Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Plano de Curso Anual do Quinto Ano IV

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
5º ANO DE ESCOLARIDADE
CURRICULO ANUAL DE PORTUGUÊS


ESTRATÉGIAS/CONTEÚDOS
Participação de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
Apreciar textos literários.
Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.
Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
Re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambiguidades e erros ortográficos e gramaticais.
Leitura diária de diferentes gêneros textuais pelo professor.
Roda de biblioteca (empréstimo de livros). Na escola ou livros dos colegas.
Roda de conversa (emissão de opiniões sobre determinado assunto para argumentar e contra-argumentar).
Leitura de textos para buscar informações, compreender e estudar.
Conteúdos Comportamentos leitores e comunicação oral.
Leitura para refletir sobre a escrita (reconhecer os recursos lingüísticos presentes nos diversos tipos de texto).
Pesquisa sobre um determinado assunto (selecionar os textos de acordo com os propósitos de leitura e fazer resumos).
Conteúdos Análise e reflexão sobre a língua, produção de texto e revisão (aspectos notacionais e discursivos).
Atividades com verbetes (reflexão ortográfica considerando as regularidades e irregularidades ortográficas).
Elaboração de um folheto informativo sobre um tema estudado.
Conteúdos: Ortografia e produção de textos informativos.
Leitura diária de diferentes gêneros textuais pelo professor.
Roda de biblioteca (empréstimo de livros).
Roda de conversa, participação em seminários e entrevistas.
Leitura pelo aluno com diferentes propósitos.
Conteúdos: leitura e comunicação oral (seminário e entrevista).
Revisão de texto produzidos por alunos de outras turmas (elaborar devolutivas, fazendo algumas considerações sobre o texto revisado).
Leitura de artigos de opinião, notícias, reportagens e resenhas para desenvolver a familiaridade com esses genros.
Produção de resenhas dos livros lidos.
Conteúdos: Leitura, produção de resenhas e revisão (pontuação, ortografia, concordância verbal e nominal, adequação ao gênero, coerência e coesão textual).
Trabalhar o com a turma.
Elaboração de resenhas de livros para apresentar a outras termas.
Conteúdos: Produção de textos jornalísticos resenhas.
Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, produção escrita e revisão de poemas, fábulas para compor a coletânea
Conteúdos:
Comportamentos leitores e escritores e revisão, contemplando o uso de rimas, a escolha das palavras para expressar imagens, os recursos associativos entre os poemas e a forma de expressá-los no papel.
Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, produção e revisão de textos de relato pessoal.
Leitura compartilhada de textos ficcionais de diversos gêneros.
Conteúdo:
Comportamentos leitores e escritores, leitura, produção e revisão de textos (manutenção do ponto de vista da narrativa, recursos de linguagem e ortografia).
Roda de leitura (apresentação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, análise e interpretação de crônicas de autores de referência (Mario Prata, Luis Fernando Veríssimo etc ).
Produção escrita e revisão de crônicas com base em modelos e da análise em classe.
Leitura compartilhada de textos ficcionais.
Conteúdos:
Comportamentos leitores e escritores e revisão de textos (ortografia, uso de linguagem figurada, tempos verbais e construção de diálogos).
Produção de álbum de viagem com fotos e relatos pessoais dos lugares visitados num estudo do meio.
Conteúdos:
Comportamentos escritores, produção e revisão de textos (manutenção do ponto de vista da narrativa, recursos de linguagem e ortografia).
Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos).
Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas).
Conteúdos: Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.
Leitura, análise e interpretação de contos de assombração.
Produção e revisão de contos de assombração para um livro.
Leitura compartilhada de textos ficcionais
Conteúdos:
Comportamentos leitores e escritores e revisão.












OBJETIVOS
Objetivos Participar de situações de intercâmbio oral trocando opiniões, planejando e justificando sua fala e adquirir comportamentos leitores.
Objetivos Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos, utilizar estratégias de leitura para localizar informações e revisar textos assumindo o ponto de vista do leitor.
Objetivos: Refletir sobre a escrita das palavras, considerando as regularidades e irregularidades ortográficas, e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita, considerando as características do gênero.
Objetivos: Participar de situações de intercâmbio oral, trocando opiniões, planejando e justificando sua fala, e adquirir comportamentos leitores.
Objetivos: Revisar textos assumindo o ponto de vista do leitor e conhecer as características discursivas e comunicativas de cada gênero.
Objetivos: expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura e favorecer a familiaridade e o uso dos diversos gêneros textuais em situações significativas.
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre o gênero, analisando bons modelos de diversos estilos de poemas e as várias fábulas do Esopo La Fontaine .
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
Objetivos: Ler e identificar diferentes propósitos de relato pessoal e identificar o narrador/protagonista em primeira pessoa.
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se co os gêneros.
Objetivos: Ler e identificar nos diferentes autores os fatos ou as situações narradas e identificar o uso dos tempos verbais e suas funções.
Objetivos: identificar diferentes propósitos de relato pessoal em primeira pessoa.
Objetivos: Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
Objetivos: Ler e identificar imaginários do medo e usar recursos de linguagem para produzir suspense.



OBSERVAÇÃO
ESTAS ESTRATÉGIAS , CONTEÚDOS E OBJETIVOS FORAM TIRADOS DA NOVA ESCOLA,

Plano de Curso Anual do Quinto Ano III

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES
 NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO
TÓPICOS
• RECORDANDO NÚMEROS
• NÚMEROS NATURAIS
• PROPRIEDADE DE ADIÇÃO
• ADIÇÃO
• ADIÇÃO COM RESERVA
• REVISÃO DE TODAS AS DIFICULDADES OPERATÓRIAS
• SUBTRAÇÃO
• PROVA REAL
• SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO
• MULTIPLICAÇÃO COM MULTIPLICADOR COM 1 SÓ ALGARISMO E COM 2 ALGARISMOS E RESERVA
• DIVISÃO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100, 1.000
• DOBRO, TRPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO E SEXTUPLO
• EXPRESSÕES NÚMERICAS
• PROBLEMAS ENVOLVENDO AS 4 OPERAÇÕES
• GEOMETRIA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, ESFERA, CUBO, PARALELOGRAMA, PIRÂMIDE, CILINDRO E CONE
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 CONHECER OS SÍMBOLOS E REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES PARA REGISTRAR QUANTIDADES.
 COMPREENDER QUE O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É DECIMAL ( A CONTAGEM É FEITA NA BASE 10 ).
 RECONHECER O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS, IDENTIFICANDO AS CLASSES E AS ORDENS.
 LER E ESCREVER NÚMEROS NATURAIS ATÉ A CLASSE DOS MILHÕES.
 COMPOR E DECOMPOR NÚMEROS NATURAIS.
 RECONHECER A APLICAR AS PROPRIEDADES DA ADIÇÃO.
 UTILIZAR-SE DA PROVA REAL PARA CORREÇÃO DAS OPERAÇÕES .
 EFETUAR AS SUBTRAÇÕES DE NÚMEROS NATURAIS COM REAGRUPAMENTO.
 RECONHECER A GEOMETRIA COMO PARTE DO CONTEXTO SOCIAL DAS PESSOAS.
 IDENTIFICAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO DIA A DIA.
 COMPARAR A FORMA DOS SÓLIDOS ÀS INÚMERAS FORMAS CONTIDAS NO AMBIENTE.






























2º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 MEDIR, COMPOR E CONTAR
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 DECIMAL
 CÉDULAS E MOEDAS BRASILEIRAS
 NÚMEROS PARES E IMPARES
 NÚMEROS ROMANOS
 MEDINDO COMPRIMENTOS
 LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS
 DIVISORES
 CREITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
 MÁXIMO DIVISOR COMUM
 NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM FATORES PRIMOS
TÓPICOS
• RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO SISTEMA MONETÁRIO
• SIMETRIA
• DISÕES DE NÚMEROS NATURAIS

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 EXPLORAR A REGRAS DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.
 IDENTIFICAR A POSIÇÃO DO NÚMERO NUMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE SUCESSOR E ANTECESSOR.
 COMPARAR , ORDENAR E COMPOR QUANTIDADE.
 LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS.
 RESOLVER SITUAÇÕES –PROBLEMA.
 IDENTIFICAR SE UM NÚMERO É OU NÃO DIVISOR DE OUTRO NÚMERO
 RECONHECER OS DIVISORES DE UM NÚMERO, UTILIZANDO A MULTIPLICAÇÃO.
 RECONHECER QUE TODO O NÚMERO NATURAL, EXCLUINDO O NÚMERO ZERO E O 1, TEM PELO MENOS DOIS DIVISORES: O NÚMERO 1 E O PRÓPRIO NÚMERO.
 CONHECER E DOMINAR A ESCRITA DE NÚMEROS ROMANOS.


3º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
 CALCULAR O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
 NÚMEROS RACIONAIS
 NUMERADOR E DENOMINADOR
 LEITURA DE FRAÇÕES
 TIPOS DE FRAÇÕES
 POR CENTO
 GEOMETRIA
 RETA
 PONTO
 POSIÇÕES OCUPADA POR DUAS RETAS
 SEGMENTO DE RETAS
 MEDIDA DE UM SEGMENTO
 SEMI-RETA
 MEDIDAS DE MASSAS
 MEDIDAS DE CAPACIDADE
 MEDIDA DE SUPERFÍCIE
TÓPICOS
• FRAÇÃO DECIMAL
• DÉCIMO, CENTESIMO, MILÉSIMO
• UM MEIO/UM TERÇO/ UM QUARTO
• SITUAÇÕES DE FRAÇÕES
• TIPOS DE FRAÇÕES
• ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
• NÚMEROS MISTOS
• FRAÇÕES EQUIVALENTES
• SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÃO
• MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO
• DIVISÃO DE FRAÇÃO
• OS NÚMEROS DECIMAIS
• CÁLCULO DE PORCENTAGEM
• RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PORCENTAGEM
• NOMES DOS POLÍGONOS
• ÂNGULOS
• ELEMENTOS DE UM ÂNGULO
• UNIDADES PARA MEDIR MASSAS
• TRANSFOMAÇÃO DE UNIDADES
• UNIDADES PARA MEDIR CAPACIDADES
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
• UNIDADES PARA MEDIR SUPERFÍCIES
• CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 RECONHECER SE O NÚMERO É MÚLTIPLO DE OUTRO NÚMERO.
 DETERMINAR O CONJUNTO DOS MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL DADO.
 RECONHECER OS NÚMEROS RACIONAIS.
 RECONHECER E REPRESENTAR FRAÇÕES DE DIFERENTES QUANTIDADES.
 IDENTIFICAR O NUNERADOR E O DENOMINADOR DE UMA FRAÇÃO.
 EFETUAR A LEITURA DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS.
 IDENTIFICAR OS VÁRIOS TIPOS DE FRAÇÕES.
 TRANSFORMAR CORRETAMENTE UMA FRAÇÃO EM NÚMEROS MISTOS E VICE-VERSA.
 CALCULAR A PORCENTAGEM DE VALORES.
 DEFINIR O CONCEITO DE PONTO.
 RECONHECER UM POLÍGONO COMO UMA REGIÃO ; PLANA CUJO CONTORNO É UMA LINHA FECHADA SIMPLES,FORMADA APENAS POR UM SEGMENTO DE RETAS.
 RECONHECER QUE A UNIÃO DE DOIS SEGMENTOS DE RETA DETERMINA UM ÂNGULO.
 RECONHECER, IDENTIFICAR E TRAÇAR UMA RETA.
 IDENTIFICAR QUE UM PONTO É A INTERSEÇÃO DE DUAS LINHAS.
 RECONHECER QUE DOIS PONTOS DISTINTOS DETERMINAM UM SEGMENTO DE RETA.
 IDENTIFICAR O ÂNGULO RETO, ÂNGULO AGUDO, ÂNGULO OBTUSO.
 CONSTRUIR E IDENTIFICAR ÂNGULOS RETOS.
 LER ESCREVER UMA MEDIDA DE MASSA.
 RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO MEDIDAS DE MASSAS E MEDIDAS DE CAPACIDADES.
 CALCULAR ÁREA DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS DE UMA MALHA QUADRICULADA.
 RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM AS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE.




ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATRO BIMESTRES
 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO- VERBAIS.
 UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM.
 USO DE JOGOS, BRINCADEIRAS E TRABALHOS EM GRUPO E INDIVIDUAL .
 UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, DISCUSSÃO E TROCA PERMANENTE DE IDEIAS.
4º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 NÚMEROS RACIONAIS
 MEDIDA DE SUPERFÍCIE
 MEDIDAS DE VOLUMES
 RECUPERAR AS DIFICULDADES DE TODOS OS BIMESTRES TRABALHADOS


TÓPICOS

• REPRESENTAÇÃO REFRACIONARIA
• COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR
• COMPARAÇÃO DE FRAÇÃO COM DENOMINADORES DIFERENTES
• MULTIPLICAÇÕES DE FRAÇÕES
• DIVISÃO DE FRAÇÃO
• FRAÇÕES DECIMAIS
• UNIDADES PARA MEDIR SUPERFÍCIES
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
• CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
• ÁREA DO RETÂNGULO
• ÁREA DO QUADRADO
• ÁREA DO PARALELOGRAMO
• ÁREA DO TRÍANGULO
• UNIDADES PARA MEDIR VOLUME
• TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES


HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 RECONHECER OS NÚMEROS RACIONAIS.
 CONHECER A LEITURA E A ESCRITA DE FRAÇÕES.
 REPRESENTAR AS FRAÇÕES ATRAVÉS DE DESENHOS .
 APRENDER A REDUÇÃO DE FRAÇÃO.
 LER CORRETAMENTE OS NUMEROS DECIMAIS.
 ESCREVER UMA FRAÇÃO DECIMAL EM FORMA DE UM NÚMERO DECIMAL.
 CONHECER AS UNIDADES DAS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE MAIS USUAIS ( M²,CM² E KM² ), SABENDO EMPREGÁ-LAS EM SITUAÇÕES PRÁTICAS.
 LER E ESCREVER UMA MEDIDA DE SUPERFÍCIE.
 RELACIONAR AS UNIDADES DE SUPERFÍCIE ENTRE SI, EFETUANDO A TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES.
 CALCULAR ÁREA DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS DE UMA MALHA QUADRICULADA.
 RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM AS MEDIDAS DE SUPERFÍCIE.
 CONHECER AS UNIDADES DAS MEDIDAS DE VOLUME MAIS USUAIS (M³, CM³ ) , SABENDO EMPREGÁ-LAS EM SITUAÇÕES PRÁTICAS.
 LER E ESCREVER UMA MEDIDA DE VOLUME.
 RELACIONAR AS UNIDADES DE VOLUME ENTRE SI.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Plano de Curso Anual do Quinto Ano do Ensino Fundamental II

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 O SISTEMA SOLAR
TÓPICOS
• O SISTEMA SOLAR
• OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
• UM BIG BANG
• ASTRONAUTAS E ASTROS
• ANO DO DESCOBRIDOR
• A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA
• LUA E SUAS FASES
• O QUE É ASTRONOMIA?
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR O SOL COMO CENTRO DO SISTEMA SOLAR, AO REDOR DO QUAL GIRAM OS PLANETAS .
 DIFERENCIAR, POR SUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS, AS ESTRELAS, OS PLANETAS E OS SATÉLITES NATURAIS .
 CONHECER AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR .
 COMPREENDER QUE A CIÊNCIA E SUAS DESCOBERTAS, ESTÃO EM CONSTANTES AVANÇOS E MUDANÇAS .
 RELACIONAR OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO
 CONHECER FENÔMENO DA MUDANÇA DOS DIAS E DAS NOITES E AS ESTAÇÕES DO ANO .

EIXO TEMÁTICO
 CONHECENDO O SOLO
TOPÍCOS
• A TERRA É O NOSSO PLANETA
• A LITOSFERA.
• A CONSERVAÇÃO DO SOLO

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 COMPREENDER QUE O INTERIOR DO PLANETA É FORMADO POR DIFERNTES TIPOS DE MATÉRIA EM DIFERENTES ESTADOS FÍSICOS.
 IDENTIFICAR AS ROCHAS E O SOLO, COMO PRINCIPAIS
COMPONENTES DA LITOSFERA .
 CONHECER ALGUNS TIPOS DE SOLO, COM COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS.
 VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA A SOCIEDADE E A SUA PRESERVAÇÃO.



ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATRO BIMESTRES



 ANÁLISE E DISCURSSÃO DE TEXTO VERBAIS E NÃO VERBAIS.
 UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO PENSAMENTO.
 SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE IDÉIAS.
 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS.
 CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS.
 PESQUISA EM FONTES DIVERSAS: REVISTAS, JORNAIS, LIVROS, INTERNET E OUTRAS.
 ENTREVISTA E TROCA DE IDÉIAS COLETIVAS.
 MONTAGENS DE CARTAZES E MURAL INFORMATIVO.
 DESENHO, RECORTES E COLAGENS ILUSTRATIVAS.




2º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 CONVIVÊNCIA ENTRE OS SERES VIVOS
TÓPICOS
• O ECOSSISTEMA BRASILEIRO
• DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS

 ESTUDAR E RECORDAR A CADEIA ALIMENTAR .
 RECONHECER O SER HUMANO COMO PRINCIPAL AGENTE MODIFICADOR DO ECOSSISTEMA.
 ADQUIRIR NOÇÕES DE DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO.
 RESPEITAR O DIREITO DOS ANIMAIS VIVEREM EM SEU HÁBITAT.
 SABER E TER CONSCIÊNCIA DO COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRE.
 VALORIZAR E TER ATITUDE NA EFICIENTE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL .













3º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 A REPRODUÇÃO


TÓPICOS
• A REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS
• A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS


HABILIDADES /COMPETÊNCIAS
 DIFERENCIAR A FECUNDAÇÃO EXTERNA E A FECUNDAÇÃO INTERNA DOS ANIMAIS.
 CONHECER ALGUMAS FORMAS DE REPRODUÇÃO VEGETATIVA DAS PLANTAS.
 VALORIZAR ATITUDES POSITIVAS PARA A PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS E PLANTAS.

EIXO TEMÁTICO
 A REPRODUÇÃO HUMANA
TÓPICOS
• A ADOLESCÊNCIA NO CICLO DE VIDA
• O SISTEMA GENITAL HUMANO
• RELAÇÕES ENTRE OS SISTEMAS E O AMBIENTE
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 RELACIONAR AO COTIDIANO AS MUDANÇAS CARACTERÍSTICAS DA PUBERDADE.
 RECONHECER AS FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DOS SISTEMAS GENITAIS MASCULINO E FEMININO.
 VALORIZAR O CORPO E PROPORCIONA– LHE SAÚDE.
 PERCEBER A RELAÇÃO DIRETA ENTRE O ORGANISMO HUMANO, SEUS SISTEMAS INTEGRADOS E O AMBIENTE NUMA TROCA CONSTANTE DE MATÉRIA.
 RESPEITAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS EM SUAS DIVERSAS ETAPAS DA VIDA.
 RECONHECER ALGUMAS MUDANÇAS FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS QUE OCORREM NA PUBERDADE.
 COMPREENDER A FECUNDAÇÃO DO ÓVULO É O INICIO DA FORMAÇÃO DO BEBÊ, NO ÚTERO MATERNO.
 VALORIZAR AMAMENTAÇÃO COMO IDEAL PARA ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ.



4º BIMESTRE


EIXO
 SISTEMA ENDÓCRINO

 SISTEMA NERVOSO

 FORMAS E USOS DA ENERGIA
TÓPICOS
• ÓRGÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO
• O SISTEMA NERVOSO
• O SISTEMA DE DEFESA E PROTEÇÃO DO ORGANISMO
• A ENERGIA
• A ENERGIA TÉRMICA
• A ENERGIA ELÉTRICA
• O MAGNETISMO
• RE FLETIR SOBRE OS PERIGOS DO CONSUMO EXAGERADO DE ÁLCOOL.
• DIFERENCIAR AÇÕES VOLUNTÁRIAS DE AÇÕES INVOLUNTÁRIAS.
• IDENTIFICAR ALGUMAS AÇÕES REFLEXAS.
• RESPEITAR AS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS, VALORIZANDO AS ATITUDES DE INCLUSÃO SOCIAL.
• ENTENDER A ENERGIA COMO O FATOR QUE POSSIBILITA A REALIZAÇÃO DE DIVERSAS ATIVIDADES, TANTO DE MÁQUINAS COMO DO CORPO HUMANO.
• DIFERENCIAR FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS DE ENERGIA.
• IDENTIFICAR OS CONCEITOS DE ENERGIA TÉRMICA, CALOR E TEMPERATURA.
• VALORIZAR O VALOR DA ENERGIA ELÉTRICA NO MUNDO DE HOJE E A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DESSA ENERGIA .
• IDENTIFICAR BONS E MAUS CONDUTORES DE CALOR E DE ENERGIA.
• VALORIZAR O USO RACIONAL DO PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE




EIXO TEMÁTICO
 CONHECENDO NOSSO PLANETA
 MINAS GERAIS
 A REPRESENTAÇÃO DA TERRA
 REPRESENTANDO O ESPAÇO DE MINAS GERAIS

TÓPICOS
• A FORMA E OS MOVIMENTOS DA TERRA
• OCEANOS E CONTINENTES
• MAPAS
• A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO PAPEL
• MAPEAMENTO DO BRASIL, MINAS GERAIS E IBIRITÉ
• OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• AS DIFERENTES PAISAGENS DE MINAS
• OS ESPAÇOS E SUAS REPRESENTAÇÕES
• MINAS GERAIS ,UMA PARTE DO BRASIL
• O MUNICÍPIO ONDE VOCÊ MORA
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 CONHECER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA.
 RELACIONAR O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO À EXISTÊNCIA DO DIA E DA NOITE.
 RELACIONAR O MOVIMENTO DE TRANLAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DO ANO E A DURAÇÃO DO ANO TERRESTRE.
 RELACIONAR A INCLINAÇAO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA À EXISTÊNCIA DO DIA E DA NOITE.
 IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE MAPAS.
 LOCALIZAR-SE UTILIZANDO (PONTOS CARDEAIS) .
 IDENTIFICAR PARALELOS MERIDIANOS E HEMISFÉRIO DA TERRA, UTILIZANDO ESSAS REFERÊNCIAS COMO ELEMENTOS PARA AUXILIAR NOSSA LOCALIZAÇÃO NO PLANETA QUE HABITAMOS.
 RECONHECER E DESCREVER OS ELEMENTOS SOCIAIS E NATURAIS DA PAISAGEM.
 RECONHECER NAS PAISAGENS AS DIFERNÇAS EM RELAÇÕES AO MODO DE VIDA.
 LOCALIZAR O MUNICÍPIO E O ESTADO ONDE VIVE, ASSIM COMO RECONHECER-SE COMO MORADOR DESSE ESPAÇO.
 LOCALIZAR MINAS GERAIS NO ESPAÇO BRASILEIRO.

2º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 NATUREZA E TRABALHO NAS PAISAGENS DE MINAS
 FORMAS NATURAIS NA PAISAGEM
 AS ÁGUAS NA PAISAGEM
 O CAMINHO DAS ÁGUAS
 FORMAS DE RELEVO
 A HIDROGRAFIA DO BRASIL
 BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO
TÓPICOS
• A S DIFERENTES FORMAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
• OCUPANDO E MODIFICANDO AS FORMAS DO RELEVO
• O RELEVO TERRESTRE
• O RELEVO BRASILEIRO
• OS RIOS E O SEU APROVEITAMENTO
• A HIDROGRAFIA BRASILEIRA
• VALES, CÂNIONS E CACHEIRAS
• PRESERVAR A ÁGUA É PRESERVAR A VIDA
• CLIMAS DO BRASIL
HABILIDADES
 IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.
 COMPREENDER QUE O RELEVO É MODIFICADO PELA AÇÃO DO HOMEM E DA NATUREZA.
 CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DO RELEVO BRASILEIRO.
 UTILIZAR A LEITURA DE MAPAS
 CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE UM MAPA.
 COMHECER AS PARTES DE UM RIO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA.
 IDENTIFICAR DIFERNTES USOS DAS ÁGUAS DOS RIOS.
 DEBATER A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO CURSO DE ÁGUA.
 CONHECER AS PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL.
 DIFERENCIAR CLIMA E TEMPO.
 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CLIMAS DO BRASIL.
 IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS.
 CONHECER O EFEITO DA DEVASTAÇÃO E DISCUTIR O QUE DEVE SER FEITO PARA A PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.
 REFLETIR A AÇÃO HUMANA EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS NATURAIS.





3º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 POVO MINEIRO NA PAISAGEM
 MUITAS DIFERENÇAS, UMA SÓ IDENTIDADE
 A POPULAÇÃO BRASILEIRA
 MEIOS DE TRANSPORTE BRASILEIRO
 MEIOS DE COMUNICAÇÃO BRASILEIRA
 O TRABALHO E O USO DOS RECURSOS NATURAIS
 O TRABALHO NO BRASIL
 POPULAÇÃO E URBANIZAÇÃO
TÓPICOS
• AS CIDADES E A MESORREGIÕES MINEIRAS
• DIVERSAS PAISAGENS E MODO DE VIDA
• A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NO TERRITÓRIO
• A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
• HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA -LEI Nº 10.639/03
• OS IMIGRANTES
• PROBLEMAS DO EXCESSO DE POPULAÇÃO NAS CIDADES
• INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CULTURAS
• MEIOS DE TRANSPORTE
• MEIOS DE COMUNICAÇÃO
• O TRABALHO NOS SETORES ECONÔMICOS
• SUBEMPREGO E DESEMPREGO
• TRABALHO INFANTIL
• DIREITOS TRABALHISTAS
• CONDIÇÕES DE TRABALHO
• OS RECURSOS NATURAIS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.
 ENTENDER O CONCEITO DE MIGRAÇÃO E SUAS CAUSAS.
 ADQUIRIR POSTURA CRÍTICA ANTE A DESIGUALDADE SOCIAL, COMPREENDENDO SUAS CAUSAS.
 CONHECER ASPECTOS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E COMO ELA É DISTRIBUIDA NO TERRITÓRIO.
 DISCUTIR SOBRE OS PROBLEMAS DO EXESSO DE POPULAÇÃO NOS BAIRROS E CIDADES.
 CONCLUIR QUE O POVO BRASILEIRO VEM DA MISTURA DE MUITOS POVOS.
 IDENTIFICAR O NÚMERO APROXIMADAMENTE DE HABITANTES NO BRASIL.
 RELACIONAR A NECESSIDADE DE MEIOS E VIAS DE TRANSPORTES EFICAZES À EXTENSÃO TERRITORIAL DO BRASIL.
 RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS E VIAS DE TRANSPORTE.
 IDENTIFICAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE, RELACIONANDO-OS ÀS VIAS QUE UTILIZAM.
 IDENTIFICAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA À POPULAÇÃO.
 NOMEAR AS MAIS IMPORTANTES EMPRESAS BRASILEIRAS NO SETOR DAS COMUNICAÇÕES, RELACIONANDO-AS ÀS RESPECTIVAS SIGLAS.
 CONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE CEP, DDD E OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÕES MODERNAS.
 PERCEBER A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NO PÁIS.
 CONHECER O TRABALHO NOS DIFERENTES SETORES ECONÔMICOS.
 IDENTIFICAR OS RECURSOS RENOVÁVEIS E OS NÃO RENOVÁVEIS.






4º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 PROBLEMAS SOCIAIS
 PROBLEMAS AMBIENTAIS
 O POVO DE MINAS
 CIDADANIA E PRESERVAÇÃO
 MUNICÍPIOS DE MINAS
 O BRASIL E SUAS REGIÕES
 AGRICULTURA, PECUÁRIA, INDÚSTRIA
TÓPICOS
• URBANIZAÇÃO NO BRASIL
• MAPAS TRBALHANDO TODAS AS REGIÕES
• AS PAISAGENS E O POVO DO SERTÃO MINEIRO
• ORGANIZAÇÕES NÃO- GOVERNAMENTAIS
• REGIÃO NORTE
• REGIÃO NORDESTE
• REGIÃO CENTRO-OESTE
• REGIÃO SUDESTE
• REGIÃO SUL

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS

 DISTINGUIR E CARACTERIZAR OS TIPOS DE AGRICULTURA.
 RECONHECER OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A PEQUENA PRODUÇÃO AGRÍCULA NAS REGIÕES.
 RECONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO O HOMEM DO CAMPO.
 DISTINGUIR OS TIPOS DE CRIAÇÃO DE GADO.
 CONCLUIR QUE A INDÚSTRIA CONTRIBUI PARA A ECONOMIA BRASILEIRA.
 RELACIONAR AS REGIÕES NATURAIS ÀS PRINCIPAIS INDÚSTRIAIS QUE POSSUEM.
 RECONHECER COMO SE REALIZA A ATIVIDADE COMERCIAL.
 VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL DO PAÍS COM BASE EM SUAS MANIFESTAÇÕES REGIONAIS.





ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE



EIXO
 O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA
 A MINERAÇÃO NO BRASIL

TÓPICOS


• IDENTIFICAR A HISTÓRIA EM UM LUGAR
• CONHECER UMA LINHA DO TEMPO
• AS GRANDES NAVEGAÇÕES
• A EXPLORAÇÃO DAS TERRAS PORTUGUESAS NA AMÉRICA
• VIDA COLONIAL NOS PRIMEIROS SÉCULOS.
• MORADIA E ALIMENTAÇÃO
• A EXPANSÃO TERRITORIAL E A DESCOBERTA DO OURO.
• A CORRIDA DO OURO
• A RIQUEZA E A POBREZA NAS VILAS MINEIRAS
• COMO SE VIVE NA REGIÃO DAS MINAS
• HISTÓRIAS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA LEI Nº 10.639/03
HABILIDADES
 PERCEBER QUE AS VIAGENS MARÍTIMAS PORTUGUESAS, EM PARTICULAR A VIAGEM DE PEDRO ÁLVARES CABRAL, DERAM INÍCIO A UMA NOVA FASE NA HISTÓRIA DAS TERRAS QUE VIVIAM A SER CHAMADAS DE BRASIL
 RECONHECER A FUNDAÇÃO DE ESCOLAS DE SAGRES E AS GRANDES INVENÇÕES COMO FATORES QUE FACILITARAM AS VIAGENS MARÍTIMAS
 RECONHECER O TRATADO DE TORDESILHAS COMO UM ACORDO ENTRE PORTUGUAL E ESPANHA PARA A DIVISÃO DE TERRAS DESCOBERTAS E POR DESCOBRIR
 DESTACAR A FUNÇÃO DO BRASIL ENQUANTO COLÔNIA PORTUGUESA
 EXPLICAR A VIDA DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS PARA O BRASIL
 RECONHECER OS QUILOMBOS COMO FORMA DE RESISÊNCIA DOS ESCRAVOS CONTRA A ESCRAVIDÃO
 CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL, PARTE IMPORTANTE DELE REUNIDA NAS CIDADES MINEIRAS

ETRATÉGIAS A SEREM USADADS NO 1º, 2º, 3º E 4º BIMESTRE
RODAS DE CONVERSA COLETIVA.
ATIVIDADE COM MÚSICA.
ENTREVISTAS.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS, EM DUPLA OU GRUPOS.
ATIVIDADE COM RECORTES DE JORNAIS.
ATIVIDADE COM PALAVRAS CRUZADAS.
ATIVIDADE LÚDICA SOBRE PROFISSÕES.
ATIVIDADE COM CARTAZ.
ELABORAÇÃO DE MURAL.
ANÁLISE DE IMAGEM HISTÓRICA.
ATIVIDADE COM MAPA.
ATIVIDADE PESQUISA.





2º BIMESTRE

EIXO
 O SEGUNDO IMPÉRIO
 DA MONARQUIA À REPÚBLICA
TÓPICOS
• O REINO DO CAFÉ
• MODERNIZAÇÃO À BRASILEIRA
• O BRASIL NÃO ERA SÓ CAFÉ
• O IMPÉRIO ENTRA EM CRISE
• A PRIMEIRA REPÚBLICA
• AS INDÚSTRIAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
• NOVIDADES URBANAS
• A REUBANIZAÇÃO DA CAPITAL FEDERAL
HABILIDADES
 ORDENAR ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM O PROCESSO DE ABOLIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL
 IDENTIFICAR AS ÁREAS PRODUTORAS DOS PRINCIPAIS ARTIGOS DA ECONOMIA BRASILEIRA DO SEGUNDO REINADO
 IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO REGIME REPUBLICANO
 COMPREENDER A PERIODIZAÇÃO DA PRIMEIRA REPUBLICA











3º BIMESTRE

EIXO
 MOVIMENTO NO CAMPO E NAS CIDADES
 O LONGO GOVERNO VARGAS
TÓPICOS
• REBELDES DO CAMPO
• REBELDES DAS CIDADES
• A ARTE DA REBELDIA E DO HUMOR
• O FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA
• A CAMINHO DE UMA DITADURA
• POLITICA E INDÚSTRIA NO BRASIL DO ESTADO NOVO
• CIDADES CADA VEZ MAIORES
HABILIDADES
 ESTABELECER COMPARAÇÕES SOBRE O MECANISMO ELEITORAL NO BRASIL NO PRESENTE E NO PASSADO
 ORGANIZAR INFORMAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
 RECONHECER NO RÁDIO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROPAGANDA POLÍTICA DO ESTADO NOVO
 INTERPRETAR LINHA DO TEMPO CONTENDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS FATOS DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS








4º BIMESTRE


EIXO
 ENTRE DUAS DITADURAS
 O BRASIL DA VIRADA DO SÉCULO
TÓPICOS
• DITADURAS E DEMOCRACIA
• MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO
• RESISTÊNCIA E HUMOR CONTRA A DITADURA
• A VOLTA DA DEMOCRACIA
• O BRASIL NO MUNDO GLOBALIZADO
• O BRASIL E OS ESPORTES

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
 COMPARAR OS GOVERNOS DEMOCRÁTICOS COM OS GOVERNOS DITATORIAIS

 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS FATOS OCORRIDOS DURANTE OS GOVERNOS MILITARES
 RECONHECER OS PRINCIPAIS FATOS RELACIONADOS AO RETORNO DO PAÍS AO REGIME DEMOCRÁTICO
 RELACIONAR A PROMULGAÇÃO DE UMA NOVA CONSTRUÇÃO BRASILEIRA AO RETORNO DO PAÍS AO REGIME DEMOCRÁTICO
 NOMEAR O ATUAL PRESIDENTE DO BRASIL
 IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO BRASIL NA ATUALIDADE
 DESENVOLVER ALGUMAS NOÇÕES SOBRE O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
 FORMAR ATITUDE CRÍTICA DIANTE DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL

































ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES
 NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO
TÓPICOS
• RECORDANDO NÚMEROS
• NÚMEROS NATURAIS
• PROPRIEDADE DE ADIÇÃO
• ADIÇÃO
• ADIÇÃO COM RESERVA
• REVISÃO DE TODAS AS DIFICULDADES OPERATÓRIAS
• SUBTRAÇÃO
• PROVA REAL
• SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO
• MULTIPLICAÇÃO COM MULTIPLICADOR COM 1 SÓ ALGARISMO E COM 2 ALGARISMOS E RESERVA
• DIVISÃO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100, 1.000
• DOBRO, TRPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO E SEXTUPLO
• EXPRESSÕES NÚMERICAS
• PROBLEMAS ENVOLVENDO AS 4 OPERAÇÕES
• GEOMETRIA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, ESFERA, CUBO, PARALELOGRAMA, PIRÂMIDE, CILINDRO E CONE
HABILIDADES DA FOLHA
 ESCOLHER






2º BIMESTRE

EIXO
 MEDIR, COMPOR E CONTAR
 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
 DECIMAL
 CÉDULAS E MOEDAS BRASILEIRAS
 NÚMEROS PARES E IMPARES
 NÚMEROS ROMANOS
 MEDINDO COMPRIMENTOS
 LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS
DIVISORES
 CREITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
 MÁXIMO DIVISOR COMUM
 NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS PRIMOS
 DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM FATORES PRIMOS
MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
 CAUCULAR O MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
NÚMEROS RACIONAIS
 UM MEIO/UM TERÇO/ UMQUARTO
 OUTRAS FRAÇÕES
 SITUAÇÕES DE FRAÇÕES
 NUMERADOR E DENOMINADOR
LEITURA DE FRAÇÕES
 TIPOS DEFRAÇÕES
 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DEFRAÇÕES
 NUMEROS MISTOS
 FRAÇÕES EQUIVALENTES
 SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES MULTIPLICAÇÕES DE FRAÇOES
 DIVISÃO DE FRAÇÕES
GEOMETRIA
 RETA
 PONTO POSIÇÕES OCUPADAS POR DUAS RETAS
 SEGMENTO DE RETAS
 MEDIDA DE UM SEGMENTO
 SEMI-RETA




















3º BIMESTRE

EIXO
 REPRESENTAÇÃO DECIMAL DOS NÚMEROS RACIONAIS
 POR CENTO GEOMETRIA
 MEDIDAS DE MASSA
 MEDIDA DE CAPACIDADE
TÓPICOS
• FRAÇÃO DECIMAL
• DÉCIMO, CENTESIMO, MILÉSIMO
• OS NÚMEROS DECIMAIS

Para pensar...

EDUCAÇÃO NA MÍDIA _ Movimento Todos Pela Educação

03 de março de 2011
OPINIÃO: A DESILUSÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI
''A Educação não precisa de reforma, mas de uma revolução'', afirma Luísa Galvão Lessa

O Sistema Educacional, no Brasil, é muito antiquado, não atende as necessidades dosalunos e da sociedade. Para começar, a Escola iguala todos os alunos, ela não procura saber a realidade e o nível de aprendizagem de cada um. O ambiente Escolar não proporciona uma aprendizagem significativa e esquece que cada aluno é um mundo a ser descoberto e explorado.

Essa atual realidade é uma decepção. Sonhei que no século XXI os jovens seriam solidários, empreendedores e amariam a arte de pensar. Mas muitos vivem alienados, não pensam no futuro, não têm garra e projetos de vida. Promovem arruaças, em via pública, e vão à Escola por obrigação. professores e alunos vivem juntos, durante anos, dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros, não se conhecem, não conhecem suas famílias.

Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores, deles mesmos. A culpa é dos ilustres professores? Não! A culpa é do Sistema Educacional doentio que se arrasta por séculos. Um sistema que jogou o professores na vala do esquecimento, do desprestígio, do pouco apreço.

Esse sistema do século XXI alimenta estudantes marginais, que furtam os colegas dentro das salas de aula. Não penaliza aqueles que fazem arruaças nos arredores das Escolas, insultam velhos e crianças, famílias, fazem sexo em via pública, como animais, sem que as autoridades lhes dêem a devida punição.

Não há uma guarda Escolar capaz de encaminhar os alunos para suas casas, ao término das aulas, eles ficam perambulando pelas ruas, sujeitos a má sorte, a cometer delitos da mais variada natureza. E são jovens que estão sob a guarda do Constituição Federal para receber Educação de qualidade...

Contrariamente ao passado, neste século XXI, o conhecimento se multiplicou, as Escolas se expandiram como em nenhuma outra época, mas não estão formando jovens criadores de idéias, jovens que traçam metas e objetivam cumpri-las e sendo capazes de enfrentar seus obstáculos para alcançá-las.

É por isso que os alunos perderam o prazer de aprender, a Escola deixou de ser uma aventura agradável para ser um"martírio" onde "ninguém aprende mais nada.

Todavia, a Educação Escolar ainda é um espaço privilegiado para crianças, jovens e adultos das camadas populares terem acesso ao conhecimento científico e artístico do saber sistematizado e elaborado. A Escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local mais discriminador.

Tanto é assim que existem Escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade, respectivamente. Por isso trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino-aprendizagem. A Escola em que ele foi formado e na qual trabalha é reprodutora do conhecimento da classe dominante, classe esta, que dita as regras e determina o que deve ser transmitido aos alunos.

Mas, se o professor for detentor de um saber crítico, poderá questionar esses valores e saberá extrair desse conhecimento o que ele tem de valor universal.

É preciso, então, neste século XXI, que a Escola se torne atraente, motive o jovem a freqüentá-la, que os pais acompanhem os filhos. Que os filhos respeitem os pais, osprofessores, a Escola, as famílias, os colegas, a sociedade, os valores morais. Que os jovens desejem melhorar o mundo, não desabem, ao contrário, no sub-mundo do crime, roubando, furtando, assaltando, tudo em nome da menor idade.

O país precisa mudar, a sociedade necessita exigir ações enérgicas do Governo. Afinal, desejamos um mundo harmônico, onde todos possam viver, trabalhar, conviver em paz.

A Educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A Educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.

DICAS DE GRAMÁTICA

EM FUNÇÃO DE QUÊ? -Tornou-se comum a expressão em função de em frases como "cheguei atrasado em função do trânsito" ou "ele morreu em função de uma pneumonia". No entanto, em função de significa finalidade e não causa. Se cheguei atrasado foi por causa do trânsito e se ele morreu foi em virtude da pneumonia. Certo é dizer: "ele vive em função do dinheiro", ou seja, ele vive para o dinheiro, com a finalidade de ganhar dinheiro.

PARA AGRADAR GREGOS E ROMANOS - Expressar-se corretamente é também enriquecer o vocabulário. Dos idiomas grego e latino procedem palavras que, muitas vezes, são sinônimas entre si: contraveneno e antídoto, oposição e antítese, transformação e metamorfose, moral e ética, rei e monarca, fim e epílogo. As primeiras vieram do latim. As outras, do grego.

Luísa Galvão Lessa – É Pós-Doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montréal, Canadá; Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Membro da Academia Brasileira de Filologia: Membro da Academia Acreana de Letras
Fonte: A Gazeta (AC)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Plano de Curso Anual do Quinto Ano do Ensino Fundamental I

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
5º ANO DE ESCOLARIDADE
ETAPA: 1º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 NOVA REGRA ORTOGRÁFICA DO ALFABETO
 DIVISÃO SÍLABICA
 SUBSTANTIVOS
 SÍLABA TÔNICA
 POEMAS E POESIAS
 TEXTO INFORMATIVO
 NARRATIVA
 FRASE E ORAÇÃO
 SUJEITO E PREDICADO
 MUNDO ANIMAL
 NOTÍCIAS FALADAS
 SINÔNIMO , ANTÔNIMOS E HOMÔNIMOS
 INTERJEIÇÃO
 PALAVRAS COM A DIFICULDADE DA TURMA
 SONS DO S
 PALAVRAS COM SC , SC E XC
 PRODUZIR TEXTOS FORMATIVOS, INFORMATIVOS
TÓPICOS
• ORDEM ALFABÉTICA DE 1ª E 2ª LETRA
• CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
• OXÍTONA, PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA
• REGRAS DE ACENTUAÇÃO DE ACORDO COM A REFORMA
• CONCEITO DE SINÔNIMO E ANTÔNIMO
• TRABALHAR AS INTERJEIÇÕES
• DIFERENCIAR OS SONS DAS PALAVRAS POR MEIO DA LEITURA
• CONCEITUAR FRASE, OPERAÇÃO, SUJEITO E PREDICADO
• DIFERENCIAR OS TEXTOS
HABILIDADES/COMPENTÊCIAS
 COMPREENDER O USO DO DICIONÁRIO.
 PERCEBER A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA.
 SEPARAR CORRETAMENTE PALAVRAS EM SÍLABAS.
 UTILIZA-SE DESSE RECURSO NO FINAL DA LINHA.
 CLASSIFICAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS.
 REVER OS CONCEITOS E USOS DESSES SUBSTANTIVOS.
 COMPREENDER E DIFERENCIAR SUBSTANTIVO CONCRETO E ABSTRATO.
 REVER O CONCEITO DE SÍLABA TÔNICA.
 IDENTIFICAR E CLASSIFICAR QUANTO A SÍLABA TÔNICA.
 LER E INTERPRETAR POEMAS E POESIAS.
 COMPREENDER O POEMA POR MEIO DA LEITURA E DOS RECURSOS GRÁFICOS.
 IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO.
 IDENTIFICAR A IMPRESSÃO QUE O POEMA PROVOCA NA LEITURA.
 LER E INTERPRETAR TEXTOS INFORMATIVOS.
 FORMAR OPINIÕES E ARGUMENTOS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS.
 PERCEBER A ESTRUTURA DO TEXTO.
 IDENTIFICAR O ASSUNTO DO TEXTO.
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES NO TEXTO
 RECONHECER AS MARCAS DE TEMPO.
 COMPREENDER O COMEÇO, O MEIO E O FIM DA HISTÓRIA.
 IDENTIFICAR ELEMENTOS DA NARRATIVA.
 ACENTUAR PALAVRAS E EXPLICAR PORQUE DEVEM SER ACENTUADAS.
 COMPREENDER ACENTUAÇÃO TÔNICAS DAS PALAVRAS.
 RE VER O CONCEITO DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS.
 COMPREENDER E EMPREGAR CORRETAMENTE OS HOMÔNIOS.
 COMPREENDER O QUE AS INTERJEIÇÕES EXPRESSAM.
 CONHECER AS PRINCIPAIS INTERJEIÕES.
 IDENTIFICAR OS SONS DO S POR MEIO DA LEITURA.
 PERCEBER QUE O SOM /S/ PODE SE REPRESENTADO POR DIFERENTES LETRAS: S, SS, Ç, X, SC, C, SC.
 PERCEBER QUE PALAVRAS ESCRITAS COM SC. SC E XC TÊM SOM DE S.
 PERCEBER QUE , NA DIVISÃO SILÁBICAS , AS LETRAS SC,SC,E XC FICAM EM SÍLABAS SEPARADAS.
 PRODUZIR TEXTOS EM FORMA DE LISTAS.
 PRODUZIR TEXTOS EM FORMATAÇÃO DE TEXTO LEGAIS (LEIS).
 PRODUZIR TEXTOS QUE TRAGAM ALGUMA INFORMAÇÃO.
 PRODUZIR TEXTOS QUE TRAGAM ALGUM CRESCIMENTO PESSOAL .



















IUIRT7I7TYJHCFGVBNXCVN
ÇBJKLBH
ILHJK, BJ,





2º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 S. O.S MATAS E FLORESTAS
 DE OLHO AMAZÔNIA
 PRODUZIR ARTIGO INFORMATIVO
 NÚMERAL
 TRASFORMAR NARRATIVA NÃO VERBAL EM NARRATIVA VERBAL
 TEXTOS HUMORÍSTICOS
 NARRATIVAS
 CHARGES
 QUADRINHOS
 FÁBULAS
 PARÓDIA
 GÊNERO DO SUBSTANTIVO
 USO DA VÍRGULA ADJETIVO
 ADJETIVOS PÁTRIOS
 GRAU DO ADJETIVO
 USO DE PORQUE
 PALAVRAS COM SÃO E ZÃO
 PALAVRAS TERMINADAS EM ESA E EZA
 PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA
 PALAVRAS COM X E CH
 CONTRUÇÃO DE HISTÓRIA USANDO DIÁLOGOS
 REESCRITA DA HISTÓRIA DO TEXTO A PARTIR DE COMEÇO DADO
 TEXTO ARGUMENTATIVO
TÓPICOS
• TEXTO INFORMATIVO
• LEITURA DE GRAFICOS
• SABER A IMPORTÂNCIA DE PRODUZIR ARTIGO INFORMATIVO
• TRABALHAR NUMERAL
• ESCRITA DAS PALAVRAS LH/ LI
• TRABALHAR TEXTO TEATRAL
• INFORMAÇÃO A RESPEITO DE NARRATIVA
• INTERPRETAR TEXTOS HUMORÍSTICOS
• SABER O CONCEITO DE FÁBULA
• IMPORTÂNCIA DO USO DA VÍRGULA
• ESCREVER SOBRE OS ADJETIVOS
• SABER ESCREVER DIVERSAS PALAVRAS DESCONHECIDAS
HABILIDADES/COMPENTÊCIAS
 INTERPRETAR TEXTO .
 LER E INTERPRETAR TEXTOS DO GÊNERO.
 DIFERENCIAR OS FORMATOS DOS TEXTOS.
 PERCEBER A RELAÇÃO DOS TEXTOS HUMORÍSTICOS COM FATOS DA VIDA REAL.
 REVER O CONCEITO DE FÁBULAS.
 COMPREENDER A FÁBULA E SUAS MORAIS.
 IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.
 RELACIONAR OS FATOS DAS HISTÓRIAS COM SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR E DOMÉSTICO.
 RECONHECER UMA PARÓDIA.
 LER E INTERPRETAR UMA PARÓDIA.
 PERCEBER OS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGEM QUE PODEM SER USADOS NUMA PARÓDIA (HUMOR, DRAMA E OUTROS). COMPREENDER E RECONHECER OS GÊNEROS DOS SUBSTANTIVOS.
 APLICAR ADEQUADAMENTE OS GÊNEROS DOS SUBSTANTIVOS.
 COMPREENDER E APLICAR CORRETAMENTE O CONCEITO DE SUBSTANTIVOS EPICENOS, COMUM DE DOIS GÊNEROS E SOBRECOMUM.
 ADEQUAR CORRETAMENTE O SUBSTANTIVO FLEXIONANDO-O DE ACORDO COM O NÚMERO E GRAU.
 REVER O CONCEITO E USO DA VÍRGULA
 EMPREGAR CORRETAMENTE A VÍRGULA.
 REVER O CONCEITO DE ADJETIVO.
 IDENTIFICAR ADJETIVOS EM FRASES E TEXTOS.
 COMPRENDER O CONCEITO DE ADJETIVO PÁTRIO.
 IDENTIFICAR OS ADJETIVOS PÁTRIOS RELACIONADOS A CADA ESTADO BRASILEIRO.
 REVER O CONCEITO DE GRAU DO ADJETIVO.
 USAR O GRAU COMPARATIVO DE IGUALDADE, SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE.
 COMPREENDER O USO DE POR QUE, PORQUE, POR QUÊ E PORQUÊ.
 USAR CORRETAMENTE ESSAS PALAVRAS.
 PERCEBER QUE AS PALAVRAS TERMINADAS EM VOGAL + SÃO E ZÂO TÊM O MESMO SOM.
 CONCLUI QUE MUITAS PALAVRAS TERMINADAS EM ZÂO ESTÃO NO AUMENTATIVO.
 CONCLUIR QUE PALAVRAS QUE TÊM S NA ÚLTIMA SÍLABA FAZEM AUMENTAR EM SÃO.
 IDENTIFICAR A ORIGEM DOS SUBSTANTIVOS TEMINADOS EM EZA.
 TRANSFORMAR ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS.
 PERCEBER QUE TIPO DE PALAVRAS EM ESA.
 CONCLUIR A REGRA DE PALAVRAS TERMINADAS EM ESA E EZA.
 PERCEBER QUE PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA TÊM O MESMO SOM.
 CONCLUIR QUE EXISTEM POUCAS PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA
 ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS TERMINADAS EM ANSA E ANÇA.
 COMPLETAR PALAVRAS COM LETRAS S OU Ç .
 PERCEBER QUE O X EM ALGUMAS PALAVRAS TEM O MESMO SOM DE CH.
 PERCEBER OUTROS SONS DE X.
 PERCEBER QUE NÃO EXISTEM PALAVRAS COMEÇADAS COM EZ.
 PERCEBER QUE , DEPOIS DE DITONGO SE USA X.
 PERCEBER QUE EXISTEM POUCAS PALAVRAS COM ME+CH. A MAIORIA É ESCRITA COM ME+X.
 PRODUZIR TEXTOS COM DIÁLOGOS.
 ESCREVER E CONTINUAR HISTÓRIAS FAZENDO O USO DO DIÁLOGO.
 USAR CORRETA E ADEQUADAMENTE A PONTUAÇÃO NOS DIÁLOGOS PARA TRANSMITIR AS EMOÇÕES DO TEXTO.
 REESCREVER HISTÓRIAS A PARTIR DE FATOS OU CONTOS JÁ CONHECIDOS.
 MANTER OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA AFIM DE NÃO MUDAR O SENTIDO DA MESMA.
 CONTINUAR A HISTÓRIA PARTINDO DE UM DETERMINADO PONTA PRÉ-ESTABELECIDO.
 PRODUZIR TEXTO ARGUMENTATIVO.
 ELABORAR ARGUMENTOS COM INTUITO DE DEFENDER UMA OPINIÃO.
 IDENTIFICAR TEXTOS ARGUMENTATIVOS.




3º BIMESTRE

EIXO TEMÁTICO
 PRONOME
 PALAVRAS COM L /U
 GENTE BRASILEIRA
 HISTÓRIA EM QUADRINHOS
 VIDA DE ÍNDIO
 FALAS E PENSAMENTOS DOS PERSONAGENS
 PRODUZIR CRÔNICAS
 PALAVRAS COM O/U/OU
 DISCUTIR ATITUDES
 ENTREVISTAS
 RECONTO
 TEXTO JORNALÍSTICOS
 RESUMO
 DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS
 GRAU DO ADJETIVO-SUPERLATIVO
 PRONOMES
 PREPOSIÇÃO
 PRODUÇÃO DE TEXTO
 PALAVRAS COM ICE E ISSE
 EMPREGO DAS PALAVRAS HÁ E A
 EMPREGO DAS PALAVRAS (PARA) TRÁS, TRAZ E ATRÁS

TÓPICOS
• PRONOMES PESSOAIS E POSSESSIVOS
• ESCRITA CORRETAMENTE DE PALAVRAS COM L/U
• TEXTO EM QUADRINHOS
• TEXTOS INFORMATIVOS
• VERBOS DE ELOCUÇÃO
• TRABALHAR CRÔNICA
• FAZER ENTREVISTA
• FAZER RECONTO
• IDENTIFICAR A FUNÇÃO DA ENTREVISTA
• TRABALHAR PALAVRAS COM DIFICULDADES SURGIDAS NA TURMA

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 COMPREENDER A IMPORTÁNCIA E FAZER A REESCRITA.
 PERCEBER A RELAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM FATOS DA VIDA REAL.
 RECONTO LEVANDO OS ALUNOS A RECONTAREM ATRAVÉS DA RECRIAÇÃO DE TEXTOS.
 RECONHECER O GÊNERO .
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES.
 PERCEBER A LINGUAGEM FORMAL DO GÊNERO JORNALÍSTICA.
 RECONHECER UM RESUMO.
 ELABORAR UM RESUMO DE QUALQUER TIPO DE TEXTO CONTENDO AS INFORMAÇÕES BÁSICAS.
 PERCEBER A FUNCIONALIDADE DE UM RESUMO.
 IDENTIFICAR DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS.
 CRIAR CARTAZES, PANFLETOS, FOLDER E OUTROS PORTADORES OBSERVANDO AS NORMAS DE CONFECÇÃO.
 PERCEBER A FUNÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DOS VÁRIOS PORTADORES DE TEXTOS.
 ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM DESTES PORTADORES DE TEXTO E A IMAGEM.
 REVER O GRAU SUPERLATIVO.
 RECONHECER E APLICAR O GRAU SUPERLATIVO.
 PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE O GRAU SUPERLATIVO ANALÍTICO E O SUPERLATIVO SINTÉTICO.
 COMPREENDER O CONCEITO DE PRONOME PESSOAL DE TRATAMENTO.
 PERCEBER A FUNÇÃO DOS PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO.
 CONHECER OS PRONOMES PESSOAIS E SUAS ABREVIATURAS.
 E COMPREENDER O CONCEITO DE PREPOSIÇÃO.
 IDENTIFICAR AS PREPOSIÇÕES NAS FRASES E TEXTOS.
 CRIAR HISTÓRIAS A PARTIR DE UM OBJETO, PERSONAGEM OU LUGAR.
 DESCREVER CARACTERÍSTICAS DE OBJETOS, PERSONAGENS OU LUGARES.
 REESCREVER HISTÓRIAS LIDAS OU CONHECIDAS, USANDO AS PRÓPRIAS PALAVRAS, MAS SE MANTENDO FIEL AO CONTO.
 COMPREENDER A IDÉIA E ELEMENTOS CENTRAIS DE UM TEXTO OU FATO A SER CAPAZ DE TRANCREVÊ-LOS.
 COMPREENDER E UTILIZAR DE FORMA CORRETA E COMPLETA OS ELEMENTOS ESSÊNCIAS PARA CONFECÇÃO DE UM CARTAZ OU ANÚNCIO.
 LEVAR OS ALUNOS A CONCLUÍREM QUE AS PALAVRAS TERMINADAS POR ISSE SÃO VERBOS E QUE A MAIORIA DAS PALAVRAS TERMINADAS POR ICE SÃO SUBSTANTIVOS.
 PERCEBER QUE A PALAVRA HÁ É UM VERBO.
 PERCEBER QUE A PODE SER ARTIGO OU PREPOSIÇÃO.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS HÁ E A.
 PERCEBER QUE A PALAVRA MAS DÁ IDÉIA DE OPOSIÇÃO, E A PALAVRA MAIS , DE INTENSIDADE.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS MAS E MAIS.
 PERCEBER QUE A PALAVRA TRAZ É UMA FORMA VERBAL EMPREGADA NO TEMPO PRESENTE E QUE AS PALAVRAS TRÁS E ATRÁS SÃO ADVÉRBIOS DE LUGAR.
 EMPREGAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS ESTUDADAS.



4º BIMESTRE


EIXO TEMÁTICO
 TEXTO INFORMATIVO
 TEXTO FORMATIVO
 CARTAS
 BILHETES
 ADVÉRBIOS
 GÍRIAS
 DIÁRIO
 PONTUAÇÃO
 EMPREGO DAS PALAVRAS MAU /MAL, BEM /BOM
 EMPREGO DAS PALAVRAS ONDE E AONDE
 OS VERBOS TERMINADOS EM EM E EEM

TÓPICOS
• TEXTOS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE PESQUISAS
• TRABALHANDO JORNAL
• TRABALHAR TEXTO EM 1ª E 3ª PESSOA
• CONTINUAR ESTORIAS
• FAZER O USO CORRETO DE CARTAS E BILHETES
• CLASSIFICAR OS ADVÉRBIOS
• EMPREGO DOS VERBOS
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
 IDENTIFICAR UM TEXTO INFORMATIVO.
 USAR AS INFORMAÇÕES DO TEXTO LIDO.
 PRODUZIR TEXTO INFORMATIVOS ATRAVÉS DE DADOS OBTIDOS ATRAVÉS PESQUISAS.
 IDENTIFICAR UM TEXTO JORNALÍSTICO.
 LOCALIZAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO TEXTO.
 RECONHECER A FUNÇÃO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS.
 PRODUZIR TEXTOS EM 1ª E 3ª PESSOAS.
 CONTINUAR HISTÓRIAS.
 FAZER O RECONTO DE FATOS REAIS OU FICTÍCIOS.
 IDENTIFICAR O GÊNERO DO TEXTO POR MEIO DA LEITURA.
 RECONHECER A FUNÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DESSES GÊNEROS TEXTUAIS.
 FAZER USO CORRETO DESTES RECURSOS NO COTIDIANO.
 COMPREENDER O CONCEITO DE ADVÉRBIO.
 PERCEBER A FUNÇÃO DOS ADVÉRBIOS EM TEXTOS.
 CONHECER ALGUNS ADVÉRBIOS.
 CLASSIFICAR ADVÉRBIOS.
 EMPREGAR ADVÉRBIOS EM TEXTO E EM FRASES.
 IDENTIFICAR OS MODOS E AS VARIANTES DAS CONJUGAÇÕES VERBAIS.
 IDENTIFICAR UM DIARIO E SUA FUNÇÃO.
 APLICAR CORRETAMENTE A PONTUAÇÃO EM QUALQUER PROODUÇÃO ESCRITA.
 IDENTIFICAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
 LER COM ENTONAÇÃO (FAZENDO USO DA PONTUAÇÃO) OS DIVERSOS PORTADORES DE TEXTOS.
 RECONHECER E APLICAR CORRETAMENTE NA ESCRITA AS PALAVRAS MAU/MAL, BEM/BOM.
 USAR CORRETAMENTE NA ESCRITA AS EXPRESSÕES ONDE E AONDE.
 IDENTIFICAR OS VERBOS TERMINADOS EM: ÊM E ÊEM.
 FAZER USO CORRETO DAS PALAVRAS COM ESTAS TERMINAÇÕES VERBAIS.

ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS A SEREM USADOS NOS QUATROS BIMESTRES

 A PARTIR DO CONHECIMENTO PRÉVIO E DA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS, SÃO PROPOSTAS QUESTÕES QUE LEVAM OS ALUNOS A REFLETIREM , A COMPREENDER E A CONSTRUÍREM NOÇÕES OU CONCEITOS SOBRE AS DIFERENTES LINGUAGENS E OS VÁRIOS RECURSOS QUE PODEM SER EMPREGADOS PARA PRODUZIR MENSAGEM COM FUNÇÃO INFORMATIVA, POÊTICA, HUMORÍSTICAS, ETC.
 CAÇA PALAVRA.
 CRUZADINHA.
 TRABALHO EM GRUPO.
 CRIAR UM DICIONÁRIO
 CRIAR UM JORNAL DA SALA
 PESQUISA COM VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

IDEB (INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA

O IDEB (indice de desenvolvimento da educação básica) da Escola Estadual Professora Yolanda Martins é

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Primeiro ao quinto ano): 4,6

Anos Finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) : 3,0

Para uma Educação de Qualidade o índice é 6,0

O índice 6,0 o Governo Federal espera alcançar em 2021. Para que a Escola Estadual Professora Yolanda Martins possa melhorar esses índices, primeiro é preciso reduzir a superlotação de suas turmas. O trabalho pedagógico fica comprometido quando se tem turmas com mais de 50 alunos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Saturou-se!!!

A Escola Estadual Professora Yolanda Martins saturou-se!!!

Explico o termo.

A capacidade do prédio da escola de absorver alunos saturou-se!!!

A escola não comporta mais alunos nos turnos da manhã e tarde. Porque há salas onde o número de alunos matriculados supera o número 50!

Pasmem!!!

Eu disse 50!

Sabemos todos, que toda criança tem o direito à educação e à vaga na escola pública. Isso é fato! Mas, não se atende a essa criança alocando-a numa sala superlotada.

Pergunta: Onde fica a qualidade dessa educação?

Resposta: Fica comprometida!

Você já foi à Escola Estadual Professora Yolanda Martins nos turnos manhã e tarde? Não. Pois vá. Verá que o nível do barulho é estressante. E o barulho não tem nada de extraordinário. Onde há crianças, há barulho, isso é natural. O que não é natural é reunir um número muito grande de crianças e adolescentes num ambiente só. Isso é prejudicial.

Precisamos pressionar o Poder Público a construir mais uma escola na região do canal de Ibirité para absorver essa demanda.

Muitas mães saem com raiva da escola achando que a escola tem que aceitar seu filho. Tudo bem, a escola o aceita, é o 51o. Uma hora depois vem outra mãe, é o 52o. depois o 53o. e por aí vai. Quando isso vai parar?

Pressionemos o Poder Público a dar uma resposta melhor à comunidade escolar do que simplesmente obrigar a escola a aceitar a matrícula de mais um aluno numa turma que já tem mais de 50 alunos matriculados.