Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FEIRA DE CULTURA 2012-2014


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
EQUIPE PEDAGÓGICA

BRENO JOSÉ DE ARAÚJO
CLEIDE FERREIRA DE SOUZA
MARLI NOGUEIRA NEIVA
REGINA FIUZA PAES LEME


FEIRA DE CULTURA
24 DE NOVEMBRO DE 2012.

TEMA: VALORES MORAIS E SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS 2012-2014

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – SUB-TEMA PATRIMÔNIO PÚBLICO

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – TARDE – SUB-TEMA PATRIMÔNIO VERDE

ENSINO MÉDIO -  SUB-TEMA: ÉTICA, MORAL E JUSTIÇA


Justificativa

            A idéia dessa Feira de Cultura é desencadear uma consciência sobre Os Valores Morais e Sociais que regem uma sociedade, apreendê-la e praticá-la.
            A escola não é um ente isolado do resto dessa mesma sociedade, ela age como um micro-cosmo tem a função de formar cidadãos para a sociedade, mas esse cidadão não é um vir-a-ser, ele já é. Como uma parte da sociedade, dentro da escola existe um relacionamento entre pessoas, existe regras, existe leis e existe um senso de justiça e um saber-fazer que só se estabelece quando todos os seus elementos se relacionam na atividade de ensinar e aprender.
            Valores importantes a destacar: O respeito pela diferença, a questão do bulliyng, do respeito ao outro, a valorização do próximo.
            Então o foco é os Valores Morais e Sociais na Escola Estadual Professora Yolanda Martins para uso na escola. O Tema da  Feira de Cultura não terminaria nesse dia porque nesse dia é apenas o início do trabalho que primeiramente se estenderia para todo o ano de 2013 e 2014.

METODOLOGIA

            Apresentamos a seguir os assuntos a que cada ano de escolaridade trabalhará. As atividades são os roteiros para que cada ano desenvolva. A forma de trabalhar é interdisciplinar, ou seja, todas as disciplinas estão envolvidas, os roteiros são obrigatórios, deverá ser entregue uma parte escrita para compor o texto final para dar continuidade do projeto Valores morais e Sociais da Escola Estadual Professora Yolanda Martins 2012-2014.
            A forma de apresentação deve ser a mais variada possível, não pode excessos de cartazes. O uso da criatividade, da iniciativa e do Bom Senso é recomendado.
            Cada ano de escolaridade terá um coordenador do traballho Professor e cada sala de aula terá também um coordenador de trabalho aluno. Professor e alunos compõe a Coordenação do projeto do ano de escolaridade. Demais professores e alunos são participantes ativos, mas devem respeito ao coordenador.
            A coordenação Pedagógica é dos Especialistas em Educação Básica da Escola.
            A coordenação administrativa é da Equipe Gestora.
            Coordenadores se reunirão para definir os detalhes e etapas da Feira de Cultura.







Valores Morais e Sociais

1-Patrimônio Público;
Responsável: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividade: Registrar o estado de conservação física da escola, pesquisar o que é Patrimônio Público, o que é dano ao patrimônio público, como conservar o Patrimônio Público, iniciar ações de conservação e cuidado com o patrimônio público.

2-Família
Responsável: 6º. ANO
Atividades Pesquisar: O que é uma família, para que serve uma família, qual é a importância de uma família.

3-Patrimônio Verde
Responsável: 7º. ANO
Atividade: A turma catalogará todas as árvores da escola (árvore, não plantinhas) pesquisará o nome da planta, onde se localiza, tirará foto da planta, fará plaquinhas e destinará cada árvore para um ano de escolaridade do primeiro e segundo turno.

Observação: No dia da árvore foram plantadas no “Cantinho Mágico” quatro árvores (Pau-Ferro, Ameixa, Sibipiruna e Escumila Africana) que são respectivamente do Primeiro, do segundo, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental.
Então será assim: o Ypê Amarelo será do quinto ano, o Ypê Roxo do sexto ano e assim por adiante.


4-Respeito às diferenças
Responsável: 8º. ANO
Atividade: O que é ser diferente? O que é ser igual? Diferente em relação a quê, a quem? Equidade, justiça social, inclusão social, normal x anormal, burro x inteligente, bonito x feio...

5-Regras e limites
Responsável: 9º. ANO
Atividades: O que são regras? O que são limites? Para que serve as regras e as leis? Quais são as regras da escola? Regras morais, regras escritas, Quem obedece regras? Punir ou educar?

6-Paz Social
Responsável: 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO
Atividades: Como viver em sociedade? Como superar a violência? Qual é a paz que eu não quero? A Paz é fruto da Justiça!

7-Inclusão social;
Responsável: 2º. ANO DO ENSINO MÉDIO
Atividades: Incluir ou excluir? Deficiência ou diferença? Acessibilidade? Quem são os deficientes de nossa escola? O que é respeitar as diferenças? Por que somos diferentes?

8-Estudo
Responsável: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Você estuda para quê? O que você vai ser quando crescer? Qual é a sua relação com a Escola Estadual Professora Yolanda Martins? Você é um bom aluno? Você é um aluno indisciplinado? Quem é o aluno da Escola Estadual Professora Yolanda Martins?


Avaliação

      A feira de Cultura valerá dez pontos em cada disciplina curricular dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
      O texto final é de suma importância e deverá ser muito bem escrito e apontar caminhos para resolução dos problemas da Escola Estadual Professora Yolanda Martins, sendo um documento inicial para a Construção do Projeto Político Pedagógico da Escola.
      O Projeto Valores Morais e Sociais da Escola Estadual Professora Yolanda Martins visa a transformação das práticas sociais dentro da própria escola. Por isso, está sujeito a avaliação e reavaliação contínua realizadas a cada semestre letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário