÓDIA.
 LER E INTERPRETAR UMA PARÓDIA.
 PERCEBER OS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGEM QUE PODEM SER USADOS NUMA PARÓDIA (HUMOR, DRAMA E OUTROS). COMPREENDER E RECONHECER OS GÊNEROS DOS SUBSTANTIVOS.
 APLICAR ADEQUADAMENTE OS GÊNEROS DOS SUBSTANTIVOS.
 COMPREENDER E APLICAR CORRETAMENTE O CONCEITO DE SUBSTANTIVOS EPICENOS, COMUM DE DOIS GÊNEROS E SOBRECOMUM.
 ADEQUAR CORRETAMENTE O SUBSTANTIVO FLEXIONANDO-O DE ACORDO COM O NÚMERO E GRAU.
 REVER O CONCEITO E USO DA VÍRGULA
 EMPREGAR CORRETAMENTE A VÍRGULA.
 REVER O CONCEITO DE ADJETIVO.
 IDENTIFICAR ADJETIVOS EM FRASES E TEXTOS.
 COMPRENDER O CONCEITO DE ADJETIVO PÁTRIO.
 IDENTIFICAR OS ADJETIVOS PÁTRIOS RELACIONADOS A CADA ESTADO BRASILEIRO.
 REVER O CONCEITO DE GRAU DO ADJETIVO.
 USAR O GRAU COMPARATIVO DE IGUALDADE, SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE.
 COMPREENDER O USO DE POR QUE, PORQUE, POR QUÊ E PORQUÊ.
 USAR CORRETAMENTE ESSAS PALAVRAS.
 PERCEBER QUE AS PALAVRAS TERMINADAS EM VOGAL + SÃO E ZÂO TÊM O MESMO SOM.
 CONCLUI QUE MUITAS PALAVRAS TERMINADAS EM ZÂO ESTÃO NO AUMENTATIVO.
 CONCLUIR QUE PALAVRAS QUE TÊM S NA ÚLTIMA SÍLABA FAZEM AUMENTAR EM SÃO.
 IDENTIFICAR A ORIGEM DOS SUBSTANTIVOS TEMINADOS EM EZA.
 TRANSFORMAR ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS.
 PERCEBER QUE TIPO DE PALAVRAS EM ESA.
 CONCLUIR A REGRA DE PALAVRAS TERMINADAS EM ESA E EZA.
 PERCEBER QUE PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA TÊM O MESMO SOM.
 CONCLUIR QUE EXISTEM POUCAS PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA
 ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA.
 COMPLETAR PALAVRAS COM LETRAS S OU Ç .
 PERCEBER QUE O X EM ALGUMAS PALAVRAS TEM O MESMO SOM DE CH.
 PERCEBER OUTROS SONS DE X.
 PERCEBER QUE NÃO EXISTEM PALAVRAS COMEÇADAS COM EZ.
 PERCEBER QUE , DEPOIS DE DITONGO SE USA X.
 PERCEBER QUE EXISTEM POUCAS PALAVRAS COM ME+CH. A MAIORIA É ESCRITA COM ME+X.
 PRODUZIR TEXTOS COM DIÁLOGOS.
 ESCREVER E CONTINUAR HISTÓRIAS FAZENDO O USO DO DIÁLOGO.
 USAR CORRETA E ADEQUADAMENTE A PONTUAÇÃO NOS DIÁLOGOS PARA TRANSMITIR AS EMOÇÕES DO TEXTO.
 REESCREVER HISTÓRIAS A PARTIR DE FATOS OU CONTOS JÁ CONHECIDOS.
 MANTER OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA AFIM DE NÃO MUDAR O SENTIDO DA MESMA.
 CONTINUAR A HISTÓRIA PARTINDO DE UM DETERMINADO PONTA PRÉ-ESTABELECIDO.
 PRODUZIR TEXTO ARGUMENTATIVO.
 ELABORAR ARGUMENTOS COM INTUITO DE DEFENDER UMA OPINIÃO.
 IDENTIFICAR TEXTOS ARGUMENTATIVOS.




3º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 PRONOME
 PALAVRAS COM L /U
 GENTE BRASILEIRA
 HISTÓRIA EM QUADRINHOS
 VIDA DE ÍNDIO
 FALAS E PENSAMENTOS DOS PERSONAGENS
 PRODUZIR CRÔNICAS
 PALAVRAS COM O/U/OU
 DISCUTIR ATITUDES
 ENTREVISTAS
 RECONTO
 TEXTO JORNALÍSTICOS
 RESUMO
 DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS
 GRAU DO ADJETIVO-SUPERLATIVO
 PRONOMES
 PREPOSIÇÃO
 PRODUÇÃO DE TEXTO
 PALAVRAS COM ICE E ISSE
 EMPREGO DAS PALAVRAS HÁ E A
 EMPREGO DAS PALAVRAS (PARA) TRÁS, TRAZ E ATRÁS

TÓPICOS
• PRONOMES PESSOAIS E POSSESSIVOS
• ESCRITA CORRETAMENTE DE PALAVRAS COM L/U
• TEXTO EM QUADRINHOS
• TEXTOS INFORMATIVOS
• VERBOS DE ELOCUÇÃO
• TRABALHAR CRÔNICA
• FAZER ENTREVISTA
• FAZER RECONTO
• IDENTIFICAR A FUNÇÃO DA ENTREVISTA
• TRABALHAR PALAVRAS COM DIFICULDADES SURGIDAS NA TURMA

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 COMPREENDER A IMPORTÁNCIA E FAZER A REESCRITA.
 PERCEBER A RELAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM FATOS DA VIDA REAL.
 RECONTO LEVANDO OS ALUNOS A RECONTAREM ATRAVÉS DA RECRIAÇÃO DE TEXTOS.
 RECONHECER O GÊNERO .
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES.
 PERCEBER A LINGUAGEM FORMAL DO GÊNERO JORNALÍSTICA.
 RECONHECER UM RESUMO.
 ELABORAR UM RESUMO DE QUALQUER TIPO DE TEXTO CONTENDO AS INFORMAÇÕES BÁSICAS.
 PERCEBER A FUNCIONALIDADE DE UM RESUMO.
 IDENTIFICAR DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS.
 CRIAR CARTAZES, PANFLETOS, FOLDER E OUTROS PORTADORES OBSERVANDO AS NORMAS DE CONFECÇÃO.
 PERCEBER A FUNÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DOS VÁRIOS PORTADORES DE TEXTOS.
 ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM DESTES PORTADORES DE TEXTO E A IMAGEM.
 REVER O GRAU SUPERLATIVO.
 RECONHECER E APLICAR O GRAU SUPERLATIVO.
 PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE O GRAU SUPERLATIVO ANALÍTICO E O SUPERLATIVO SINTÉTICO.
 COMPREENDER O CONCEITO DE PRONOME PESSOAL DE TRATAMENTO.
 PERCEBER A FUNÇÃO DOS PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO.
 CONHECER OS PRONOMES PESSOAIS E SUAS ABREVIATURAS.
 E COMPREENDER O CONCEITO DE PREPOSIÇÃO.
 IDENTIFICAR AS PREPOSIÇÕES NAS FRASES E TEXTOS.
 CRIAR HISTÓRIAS A PARTIR DE UM OBJETO, PERSONAGEM OU LUGAR.
 DESCREVER CARACTERÍSTICAS DE OBJETOS, PERSONAGENS OU LUGARES.
 REESCREVER HISTÓRIAS LIDAS OU CONHECIDAS, USANDO AS PRÓPRIAS PALAVRAS, MAS SE MANTENDO FIEL AO CONTO.
 COMPREENDER A IDÉIA E ELEMENTOS CENTRAIS DE UM TEXTO OU FATO A SER CAPAZ DE TRANCREVÊ-LOS.
 COMPREENDER E UTILIZAR DE FORMA CORRETA E COMPLETA OS ELEMENTOS ESSÊNCIAS PARA CONFECÇÃO DE UM CARTAZ OU ANÚNCIO.
 LEVAR OS ALUNOS A CONCLUÍREM QUE AS PALAVRAS TERMINADAS POR ISSE SÃO VERBOS E QUE A MAIORIA DAS PALAVRAS TERMINADAS POR ICE SÃO SUBSTANTIVOS.
 PERCEBER QUE A PALAVRA HÁ É UM VERBO.
 PERCEBER QUE A PODE SER ARTIGO OU PREPOSIÇÃO.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS HÁ E A.
 PERCEBER QUE A PALAVRA MAS DÁ IDÉIA DE OPOSIÇÃO, E A PALAVRA MAIS , DE INTENSIDADE.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS MAS E MAIS.
 PERCEBER QUE A PALAVRA TRAZ É UMA FORMA VERBAL EMPREGADA NO TEMPO PRESENTE E QUE AS PALAVRAS TRÁS E ATRÁS SÃO ADVÉRBIOS DE LUGAR.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS ESTUDADAS.



4º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 TEXTO INFORMATIVO
 TEXTO FORMATIVO
 CARTAS
 BILHETES
 ADVÉRBIOS
 GÍRIAS
 DIÁRIO
 PONTUAÇÃO
 EMPREGO DAS PALAVRAS MAU /MAL, BEM /BOM
 EMPREGO DAS PALAVRAS ONDE E AONDE
 OS VERBOS TERMINADOS EM EM E EEM

TÓPICOS
• TEXTOS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE PESQUISAS
• TRABALHANDO JORNAL
• TRABALHAR TEXTO EM 1ª E 3ª PESSOA
• CONTINUAR ESTORIAS
• FAZER O USO CORRETO DE CARTAS E BILHETES
• CLASSIFICAR OS ADVÉRBIOS
• EMPREGO DOS VERBOS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR UM TEXTO INFORMATIVO.
 USAR AS INFORMAÇÕES DO TEXTO LIDO.
 PRODUZIR TEXTO INFORMATIVOS ATRAVÉS DE DADOS OBTIDOS ATRAVÉS PESQUISAS.
 IDENTIFICAR UM TEXTO JORNALÍSTICO.
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO TEXTO.
 RECONHECER A FUNÇÃO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS.
 PRODUZIR TEXTOS EM 1ª E 3ª PESSOAS.
 CONTINUAR HISTÓRIAS.
 FAZER O RECONTO DE FATOS REAIS OU FICTÍCIOS.
 IDENTIFICAR O GÊNERO DO TEXTO POR MEIO DA LEITURA.
 RECONHECER A FUNÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DESSES GÊNEROS TEXTUAIS.
 FAZER USO CORRETO DESTES RECURSOS NO COTIDIANO.
 COMPREENDER O CONCEITO DE ADVÉRBIO.
 PERCEBER A FUNÇÃO DOS ADVÉRBIOS EM TEXTOS.
 CONHECER ALGUNS ADVÉRBIOS.
 CLASSIFICAR ADVÉRBIOS.
 EMPREGAR ADVÉRBIOS EM TEXTO E EM FRASES.
 IDENTIFICAR OS MODOS E AS VARIANTES DAS CONJUGAÇÕES VERBAIS.
 IDENTIFICAR UM DIARIO E SUA FUNÇÃO.
 APLICAR CORRETAMENTE A PONTUAÇÃO EM QUALQUER PROODUÇÃO ESCRITA.
 IDENTIFICAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
 LER COM ENTONAÇÃO (FAZENDO USO DA PONTUAÇÃO) OS DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS.
 RECONHECER E APLICAR CORRETAMENTE NA ESCRITA AS PALAVRAS MAU/MAL, BEM/BOM.
 USAR CORRETAMENTE NA ESCRITA AS EXPRESSÕES ONDE E AONDE.
 IDENTIFICAR OS VERBOS TERMINADOS EM: ÊM E ÊEM.
 FAZER USO CORRETO DAS PALAVRAS COM ESTAS TERMINAÇÕES VERBAIS.

ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATROS BIMESTRES

 A PARTIR DO CONHECIMENTO PRÉVIO E DA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS, SÃO PROPOSTAS QUESTÕES QUE LEVAM OS ALUNOS A REFLETIREM , A COMPREENDER E A CONSTRUÍREM NOÇÕES OU CONCEITOS SOBRE AS DIFERENTES LINGUAGENS E OS VÁRIOS RECURSOS QUE PODEM SER EMPREGADOS PARA PRODUZIR MENSAGEM COM FUNÇÃO INFORMATIVA, POÊTICA, HUMORÍSTICAS, ETC.
 CAÇA PALAVRA.
 CRUZADINHA.
 TRABALHO EM GRUPO.
 CRIAR UM DICIONÁRIO
 CRIAR UM JORNAL DA SALA
 PESQUISA COM VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

IDEB (INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA

O IDEB (indice de desenvolvimento da educação básica) da Escola Estadual Professora Yolanda Martins é

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Primeiro ao quinto ano): 4,6

Anos Finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) : 3,0

Para uma Educação de Qualidade o índice é 6,0

O índice 6,0 o Governo Federal espera alcançar em 2021. Para que a Escola Estadual Professora Yolanda Martins possa melhorar esses índices, primeiro é preciso reduzir a superlotação de suas turmas. O trabalho pedagógico fica comprometido quando se tem turmas com mais de 50 alunos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Saturou-se!!!

A Escola Estadual Professora Yolanda Martins saturou-se!!!

Explico o termo.

A capacidade do prédio da escola de absorver alunos saturou-se!!!

A escola não comporta mais alunos nos turnos da manhã e tarde. Porque há salas onde o número de alunos matriculados supera o número 50!

Pasmem!!!

Eu disse 50!

Sabemos todos, que toda criança tem o direito à educação e à vaga na escola pública. Isso é fato! Mas, não se atende a essa criança alocando-a numa sala superlotada.

Pergunta: Onde fica a qualidade dessa educação?

Resposta: Fica comprometida!

Você já foi à Escola Estadual Professora Yolanda Martins nos turnos manhã e tarde? Não. Pois vá. Verá que o nível do barulho é estressante. E o barulho não tem nada de extraordinário. Onde há crianças, há barulho, isso é natural. O que não é natural é reunir um número muito grande de crianças e adolescentes num ambiente só. Isso é prejudicial.

Precisamos pressionar o Poder Público a construir mais uma escola na região do canal de Ibirité para absorver essa demanda.

Muitas mães saem com raiva da escola achando que a escola tem que aceitar seu filho. Tudo bem, a escola o aceita, é o 51o. Uma hora depois vem outra mãe, é o 52o. depois o 53o. e por aí vai. Quando isso vai parar?

Pressionemos o Poder Público a dar uma resposta melhor à comunidade escolar do que simplesmente obrigar a escola a aceitar a matrícula de mais um aluno numa turma que já tem mais de 50 alunos matriculados.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Acesso à nota de Avaliação de Desempenho Individual

Senhor ou senhora servidora da Escola Estadual Professora Yolanda Martins, você poderá ter acesso à sua NOTA de Avaliação de Desempenho Individual acessando esse

site: www.sisad.mg.gov.br


é necessário digitar seu MASP e sua senha individual, a mesma do contracheque on-line.



Acesso ao SISAD


Login
MASP:

Senha:






Obs.: O servidor deverá usar a mesma senha do contra-cheque online para acesso ao SISAD. Em caso de dúvidas, contate a unidade de recursos humanos do seu órgão ou acesse a página do contra-cheque para cadastrar sua senha.




O SISAD foi homologado para uso com Internet Explorer 6.0 e Netscape 7.2 ou suas versões superiores.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Plano de Curso Quarto ano (Anos Iniciais do Ensino Fundamental)



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL 3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS


ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE CURSO ANUAL

(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)


IBIRITÉ – MINAS GERAIS
2010


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE CURSO ANUAL
(1º. 2º. 3º. 4º. BIMESTRES)

DIREÇÃO:

JOSÉ GERALDO DE MORAES – DIRETOR
CLEUNICE DE MACEDO MORAIS – VICE-DIRETORA
MÁRCIA DIAS DE SOUZA – VICE- DIRETORA

ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA:

ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO – EEB
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO – EEB
REGINA FIUZA PAES LEME – EEB

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – PEDAGÓGICA

VILMA ANTÔNIO DE LIMA MENDES

PROFESSORAS:

ÁGDA IMACULADA ANDRADE
ALEXANDRA SILVEIRA DO PRADO
ANDRÉIA GOMES DE SOUZA
ANGELINA AUXILIADORA SOUZA
ELIANA CAMPOS DE ANDRADE MACHADO
FABIANA FERREIRA DE OLIVEIRA BERAL
FLÁVIA CISLENE DE LIMA
GERALDA HELENA DA SILVA
HELIANA SILVA DE OLIVEIRA E SILVA
LOUANE DE MACEDO MORAIS
MARA RÚBIA DE OLIVEIRA TORQUATO
MARIA DE FÁTIMA REZENDE
REJANE MARIA BRAGA
ROSANIA MARIA DE MATOS LOPES
RUTH RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA
SIMONE APARECIDA DA SILVA SOUZA
VALÉRIA ROSA MIGUEL

IBIRITÉ – MINAS GERAIS

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
PRIMEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE




TÓPICOS

• ALFABETO;
• LETRAS MAIUSCULAS;
• ORDEM ALFABETICA;
• SILABA;
• DIVISÃO SILÁBICA;
• CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SILABAS;
• ENCONTRO VOCÁLICO;
• DITONGO, TRITONGO, HIATO;
• DÍGRAFOS
• SILABA TONICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• ENTENDER O CONCEITO DE ALFABETO;
• REVISAR ALFABETO DA LÍNGUA PORTUGUESA;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS MAIUSCULAS INICIAIS;
• TREINAR ORDEM ALFABETICA;
• COMPREENDER O CONCEITO DE ENCONTRO VOCÁLICO
• SEPARAR PALAVRAS EM SÍLABA;
• CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS;
• ENTENDER O CONCEITO DE ENCONTRO VOCÁLICO;
• SEPARAR EM SÍLABAS PALAVRAS COM TRITONGO E HIATO;
• CLASSIFICAR ENCONTROS VOCÁLICOS EM DITONGO, TRITONGO E HIATO;
• IDENTIFICAR ENCONTROS VOCÁLICOS;
• ENTENDER O CONCEITO DE DÍGRAFO;
• COMPLETAR PALAVRAS COM DÍGRAFOS E SEPARAR EM SÍLABAS;
• DISTINGUIR DIGRAFOS QUE SE SEPARAM E QUE NÃO SE SEPARAM NA DIVISÃO SILÁBICA
• IDENTIFICAR PALAVRAS QUE POSSUEM DÍGRAFOS;
• ORDENAR SÍLABAS E ENCONTRAR PALAVRAS COM DÍGRAFOS.
• ESCREVER PALAVRAS COM DÍGRAFOS
• COMPREENDER O CONCEITO DE SÍLABA TÔNICA;
• SEPARAR EM SÍLABAS E CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO A SUA TONICIDADE
• IDENTIFICAR SILABA TONICA NAS PALAVRAS
• PRODUÇÃO DE FRASES
• DESCRIÇÃO DE PESSOAS, LUGARES E OBJETOS;
• RIMAS;
• HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
• CRIAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS;
• DIÁLOGO EM BALÕES;
• TIPOS DE BALÃO;
• FICHA DE LIVRO; • CRIAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS;
• CRIAR E DESCREVER PERSONAGENS;
• CRIAR DIÁLOGO EM BALÕES;
• IDENTIFICAR OS TIPOS DE BALÕES;
• PREENCHER FICHAS DE LIVROS;
• CONFRONTO ENTRE X E CH;
• CONFRONTO ENTRE QUA E GUA;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: AR, ER, IR, OR, UR
• CONFRONTO ENTRE M E N NOFINAL DA SÍLABA
• CONFRONTO ENTRE LH E LI
• PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO E AM;• • EMPREGAR CORRETAMENTEAS LETRAS X E CH, CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS SILABAS QUA E GUA, CONFRONTANDO-AS;
• ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS EM SÍLABAS TERMINAS EM R;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS M E N ANTES DE CONSOANTES E NO FINAL DE PALAVRAS, CONFRONTANDO-AS;
• ESCREVER E LER CORRETAMENTE PALAVRAS COM LH E LI;
• LER E GRAFAR PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO E AM.


















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
SEGUNDO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE




TÓPICOS

• FRASE, TIPOS DE FRASE: AFIRMATIVA, NEGATIVA, IMPERATIVA, INTERROGATIVA E EXCLAMATIVA;
• SUBSTANTIVOS:
1. COMUM E PRÓPRIO;
2. COLETIVO;
3. PRIMITIVO E DERIVADO;
4. SIMPLES E COMPOSTO;
5. ARTIGO: DEFINIDO E INDEFINIDO;
6. GÊNERO DO SUBSTANTIVO – MASCULINO E FEMINO;
7. GRAU DO SUBSTANTIVO – AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• ENTENDER O CONCEITO DE FRASE;
• RECONHECER E ELABORAR FRASES DE SENTIDO COMPLETO;
• COMPREENDER O CONCEITO DE SUBSTANTIVO;
• DISTINGUIR, RECONHECER SUBSTANTIVOS COMUNS E PRÓPRIOS;
• ELABORAR FRASES COM SUBSTANTIVOS COLETIVOS;
• COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE SUBSTANTIVO PRIMITIVO E DERIVADO;
• ELABORAR FRASES COM SUBSTANTIVOS DERIVADOS E PRIMITIVOS;
• DIFERENCIAR SUBSTANTIVO SIMPLES DO COMPOSTO;
• CLASSIFICAR OS SUBSTANTIVOS;
• FORMAR SUBSTANTIVOS COMPOSTOS
• ENTENDER O CONCEITO DE ARTIGO;
• DISTINGUIR ARTIGOS DEFINIDOS DE INDEFINIDOS;
• COMPLETAR FRASES COM ARTIGOS;
• DISTINGUIR SUBSTANTIVOS MASCULINOS DE FEMININOS;
• DEMONSTRAR ARTIGOS QUE ACOMPANHAM O GÊNERO MASCULINO E ARTIGOS QUE ACOMPANHAM O FEMININO;
• EMPREGAR A FLEXÃO DE GÊNERO EM SUBSTANTIVOS;
• ENTENDER, UTILIZAR E DISCRIMINAR AS FLEXÕES DE GRAU DO SUBSTANTIVO;
• DEMONSTRAR E PRATICAR ALGUMAS TERMINAÇÕES NO GRAU DIMINUTIVO;

• CONFRONTO ENRE AS LETRAS C,Ç, SC E SÇ;
• TIL;
• CONFRONTO ENTRE Z E S COM SOM DE Z;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: H INICIAL;
• CONFRONTO ENTRE GE,GI,JE, JI; • EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS C,Ç,SC, SÇ;
• EMPREGAR CORRETAMENTE O TIL EM PALAVRAS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE A LETRA Z EM INÍCIO DE PALAVRAS INTERMEDIÁRIA E A LETRA S INTERMEDIÁRIA, CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE A LETRA H NO INICIO DAS PALAVRAS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS GE, GI, JE,JI, CONFRONTANDO-AS.
• CÓPIAS DE BALÕES;
• PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE UMA SEQUENCIA LÓGICA;
• FINAL DE HISTÓRIA;• • UTILIZAR CORRETAMENTE OS DOIS PONTOS E TRAVESSÃO;
• PRODUZIR E COMPLEMENTAR TEXTO A PARTIR DA SEQUENCIA LÓGICA;
• REPRODUZIR TEXTOS COM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO TEMA E NA ILUSTRUÇÃO;
• DECIFRAR MENSAGEM ENIGMÁTICA;
• IDENTIFICAR FRASE INTRUSA EM UM TEXTO.









ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
TERCEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE




TÓPICOS

• ADJETIVO;
• GENERO, NUMERO E GRAU
• GRAU DO ADJETIVO;
• COMPARATIVO;
• IGUALDADE, INFERIORIDADE E SUPERIORIDADE;
• NUMERAL;
• PRONOME;
• PRONOMES PESSOAIS, RETO, OBLÍQUO E DE TRATAMENTO;
• VERBO;
• NÚMERO;
• PESSOA;
• TEMPO (PRESENTE, PRETÉRITO PERFEITO E FUTURO)
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• COMPREENDER O CONCEITO DE ADJETIVO;
• IDENTIFICAR ADJETIVOS EM FRASES;
• RELACIONAR ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS EM FRASE;
• TRANSFORMAR SUBSTANTIVOS EM ADJETIVOS;
• AMPLIAR FRASES COM ADJETIVOS;
• ESCREVER ADJETIVOS PARA O QUE É PEDIDO;
• COMPLETAR E CRIAR TEXTOS COM ADJETIVOS;
• ENTENDER E UTILIZAR AS FLEXÕES DE GRAU DE ADJETIVO;
• DEMONSTRAR QUE ALGUNS ADJETVIOS POSSUEM FORMAS DIFERENTES PARA O GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE;
• COMPREENDER O CONCEITO DE NUMERAL;
• CLASSIFICAR OS NUMERAIS;
• ELABORAR FRASES COM NUMERAIS;
• ENTENDER O CONCEITO DE PRONOME;
• CONHECER, UTILIZAR E IDENTIFICAR PRONOMES PESSOAIS EM FRASES E TEXTOS;
• ELABORAR FRASE COM PRONOME DE TRATAMENTO;
• COMPREENDER O CONCEITO DE VERBO;
• IDENTIFICAR VERBOS EM FRASES;
• CONHECER E PRATICAR AS FLEXÕES DE NÚMERO E PESSOA DE VERBOS,
• DEMONSTRAR E UTILIZAR OS TEMPOS VERBAIS;









ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA
QUARTO BIMESTRE



EIXOS TEMÁTICOS

• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE




TÓPICOS

• ADVÉRBIO;
• CONJUGAÇÕES VERBAIS (PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA CONJUGAÇOES)
• VERBOS DA PRIMEIRA CONJUGAÇÃO;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: AL, EL, IL,OL, UL;
• CONFRONTO L E U;
• CONFRONTO R E RR;
• CONFRONTO S E Z FINAIS;
• CONFRONTO E, EI, I, O , OU, U;
• PALAVRAS DE DUPLAS GRAFIAS;
• VERBOS DA TERCEIRA CONJUGAÇÃO;
• SUJEITO E PREDICADO;
• SONS DE X;
• ESCRITA DE POR QUE, POR QUÊ, PORQUE;
• DIFICULDADE ORTOGRÁFICA: NH, LH, CH;
• CONFRONTO ENTRE S,SS;
• CONFRONTO ENTRE GUE, GUI, QUE, QUI;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS COM SÍLABAS TERMINADAS EM L;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS L, U CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS R , RR, CONFRONTANDO-AS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS LETRAS S, Z EM FINAL DE PALAVRAS, CONFRONTANDO-AS;
• ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS E , EI, I, OU, U;
• CONHECER A DUPLA GRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS;
• RECONHECER E UTILIZAR CORRETAMENTE OS VERBOS DA TERCEIRA CONJUGAÇÃO NOS TEMPOS PRESENTE, PRETÉRITO E FUTURO;
• ESCREVER FRASES E TEXTO;
• COMPREENDER OS CONCEITOS DE SUJEITO E PREDICADOS EM FRASES;
• COMPLETAR FRASES COM SUJEITOS E PREDICADOS;
• OBSERVAR OS VÁRIOS SONS QUE A LETRA X PODE REPRESENTAR;
• CONHECER A ESCRITA DOS PORQUÊS, CONFORME SUA UTILIZAÇÃO;
• UTILIZAR OS PORQUÊS CORRETAMENTE;
• EMPREGAR CORRETAMENTE OS DÍGRAFOS NH,LH,CH EM PALAVRAS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE S,SS, CONFRONTANDO-OS;
• EMPREGAR CORRETAMENTE AS SÍLABAS QUE,QUI, GUE,GUI CONFRONTANDO-OS;







EIXOS TEMÁTICOS

• COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• LEITURA
• DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE




TÓPICOS

• RECONSTITUIÇÃO DE TEXTO;
• PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO;
• CARTA;
• PRODUÇÃO DE TEXTO;
• OPINIÃO PESSOAL;
• CRIAÇÃO DE POEMA;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• RECONSTITUIR TEXTO COM RECORTES ADEQUADOS;
• PRODUZIR TEXTO NARRATIVO COM OS PERSONAGENS INDICADOS;
• ESCREVER CARTAS;
• PRODUZIR TEXTO COM SITUAÇÕES AO AVESSO;
• ESCREVER OPINIÃO PESSOAL SOBRE A IDÉIA APRESENTADA;
• ESCREVER POEMA COM RIMAS A PARTIR DO TEMA SUGERIDO;














ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
PRIMEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS


• NÚMEROS

TÓPICOS

• FINALIADADE DOS NÚMEROS;
• ONDE SÃO USADOS;
• HISTÓRIA DOS NÚMEROS;
• SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
• NÚMERO DE TRÊS ALGARISMOS;
• COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO;
• POSIÇÃO OU ORDEM;
• LEITURA E ESCRITA;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• CONHECER A HISTÓRIA DOS NÚMEROS;
• RECONHECER ONDE OS NÚMEROS PODEM SER USADOS;
• RECONHECER, IDENTIFICAR E INTERPRETAR OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS: CÓDIGOS, EM LOCALIZAÇÕES, ORDENAÇÃO, CONTAGEM, MEDIDAS;
• AMPLIAR AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO PARA OS NÚMEROS COM TRÊS ALGARISMOS, POR EXTENSO;
• COMPOR E DECOMPOR;
• ORDENAR, COMPARAR E LOCALIZAR NÚMEROS;




EIXOS TEMÁTICOS


• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;


TÓPICOS

• CÁLCULO MENTAL;
• DESAFIOS;
• ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES COM REAGRUPAMENTO;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• JUNTAR E ACRESCENTAR UNIDADES;
• COMPLETAR, TIRAR, COMPARAR NUMERAIS;
• RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMAS;


EIXOS TEMÁTICOS

• MULTIPLICAÇÃO
TÓPICOS

• CÁLCULO MENTAL;
• OPERAÇÕES SIMPLES;
• DESAFIOS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• CALCULAR MULTIPLICAÇÕES UTILIZANDO O CÁLCULO MENTAL E ESTRATÉGIAS PESSOAIS OU UM PROCEDIMENTO DE CÁLCULO;
• EXPRESSAR POR MEIO DE MULTIPLICAÇÕES AS IDÉIAS MULTIPLICATIVAS EM SUAS VARIAS REPRESENTAÇÕES;
• RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO;
• COMPLETAR TABELAS DE MULTIPLICAÇÃO E INTERPRETAR DADOS APRESENTADOS EM GRÁFICOS E TABELAS;




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
SEGUNDO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS


• SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;


TÓPICOS

• NÚMEROS MAIORES QUE 999;
• LEITURA E ESCRITA;
• DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO;
• POSIÇÃO OU ORDEM;
• OPERAÇÕES DE SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO;
• DESAFIOS;
• CÁLCULOS MENTAIS;
• OPERAÇÕES;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• AMPLIAR AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO PARA OS QUATRO ALGARISMOS;
• LER E ESCREVER OS NÚMEROS;
• COMPOR E DECOMPOR;
• ORDENAR, COMPARAR E LOCALIZAR NÚMEROS;
• CALCULAR A SOMA E A DIFERENÇA UTILIZANDO O CÁLCULO MENTAL, ESTRATÉGIAS PESSOAIS E CALCULOS COM NÚMEROS MAIORES DE 1000;
• COMPLETAR TABELAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, INTERPRETANDO DADOS ORGANIZADOS EM GRÁFICOS E TABELAS;








EIXOS TEMÁTICOS


• MEDIDA DE TEMPO;
TÓPICOS

• DIAS;
• MESES;
• ANOS;
• HORAS E MINUTOS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• LER E INTERPRETAR CALENDÁRIO MENSAL E ANUAL;
• LER AS HORAS E OS MINUTOS;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE MEDIDAS DE TEMPO;


EIXOS TEMÁTICOS


• GEOMETRIA;
TÓPICOS

• SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
• ELEMENTOS DE UM SÓLIDO GEOMÉTRICO;
• DIMENSÕES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• IDENTIFICAR E CARACTERIZAR FORMAS GEOMÉTRICAS EM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E NO COTIDIANO;
• OBSERVAR, RECONHECER E REPRESENTAR LINHAS, CUBOS, PIRÂMIDES, RETÂNGULOS, TRIÃNGULOS E CÍRCULOS;



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
TERCEIRO BIMESTRE




EIXOS TEMÁTICOS

• GRANDEZAS E MEDIDAS;


TÓPICOS

• SISTEMA MONETÁRIO;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• CONHECER A HISTÓRIA DO DINHEIRO;
• IDENTIFICAR VALORES DE MOEDAS E CÉDULAS BRASILEIROS;
• ESTIMAR VALORES DO SISTEMA MONETÁRIO;
• REALIZAR CÁLCULOS E RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM VALORES DE NOTAS E MOEDAS BRASILEIRAS, INCLUSIVE COM O USO DE NOTAÇÃO DECIMAL;







EIXOS TEMÁTICOS

• NÚMEROS ORDINAIS;
• GRANDEZAS E MEDIDAS;

TÓPICOS

• NÚMEROS ORDINAIS;
• MEDIDAS DE MASSA;
• MEDIDAS DE CAPACIDADE;
• MEDIDAS DE COMPRIMENTO;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• ESCREVER POR EXTENSO NÚMEROS ORDINAIS;
• IDENTIFICAR ORDENS;
• COMPARAR MASSAS;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE MEDIDAS DE MASSA;
• USAR A MEDIDA DO GRAMA, QUILOGRAMA, TONELADA COMO UNIDADES DE MEDIDAS;
• USAR BALANÇAS PARA MEDIR MASSAS;
• COMPARAR CAPACIDADES;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE MEDIDAS DE CAPACIDADE;
• USAR O LITRO E O MILITRO COMO MEDIDAS DE CAPACIDADE;
• COMPARAR COMPRIMENTOS;
• ESTIMAR E INTERPRETAR RESULTADOS DE COMPRIMENTO;
• USAR O CENTÍMETRO, O MILÍMETRO, O METRO, E O QUILÔMETRO COMO UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO;



EIXOS TEMÁTICOS


• DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS;
• NÚMEROS ROMANOS;


TÓPICOS

• CÁLCULO MENTAL;
• OPERAÇÕES INVERSAS;
• REPARTIR OU DISTRIBUIR EM PARTES IGUAIS;
• IDÉIA DE MEDIDA ( QUANTOS CABEM, QUANTOS GRUPOS PODEM SER FORMADOS)
• NÚMEROS ROMANOS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• CÁLCULAR DIVISÕES UTILIZANDO CÁLCULO MENTAL, ESTRATÉGIAS PESSOAIS;
• UTILIZAR CORRETAMENTE OS SINAIS : E = PARA REPRESENTAR UMA DIVISÃO;
• RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONCEITO DE DIVISÃO;
• IDENFICAR NÚMEROS ROMANOS;
• TRANSFORMAR NÚMEROS NATURAIS EM ROMANOS;












ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
QUARTO BIMESTRE




EIXOS TEMÁTICOS


• NÚMEROS FRACIONAIS;
TÓPICOS

• FRAÇÕES;
• SITUAÇÕES ENVOLVENDO AS IDÉIAS DE FRAÇÕES;
• FRAÇÕES E REDUÇÃO DE FIGURAS;
• COMPARAÇÃO DE FRAÇOES
• OPERAÇÕES COM FRAÇOES;
• NÚMEROS DECIMAIS MAIORES QUE UM;
• OS DÉCIMOS E CENTÉSIMOS NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM OS NÚMEROS DECIMAIS;

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE INDICAM A RELAÇÃO DE PARTE TODO;
• EXPRESSAR A DIVISÃO POR UMA FRAÇÃO;
• COMPARAR NÚMEROS RACIONAIS ESCRITOS NA CONDIÇÃO DE FRAÇÃO;
• REPRESENTAR POR UMA FRAÇÃO A PARTE DE UM TODO;
• REPRESENTAR POR UM NÚMERO NATURAL A QUANTIDADE DE OBJETOS CORRESPONDENTE A UMA FRAÇÃO DESSE CONJUNTO;
• LER, ESCREVER, COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS ESCRITOS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL ATÉ A ORDEM DOS CENTÉSIMOS;
• ADICIONAR E SUBTRAIR NÚMEROS ESCRITOS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL;

























ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
MATEMÁTICA
PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO E QUARTO BIMESTRES.



EIXOS TEMÁTICOS


• TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO;
TÓPICOS

• GRÁFICOS E TABELAS;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

• RECONHECER A IMPORTANCIA DA PESQUISA E AS FORMAS QUE ENVOLVEM OS REGISTROS DAS INFORMAÇÕES: GRÁFICOS E TABELAS;
• CONHECER GRÁFICOS E TABELAS APRESENTADOS EM DIFERENTES FORMAS;
• RECONHECER E ORGANIZAR DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS;
• SABER USAR OS DADOS APRESENTADOS NA FORMA DE TABELA OU GRAFICO;


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
PRIMEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• O MUNICÍPIO E SUA HISTÓRIA

TÓPICOS

• ORIGEM E HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ;
• A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS
• OS MONUMENTOS NA HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS;
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• COMPREENDER A NOÇÃO DE MUNICÍPIO;
• LEVANTAR DADOS SOBRE O MUNICÍPIO ONDE VIVE, ORIGEM E PROCESSO HISTÓRICO;
• PERCEBER MUDANÇAS E PERMANENCIAS NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO;
• PERCEBER AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO MUNICIPIO AO LONGO DO TEMPO;
• COMPREENDER A NOÇÃO DE MONUMENTO E SUA UTILIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA;
• •






ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
SEGUNDO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO;
TÓPICOS

• UM PAÍS CHAMADO BRASIL;
• TERRA DOS POVOS INDÍGENAS;
• FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL;
• CAPITANIAS HEREDITÁRIAS;
• EXPANSÃO: DO LITORAL PARA O INTERIOR
• A OCUPAÇÃO DO LITORAL;
• DESBRAVAMENTO DO INTERIOR;
• DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES;
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• RECONHECER QUE O BRASIL INTEGRA O CONTINENTE AMERICANO;
• IDENTIFICAR O TERRITÓRIO DO BRASIL E A ATUAL DIVISÃO POLÍTICA;
• CONHECER QUE ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS, A AMÉRICA ERA HABITADA POR POVOS NATIVOS;
• RECONHECER A LUTA ATUAL DOS POVOS INDIGENAS PELA PRESERVAÇAO DE SUAS TERRAS;
• CONHECER A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO;
• IDENTIFICAR OS MAPAS, FONTE DE DOCUMENTAÇÃO;
• RELACIONAR A EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL AO INÍCIO DA DEVASTAÇÃO FLORESTAL DO BRASIL;
• CONHECER O PROCESSO DE EXPANSÃO TERRITORIAL D O BRASIL;
• IDENTIFICAR A FIGURA DOS BANDEIRANTES E SUA RELAÇÃO COM O DESBRAVAMENTO DO BRASIL;
• PERCEBER A IMPORTANCIA DA MINERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES;




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
TERCEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• A ORGANIZAÇÃO DO PODER
TÓPICOS

• ATUAL ORGANIZAÇÃO DO PODER NACONAL;
• O PODER NAS SOCIEDADES INDIGENAS;
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• IDENTIFICAR A ATUAL ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIARIO;
• ELEIÇÃO DIRETA;
• DEMOCRACIA
• CIDADANIA;
• RECONHECER A EXISTÊNCIA DE FORMAS DIFERENTES DE ORGANIZAR E DISTRIBUIR O PODER EM SOCIEDADES INDIGENAS E NÃO INDIGENAS;


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
HISTÓRIA
QUARTO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• A ORGANIZAÇÃO DO PODER;
• CIDADANIA
• CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL;
TÓPICOS

• OS PORTUGUESES E A ORGANIZAÇÃO DO PODER POLÍTICO;
• DE COLÔNIA A PAÍS INDEPENDENTE;
• O QUE SIGNIFICA SER CIDADÃO?
• O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO;
• DIREITO DA CRIANÇA;
• CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• CONHECER O PROCESSO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DO PODER POLÍTICO NO BRASIL, DESDE A CHEGADA DOS PORTUGUESES;
• IDENTIFICAR AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: SISTEMA DE GOVERNO, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE NAPOLÍTICA;
• COMPREENDER O SIGNIFICADO DE CIDADÃO E CIDADANIA;
• COMPREENDER QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA ENVOLVE DIREITOS E DEVERES;
• CONHECER A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL;
• CONHECER OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA;
• PARTICIPAR DA CIDADANIA NO MICRO COSMO DA SALA DE AULA;
• RECONHECER QUE MUDANÇAS DE ATITUDES NO NÍVEL GLOBAL DEPENDE DE MUDANÇAS DE ATITUDES NO NIVEL LOCAL; ( UM PEQUENA AÇÃO FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA)
• •























ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
PRIMEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• MUNICIPIO URBANO E MUNICIPIO RURAL;
TÓPICOS

• O MUNICIPIO
• ESPAÇO URBANO;
• ESPAÇO RURAL;
• INTEGRAÇÃO CAMPO – CIDADE;
• MUNICIPIO E SOCIEDADE
• CONDIÇÕES DE VIDA
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• RECONHECER DIFERENTES PAISAGENS QUE COMPÕEM O MUNICIPIO;
• IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O ESPAÇO URBANO E O ESPAÇO RURAL;
• PERCEBER A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O ESPAÇO URBANO E O RURAL;
• RECONHECER OS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS QUE INTEGRAM O MUNICÍPIO;
• RECONHECER AS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE AS PESSOAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE DO MUNICIPIO;








ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
SEGUNDO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• MUNICIPIO
• LIMITES E GOVERNO
TÓPICOS

• LIMITES DE IBIRITÉ;
• PONTOS DE ORIENTAÇÃO;
• MUNICIPIO, ESTADO, PAIS E CONTINENTE;
• O GOVERNO DO MUNICIPIO DE IBIRITÉ
• QUEM EXECUTA AS LEIS?
• DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO
• EXERCICIOS DE CIDADANIA;
• A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO;
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• RECONHECER O MUNICÍPIO COMO UNIDADE ADMINISTRATIVA E TERRITORIAL;
• CONSTRUIR A NOÇÃO DE LIMITE DE MUNICIPIO E IDENTIFICAR OS LIMITES NATURAIS E ARTIFICIAIS DO MUNICIPIO;
• IDENTIFICAR O MUNICIPIO COMO PARTE DA UNIDADE ADMINISTRATIVA MAIOR: O ESTADO;
• IDENTIFICAR OS ESTADOS BRASILEIROS E O DISTRITO FEDERAL;
• IDENTIFICAR OS PAÍSES DO CONTINENTE AMERICANO;
• IDENTICAR OS CONTINENTES (AFRICA, ASIA, OCEANIA, EUROPA, AMÉRICA E ANTARDIDA);
• RECONHECER OS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO E AS SUAS ATRIBUIÇÕES;
• REFLETIR SOBRE A IMPORTANCIA DA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO E DO VOTO COMO UMA FORMA DE EXERCICIO DA CIDADANIA;
• RECONHECER A IMPORTANCIA DE PARTICIPAR DE MOVIMENTOS POPULARES: ASSOCIAÇÕES E ORGANIZAÇÕES COM FINS SOCIAIS, POLITICA E AMBIENTAIS;
• APRENDER QUE OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO INCLUEM SUA PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA DO PAÍS;















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
TERCEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• DINAMICA DA NATUREZA;
TÓPICOS

• CLIMA;
• HIDROGRAFIA;
• RELEVO;
• VEGETAÇÃO
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• PERCEBER A INTERAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS NATURAIS;
• ENTENDER A DINAMICA DAS ESTAÇÕES DO ANO;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES ESTADOS DA ÁGUA NA NATUREZA E NAS PAISAGENS;
• COMPREENDER OS DIFERENTES USOS DA ÁGUA NA SUPERFICIE TERRESTRE;
• ENTENDER O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA E O IMPACTO QUE SUA CONSTRUÇÃO CAUSA AO AMBIENTE;
• RECONHECER QUE AS FORMAS DE RELEVO SÃO RESULTADO DA AÇÃO DE DIVERSOS FATORES OU AGENTES;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES FORMAS DE RELEVO;
• RECONHECER A INFLUENCIA DO CLIMA, DO SOLO, DA HIDROGRAFIA E DO RELEVO NO DESENVOLVIMENTO E NAS CARACTERISTICAS DA VEGETAÇÃO;
• IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BRASIL E SUAS CARACTERISTICAS;
























ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
GEOGRAFIA
QUARTO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• ATIVIDADES ECONOMICAS
TÓPICOS

• RECURSOS NATURAIS;
• O ESPAÇO GEOGRÁFICO;
• O ESPAÇO GEOGRÁFICO E O TRABALHO;
• AGRICULTURA;
• PECUÁRIA;
• EXTRATIVISMO;
• ATIVIDADE INDUSTRIAL;
• COMÉRCIO
• SERVIÇOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• COMPREENDER QUE OS SERES HUMANOS UTILIZAM A NATUREZA COMO FONTE DE RECURSO E RIQUEZAS;
• DIFERENCIAR O QUE É PROPRIAMENTE NATURAL DAQUILO QUE PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES;
• COMPREENDER QUE TANTO O ESPAÇO URBANO COMO O RURAL SÃO COMPOSTOS DE ELEMENTOS NATURAIS E ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO;
• COMPREENDER A IMPORTANCIA DO TRABALHO HUMANO NA CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS GEOGRAFICOS;
• CONSTRUIR O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRAFICO;
• COMPREENDER OS PROCESSOS E RELAÇÕES QUE ENVOLVEM A DINAMICA DE CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO;
• IDENTIFICAR A AGRICULTURA E A PECUÁRIA E RECONHECER A IMPORTANCIA DO CLIMA, DO SOLO, E DO RELEVO PARA ESSAS ATIVIDADES ECONOMICAS;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRATIVISMO;
• RECONHECER A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE AGRICOLA, PECUARIA E EXTRATIVA NO FORNECIMENTO DE MATERIA-PRIMA;
• IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE MATERIAS PRIMAS.
• RECONHECER DIFERENTES DE INDUSTRIAS;
• IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ESTABELECIMENTO COMERCIAIS;
• IDENTIFICAR A GRANDE VARIEDADE DE SERVIÇOS E SEUS PRESTADORES;







ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
PRIMEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• INVESTIGANDO A MATERIA;
TÓPICOS

• ESTADOS FISICOS DA MATERIA;
• A PROPRIEDADE DA MATERIA;
• MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS;
• TRANSFORMAÇÕES NAS MATERIAIS;•
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• RECONHECER A MATERIA SEUS ESTADOS FISICOS: SOLIDO, LIQUIDO E GASOSO;
• PERCEBER QUE A MATERIA TEM MASSA, OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO E PODE TER CARACTERISTICAS COMO A TRANSPARENCIA, FLEXIBILIDADE E RESISTENCIA;
• CONHECER EXEMPLOS E ORIGENS DE ALGUMAS MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS;
• TER NOÇOES DAS TRANSFORMAÇÕES POR QUE PASSAM ALGUNS MATERIAIS NATURAIS ATÉ SE TRANSFORMAREM EM MATERIAIS ARTIFICIAIS, COMO PAPEL;
• COMPREENDER QUE TODOS OS MATERIAIS SOFREM TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO;
• DIFERENCIAR ALGUNS TIPOS DE TRANSFORMAÇÕES REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS;
• RECONHECER A DECOMPOSIÇÃO COMO PROCESSO FUNDAMENTAL PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA;





















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
SEGUNDO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• A AGUA
• O AR
• A ATMOSFERA
TÓPICOS

• OS ESTADOS FISICOS DA AGUA;
• O CICLO DA AGUA;
• A AGUA E AS MISTURAS;
• A IMPORTANCIA DA AGUA
• O AR
• A ATMOSFERA
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER OS ESTADOS FISICOS DA AGUA: SOLIDO, LIQUIDO E GASOSO;
• IDENTIFICAR AS MUDANÇAS DE ESTADO FISICO DA AGUA E RELACIONA-LAS A FORMAÇÃO DO CICLO DA AGUA;
• EXEMPLIFICAR MATERIAIS SOLUVEIS E INSOLUVEIS;
• ADQUIRIR NOÇOES DE FORMAÇÃO DE MISTURAS;
• VALORIZAR A AGUA COMO RECURSO INDISPENSÁVEL A VIDA E A PRÁTICA DE ATITUDES CONTRARIAS A POLUIÇÃO;
• REJEITAR O DESPERDICIO DE AGUA E ADOTAR ATITUDES DE USO RACIONAL;
• SABER QUE AGUA PROPRIA PARA O CONSUMO HUMANO DEVE SER POTAVEL;
• LOCALIZAR MEIOS ONDE O AR PODE SER ENCONTRADO;
• RECONHECER O AR COMO RECURSO INDISPENSAVEL A VIDA E AO GÁS OXIGENIO COMO ELEMENTO NECESSÁRIO PARA A RESPIRAÇÃO DOS SERES VIVOS;
• IDENTIFICAR O AR COMO UMA MISTURA DE GASES E CONHECER OS SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES;
• CONHECER ALGUMAS PROPRIEDADES DO AR: NÃO TEM FORMA, INVISIVEL, MASSA, OCUPA LUGAR NO ESPAÇO;
• PERCEBER A ATMOSFERA COMO A CAMADA GASOSA QUE ENVOLVE A TERRA;
• ADQUIRIR NOÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO VENTO;
• CONHECER ALGUMAS FORMAS DE POLUIÇÃO ATMOSFERICA E PROPOR ATITUDES PARA DIMINUIR OS EFEITOS DA POLUIÇÃO;
• RELACIONAR A COMBUSTÃO COM A PRESENÇA DO GÁS OXIGENIO;
• PERCEBER OS PERIGOS DE ACIDENTES ENVOLVENDO O FOGO E CONHECER FORMAS DE PREVENIR ESSES ACIDENTES;



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
TERCEIRO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• A ALIMENTAÇÃO DOS SERES VIVOS
• A RELAÇÃO DOS SERES VIVOS E O AMBIENTE;
TÓPICOS

• ALIMENTAÇÃO DA PLANTAS/
• ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS;
• AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS;
• OS ECOSSISTEMAS;
HABILIDADES E COMPETENCIAS
• RECONHECER QUE AS PLANTAS FABRICAM O PRÓPRIO ALIMENTO POR MEIO DA FOTOSSINTESE;
• IDENTIFICAR A IMPORTANCIA DA LUZ, DO GÁS CARBONICO E DA CLOROFILA NO PROCESSO DA FOTOSSINTESE;
• COMPREENDER QUE DIFERENTEMENTE DAS PLANTAS, OS ANIMAIS PRECISAM SE ALIMENTAR DE OUTROS SERES VIVOS;
• IDENTIFICAR ANIMAIS POR DIFERENTES HABITOS ALIMENTARES: HERBIVOROS, CARNIVOROS E ONIVOROS;
• RECONHECER QUE OS SERES VIVOS FORMAM CADEIAS ALIMENTARES;
• DIFERENCIAR SERES PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES EM UMA CADEIA ALIMENTAR;
• COMPREENDER QUE OS SERES VIVOS ESTABELECEM RELAÇÕES COM OUTROS SERES VIVOS;
• IDENTIFICAR E RECONHECER ALGUNS EXEMPLOS DE PREDAÇÃO, PARASITISMO, INQUILINISMO E PROTOCOOPERAÇÃO;
• RESPEITAR AS FORMAS DE VIDA E AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS;
• RECONHECER O SER HUMANO COMO PRINCIPAL AGENTE MODIFICADOR DOS ECOSSISTEMAS;
• RECONHECER A POLUIÇÃO, O DESMATAMENTO, A CAÇA E PESCA SEM CONTROLE COMO ATIVIDADES PREJUDICIAIS AOS ECOSSSISTEMAS.
















ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS – 2010.
PLANEJAMENTO ANUAL (PLANO DE CURSO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO COMPLEMENTAR – 4º. ANO DE ESCOLARIDADE
CIENCIAS
QUARTO BIMESTRE


EIXOS TEMÁTICOS

• ALIMENTAÇÃO HUMANA
• MOVIMENTANDO O CORPO HUMANO
TÓPICOS

• ALIMENTOS E NUTRIENTES;
• A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS;
• OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS;
• OS MUSCULOS E OS MOVIMENTOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS

• RECONHECER QUE OS SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS E, PORTANTO PRECISAM DE ALIMENTO;
• CONHECER ALGUNS TIPOS DE ALIMENTOS RICOS EM NUTRIENTES;
• VALORIZAR OS ALIMENTOS E ATITUDES QUE EVITEM O DESPERDICIO;
• VALORIZAR A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE, DO BEM ESTAR , DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO DO ORGANISMO;
• PERCEBER O DESENVOLVIMENTO DAS TECNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS E SUA IMPORTANCIA PARA OS SERES HUMANOS AO LONGO DA HISTÓRIA;
• COMPREENDER QUE OS ALIMENTOS ESTRAGAM PORQUE SOFREM A AÇÃO DE OUTROS ORGANISMOS, PRINCIPALMENTE FUNGOS E BACTERIAS;
• VALORIZAR A HIGIENE NA MANIPULAÇÃO E NO PREPARO DOS ALIMENTOS;
• IDENTIFICAR A IMPORTANCIA DO USO DE EMBALAGENS E CONSERVANTES NOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS;
• OBSERVAR O PRAZO DE VALIDADE E DE CONSUMO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS;
• VALORIZAR A PRÁTICA DE ESPORTES PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE;
• IDENTIFICAR A BOA POSTURA COMO CONDIÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DE PROBLEMAS DE COLUNA;