ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES
NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO
TÓPICOS
• RECORDANDO NÚMEROS
• NÚMEROS NATURAIS
• PROPRIEDADE DE ADIÇÃO
• ADIÇÃO
• ADIÇÃO COM RESERVA
• REVISÃO DE TODAS AS DIFICULDADES OPERATÓRIAS
• SUBTRAÇÃO
• PROVA REAL
• SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO
• MULTIPLICAÇÃO COM MULTIPLICADOR COM 1 SÓ ALGARISMO E COM 2 ALGARISMOS E RESERVA
• DIVISÃO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100, 1.000
• DOBRO, TRPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO E SEXTUPLO
• EXPRESSÕES NÚMERICAS
• PROBLEMAS ENVOLVENDO AS 4 OPERAÇÕES
• GEOMETRIA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, ESFERA, CUBO, PARALELOGRAMA, PIRÂMIDE, CILINDRO E CONE
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
CONHECER OS SÍMBOLOS E REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES PARA REGISTRAR QUANTIDADES.
COMPREENDER QUE O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É DECIMAL ( A CONTAGEM É FEITA NA BASE 10 ).
RECONHECER O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS, IDENTIFICANDO AS CLASSES E AS ORDENS.
LER E ESCREVER NÚMEROS NATURAIS ATÉ A CLASSE DOS MILHÕES.
COMPOR E DECOMPOR NÚMEROS NATURAIS.
RECONHECER A APLICAR AS PROPRIEDADES DA ADIÇÃO.
UTILIZAR-SE DA PROVA REAL PARA CORREÇÃO DAS OPERAÇÕES .
EFETUAR AS SUBTRAÇÕES DE NÚMEROS NATURAIS COM REAGRUPAMENTO.
RECONHECER A GEOMETRIA COMO PARTE DO CONTEXTO SOCIAL DAS PESSOAS.
IDENTIFICAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO DIA A DIA.
COMPARAR A FORMA DOS SÓLIDOS ÀS INÚMERAS FORMAS CONTIDAS NO AMBIENTE.
2º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO
MEDIR, COMPOR E CONTAR
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
DECIMAL
CÉDULAS E MOEDAS BRASILEIRAS
NÚMEROS PARES E IMPARES
NÚMEROS ROMANOS
MEDINDO COMPRIMENTOS
LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS
DIVISORES
CREITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
MÁXIMO DIVISOR COMUM
NÚMEROS PRIMOS
DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS PRIMOS
DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM FATORES PRIMOS
TÓPICOS
• RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO SISTEMA MONETÁRIO
• SIMETRIA
• DISÕES DE NÚMEROS NATURAIS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
EXPLORAR A REGRAS DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.
IDENTIFICAR A POSIÇÃO DO NÚMERO NUMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE SUCESSOR E ANTECESSOR.
COMPARAR , ORDENAR E COMPOR QUANTIDADE.
LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS.
RESOLVER SITUAÇÕES –PROBLEMA.
IDENTIFICAR SE UM NÚMERO É OU NÃO DIVISOR DE OUTRO NÚMERO
RECONHECER OS DIVISORES DE UM NÚMERO, UTILIZANDO A MULTIPLICAÇÃO.
RECONHECER QUE TODO O NÚMERO NATURAL, EXCLUINDO O NÚMERO ZERO E O 1, TEM PELO MENOS DOIS DIVISORES: O NÚMERO 1 E O PRÓPRIO NÚMERO.
CONHECER E DOMINAR A ESCRITA DE NÚMEROS ROMANOS.
3º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO
MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
CALCULAR O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
NÚMEROS RACIONAIS
NUMERADOR E DENOMINADOR
LEITURA DE FRAÇÕES
TIPOS DE FRAÇÕES
POR CENTO
GEOMETRIA
RETA
PONTO
POSIÇÕES OCUPADA POR DUAS RETAS
SEGMENTO DE RETAS
MEDIDA DE UM SEGMENTO
SEMI-RETA
MEDIDAS DE MASSAS
MEDIDAS DE CAPACIDADE
MEDIDA DE SUPERFÍCIE
TÓPICOS
• FRAÇÃO DECIMAL
• DÉCIMO, CENTESIMO, MILÉSIMO
• UM MEIO/UM TERÇO/ UM QUARTO
• SITUAÇÕES DE FRAÇÕES
• TIPOS DE FRAÇÕES
• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
• NÚMEROS MISTOS
• FRAÇÕES EQUIVALENTES
• SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÃO
• MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO
• DIVISÃO DE FRAÇÃO
• OS NÚMEROS DECIMAIS
• CÁLCULO DE PORCENTAGEM
• RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PORCENTAGEM
• NOMES DOS POLÍGONOS
• ÂNGULOS
• ELEMENTOS DE UM ÂNGULO
• UNIDADES PARA MEDIR MASSAS
• TRANSFOMAÇÃO DE UNIDADES
• UNIDADES PARA MEDIR CAPACIDADES
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
• UNIDADES PARA MEDIR SUPERFÍCIES
• CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
RECONHECER SE O NÚMERO É MÚLTIPLO DE OUTRO NÚMERO.
DETERMINAR O CONJUNTO DOS MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL DADO.
RECONHECER OS NÚMEROS RACIONAIS.
RECONHECER E REPRESENTAR FRAÇÕES DE DIFERENTES QUANTIDADES.
IDENTIFICAR O NUNERADOR E O DENOMINADOR DE UMA FRAÇÃO.
EFETUAR A LEITURA DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS.
IDENTIFICAR OS VÁRIOS TIPOS DE FRAÇÕES.
TRANSFORMAR CORRETAMENTE UMA FRAÇÃO EM NÚMEROS MISTOS E VICE-VERSA.
CALCULAR A PORCENTAGEM DE VALORES.
DEFINIR O CONCEITO DE PONTO.
RECONHECER UM POLÍGONO COMO UMA REGIÃO ; PLANA CUJO CONTORNO É UMA LINHA FECHADA SIMPLES,FORMADA APENAS POR UM SEGMENTO DE RETAS.
RECONHECER QUE A UNIÃO DE DOIS SEGMENTOS DE RETA DETERMINA UM ÂNGULO.
RECONHECER, IDENTIFICAR E TRAÇAR UMA RETA.
IDENTIFICAR QUE UM PONTO É A INTERSEÇÃO DE DUAS LINHAS.
RECONHECER QUE DOIS PONTOS DISTINTOS DETERMINAM UM SEGMENTO DE RETA.
IDENTIFICAR O ÂNGULO RETO, ÂNGULO AGUDO, ÂNGULO OBTUSO.
CONSTRUIR E IDENTIFICAR ÂNGULOS RETOS.
LER ESCREVER UMA MEDIDA DE MASSA.
RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO MEDIDAS DE MASSAS E MEDIDAS DE CAPACIDADES.
CALCULAR ÁREA DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS DE UMA MALHA QUADRICULADA.
RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM AS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE.
ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATRO BIMESTRES
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO- VERBAIS.
UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM.
USO DE JOGOS, BRINCADEIRAS E TRABALHOS EM GRUPO E INDIVIDUAL .
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, DISCUSSÃO E TROCA PERMANENTE DE IDEIAS.
4º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO
NÚMEROS RACIONAIS
MEDIDA DE SUPERFÍCIE
MEDIDAS DE VOLUMES
RECUPERAR AS DIFICULDADES DE TODOS OS BIMESTRES TRABALHADOS
TÓPICOS
• REPRESENTAÇÃO REFRACIONARIA
• COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR
• COMPARAÇÃO DE FRAÇÃO COM DENOMINADORES DIFERENTES
• MULTIPLICAÇÕES DE FRAÇÕES
• DIVISÃO DE FRAÇÃO
• FRAÇÕES DECIMAIS
• UNIDADES PARA MEDIR SUPERFÍCIES
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
• CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
• ÁREA DO RETÂNGULO
• ÁREA DO QUADRADO
• ÁREA DO PARALELOGRAMO
• ÁREA DO TRÍANGULO
• UNIDADES PARA MEDIR VOLUME
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
RECONHECER OS NÚMEROS RACIONAIS.
CONHECER A LEITURA E A ESCRITA DE FRAÇÕES.
REPRESENTAR AS FRAÇÕES ATRAVÉS DE DESENHOS .
APRENDER A REDUÇÃO DE FRAÇÃO.
LER CORRETAMENTE OS NUMEROS DECIMAIS.
ESCREVER UMA FRAÇÃO DECIMAL EM FORMA DE UM NÚMERO DECIMAL.
CONHECER AS UNIDADES DAS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE MAIS USUAIS ( M²,CM² E KM² ), SABENDO EMPREGÁ-LAS EM SITUAÇÕES PRÁTICAS.
LER E ESCREVER UMA MEDIDA DE SUPERFÍCIE.
RELACIONAR AS UNIDADES DE SUPERFÍCIE ENTRE SI, EFETUANDO A TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES.
CALCULAR ÁREA DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS DE UMA MALHA QUADRICULADA.
RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM AS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE.
CONHECER AS UNIDADES DAS MEDIDAS DE VOLUME MAIS USUAIS (M³, CM³ ) , SABENDO EMPREGÁ-LAS EM SITUAÇÕES PRÁTICAS.
LER E ESCREVER UMA MEDIDA DE VOLUME.
RELACIONAR AS UNIDADES DE VOLUME ENTRE SI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário