Escola é cultura!

Divulgando para o mundo as atividades culturais da escola.

quinta-feira, 7 de março de 2013

ATIVIDADES DIÁRIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
RUA TABAJARA, 800 LAGO AZUL  3533-1336
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INFORMATIVO PEDAGÓGICO PARA AS PROFESSORAS

SUGESTÃO DE MONTAGEM DE HORÁRIOS DE AULA

HORAS
SEG
TER
QUAR
QUIN
SEXT
DURAÇÃO

13 ÁS 15H10

2 H E 10MIN

P
P
M
M
P
P
M
M
P
ER
M

2ª A 5ª. 65’
6ª. 43’
CADA AULA
RECREIO
15’
15’
15’
15’
15’
15’

15H25 às 17h15

1H50







55’

CADA AULA

ATIVIDADES DIÁRIAS

1ª. Entrada: água e banheiro

2ª. Fila: ordem crescente, braço direito esticado e pontas dos dedos apoiado no ombro direito do coleguinha da frente. Espaço suficiente para caber um aluno: sem empurrar, sem bater, sem chutar, sem encostar um no outro.

3ª. Subir todos para a sala de aula em ordem, ninguém correndo na frente ou atrasando o andar do colega detrás, não pode “dar buracos” na fila. Na porta da sala de aula: damas entram primeiro.

4ª. Em sala de aula: fazer oração, 15’ de conversa livre (roda), nesse momento aproveitar para fazer a chamada individual.

5ª. Preencher a ficha diária:
Escola Estadual Professora Yolanda Martins
Boa Tarde!
Nome completo do aluno.
Nome completo da professora.
Nome da turma.
Ibirité, dia da semana, dia do mês, de 2013.
Perguntar: Como está o dia hoje? Quente, frio, nublado, ensolarado, confortável, desagradável.  Hoje é dia de quê? Qual a homenagem que se faz hoje?




6ª. Quantos somos e  empossar os ajudantes do dia.

7ª. Rotina do dia colocada no quadro, lembranças dos combinados.

8ª. Correção dos para-casa.

9ª. Mandar bilhetes para os pais dos alunos descompromissados com suas tarefas.

10ª. Manter na sala de aula o AMBIENTE ALFABETIZADOR!

11ª. Construir o sentimento de equipe, de pertencimento a uma TURMA.

FILOSOFIA DE TRABALHO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

Os ambientes mais criativos em nossa sociedade, são consistentes e previsíveis.”

Menos é mais!

            Construir o alicerce do “edifício educacional”. A base de toda e qualquer construção contém menos material em muito mais quantidade.
            Os conteúdos mais importantes são as atitudes e os procedimentos possibilitando aos conteúdos conceituais avançarem.

“Orientar a aprendizagem dos alunos para que refaçam seus esquemas de comportamento, de modo a que estes revertam em crescimento pessoal e se tornem algo significativo para as suas vidas, como pessoas desejosas de realização, é o desafio para o professor, que vê a aprendizagem não como a simples acumulação de conteúdos, mas como uma influência vital e construtiva no sentido de uma melhor maturidade mental, emocional e social”.  (grifos nossos).

Bibliografia:
BURTON, W. H & MURSELL, J. L. in: MARQUES, J. C. Ensinar não é transmitir. Porto Alegre, Globo, 1969. P 109. Apud: TURRA, Clodia Maria Godoy, et alii... Planejamento de Ensino e Avaliação. Porto Alegre, PUC, EMMA, 1975. P. 123.

CALKINS, Lucy McCormick. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre. Artes Médicas., 1989. p. 25.


Ibirité, 06 de março de 2013.

Breno José de Araújo
Especialista em Educação Básica
9575424




quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

LIMITE DE ALUNOS POR TURMA NO ESTADO DE MG


(*) ANEXO II da Resolução SEE nº 1.458, de 19 de novembro de 2009.
Critérios  para  composição  de turmas  e definição  do  número  de cargos  nas
escolas estaduais
I - Composição de turmas
a) nos anos iniciais do ensino fundamental:
- no 1º ano (fase introdutória) - 20 (vinte) alunos por turma;
- nos demais anos - 25 (vinte e cinco) alunos por turma;
b)  nos  anos  finais  do  ensino  fundamental  -  35  (trinta  e  cinco)  alunos  por
turma;
c) no ensino médio - 40 (quarenta) alunos por turma;
d) na educação especial - 8 (oito) a 15 (quinze) alunos por turma, conforme
a
deficiência.
II - Quadro de Pessoal:
a) - Os cargos de professor serão definidos da seguinte forma:
1  -  Professor  Regente  de  Turma  ou  de  Aulas:  o  número  necessário  para
atender  às  turmas  existentes  na  escola,  inclusive  de  Projetos  autorizados
pela SEE.
2  -  Professor  para  Ensino  do  Uso  da  Biblioteca:  para  a  escola  com  até  60
(sessenta) turmas, um professor por turno com o mínimo de 08 (oito) turmas
no turno.
Para  cada  conjunto  de  20  (vinte)  turmas  que  exceder  a  60  (sessenta)
turmas, a escola poderá ter mais um professor nessa função.
Serão considerados na quantificação de Professor para uso da Biblioteca os
servidores remanescentes dos cargos de Auxiliar de Biblioteca e Bibliotecário.
3 - Professor Eventual:
- de 05 a 15 turmas - 1
- de 16 a 30 turmas - 2 - de 31 a 45 turmas - 3
- acima de 45 turmas - 4
O  Professor  Eventual,  além  das  substituições  de  docentes,  deve  colaborar
com a Supervisão Pedagógica nas atividades de reforço a alunos.
b) - Especialista em Educação Básica - EEB:
Supervisor Pedagógico ou Orientador Educacional, atuando preferencialmente
nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O  Especialista  em  Educação  Básica,  sujeito  à  jornada  semanal  de  40
(quarenta)  horas,  ocupará  duas  vagas  e  cumprirá  essa  jornada  em  dois
turnos de quatro horas, que coincidirão, obrigatoriamente, com os turnos de
funcionamento da escola, não podendo ser computado o intervalo entre os
turnos.
- até 12 turmas - 1
- de 13 a 24 turmas - 2
- de 25 a 36 turmas - 3
- de 37 a 48 turmas - 4
- de 49 a 60 turmas- 5
Para  cada  conjunto  de  20  (vinte)  turmas  que  exceder  a  60  (sessenta)
turmas, a escola poderá contar com mais 1 (um) Especialista em Educação
Básica.
O Especialista  em Educação  Básica  que atua em unidade onde a direção é
exercida por Coordenador de Escola, além das atividades próprias do cargo,
dentre  elas  assumir  a  docência  em  falta  eventual  de  professor,  deverá
também assessorar a Coordenação nas questões administrativas.
Serão considerados na quantificação de Especialista em Educação Básica, os
servidores remanescentes do cargo de Pedagogo
c - Assistente Técnico de Educação Básica - ATB:
-O número de cargos será o resultado da divisão do número total de alunos
efetivamente matriculados na escola por 230 (duzentos e trinta), permitindose  o  arredondamento  do  resultado  dessa  divisão  para  o  número  inteiro
imediatamente  superior,  quando  da  operação  resultar  número  fracionado,
com dígito 5 (cinco) ou maior na primeira casa decimal. Os servidores detentores de cargo das carreiras de Assistente de Educação -
ASE  e  da  carreira  de  Analista  de  Educação  Básica  -  AEB,  exceto  os
identificados nas categorias profissionais de Assistente Social, Fisioterapeuta,
Fonoaudiólogo,  Psicólogo  e  Terapeuta  Educacional,  serão  considerados  na
quantificação de ATB.
O Secretário de Escola e o servidor em Ajustamento Funcional são excluídos
da quantificação.
A SRE, considerando o número total de turmas de escolas que, isoladamente,
não comportariam um ATB, poderá autorizar 1 (um) servidor para atender,
de forma nucleada, essas escolas.
d - Auxiliar de Serviços de Educação Básica - ASB:
O número de cargos será o resultado da divisão do número total de turmas
da escola, independentemente do nível de ensino ministrado pelo índice 2.4
(dois  inteiros  e  quatro  décimos),  permitindo-se  o  arredondamento  do
resultado  dessa  divisão  para  o  número  inteiro  imediatamente  superior,
quando  da  operação  resultar  fração  com  dígito  5  (cinco)  ou  maior,  na
primeira casa decimal.
As  turmas  dos  Projetos  Aprofundamento  de  Estudos  e  Aluno  de  Tempo
Integral serão consideradas para a quantificação dos Auxiliares de Serviços
de Educação Básica.
O servidor em ajustamento funcional será excluído da quantificação.
(*) Republicado o Anexo II da Resolução SEE nº 1.458, de 19 de novembro
de 2009, por conter incorreções na publicação do dia 20/11/2009

sábado, 22 de dezembro de 2012

SUGESTÃO DE LISTA DE MATERIAL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I


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LISTA DE MATERIAL – 1º AO 5º ANO (sugestão)
 8 cadernos brochurão capa dura –encapados
1 Caderno pequeno para recadUGEos
3 lápis de escrever
2 borrachas
1 caixa de lápis de cor
1 tesourinha sem ponta
1 Apontador
1 Cola ( grande)
500 folhas de papel oficio
100 folhas de papel ofício colorido
50 folhas de papel 60 kg
2 metros de TNT
2 folhas de EVA
1 pincel
Tinta guache – cores variadas
1 fita adesiva larga transparente
1 brilhocola
1 durex colorido
4 envelopes pardos
Observações:
  • Todos os materiais de uso pessoal deverão ser identificados com o nome do aluno. ( deve ser reposto durante o ano, caso necessite.)
  • Os materiais de uso coletivo deverão ser entregue no primeiro dia de aula, para professora do aluno. 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2013


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS

SUGESTÃO DE LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2013

ENSINO FUNDAMENTAL II (SEXTO AO NONO ANO)

ENSINO MÉDIO

·       15 cadernos, universitário, 01 matéria, 96 folhas, espiral, formato 200x275mm;

·       02 canetas azuis;

·       02 canetas pretas;

·       02 lápis, preto no. 02;

·       01 régua;

·       01 tesourinha sem ponta;

·       01 cola de 90 gramas;

·       01 pasta catálogo;

·       01 caixa de lápis de cor;

·       02 borrachas;

·       06 canetinhas;

·       02 apontadores;

·       01 caderno brochura costurado, ¼, 96 folhas, capa dura, formato 140x205mm.

 

Observação: A escola não recomenda a utilização de cadernos de dez matérias e muito menos o fichário. É uma estratégia pedagógica para propiciar a aprendizagem do aluno e sua conseqüente aprovação ao final do ano.

   

A direção.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM DOS ALUNOS PELA ESCOLA


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AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGENS


Eu_________________________________________________,responsável  pelo aluno(a)_________________________________________________, da turma ______________, autorizo que fotos e filmagens que incluam meu/minha filho (a) sejam feitas e utilizadas.

A) pela equipe da escola para fins pedagógicos;

B)para fins de divulgação do trabalho da escola ( informativos, encartes, folders, jornais internos e/ou semelhantes).

c) para fins de publicação no blog da escola: www.yolandamartinsnews.blogspot.com.br

D) para fins de divulgação no facebook.com

Estou ciente de que as imagens serão usadas apenas para fins pedagógicos e não comerciais, resguardadas as limitações legais e jurídicas.

Número de telefone fixo/celular:_____________/__________________


__________________________________________
Assinatura do responsável


Ibirité, _______de__________________de 20___.

FICHA DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE



E. E. PROFESSORA YOLANDA MARTINS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FICHA DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE

NOME:______________________________________________

O discente segundo minha avaliação é:


Critério avaliativo


Sim

Não

01
Assíduo


02
Pontual


03
Responsável


04
Respeitador


05
Organizado


06
Obediente


07
Compromissado


08
Dedicado


09
Participativo


10
Paciente



x

Professor(a):     Ibirité____ de dezembro de 2012.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RESULTADO DO PROALFA (PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO DO TERCEIRO ANO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO



Parabéns à equipe de professores dos anos iniciais do ensino fundamental por se esmerarem em seu trabalho fazendo "das tripas-coração" para alcançar cada vez mais um resultado melhor na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais.

Ainda não é o recomendado, pois sabemos que 30% dos alunos estão na faixa de baixo e intermediário, mas estamos avançando.

Contamos agora com uma sala de apoio pedagógico "Helena Antipoff",  material pedagógico, professoras de apoio dos alunos do A.E.E.,que nos dão um grande apoio no trabalho com os alunos dos anos iniciais e a equipe de profissionais: professoras e orientador educacional que tem um excelente entrosamento e um projeto pedagógico consistente.

Com a ajuda de Deus no ano que vem será bem melhor!

Parabéns PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

Ibirité, 05 de dezembro de 2012.
Breno José de Araújo
Orientador Educacional




EE PROFA YOLANDA MARTINS
IBIRITE
SRE: METROPOLITANA B
PROALFA 2011: Resultados
MUNICÍPIO:
ESCOLA:
3° Ano EF
Língua Portuguesa
PROALFA
Proalfa 2011
Redes
Estadual Municipal
603,81 563,22
SRE
Estadual Municipal
605,31 540,84
521,12
Seu Município
Municipal
604,27 533,32
Estadual
1. Proficiência Média
Minas Gerais
Estadual Municipal
98.878 195.465
Redes
Previsto
Efetivo
Percentual
93.158 177.428
94,22% 90,77%
SRE
Estadual Municipal
8.568 22.717
8.003 20.475
93,41% 90,13%
Município
Estadual Municipal
682 1.977
636 1.778
93,26% 89,93%
Escola
78
75
96,15%
2. Participação (número de alunos)
3. Evolução do Percentual de alunos por Padrão de Desempenho
Rede
Estadual de
Minas Gerais
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 551,62
2010 589,76
2011 603,81
11,8% 15,5% 72,6%
5,4% 8,4% 86,2%
4,2%6,9% 88,9%
SRE:
METROPOLI
TANA B
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 548,56
2010 588,47
2011 605,31
13,3% 16,1% 70,6%
5,3% 8,6% 86,2%
4,4%7,0% 88,6%
Escola
Ano Proficiência % por Padrão de Desempenho
2009 480,35
2010 521,09
2011 521,12
28,8% 31,5% 39,7%
8,7% 27,5% 63,8%
17,3% 13,3% 69,3%
Baixo Intermediário Recomendado
Minas Gerais
Média do Estado: 603,81
Rede Estadual
4,21%
Baixo
4,21%
Até 450
6,86%
Intermediário
6,86%
a 500
88,93%
Recomendado
88,93%
acima de 500
Níveis
Padrões
4. Percentual de Alunos por Nível de Proficiência e Padrão de Desempenho
SRE: METROPOLITANA B
Média da SRE: 605,31
Rede Estadual
4,4%
Baixo
4,40%
Até 450
6,96%
Intermediário
6,96%
a 500
88,64%
Recomendado
88,64%
acima de 500
Níveis
Padrões
Escola: EE PROFA YOLANDA MARTINS
Média da sua Escola: 521,12
Rede Estadual
17,33%
Baixo
17,33%
Até 450
13,33%
Intermediário
13,33%
a 500
69,33%
Recomendado
69,33%
acima de 500
Níveis
Padrões
Boletim Pedagógico da Escola