ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS 
               PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
5º ANO DE ESCOLARIDADE 
ETAPA: 1º BIMESTRE
             EIXO TEMÁTICO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES
 NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
                         TÓPICOS
• RECORDANDO NÚMEROS
• NÚMEROS NATURAIS
• PROPRIEDADE DE ADIÇÃO
• ADIÇÃO 
• ADIÇÃO COM RESERVA
• REVISÃO DE TODAS AS DIFICULDADES OPERATÓRIAS
• SUBTRAÇÃO
• PROVA REAL
• SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO
• MULTIPLICAÇÃO COM MULTIPLICADOR COM 1 SÓ ALGARISMO E COM 2 ALGARISMOS E RESERVA
• DIVISÃO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100, 1.000
• DOBRO, TRPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO E SEXTUPLO
• EXPRESSÕES NÚMERICAS
• PROBLEMAS ENVOLVENDO AS  4 OPERAÇÕES
• GEOMETRIA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, ESFERA, CUBO, PARALELOGRAMA, PIRÂMIDE, CILINDRO E CONE 
   HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 CONHECER OS SÍMBOLOS E REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES PARA REGISTRAR QUANTIDADES.
 COMPREENDER QUE O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É DECIMAL ( A CONTAGEM É FEITA NA BASE 10 ).
 RECONHECER O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS, IDENTIFICANDO AS CLASSES E AS ORDENS.
 LER E ESCREVER NÚMEROS NATURAIS ATÉ  A  CLASSE DOS MILHÕES.
 COMPOR E DECOMPOR NÚMEROS NATURAIS.
 RECONHECER A APLICAR AS PROPRIEDADES DA ADIÇÃO.
 UTILIZAR-SE DA PROVA REAL PARA CORREÇÃO DAS OPERAÇÕES  .
 EFETUAR AS SUBTRAÇÕES DE NÚMEROS NATURAIS  COM REAGRUPAMENTO.
 RECONHECER A GEOMETRIA COMO PARTE DO CONTEXTO SOCIAL DAS PESSOAS.
 IDENTIFICAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO DIA A DIA.
 COMPARAR A FORMA DOS SÓLIDOS ÀS INÚMERAS FORMAS CONTIDAS NO AMBIENTE.
                                                               2º BIMESTRE
EIXO TEMÁTICO
 MEDIR, COMPOR E CONTAR
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
 DECIMAL
 CÉDULAS E MOEDAS BRASILEIRAS
 NÚMEROS PARES E IMPARES
 NÚMEROS ROMANOS
 MEDINDO COMPRIMENTOS
 LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS
 DIVISORES
 CREITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
 MÁXIMO DIVISOR COMUM
 NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM FATORES PRIMOS 
                  TÓPICOS
• RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO SISTEMA MONETÁRIO 
• SIMETRIA 
• DISÕES DE NÚMEROS NATURAIS
 
           HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 EXPLORAR A REGRAS DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.
 IDENTIFICAR A POSIÇÃO DO NÚMERO NUMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE SUCESSOR E ANTECESSOR.
 COMPARAR  , ORDENAR E COMPOR QUANTIDADE.
 LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS.
 RESOLVER  SITUAÇÕES –PROBLEMA.
 IDENTIFICAR SE UM NÚMERO É OU NÃO DIVISOR DE OUTRO NÚMERO
 RECONHECER OS DIVISORES DE UM NÚMERO, UTILIZANDO A MULTIPLICAÇÃO.
 RECONHECER QUE TODO O NÚMERO NATURAL, EXCLUINDO O NÚMERO ZERO E O 1, TEM PELO MENOS DOIS DIVISORES: O NÚMERO 1 E O PRÓPRIO NÚMERO.
 CONHECER E DOMINAR A ESCRITA DE NÚMEROS ROMANOS.
                                                           3º BIMESTRE
             EIXO TEMÁTICO                  
 MÚLTIPLOS DE UM   NÚMERO NATURAL
 CALCULAR O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
  NÚMEROS RACIONAIS
 NUMERADOR E DENOMINADOR
 LEITURA DE FRAÇÕES
 TIPOS DE FRAÇÕES      
 POR CENTO
 GEOMETRIA 
 RETA
 PONTO
 POSIÇÕES  OCUPADA POR DUAS RETAS
 SEGMENTO DE RETAS
 MEDIDA DE UM SEGMENTO
 SEMI-RETA
 MEDIDAS DE MASSAS
 MEDIDAS DE CAPACIDADE
 MEDIDA DE SUPERFÍCIE 
                         TÓPICOS
• FRAÇÃO DECIMAL
• DÉCIMO, CENTESIMO, MILÉSIMO
• UM MEIO/UM TERÇO/ UM QUARTO
• SITUAÇÕES DE FRAÇÕES 
• TIPOS DE FRAÇÕES
• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
• NÚMEROS MISTOS
• FRAÇÕES EQUIVALENTES
• SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÃO
• MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO
• DIVISÃO DE FRAÇÃO
• OS NÚMEROS DECIMAIS 
• CÁLCULO DE PORCENTAGEM
• RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PORCENTAGEM
• NOMES DOS POLÍGONOS
• ÂNGULOS
• ELEMENTOS DE  UM ÂNGULO
• UNIDADES PARA MEDIR MASSAS
• TRANSFOMAÇÃO DE UNIDADES
• UNIDADES PARA MEDIR CAPACIDADES
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
• UNIDADES PARA MEDIR SUPERFÍCIES
• CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS  PLANAS 
    HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 RECONHECER SE O NÚMERO É MÚLTIPLO DE OUTRO NÚMERO.
 DETERMINAR O CONJUNTO DOS MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL DADO.
 RECONHECER OS NÚMEROS RACIONAIS.
 RECONHECER E REPRESENTAR FRAÇÕES DE DIFERENTES QUANTIDADES.
 IDENTIFICAR O NUNERADOR E O  DENOMINADOR DE UMA FRAÇÃO.
 EFETUAR A LEITURA DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS.
 IDENTIFICAR OS VÁRIOS TIPOS DE FRAÇÕES.
 TRANSFORMAR CORRETAMENTE UMA FRAÇÃO EM NÚMEROS MISTOS E VICE-VERSA.
 CALCULAR A PORCENTAGEM DE VALORES.
 DEFINIR O CONCEITO DE PONTO.
 RECONHECER UM POLÍGONO COMO UMA  REGIÃO ; PLANA CUJO CONTORNO É UMA LINHA FECHADA SIMPLES,FORMADA APENAS POR UM SEGMENTO DE RETAS.
 RECONHECER QUE A UNIÃO DE DOIS SEGMENTOS DE RETA DETERMINA UM ÂNGULO.
 RECONHECER, IDENTIFICAR E TRAÇAR UMA RETA.
 IDENTIFICAR QUE UM PONTO É A INTERSEÇÃO DE DUAS LINHAS.
 RECONHECER QUE DOIS PONTOS DISTINTOS DETERMINAM UM SEGMENTO DE RETA.
 IDENTIFICAR O ÂNGULO RETO, ÂNGULO AGUDO, ÂNGULO OBTUSO.
 CONSTRUIR E IDENTIFICAR ÂNGULOS RETOS.
 LER ESCREVER UMA MEDIDA DE MASSA.
 RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO MEDIDAS DE MASSAS E MEDIDAS DE CAPACIDADES.
 CALCULAR ÁREA DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS DE UMA MALHA QUADRICULADA.
 RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM AS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE.
                        ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATRO BIMESTRES
 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO- VERBAIS.
 UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM.
 USO DE JOGOS, BRINCADEIRAS   E TRABALHOS EM GRUPO E INDIVIDUAL .               
 UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, DISCUSSÃO E TROCA PERMANENTE DE IDEIAS.
                                                                 4º BIMESTRE
             EIXO TEMÁTICO
 NÚMEROS RACIONAIS
 MEDIDA DE SUPERFÍCIE
 MEDIDAS  DE VOLUMES
 RECUPERAR AS DIFICULDADES DE TODOS OS BIMESTRES TRABALHADOS
 
                       TÓPICOS
• REPRESENTAÇÃO REFRACIONARIA
• COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR
• COMPARAÇÃO DE FRAÇÃO COM DENOMINADORES DIFERENTES
• MULTIPLICAÇÕES DE FRAÇÕES
• DIVISÃO DE FRAÇÃO
• FRAÇÕES DECIMAIS
• UNIDADES  PARA MEDIR SUPERFÍCIES
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
• CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
• ÁREA DO RETÂNGULO
• ÁREA DO QUADRADO
• ÁREA DO PARALELOGRAMO
• ÁREA DO TRÍANGULO
• UNIDADES PARA MEDIR VOLUME
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
 
         HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 RECONHECER OS NÚMEROS RACIONAIS.
 CONHECER A LEITURA E A ESCRITA DE FRAÇÕES.
 REPRESENTAR AS FRAÇÕES ATRAVÉS DE  DESENHOS .
 APRENDER A REDUÇÃO DE FRAÇÃO.
 LER CORRETAMENTE OS NUMEROS DECIMAIS.
 ESCREVER UMA FRAÇÃO DECIMAL EM FORMA DE UM NÚMERO DECIMAL.
 CONHECER AS UNIDADES DAS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE MAIS USUAIS ( M²,CM² E  KM² ), SABENDO EMPREGÁ-LAS EM SITUAÇÕES PRÁTICAS.
 LER E ESCREVER UMA MEDIDA DE SUPERFÍCIE.
 RELACIONAR AS UNIDADES DE SUPERFÍCIE ENTRE SI, EFETUANDO A TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES.
 CALCULAR ÁREA DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS DE UMA MALHA QUADRICULADA.
 RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM AS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE.
 CONHECER AS UNIDADES DAS MEDIDAS DE VOLUME MAIS USUAIS (M³, CM³ ) , SABENDO EMPREGÁ-LAS EM SITUAÇÕES PRÁTICAS.
 LER E ESCREVER UMA MEDIDA DE VOLUME.
 RELACIONAR AS UNIDADES DE VOLUME ENTRE SI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário