ESCOLA ESTADUAL
PROFESSORA YOLANDA MARTINS
EQUIPE PEDAGÓGICA
BRENO JOSÉ DE
ARAÚJO
CLEIDE
FERREIRA DE SOUZA
MARLI
NOGUEIRA NEIVA
REGINA FIUZA
PAES LEME
FEIRA DE CULTURA
24 DE NOVEMBRO DE
2012.
TEMA: VALORES
MORAIS E SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS 2012-2014
ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL – SUB-TEMA PATRIMÔNIO PÚBLICO
ANOS FINAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL – TARDE – SUB-TEMA PATRIMÔNIO VERDE
ENSINO MÉDIO
- SUB-TEMA: ÉTICA, MORAL E JUSTIÇA
Justificativa
A idéia dessa Feira de Cultura é
desencadear uma consciência sobre Os Valores Morais e Sociais que regem uma
sociedade, apreendê-la e praticá-la.
A escola não é um ente isolado do
resto dessa mesma sociedade, ela age como um micro-cosmo tem a função de formar
cidadãos para a sociedade, mas esse cidadão não é um vir-a-ser, ele já é. Como
uma parte da sociedade, dentro da escola existe um relacionamento entre
pessoas, existe regras, existe leis e existe um senso de justiça e um
saber-fazer que só se estabelece quando todos os seus elementos se relacionam na
atividade de ensinar e aprender.
Valores importantes a destacar: O
respeito pela diferença, a questão do bulliyng,
do respeito ao outro, a valorização do próximo.
Então o foco é os Valores Morais e
Sociais na Escola Estadual Professora Yolanda Martins para uso na escola. O
Tema da Feira de Cultura não terminaria
nesse dia porque nesse dia é apenas o início do trabalho que primeiramente se
estenderia para todo o ano de 2013 e 2014.
METODOLOGIA
Apresentamos a seguir os assuntos a
que cada ano de escolaridade trabalhará. As atividades são os roteiros para que
cada ano desenvolva. A forma de trabalhar é interdisciplinar, ou seja, todas as
disciplinas estão envolvidas, os roteiros são obrigatórios, deverá ser entregue
uma parte escrita para compor o texto final para dar continuidade do projeto
Valores morais e Sociais da Escola Estadual Professora Yolanda Martins
2012-2014.
A forma de apresentação deve ser a
mais variada possível, não pode excessos de cartazes. O uso da criatividade, da
iniciativa e do Bom Senso é recomendado.
Cada ano de escolaridade terá um
coordenador do traballho Professor e cada sala de aula terá também um
coordenador de trabalho aluno. Professor e alunos compõe a Coordenação do
projeto do ano de escolaridade. Demais professores e alunos são participantes
ativos, mas devem respeito ao coordenador.
A coordenação Pedagógica é dos
Especialistas em Educação Básica da Escola.
A coordenação administrativa é da
Equipe Gestora.
Coordenadores se reunirão para definir
os detalhes e etapas da Feira de Cultura.
Valores Morais e Sociais
1-Patrimônio
Público;
Responsável:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividade:
Registrar o estado de conservação física da escola, pesquisar o que é
Patrimônio Público, o que é dano ao patrimônio público, como conservar o
Patrimônio Público, iniciar ações de conservação e cuidado com o patrimônio
público.
2-Família
Responsável:
6º. ANO
Atividades
Pesquisar: O que é uma família, para que serve uma família, qual é a
importância de uma família.
3-Patrimônio
Verde
Responsável:
7º. ANO
Atividade:
A turma catalogará todas as árvores da escola (árvore, não plantinhas)
pesquisará o nome da planta, onde se localiza, tirará foto da planta, fará
plaquinhas e destinará cada árvore para um ano de escolaridade do primeiro e
segundo turno.
Observação:
No dia da árvore foram plantadas no “Cantinho Mágico” quatro árvores
(Pau-Ferro, Ameixa, Sibipiruna e Escumila Africana) que são respectivamente do
Primeiro, do segundo, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental.
Então
será assim: o Ypê Amarelo será do quinto ano, o Ypê Roxo do sexto ano e assim
por adiante.
4-Respeito
às diferenças
Responsável:
8º. ANO
Atividade:
O que é ser diferente? O que é ser igual? Diferente em relação a quê, a quem? Equidade,
justiça social, inclusão social, normal x anormal, burro x inteligente, bonito
x feio...
5-Regras
e limites
Responsável:
9º. ANO
Atividades:
O que são regras? O que são limites? Para que serve as regras e as leis? Quais
são as regras da escola? Regras morais, regras escritas, Quem obedece regras?
Punir ou educar?
6-Paz
Social
Responsável:
1º. ANO DO ENSINO MÉDIO
Atividades:
Como viver em sociedade? Como superar a violência? Qual é a paz que eu não
quero? A Paz é fruto da Justiça!
7-Inclusão
social;
Responsável:
2º. ANO DO ENSINO MÉDIO
Atividades:
Incluir ou excluir? Deficiência ou diferença? Acessibilidade? Quem são os
deficientes de nossa escola? O que é respeitar as diferenças? Por que somos
diferentes?
8-Estudo
Responsável:
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Você
estuda para quê? O que você vai ser quando crescer? Qual é a sua relação com a
Escola Estadual Professora Yolanda Martins? Você é um bom aluno? Você é um
aluno indisciplinado? Quem é o aluno da Escola Estadual Professora Yolanda
Martins?
Avaliação
A
feira de Cultura valerá dez pontos em cada disciplina curricular dos anos
finais do ensino fundamental e ensino médio.
O
texto final é de suma importância e deverá ser muito bem escrito e apontar
caminhos para resolução dos problemas da Escola Estadual Professora Yolanda
Martins, sendo um documento inicial para a Construção do Projeto Político
Pedagógico da Escola.
O
Projeto Valores Morais e Sociais da Escola Estadual Professora Yolanda Martins
visa a transformação das práticas sociais dentro da própria escola. Por isso,
está sujeito a avaliação e reavaliação contínua realizadas a cada semestre
letivo.
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